Notícias em destaque

Nova Veneza recebe Escola Móvel do SENAI com 100 vagas gratuitas

commentJornalismo access_time12/09/2026 09:22

Cursos de Soldador Industrial e Costura Industrial serão oferecidos em parceria com a Prefeitura

Taça Ramon Chaveiro de Skate tem quinta edição marcada em Cocal do Sul

commentEsporte access_time10/09/2026 20:00

Premiação de R$ 10 mil será distribuída entre seis categorias

Criciúma recebe o Juventude no Majestoso em busca da liderança da Série B

commentCriciúma EC access_time08/09/2026 16:53

Para o confronto, o técnico Eduardo Baptista não poderá contar com o volante Eduardo

Em parceria com escolas, Cooperja promove a 1ª Gincana Colaborativa Sustentável

Na oportunidade foi doado as escolas quatro lixeiras para separação adequada dos resíduos.

comment Jornalismo access_time12/04/2024 - 08:49

Reportagem: Redação

A Cooperja com a parceira do Sescoop/SC, com o programa JCC Games, e orientação da empresa ECOA, realizou a sensibilização do Programa Cooperja do Amanhã Escolas. Durante o ano promoverá com as escolas o projeto 1ª Gincana Colaborativa Sustentável, abrangendo cinco escolas dos municípios de Jacinto Machado, Praia Grande, Santa Rosa do Sul e Balneário Gaivota.

O projeto tem o objetivo abordar temas relacionados a Educação Ambiental, Educação Financeira e Cooperativismo dentro do ambiente escolar. Incentivando as crianças e profissionais das escolas participantes a práticas sustentáveis, como a separação de resíduos, de modo que ultrapasse o ambiente escolar.

Na oportunidade foi doado as escolas quatro lixeiras para separação adequada dos resíduos, assim como bags para entrega ao profissional que irá fazer o recolhimento nas escolas, que será a empresa Zacca Reciclagem.

A diretora da escola Ana Regis Arantes de SRS, Gabriela Santos da Silva conta que está muito feliz com a parceria da Cooperja. “Observamos de início que já veio pra somar na aprendizagem de nossos alunos. Toda comunidade escolar está muito envolvida neste projeto de reciclagem, onde sabemos que o principal objetivo da escola é formar cidadãos críticos e éticos, capazes de transformar o planeta em um local melhor. Para alcançar esses objetivos a escola precisa desempenhar diversos papéis, sendo a educação ambiental parte importante desse processo. Agradecemos a Cooperja por nos orientar e dar todo suporte necessário para o bom desempenho do projeto”. Agradece a diretora.

Para a professora Vanderléia Sala Scheffer Germann da EEB Abel Esteves de Aguiar de Praia Grande, escola situada na comunidade de Cachoeira, a parceria da cooperativa é um privilégio. “Este novo projeto da Gincana nos permitirá trabalhar na prática o que por vezes fica na teoria dentro das Unidades de Ensino. Penso que a união de teoria e prática são essenciais para que a aprendizagem abarque o aluno de forma mais efetiva e concreta. O projeto irá ultrapassar os muros da escola pois, para ter sucesso precisará da colaboração de todos os envolvidos, ou seja, família, escola e cooperativa”, destaca Scheffer.

Ela destaca ainda que antes de ser apresentado as unidades de ensino, o projeto passou por planejamento, recursos dispensados, e principalmente contou com pessoas que sonham, se dedicam, lutam e acreditam que muitas das mudanças que são almejadas passam pela educação das futuras gerações. “A Cooperja e a Escola compreendem que educação e a cooperação são duas práticas sociais que se relacionam em diversos momentos do ensino e aprendizagem. E o projeto da Gincana Colaborativa da Sustentabilidade é sem dúvida um desses momentos”, destaca ela.

Colaboração: Comunicação Cooperja

content_copyAssuntos relacionados

Mais notícias de Jornalismo

Nova Veneza recebe Escola Móvel do SENAI com 100 vagas gratuitas

commentJornalismo access_time12/09/2026 09:22

Cursos de Soldador Industrial e Costura Industrial serão oferecidos em parceria com a Prefeitura

Nova sede do CREAS é inaugurada pela Prefeitura de Criciúma

commentJornalismo access_time11/09/2026 19:41

Atendimento ao público já está sendo realizado no novo espaço, agora localizado no bairro São Luiz

Prefeitura de Criciúma promoverá ações alusivas ao Setembro Amarelo em diversos pontos da cidade

commentJornalismo access_time11/09/2026 19:38

Atividades voltadas ao público serão promovidas de 12 a 23 de setembro e integram o Programa Saúde em Cores

Prefeitura de Criciúma assina termo de cessão de uso de imóvel destinado ao Grupo de Amparo aos Diabéticos

commentJornalismo access_time11/09/2026 18:00

Espaço será reservado para ações em apoio ao grupo

São Simão tem quatro pavimentações de rua concluídas

commentJornalismo access_time11/09/2026 17:00

Bairro de Criciúma receberá cerca de um quilômetro de novo asfalto