Notícias em destaque

Flávio Bolsonaro em Santa Catarina

commentJornalismo access_time20/09/2026 06:39

Presidenciável escolheu Joinville e Chapecó para visitar

Criciúma realiza 1ª Conferência Municipal de Esportes no dia 29

commentEsporte access_time19/09/2026 10:00

Evento promovido pela FME e pelo Comesp vai discutir políticas esportivas e a construção do Plano Municipal de Esportes

Início da 29ª rodada da Série B apresenta bons resultados para o Criciúma

commentCriciúma EC access_time19/09/2026 22:17

Neste domingo, torcedor carvoeiro seca CRB e Fortaleza

Governo de SC nega Toque de Recolher

Texto foi divulgado na noite deste sábado (05)

comment Jornalismo access_time06/12/2020 - 09:00

Reportagem: Edson Padoin / Rádio Eldorado - Foto: Julio Cavalheiro/Secom

O Governo de Santa Catarina divulgou uma nota neste sábado (05) esclarecendo o Decreto 970, publicado em 4 de dezembro de 2020. De acordo com o texto, o Decreto impõe RESTRIÇÃO DE CIRCULAÇÃO E AGLOMERAÇÃO de pessoas em espaços públicos e privados e em vias públicas da meia-noite às 5h, e não PROIBIÇÃO.

NOTA:

Por conta de interpretações equivocadas do Decreto 970, de 4 de dezembro de 2020, que atualiza as medidas de prevenção ao coronavírus, o Governo de Santa Catarina esclarece:

1 - As medidas anunciadas pelo referido Decreto têm, de maneira responsável, a intenção de reduzir o contágio da COVID-19 em Santa Catarina. Apenas neste sábado, 5, foram 3.851 novos casos da doença e 41 óbitos no Estado. Há 32 mil casos ativos, e a taxa de ocupação geral de leitos de UTI em Santa Catarina é extremamente preocupante, atingindo 86,7% no momento. A doença respiratória causou 3.980 mortes desde o início da pandemia.

2 - O texto impõe RESTRIÇÃO DE CIRCULAÇÃO E AGLOMERAÇÃO de pessoas em espaços públicos e privados e em vias públicas da meia-noite às 5h, e não PROIBIÇÃO. De forma que a ação tem viés educativo, no sentido de orientar e provocar a conscientização das pessoas para que não ocorra um colapso no sistema público de saúde.

3 - O Decreto visa, acima de tudo, limitar festas clandestinas e ambientes que descumprem regras sanitárias. Eventos desta natureza têm sido registrados em todas as regiões do Estado e são pontos de concentração e alta transmissão do vírus. Ressalta também a OBRIGATORIEDADE do uso de máscara em todos lugares, exceto em residências, enquanto durar o Decreto de calamidade pública estadual.

4 - A intenção não é, sobremaneira, afrontar o direito de ir e vir do cidadão. Ações como essa também são objeto de deliberação em outros estados da federação que igualmente enfrentam o agravamento da crise sanitária.

5 - As medidas adotadas neste momento não devem trazer prejuízos ao comércio, apenas adaptação de funcionamento.

6 - O Governo do Estado reitera que as medidas foram tomadas de comum acordo com prefeituras, após amplo debate realizado em duas reuniões com a Federação Catarinense de Municípios (Fecam), prefeitos das maiores cidades do Estado e autoridades em Saúde. O Decreto tem validade de apenas 15 dias, de forma que tenhamos uma melhoria da condição sanitária do Estado já nas festas de fim de ano.

Florianópolis, 05 de dezembro de 2020

content_copyAssuntos relacionados

Mais notícias de Jornalismo

Flávio Bolsonaro em Santa Catarina

commentJornalismo access_time20/09/2026 06:39

Presidenciável escolheu Joinville e Chapecó para visitar

Lula em Floripa pede voto a Merisio, Décio e Afrânio

commentJornalismo access_time20/09/2026 06:34

Evento dos aliados do presidente Lula ocorreu em Florianópolis

Presidenciável em Criciúma

commentJornalismo access_time20/09/2026 05:34

Renan Santos passou por Criciúma neste sábado

Içara busca novas famílias para acolhimento temporário de crianças e adolescentes

commentJornalismo access_time18/09/2026 19:02

Família Acolhedora oferece acolhimento temporário a crianças, adolescentes e jovens afastados do convívio familiar

Ministério do Turismo renova classificação de Criciúma como município turístico

commentJornalismo access_time18/09/2026 15:14

Renovação foi confirmada nesta semana e mantém município entre os destinos reconhecidos pelo Ministério