Notícias em destaque

  Silmar Vieira: o adeus ao ícone do rádio no Sul

commentJornalismo access_time19/03/2024 18:52

O jornalista e comunicador da Rádio Eldorado faleceu na manhã desta terça-feira (19), após lutar por três anos contra um câncer.

Caravaggio empata pelo Catarinense Sub-21

commentEsporte access_time18/03/2024 11:29

Azulão da Montanha segue liderando a competição.

Criciúma vence e está nas semifinais do Catarinense

commentCriciúma EC access_time18/03/2024 10:55

O Tigre recebeu o Hercílio Luz na noite deste domingo (17) no estádio Heriberto Hülse e venceu, de virada.

CBF e clubes realizam conselhos técnicos das Séries A, B e C do Campeonato Brasileiro

Ao longo da semana, reuniões por videoconferência definiram regras para a disputa das três principais divisões do futebol brasileiro

comment Esporte access_time30/03/2021 - 07:30

Reportagem: CBF / Esporte / Rádio Eldorado - Foto: Lucas Figueiredo/CBF

A CBF e os clubes participantes das três principais divisões do futebol brasileiro realizaram, nesta semana, os conselhos técnicos das Série A, B e C do Brasileirão. Por videoconferência, as reuniões contaram com a participação de representantes dos 60 clubes envolvidos na disputa dos campeonatos, além de suas respectivas federações locais de futebol.

Durante as reuniões, o Presidente da CBF conduziu o debate que estabeleceu regras, parâmetros e definir demais questões sobre a disputa do Brasileiro. Uma grande novidade abrangerá as três competições a partir desta temporada: a nova regra que limita a troca de técnicos no Campeonato Brasileiro. A proposta era defendida pela CBF há três anos e foi apresentada por Rogério Caboclo nas três reuniões.

Aprovada em votação com os clubes, a medida permite que o clube demita apenas um treinador durante a disputa do campeonato. Em caso de nova demissão, o time não poderá inscrever um terceiro treinador para jogar o Brasileiro. O dispositivo prevê reciprocidade dos técnicos também, que não poderão treinar um terceiro clube no campeonato se pedirem demissão duas vezes ao longo da temporada (saiba mais sobre a regra). Na Série A, a medida foi aprovada por 11 a 9 na votação entre os clubes. Já na Série B, 18 dos 20 clubes votantes disseram sim à regra. Na Série C, o limite de troca de técnicos foi aprovado por unanimidade.

Investimento na arbitragem
Outra ação anunciada foi a criação do Centro de Excelência da Arbitragem Brasileira (CEAB), com ambientes para desenvolvimento de novos projetos e treinamento e as salas de árbitro de vídeo (VAR) centralizadas. O projeto do CEAB foi apresentado pela CBF e aprovado por unanimidade pelos clubes da Série A, assim como a continuidade do VAR no Brasileirão Assaí 2021. O Presidente Rogério Caboclo revelou detalhes da estrutura aos Presidentes dos clubes. O Centro de Excelência da Arbitragem Brasileira será instalado em um prédio próximo à sede da CBF, também na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro (RJ).

Tabelas do Campeonato Brasileiro
Ao fim das três reuniões, os clubes receberam, de forma virtual, as tabelas básicas das Séries A, B e C do Campeonato Brasileiro. As duas primeiras divisões serão disputadas no mesmo formato: campeonato de pontos corridos entre 20 clubes, que se enfrentam em turno e returno, totalizando 38 rodadas e 380 jogos em cada competição. A Série A tem início marcado para o dia 29 de maio e deve se encerrar no dia 5 de dezembro. Na Série B, a bola rola no dia 28 de maio e a disputa chega ao fim no dia 27 de novembro.

O formato da Série C será o mesmo da edição anterior. Os 20 clubes estão separados em dois grupos, com dez times cada. Eles se enfrentam dentro do próprio grupo e os quatro melhores de cada chave se classificam para dois quadrangulares na segunda fase. Nesta etapa, os dois melhores de cada quadrangular garante vaga na Série B em 2022. Os líderes, além do acesso, avançam para a final da Série C. A competição começa no dia 29 de maio e termina no dia 21 de novembro, segundo a tabela básica.

content_copyAssuntos relacionados

Mais notícias de Esporte

STU National, o circuito brasileiro de skate, chega pelo quarto ano seguido a Criciúma

commentEsporte access_time20/03/2024 13:30

Pistas do Parque da Prefeitura foram inauguradas no final de 2020 e, desde 2021, cidade catarinense recebe o evento, que mudou cotidiano da população

Caravaggio empata pelo Catarinense Sub-21

commentEsporte access_time18/03/2024 11:29

Azulão da Montanha segue liderando a competição.

Caravaggio estreia com goleada no Catarinense Sub-21 B

commentEsporte access_time11/03/2024 11:25

Azulão derrotou o Atlético Catarinense por 6 a 0 na tarde deste sábado (9).

Caravaggio vence o Hercílio Luz em jogo-treino de preparação para o Catarinense Sub-21

commentEsporte access_time04/03/2024 08:32

Azulão estreará no campeonato no próximo sábado (9).

  VEJA VÍDEO | Construtora Massiroli é campeã da Taça JS Empreendimentos

commentEsporte access_time26/02/2024 11:12

Equipe de Treviso conquistou o título do Praião 2023/2024 ao vencer o São José por 1 a 0. Rádio Eldorado foi a emissora oficial do evento, transmitindo os jogos da competição em áudio em vídeo.