Notícias em destaque

Nova Veneza recebe Escola Móvel do SENAI com 100 vagas gratuitas

commentJornalismo access_time12/09/2026 09:22

Cursos de Soldador Industrial e Costura Industrial serão oferecidos em parceria com a Prefeitura

Taça Ramon Chaveiro de Skate tem quinta edição marcada em Cocal do Sul

commentEsporte access_time10/09/2026 20:00

Premiação de R$ 10 mil será distribuída entre seis categorias

Criciúma recebe o Juventude no Majestoso em busca da liderança da Série B

commentCriciúma EC access_time08/09/2026 16:53

Para o confronto, o técnico Eduardo Baptista não poderá contar com o volante Eduardo

Sul do Estado mantém crescimento econômico

De oito indicadores analisados no Boletim de Conjuntura Econômica da Acic, seis registram alta na comparação com o ano passado.

comment Jornalismo access_time28/07/2025 - 17:35

Reportagem: Redação

Os indicadores recentes de atividade econômica no Sul de Santa Catarina apresentam-se de forma positiva até este momento de 2025, como mostra o Boletim de Conjuntura Econômica elaborado pelos economistas Leonardo Alonso Rodrigues e Alison Fiuza e disponibilizado pela Associação Empresarial de Criciúma (Acic).

Dos oito principais tópicos elencados com base em dados oficiais e analisados pelos especialistas, seis registraram variações favoráveis. O documento completo está disponível para consulta no site da entidade.

“Essa é uma notícia muito positiva para a região, que segue crescendo mesmo com a instabilidade no cenário nacional. Com os juros elevados, era de se esperar uma redução nos investimentos e o consequente recuo nas atividades econômicas, mas na prática não é o que se observa no Sul do Estado”, ressalta o presidente da Acic, Franke Hobold.

Uma demonstração disso é o saldo de abertura de empresas, que registrou aumento de 22% no acumulado de janeiro a maio, em comparação ao mesmo período do ano passado. Já o crescimento no consumo de energia cresceu 19,9% no primeiro trimestre no comparativo com o ano anterior.

No primeiro semestre, as importações registraram alta de 8,3% na mesorregião, em relação a igual período de 2024, apesar do recuo de 29,4% nas exportações no acumulado deste ano comparado ao do ano passado.

Computado até maio, o saldo de empregos formais também recuou, mas a queda de 0,9% no comparativo com o mesmo período do ano anterior ficou bem abaixo da média estadual, que foi de -14,1% no acumulado de janeiro a maio.

Por outro lado, a frota de veículos teve crescimento de 3,7% na comparação entre maio de 2024 e o mesmo mês de 2025. Assim como também cresceram no primeiro semestre deste ano a geração do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores – IPVA (5,5%) e do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços – ICMS (1,8%).

Análise

“Esses resultados refletem um ambiente econômico local dinâmico, ainda que impactado por oscilações nos mercados nacional e internacional. O Sul catarinense segue demonstrando capacidade de crescimento em diversos setores da economia, apesar das adversidades conjunturais”, analisa Rodrigues.

“Essa resiliência tem se manifestado em Santa Catarina e nas economias regionais, como em particular a do Sul do Estado, cuja base produtiva diversificada tem sustentado os resultados positivos”, reforça Fiuza.

Síntese

A partir de agora, a Acic passa a disponibilizar trimestralmente, também, a Síntese Econômica das Mesorregiões de Santa Catarina, Criciúma e Brasil, igualmente elaboradas pelos economistas Leonardo Alonso Rodrigues e Alisson Fiuza.

A publicação traz números nacionais, estaduais, regionais e municipais comparativos, com base em dados oficiais, de seis indicadores: saldo de empresas, saldo de empregos formais, exportações, importações, consumo de energia e geração de ICMS (nesse caso, excetuando o Brasil, por tratar-se de um imposto estadual).

Colaboração: Deize Felisberto - Asssessora de Comunicação da ACIC

content_copyAssuntos relacionados

Mais notícias de Jornalismo

Nova Veneza recebe Escola Móvel do SENAI com 100 vagas gratuitas

commentJornalismo access_time12/09/2026 09:22

Cursos de Soldador Industrial e Costura Industrial serão oferecidos em parceria com a Prefeitura

Nova sede do CREAS é inaugurada pela Prefeitura de Criciúma

commentJornalismo access_time11/09/2026 19:41

Atendimento ao público já está sendo realizado no novo espaço, agora localizado no bairro São Luiz

Prefeitura de Criciúma promoverá ações alusivas ao Setembro Amarelo em diversos pontos da cidade

commentJornalismo access_time11/09/2026 19:38

Atividades voltadas ao público serão promovidas de 12 a 23 de setembro e integram o Programa Saúde em Cores

Prefeitura de Criciúma assina termo de cessão de uso de imóvel destinado ao Grupo de Amparo aos Diabéticos

commentJornalismo access_time11/09/2026 18:00

Espaço será reservado para ações em apoio ao grupo

São Simão tem quatro pavimentações de rua concluídas

commentJornalismo access_time11/09/2026 17:00

Bairro de Criciúma receberá cerca de um quilômetro de novo asfalto