Notícias em destaque

Prefeitura de Criciúma intensifica cronograma de prevenção ao El Niño

commentJornalismo access_time23/07/2026 19:30

Frentes de trabalho estão voltadas à limpeza de rios e bocas de lobo

Caravaggio inicia preparação para o último jogo da Série B

commentEsporte access_time23/07/2026 17:30

Azulão enfrentará o Juventus no sábado (24), no Estádio da Montanha

Criciúma Esporte Clube divulga Serviço de Jogo para Criciúma X Náutico

commentCriciúma EC access_time23/07/2026 18:00

Partida é valida pela 20ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro

Prefeitura de Criciúma intensifica cronograma de prevenção ao El Niño

Frentes de trabalho estão voltadas à limpeza de rios e bocas de lobo

comment Jornalismo access_time23/07/2026 - 19:30

Reportagem: Redação Eldorado

A Prefeitura de Criciúma segue intensificando, ao longo desta semana, as frentes de trabalho voltadas à limpeza de rios e manutenção da rede de drenagem urbana. As ações integram um esforço conjunto entre a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras e a Defesa Civil de Criciúma, focado na mitigação de riscos decorrentes das fortes chuvas e das previsões atreladas ao fenômeno El Niño. Mobilizadas em três frentes diárias de atuação, as equipes já atenderam oito bairros em diferentes regiões da cidade.

Nesta semana, a manutenção de bocas de lobo concentrou-se nos bairros Centro, Universitário, Rio Maina, Boa Vista e Monte Castelo. Paralelamente, os trabalhos de desassoreamento e limpeza de rios (executados com o auxílio de escavadeiras de braço longo) avançaram pelas comunidades do Wosocris, Rio Maina e Loteamento Anthurium, com a remoção de sedimentos e materiais acumulados no leito e nas margens dos cursos d'água.

Cronograma contínuo e conscientização
As equipes mantêm um fluxo contínuo de trabalho, resultando na desobstrução de 50 a 60 bocas de lobo por dia. A programação é adaptada conforme o surgimento de novas demandas e as condições meteorológicas identificadas em campo.

Para o secretário municipal de Infraestrutura e Obras, João Paulo Casagrande, apesar do avanço das operações, o acúmulo inadequado de resíduos em vias públicas permanece como um dos principais obstáculos para o escoamento pleno das águas pluviais.

“Identificamos, nesta semana, em parceria com a Defesa Civil, alguns pontos críticos nos bairros Primeira Linha e Boa Vista. Avançamos com o cronograma e com o mapeamento estratégico. Porém, precisamos da colaboração de todos para evitar o descarte irregular de lixo nas ruas e a consequente obstrução das bocas de lobo identificadas em alguns locais”, afirma.

content_copyAssuntos relacionados

Mais notícias de Jornalismo

Urussanga passa a oferecer método contraceptivo Implanon®️

commentJornalismo access_time23/07/2026 19:00

Dispositivo será ofertado a partir de segunda-feira (27), pelo Sistema Único de Saúde (SUS)

Intenção de compras para o Dia dos Pais tem aumento significativo em Santa Catarina

commentJornalismo access_time23/07/2026 18:30

Pesquisa realizada pela Fecomércio SC aponta crescimento nominal de 6,1% em 2026

Pré-candidatos deixam rádio e TV

commentJornalismo access_time23/07/2026 10:06

Lei impede apresentação e comentários em emissoras a partir de 30 de junho.

Homenagens aos líderes de bairros

commentJornalismo access_time23/07/2026 07:14

Câmara de Criciúma cria homenagens a lídres comunitários