Notícias em destaque

Caminhão cai de ponte e deixa feridos em Treviso

commentJornalismo access_time04/03/2024 13:32

Acidente ocorreu no final da manhã desta segunda-feira (04), no acesso à comunidade de Cirenaica.

Caravaggio vence o Hercílio Luz em jogo-treino de preparação para o Catarinense Sub-21

commentEsporte access_time04/03/2024 08:32

Azulão estreará no campeonato no próximo sábado (9).

Tigre vence a Chapecoense e lidera a primeira fase

commentCriciúma EC access_time04/03/2024 08:21

O Criciúma enfrentará o Hercílio Luz nas quartas de final. O confronto de ida, de acordo com a Federação Catarinense de Futebol (FCF), será disputado no sábado (09/03), às 18 horas, no estádio Aníbal Costa, em Tubarão.

Padre Samiro Meurer: uma história de amor e dedicação ao HSJosé

Após 13 anos, sacerdote se despede da instituição para uma nova missão; Padre Vânio Margutti Pereira assumirá como novo Capelão do hospital.

comment Jornalismo access_time01/01/2024 - 07:26

Reportagem: Redação

Uma história construída com base no amor ao próximo, dedicação à fé e a igreja e comprometimento com os pacientes, familiares, colaboradores e médicos do Hospital São José de Criciúma. Ao longo de uma trajetória de 13 anos, Padre Samiro Meurer deixou um legado na instituição. Foram anos de trabalho pastoral que foram encerrados no dia 31 de dezembro, mas que permanecerão gravados como uma parte importante da história do HSJosé.

“Estou há 39 anos no sacerdócio. Passei por Imaruí, depois eu fui para Laguna, para o seminário Nossa Senhora de Fátima, em Tubarão e para Imbituba. Depois vim para a Paróquia Santa Bárbara, em Criciúma, onde fiquei 11 anos. Após fui para Içara, e, depois, vim para o Hospital São José. Cheguei em 2011 e fiquei frente a esse trabalho aqui no hospital até 2023, onde concluo minhas atividades no dia 31 de dezembro”, explica Padre Samiro Meurer.

De acordo com o sacerdote, foram muitas as histórias ao longo desses 13 anos de trabalho no hospital. “Foi um tempo de uma experiência riquíssima, de escutar as pessoas, de conversar, visitar, dar bênçãos, a unção dos enfermos, estar presente junto com o doente. Durante a minha missão, vi pessoas que muitas vezes estavam no limite da vida, mas quando o padre chegava elas tinham uma reação muito positiva”, comenta o padre.

Dos trabalhos realizados no HSJosé, todos foram motivos de grande orgulho e boas lembranças para Padre Samiro. “Guardo com carinho desde o trabalho mais simples até o mais exigente. Aqui no hospital, as pessoas vêm em um limite com dor, com sofrimento, com seus problemas, com as suas dificuldades. Por isso, acredito que o trabalho que realizei, desde estar presente, visitar cada pessoa, até as celebrações, eventos que realizamos, as bênçãos com o Santíssimo que fazíamos, as procissões pelo hospital entre tantas outras ações foram fatos importantes na vida dos nossos doentes”, garante.

Nova missão a partir de janeiro
A partir deste 1º de janeiro, Padre Samiro estará em férias e, depois deste período irá para outra missão. “Vou morar na casa de convivência dos padres, a Casa João Maria Vianney, onde vou residir e, aos sábados e domingos, vou colaborar com a paróquia da Nossa Senhora da Saúde, em Forquilhinha. Durante a semana, me dedico ao trabalho que todo mundo já conhece, o rádio. A decisão desta mudança é sempre feita pelo Bispo que foi bastante generoso em me deixar mais tempo nesta missão que concluo dia 31, afinal, foram 13 anos de hospital”, comenta o sacerdote.

De acordo com o padre, essa transferência é rica para as pessoas que estão sendo atendidas no local onde o padre está, como também para o próprio padre que pode ir para uma experiência nova. “O padre começa um ano novo, faz contato com um novo ambiente, com novas pessoas. Para o local que deixamos também é muito enriquecedor, já que vem um novo padre, com outras experiências, com um outro jeito de estar presente. E isso também é uma experiência positiva”, enaltece. “Quero agradecer profundamente as pessoas, todo o acolhimento que recebi. Quero agradecer também as irmãs, samaritanas, enfermeiros, médicos, enfim, todos os colaboradores do HSJosé, tivemos uma convivência muito boa. O meu desejo é que Deus abençoe o trabalho do futuro do sacerdote que aqui virá e que ele continue esta importante missão”, complementa.

Agradecimento pelos anos de dedicação
Para a vice-diretora do HSJosé, Irmã Terezinha Buss, o sentimento é de gratidão pelos amos que Padre Samiro dedicou ao HSJosé. “Somos gratos a Deus que chamou Pe. Samiro ao Sacerdócio, dos quais 13 anos foram doados aqui no Hospital São José. Quantos pacientes e familiares foram atendidos, quanto bem foi realizado. Só Deus sabe quão bem fez o conforto de cada Santa Missa celebrada, cada benção e Sacramento ministrado, cada palavra e sorrisos distribuídos. Tenho certeza que ele ouviu tantas vezes: hoje conheci o Padre Samiro, cujo programa não perco, nem por nada e tantas outras coisas lindas”, aponta Irmã Terezinha.

Para ela, este é mais um importante desafio e as portas do HSJosé estarão sempre abertas. “Desafio é começar diariamente de novo. Obrigado por tudo! As portas estarão sempre abertas para recebê-lo. Continue a espalhar a Boa Nova da Palavra de Deus em seu programa matutino e continue a espalhar a Boa Nova da Palavra de Deus na sua nova missão. Sabemos que tudo contribui para o bem dos que se propõem a realizar o Projeto de Deus”, enaltece Irmã Terezinha.

No próximo ano, Padre Vânio Margutti Pereira assumirá a missão como Capelão do Hospital São José. “Desde já desejamos as boas-vindas ao Padre Vânio e agradecemos pelo seu Sim a este desafio”, finaliza Irmã Terezinha.

Colaboração: Jéssica Pereira - Assessora de Comunicação do HS José

content_copyAssuntos relacionados

Mais notícias de Jornalismo

Caminhão cai de ponte e deixa feridos em Treviso

commentJornalismo access_time04/03/2024 13:32

Acidente ocorreu no final da manhã desta segunda-feira (04), no acesso à comunidade de Cirenaica.

Absorventes gratuitos pelo Programa Farmácia Popular já estão disponíveis na Rede de Farmácias São João

commentJornalismo access_time04/03/2024 09:26

Entre jovens de 14 a 24 anos, 32% declararam que já aconteceu de não terem dinheiro para comprar absorvente.

  Melhor tributo do Beatles no mundo se apresentará na próxima semana em Criciúma

commentJornalismo access_time26/02/2024 13:00

Banda argentina Star Beatles revive quarteto inglês no domingo (10), no palco do Teatro Elias Angeloni.

Coopercocal celebra 60 anos com evento especial em Cocal do Sul

commentJornalismo access_time26/02/2024 11:05

Programa João Paulo Messer destaca o trabalho da cooperativa ao longo de seis décadas, em programa especial na sexta (01), dia que antecede o aniversário e o evento especial.

Criciúma recebe a 6ª loja da Rede de Farmácias São João

commentJornalismo access_time09/02/2024 13:46

A nova loja está localizada, na Avenida Universitária, 1609, Sala 01, Bairro Santa Luzia, em frente ao Supermercado Castagneti.