Notícias em destaque

Programa de Exportação será atração da Feira Agroponte 2024

commentJornalismo access_time25/07/2024 08:40

Feira do mundo agro acontece entre os dias 14 e 18 de agosto em Criciúma

Caravaggio está na semifinal da Série B do Campeonato Catarinense

commentEsporte access_time21/07/2024 23:45

Azulão da Montanha garantiu vaga na Copa Santa Catarina de 2025.

Criciúma tem resultado negativo em Brasília

commentCriciúma EC access_time21/07/2024 23:53

reapresentação no Centro de Treinamento Antenor Angeloni ocorre na segunda-feira (22/07), a partir das 15 horas.

Hospital Unimed Criciúma adquire touca que evita ou reduz queda capilar em pacientes com câncer

Touca de crioterapia é usada no tratamento quimioterápico e já está disponível no Centro de Oncologia e Hematologia da instituição.

comment Jornalismo access_time13/11/2023 - 11:28

Reportagem: Redação

Com o objetivo de proporcionar um alívio, mais conforto e fortalecer a autoestima de pacientes em tratamento de câncer, o Hospital Unimed Criciúma (HUC) passa a contar com a tecnologia de crioterapia capilar para uso durante a quimioterapia. Por meio de uma unidade de refrigeração e uma touca de resfriamento – a Touca Inglesa Paxman – é realizado o esfriamento do couro cabeludo, o que evita ou reduz a queda de cabelos induzida pelo processo quimioterápico.

O tratamento oncológico pode envolver várias etapas e diferentes modalidades. Uma das principais é a quimioterapia, a qual consiste em utilizar substâncias químicas (medicamentos) para destruir as células cancerígenas. E um dos efeitos colaterais mais comuns desse procedimento é a queda de cabelos e outros pelos do corpo, o que pode afetar diretamente a autoestima dos pacientes, em especial as mulheres.

“A crioterapia capilar reduz o fluxo de sangue no couro cabeludo e isso diminui a quantidade de medicamento absorvida pelas células foliculares, prevenindo a queda de cabelo. Isso ocorre porque a quimioterapia tem como alvo as células de divisão rápida em nosso corpo e, como o cabelo está em constante divisão celular, as medicações quimioterápicas podem causar a queda dos fios”, explica a enfermeira coordenadora do Centro de Oncologia e Hematologia do HUC, Aline Ponciano Costa Bezerra.

A touca deve ser usada do início ao fim do processo de quimioterapia, cuja duração varia conforme cada caso. No dia da infusão quimioterápica, o paciente precisa estar com o equipamento cerca de 45 minutos antes e até 1h30min após o término do procedimento. Por ser maleável e anatômica, permite que a pessoa apoie as costas, a cabeça e durma durante o uso, assim como também é possível ir ao banheiro.

“A Touca Inglesa Paxman é utilizada no tratamento de câncer de mama e tumores sólidos tratados por quimioterapia endovenosa e com medicamentos que causem a queda de cabelo. Ela não é indicada em casos de cânceres hematológicos, como leucemia, não-Hodgkin e outros linfomas generalizados, além de pacientes com metástase manifestada no couro cabeludo, radioterapia no crânio, doença hepática e renal grave, entre outras restrições”, pontua Aline.

Pioneirismo em crioterapia capilar na região Sul

O Hospital Unimed Criciúma é a primeira e única instituição do Sul catarinense a disponibilizar a tecnologia de crioterapia capilar aos pacientes em tratamento oncológico. A Paxman é uma empresa da Inglaterra pioneira e líder mundial na técnica de resfriamento controlado do couro cabeludo, apresentando até 92% de sucesso em pessoas tratadas com a touca – os resultados variam de acordo com os quimioterápicos aplicados e a resposta de cada indivíduo.

“Esse é o mesmo sistema oferecido nos principais centros de referência em saúde no Brasil e no mundo, e agora está disponível para toda Criciúma e região. Isso porque a constante inovação e a alta tecnologia estão entre os grandes diferenciais do HUC. Sabemos o quanto isso impacta no cuidado ao paciente, então estamos sempre em busca do que existe de mais moderno e eficiente no mercado de saúde”, ressalta o presidente do Grupo Unimed Criciúma, Leandro Avany Nunes.

Interessados podem entrar em contato com o Centro de Oncologia e Hematologia do Hospital Unimed Criciúma para conhecer o ambiente de tratamento, a nova tecnologia e a equipe. Mais informações pelo telefone (48) 3478-2166 ou WhatsApp (48) 99122-6535.

Colaboração: Vanessa Amando | Assessoria de Imprensa Unimed Criciúma (Texto e fotos)

content_copyAssuntos relacionados

Mais notícias de Jornalismo

Programa de Exportação será atração da Feira Agroponte 2024

commentJornalismo access_time25/07/2024 08:40

Feira do mundo agro acontece entre os dias 14 e 18 de agosto em Criciúma

  Entrevista com o fotógrafo Josué Diehl

commentJornalismo access_time24/07/2024 16:20

Tudo a Ver, com Rubia Ramos - 24/07/2024

Eleições 2024: MDB terá chapa pura na eleição de Criciúma

commentJornalismo access_time24/07/2024 08:10

Paulo Ferrarezi é o candidato a prefeito com o médico Anibal Dário como vice

Projetado para corridas, trator de arrancadas estará em exposição na AgroPonte

commentJornalismo access_time23/07/2024 16:40

Feira acontece de 14 a 18 de agosto no Pavilhão de Exposições José Ijair Conti, em Criciúma.

Hérnias abdominais: médico do HSJosé esclarece dúvidas sobre o problema

commentJornalismo access_time21/07/2024 23:59

Fraqueza da parede abdominal é uma das causas da doença que necessita de tratamento cirúrgico.