Notícias em destaque

Campanha “Solidariedade em Dobro” busca triplicar doações de alimentos

commentJornalismo access_time12/04/2024 07:25

Iniciativa que chega a sua 7ª edição é da empresa UNQ Import&Export. A cada quilo recebido, a empresa doará mais dois para Cruz Vermelha, que distribuirá entre as famílias carentes.

Treino tático encaminha Caravaggio para enfrentar o Manchister

commentEsporte access_time01/04/2024 15:23

Duelo será disputado na próxima quarta-feira (3), em Nova Veneza.

Tarde de reapresentação no CT Antenor Angeloni

commentCriciúma EC access_time01/04/2024 17:23

A grande decisão do estadual ocorre no sábado (06/04), às 16h30min, no estádio Heriberto Hülse.

Padre Samiro Meurer: uma história de amor e dedicação ao HSJosé

Após 13 anos, sacerdote se despede da instituição para uma nova missão; Padre Vânio Margutti Pereira assumirá como novo Capelão do hospital.

comment Jornalismo access_time01/01/2024 - 07:26

Reportagem: Redação

Uma história construída com base no amor ao próximo, dedicação à fé e a igreja e comprometimento com os pacientes, familiares, colaboradores e médicos do Hospital São José de Criciúma. Ao longo de uma trajetória de 13 anos, Padre Samiro Meurer deixou um legado na instituição. Foram anos de trabalho pastoral que foram encerrados no dia 31 de dezembro, mas que permanecerão gravados como uma parte importante da história do HSJosé.

“Estou há 39 anos no sacerdócio. Passei por Imaruí, depois eu fui para Laguna, para o seminário Nossa Senhora de Fátima, em Tubarão e para Imbituba. Depois vim para a Paróquia Santa Bárbara, em Criciúma, onde fiquei 11 anos. Após fui para Içara, e, depois, vim para o Hospital São José. Cheguei em 2011 e fiquei frente a esse trabalho aqui no hospital até 2023, onde concluo minhas atividades no dia 31 de dezembro”, explica Padre Samiro Meurer.

De acordo com o sacerdote, foram muitas as histórias ao longo desses 13 anos de trabalho no hospital. “Foi um tempo de uma experiência riquíssima, de escutar as pessoas, de conversar, visitar, dar bênçãos, a unção dos enfermos, estar presente junto com o doente. Durante a minha missão, vi pessoas que muitas vezes estavam no limite da vida, mas quando o padre chegava elas tinham uma reação muito positiva”, comenta o padre.

Dos trabalhos realizados no HSJosé, todos foram motivos de grande orgulho e boas lembranças para Padre Samiro. “Guardo com carinho desde o trabalho mais simples até o mais exigente. Aqui no hospital, as pessoas vêm em um limite com dor, com sofrimento, com seus problemas, com as suas dificuldades. Por isso, acredito que o trabalho que realizei, desde estar presente, visitar cada pessoa, até as celebrações, eventos que realizamos, as bênçãos com o Santíssimo que fazíamos, as procissões pelo hospital entre tantas outras ações foram fatos importantes na vida dos nossos doentes”, garante.

Nova missão a partir de janeiro
A partir deste 1º de janeiro, Padre Samiro estará em férias e, depois deste período irá para outra missão. “Vou morar na casa de convivência dos padres, a Casa João Maria Vianney, onde vou residir e, aos sábados e domingos, vou colaborar com a paróquia da Nossa Senhora da Saúde, em Forquilhinha. Durante a semana, me dedico ao trabalho que todo mundo já conhece, o rádio. A decisão desta mudança é sempre feita pelo Bispo que foi bastante generoso em me deixar mais tempo nesta missão que concluo dia 31, afinal, foram 13 anos de hospital”, comenta o sacerdote.

De acordo com o padre, essa transferência é rica para as pessoas que estão sendo atendidas no local onde o padre está, como também para o próprio padre que pode ir para uma experiência nova. “O padre começa um ano novo, faz contato com um novo ambiente, com novas pessoas. Para o local que deixamos também é muito enriquecedor, já que vem um novo padre, com outras experiências, com um outro jeito de estar presente. E isso também é uma experiência positiva”, enaltece. “Quero agradecer profundamente as pessoas, todo o acolhimento que recebi. Quero agradecer também as irmãs, samaritanas, enfermeiros, médicos, enfim, todos os colaboradores do HSJosé, tivemos uma convivência muito boa. O meu desejo é que Deus abençoe o trabalho do futuro do sacerdote que aqui virá e que ele continue esta importante missão”, complementa.

Agradecimento pelos anos de dedicação
Para a vice-diretora do HSJosé, Irmã Terezinha Buss, o sentimento é de gratidão pelos amos que Padre Samiro dedicou ao HSJosé. “Somos gratos a Deus que chamou Pe. Samiro ao Sacerdócio, dos quais 13 anos foram doados aqui no Hospital São José. Quantos pacientes e familiares foram atendidos, quanto bem foi realizado. Só Deus sabe quão bem fez o conforto de cada Santa Missa celebrada, cada benção e Sacramento ministrado, cada palavra e sorrisos distribuídos. Tenho certeza que ele ouviu tantas vezes: hoje conheci o Padre Samiro, cujo programa não perco, nem por nada e tantas outras coisas lindas”, aponta Irmã Terezinha.

Para ela, este é mais um importante desafio e as portas do HSJosé estarão sempre abertas. “Desafio é começar diariamente de novo. Obrigado por tudo! As portas estarão sempre abertas para recebê-lo. Continue a espalhar a Boa Nova da Palavra de Deus em seu programa matutino e continue a espalhar a Boa Nova da Palavra de Deus na sua nova missão. Sabemos que tudo contribui para o bem dos que se propõem a realizar o Projeto de Deus”, enaltece Irmã Terezinha.

No próximo ano, Padre Vânio Margutti Pereira assumirá a missão como Capelão do Hospital São José. “Desde já desejamos as boas-vindas ao Padre Vânio e agradecemos pelo seu Sim a este desafio”, finaliza Irmã Terezinha.

Colaboração: Jéssica Pereira - Assessora de Comunicação do HS José

content_copyAssuntos relacionados

Mais notícias de Jornalismo

Em parceria com escolas, Cooperja promove a 1ª Gincana Colaborativa Sustentável

commentJornalismo access_time12/04/2024 08:49

Na oportunidade foi doado as escolas quatro lixeiras para separação adequada dos resíduos.

Campanha “Solidariedade em Dobro” busca triplicar doações de alimentos

commentJornalismo access_time12/04/2024 07:25

Iniciativa que chega a sua 7ª edição é da empresa UNQ Import&Export. A cada quilo recebido, a empresa doará mais dois para Cruz Vermelha, que distribuirá entre as famílias carentes.

Em parceria com patrocinador, Criciúma prepara distribuição gratuita de copos de água na decisão do Catarinense

commentJornalismo access_time05/04/2024 14:16

Cristalcopo fará distribuição de copos na partida contra o Brusque para amenizar efeitos das altas temperaturas.

Infecção urinária recorrente: sintomas, causas e como evitar

commentJornalismo access_time01/04/2024 14:48

Doença causa desconforto e sintomas como ardência ao urinar e vontade frequente de ir ao banheiro.

  Homenagem a Silmar Vieira.

commentJornalismo access_time27/03/2024 13:02

Tudo a ver, com Rúbia Ramos - Homenagem a Silmar Vieira. 19/03/2024