Linha do Tempo: Há 17 anos sindicato tentava abrir comércio de Criciúma aos domingos
O Sindicato dos comerciários de Criciúma queria em 24 de abril de 2001, a revogação do Decreto Municipal que autorizava a abertura do comércio aos domingos
O Sindicato dos comerciários de Criciúma queria em 24 de abril de 2001 a revogação do Decreto Municipal que autorizava a abertura do comércio aos domingos. Segundo o presidente Gelson Gonçalves, até o final de abril daquele ano o não funcionamento das lojas e supermercados nos domingos estava protegido pela convenção acordada no último dissidio coletivo da categoria, que permitiu a abertura das lojas em três domingos antes do Natal e na Páscoa.
Há 17 anos, a presidência do sindicato esteve reunida com o então prefeito Décio Góes para tratar do assunto. A administração ficou de estudar o caso e marcou uma reunião na semana seguinte com o Sindicato Patronal. Para Gonçalves, a revogação forçaria a negociação entre empregados e patrões conforme a vontade das partes, além de evitar acordos de dissídio prejudiciais aos comerciários.
Ele exemplificou na oportunidade que, antes do decreto, a categoria trabalharia seis horas no domingo, teria compensação em folga durante a semana e receberia R$ 15,00 no final de cada domingo trabalhado.
A lei municipal existia desde setembro de 1997. Ela foi assinada pelo na época prefeito Paulo Meller, baseado numa medida provisória que mais tarde virou lei, dando poderes ao município de legislar sobre o funcionamento do comércio aos domingos.
Gonçalves dizia que o decreto foi assinado para satisfazer os interesses do hipermercado BIG, que atuava na cidade desde 1996, e que tinha uma politica de abrir suas lojas em todos os domingos. O sindicalista dizia na oportunidade também que o comércio tradicional e os outros supermercados eram contra a abertura do comércio aos domingos.
Mais notícias de Jornalismo
De Tubarão para o Brasil: CasaPronta fecha edição marcada por conexões nacionais
Feira reuniu cerca de 50 mil visitantes e gerou oportunidades que conectaram empresas do Sul catarinense a projetos em São Paulo, Rio Grande do Sul e Ceará
Contação de histórias leva literatura e imaginação para escolas de Cocal do Sul
Ação percorre unidades da rede municipal e estimula o gosto pela leitura entre as crianças da Educação Infantil
Refis em Criciúma: contribuintes têm até 30 de junho para regularizar débitos com desconto em juros e multas
Programa permite parcelamento com condições especiais e beneficia quem fizer a regularização espontânea antes de autuação fiscal
Nova Veneza inicia arrecadações para a Campanha do Agasalho
Ação social será realizada até o dia 5 de julho
Afasc completa 53 anos transformando mais de 14 mil realidades por mês em Criciúma
Instituição atua da primeira infância ao envelhecimento, com uma rede completa de serviços que promove cuidado, acolhimento e transformação social em diferentes bairros da cidade













