Notícias em destaque

Campanha “Solidariedade em Dobro” busca triplicar doações de alimentos

commentJornalismo access_time12/04/2024 07:25

Iniciativa que chega a sua 7ª edição é da empresa UNQ Import&Export. A cada quilo recebido, a empresa doará mais dois para Cruz Vermelha, que distribuirá entre as famílias carentes.

Treino tático encaminha Caravaggio para enfrentar o Manchister

commentEsporte access_time01/04/2024 15:23

Duelo será disputado na próxima quarta-feira (3), em Nova Veneza.

Tarde de reapresentação no CT Antenor Angeloni

commentCriciúma EC access_time01/04/2024 17:23

A grande decisão do estadual ocorre no sábado (06/04), às 16h30min, no estádio Heriberto Hülse.

Hospital Unimed Criciúma adquire touca que evita ou reduz queda capilar em pacientes com câncer

Touca de crioterapia é usada no tratamento quimioterápico e já está disponível no Centro de Oncologia e Hematologia da instituição.

comment Jornalismo access_time13/11/2023 - 11:28

Reportagem: Redação

Com o objetivo de proporcionar um alívio, mais conforto e fortalecer a autoestima de pacientes em tratamento de câncer, o Hospital Unimed Criciúma (HUC) passa a contar com a tecnologia de crioterapia capilar para uso durante a quimioterapia. Por meio de uma unidade de refrigeração e uma touca de resfriamento – a Touca Inglesa Paxman – é realizado o esfriamento do couro cabeludo, o que evita ou reduz a queda de cabelos induzida pelo processo quimioterápico.

O tratamento oncológico pode envolver várias etapas e diferentes modalidades. Uma das principais é a quimioterapia, a qual consiste em utilizar substâncias químicas (medicamentos) para destruir as células cancerígenas. E um dos efeitos colaterais mais comuns desse procedimento é a queda de cabelos e outros pelos do corpo, o que pode afetar diretamente a autoestima dos pacientes, em especial as mulheres.

“A crioterapia capilar reduz o fluxo de sangue no couro cabeludo e isso diminui a quantidade de medicamento absorvida pelas células foliculares, prevenindo a queda de cabelo. Isso ocorre porque a quimioterapia tem como alvo as células de divisão rápida em nosso corpo e, como o cabelo está em constante divisão celular, as medicações quimioterápicas podem causar a queda dos fios”, explica a enfermeira coordenadora do Centro de Oncologia e Hematologia do HUC, Aline Ponciano Costa Bezerra.

A touca deve ser usada do início ao fim do processo de quimioterapia, cuja duração varia conforme cada caso. No dia da infusão quimioterápica, o paciente precisa estar com o equipamento cerca de 45 minutos antes e até 1h30min após o término do procedimento. Por ser maleável e anatômica, permite que a pessoa apoie as costas, a cabeça e durma durante o uso, assim como também é possível ir ao banheiro.

“A Touca Inglesa Paxman é utilizada no tratamento de câncer de mama e tumores sólidos tratados por quimioterapia endovenosa e com medicamentos que causem a queda de cabelo. Ela não é indicada em casos de cânceres hematológicos, como leucemia, não-Hodgkin e outros linfomas generalizados, além de pacientes com metástase manifestada no couro cabeludo, radioterapia no crânio, doença hepática e renal grave, entre outras restrições”, pontua Aline.

Pioneirismo em crioterapia capilar na região Sul

O Hospital Unimed Criciúma é a primeira e única instituição do Sul catarinense a disponibilizar a tecnologia de crioterapia capilar aos pacientes em tratamento oncológico. A Paxman é uma empresa da Inglaterra pioneira e líder mundial na técnica de resfriamento controlado do couro cabeludo, apresentando até 92% de sucesso em pessoas tratadas com a touca – os resultados variam de acordo com os quimioterápicos aplicados e a resposta de cada indivíduo.

“Esse é o mesmo sistema oferecido nos principais centros de referência em saúde no Brasil e no mundo, e agora está disponível para toda Criciúma e região. Isso porque a constante inovação e a alta tecnologia estão entre os grandes diferenciais do HUC. Sabemos o quanto isso impacta no cuidado ao paciente, então estamos sempre em busca do que existe de mais moderno e eficiente no mercado de saúde”, ressalta o presidente do Grupo Unimed Criciúma, Leandro Avany Nunes.

Interessados podem entrar em contato com o Centro de Oncologia e Hematologia do Hospital Unimed Criciúma para conhecer o ambiente de tratamento, a nova tecnologia e a equipe. Mais informações pelo telefone (48) 3478-2166 ou WhatsApp (48) 99122-6535.

Colaboração: Vanessa Amando | Assessoria de Imprensa Unimed Criciúma (Texto e fotos)

content_copyAssuntos relacionados

Mais notícias de Jornalismo

Em parceria com escolas, Cooperja promove a 1ª Gincana Colaborativa Sustentável

commentJornalismo access_time12/04/2024 08:49

Na oportunidade foi doado as escolas quatro lixeiras para separação adequada dos resíduos.

Campanha “Solidariedade em Dobro” busca triplicar doações de alimentos

commentJornalismo access_time12/04/2024 07:25

Iniciativa que chega a sua 7ª edição é da empresa UNQ Import&Export. A cada quilo recebido, a empresa doará mais dois para Cruz Vermelha, que distribuirá entre as famílias carentes.

Em parceria com patrocinador, Criciúma prepara distribuição gratuita de copos de água na decisão do Catarinense

commentJornalismo access_time05/04/2024 14:16

Cristalcopo fará distribuição de copos na partida contra o Brusque para amenizar efeitos das altas temperaturas.

Infecção urinária recorrente: sintomas, causas e como evitar

commentJornalismo access_time01/04/2024 14:48

Doença causa desconforto e sintomas como ardência ao urinar e vontade frequente de ir ao banheiro.

  Homenagem a Silmar Vieira.

commentJornalismo access_time27/03/2024 13:02

Tudo a ver, com Rúbia Ramos - Homenagem a Silmar Vieira. 19/03/2024