Afasc completa 53 anos de história nesta sexta-feira (5)
Instituição transforma mais de 14 mil realidades por mês em Criciúma
A Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc) celebra 53 anos de atuação nesta sexta-feira (5). A instituição atende, diretamente, mais de 14 mil pessoas por mês, por meio de serviços voltados à infância, juventude, vida adulta e terceira idade. Com atuação em diferentes bairros, os serviços oferecidos fortalecem vínculos, promovem proteção social, incentivam autonomia e garantem oportunidades para crianças, adolescentes, famílias e idosos.
Fundada em 1973 pela então primeira-dama Zulma Naspolini Manique Barreto, a Afasc se tornou uma rede presente no cotidiano da cidade. A presidente de honra da Afasc, Gisele Bolan,afirma que celebrar os 53 anos da instituição é reconhecer uma trajetória construída com cuidado, compromisso e presença na vida das pessoas.
Por meio da Educação Infantil, a instituição atende mais de 5,6 mil crianças em 40 Centros de Educação Infantil (CEIs), oferecendo cuidado, aprendizagem e apoio às famílias em uma etapa decisiva para o desenvolvimento. Na infância e adolescência, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de zero a 17 anos acompanha cerca de 550 participantes, com atividades voltadas à convivência, proteção social e construção de oportunidades.
A atuação da instituição também se estende ao fortalecimento das famílias e das comunidades. A Estação Cidadania – Cultura de Criciúma, conhecida como Praça CEU, atende cerca de 250 participantes ao mês, com atividades esportivas, culturais e comunitárias que ampliam o acesso ao lazer e ao desenvolvimento social.
Já o programa Ritmo e Saúde mobiliza aproximadamente 1,1 mil participantes em ações de atividade física e promoção da saúde nos bairros e parques da cidade, incentivando qualidade de vida e bem-estar. E nos momentos em que a vulnerabilidade exige resposta imediata, a Afasc Solidária atua como braço social da instituição, beneficiando aproximadamente 470 famílias por mês por meio de campanhas, mobilizações, doações e ações emergenciais que levam cuidado e apoio a quem mais precisa.
O Clube de Mães, por sua vez, reúne mais de 3,3 mil participantes, promovendo convivência, aprendizado e geração de autonomia.
Por fim, na terceira idade, a Afasc mantém uma atuação voltada à dignidade, convivência e envelhecimento ativo. O Centro de Convivência da Terceira Idade (CCTI) conta com mais de 2 mil participantes, com cerca de 20 mil atendimentos por mês, oferecendo espaços de integração, atividades e promoção da saúde. Já o Grupo 60+ reúne aproximadamente 1,2 mil participantes em diferentes comunidades, fortalecendo vínculos, combatendo o isolamento e incentivando a participação social.
Mais notícias de Jornalismo
Encontro de Motorhomes reunirá turistas em Cocal do Sul
Evento irá durar cinco dias e está marcado para julho
Gripe avança, vacinação acelera
Santa Catarina distribui mais 304 mil doses após registrar 56 mortes por Influenza.
Corpus Christi une fé e tradição no Sul catarinense
Celebrações, procissões e tapetes mobilizam milhares de fiéis na Diocese de Criciúma.
Começou a Feira Casa Pronta Tubarão
Evento acontece anexo ao Farol Shopping
Parque Municipal Catarina Ghisi Serafim recebe mural em homenagem ao centenário de Criciúma
Arte é realizada pelo artista Ricardo Herok













