Notícias em destaque

Via Rápida ganha alça de acesso à localidade de Terceira Linha

commentJornalismo access_time27/08/2026 20:00

Obra teve conclusão oficial nesta quinta-feira (27)

Centro do Idoso de Cocal do Sul recebe melhorias em infraestrutura e atividades

commentEsporte access_time20/08/2026 18:30

Investimentos refletem diretamente em qualidade de vida

Tigre pega o Fortaleza em casa neste domingo

commentCriciúma EC access_time22/08/2026 11:31

Sete pontos separam o Criciúma do seu adversário

“EM SE PLANTANDO TUDO DÁ”

Texto de Willi Backes

comment Jornalismo access_time14/06/2020 - 08:33

Em 1º de Maio de 1.500, em carta relatório enviado ao Rei Português D. Manoel, correspondência que seria de conhecimento público apenas no ano de 1.817, Pero Vaz de Caminha fez relato do que percebeu logo na chegada as terras do Pau-Brasil.
Em parte do extenso relato, disse: “Nela, até agora, não pudemos saber que aja ouro, nem prata, nem coisa alguma em metal ou ferro; nem lho vimos. Porém a terra em si é de muito bons ares, assim frios e temperados, assim como os de Entre Doiro e Minho, porque neste tempo de agora achávamos como os de lá. Águas são muitas; infindas. E em tal maneira é graciosa que, querendo-a aproveitar, dar-se-á tudo por bem das águas que tem”.
Essa é apenas uma fração da carta do Pero Vaz de Caminha, de onde se extraiu a frase “Em se plantando tudo dá”. Apenas alguns dias no litoral do hoje Estado da Bahia, foram suficientes para os portugueses observarem o grande potencial das terras do novo mundo por eles descoberta.
A LETARGIA TUPINIQUIM.
Desde sempre os portugueses, espanhóis, holandeses e franceses, mais recentemente os americanos, ingleses, alemães, chineses, árabes e indianos, conheceram e conhecem em detalhes as potencialidades do país continental Brasil. A pesquisa e ciência no campo, notadamente nas áreas verdes ainda virgens, tem todos os sotaques e idiomas, raríssimos do português nativo.
E os brasileiros? Como diz a própria letra do Hino Nacional, “Gigante pela própria natureza”, “Deitado eternamente em berço esplêndido” e é assim mesmo que a vida anda por aqui.
DESCOBRIRAM. E AGORA?
Foi necessária uma letal desgraça viral para que os desatentos e preguiçosos mentalmente descobrissem do que é feito a nação brasileira. Perceberam que não haveria vida nas aglomerações urbanas se no campo não estivessem abnegados e incansáveis produtores na agricultura e pecuária. O resto do mundo, concorrente, já sabia, os nativos descobriram agora. Entretanto, de nada valerá a descoberta se não for adequadamente usufruída.
O Brasil tem em abundância carvão, água, vento e petróleo para gerar energia, tem minérios para mil e uma utilidades, tem infindáveis terras para a produção e criação, tem madeiras em abundancia, tem rios e costa atlântica de toda ordem para navegação e pescados, terras planas imensas para implantação de ferrovias e rodovias, incontáveis plantas para produtos laboratoriais e medicinais, milhões de oportunidades para o turismo ecológico, lazer e gastronômico, e mais, mais, e mais.
No campo e nas estradas é comum o brado .... Eita Brasilzão de Deus!!!

Reportagem: Redação Eldorado

content_copyAssuntos relacionados

Mais notícias de Jornalismo

Via Rápida ganha alça de acesso à localidade de Terceira Linha

commentJornalismo access_time27/08/2026 20:00

Obra teve conclusão oficial nesta quinta-feira (27)

Bairro São Luis recebe obras de nova Unidade Básica de Saúde

commentJornalismo access_time27/08/2026 17:30

Construção tem estrutura para atender mais de oito mil moradores da comunidade

  Setembro Amarelo tem programação iniciada pela Rede de Proteção à Vida

commentJornalismo access_time27/08/2026 08:00

Abertura oficial acontecerá no Paço Municipal de Criciúma na próxima terça-feira (01)

Prefeitura de Morro da Fumaça realiza chamamento para MEIs interessados em prestar serviços

commentJornalismo access_time26/08/2026 20:00

Iniciativa tem como objetivo preparar empreendedores para lançamento do programa Chama o MEI

Mais de 200 atletas participam de Corrida das APAEs em Cocal do Sul

commentJornalismo access_time26/08/2026 18:00

Provas foram realizadas nesta quarta-feira (26)