Notícias em destaque

Chegada do frio pode trazer aumento na conta de energia; CasaPronta oferece soluções de economia

commentJornalismo access_time15/05/2024 16:58

Feira acontece de 5 a 9 de junho, no Farol Shopping, em Tubarão.

Caravaggio conquista o Campeonato Catarinense Sub-21 B

commentEsporte access_time13/05/2024 08:38

Azulão da Montanha ficou com o título após derrotar o Juventus por 4 a 1.

Sub-15 e Sub-17 do Criciúma vencem o Hercílio fora de casa

commentCriciúma EC access_time13/05/2024 10:02

Os resultados garantiram as duas categorias do Criciúma na vice-liderança do Campeonato Catarinense.

AMREC METROPOLITANA

Texto de Willi Backes

comment Jornalismo access_time04/07/2020 - 19:27

Sintetizada, a definição de “Região Metropolitana” afirma ser uma área formada por inúmeros municípios com aproximação sem limites geográficos, em processo de conurbação, com um núcleo densamente povoado e por áreas próximas com menor ocupação, e que compartilham indústrias, comércio, serviços, infraestrutura e habitações.
Mesmo que ainda não apresente determinados dados econômicos e sociais que permitam cogitar chamar a AMREC Associação dos Municípios da Região Carbonífera de Região Metropolitana, considerando Criciúma como cidade polo, nada impede que se pense e se planeje os 12 municípios participantes, como se fossemos interdependentes. Na realidade somos interligados e temos muitos interesses comuns.
JUNTOS SOMOS MAIS FORTES.
Quando do encerramento das Secretarias de Desenvolvimento Regional mantidas pelo Governo do Estado, profissionais técnicos foram recepcionados e atuam nas associações de municípios. São importantes na prospecção, elaboração, encaminhamento e realização de projetos que no final beneficiam os municípios associados.
É infinitamente mais racional pensar, planejar e executar projetos que atendam as expectativas e necessidades comuns. É assim quando se pensa em infraestrutura rodoviária e ferroviária, transporte intermunicipal e urbano, educandários com ensino superior, técnico e de base, abastecimento hídrico e energia elétrica, tratamento de resíduos, serviços hospitalares e clínicos, assistência técnica e de insumos na agricultura e pecuária, na segurança pública, nos meios de comunicação, atuação das entidades e organizações setoriais, ordenamento e calendário comum para a promoção institucional e promocional. Sobram títulos e apelos.
O QUE? QUANDO? COMO?
As três perguntas são mais velhas do que andar pra frente, e as devidas respostas são necessidades básicas para consistir qualquer ideia ou projeto. Nada faz supor que todos os setores econômicos e sociais da AMREC e que possam almejar ações conjuntas, sejam suficientemente conhecidas para embasar qualquer modalidade de prospecção para embasar projeto setorial.
Como para qualquer paciente, a primeira recomendação é que se faça “um raio x”. Se não suficiente para diagnóstico seguro, recomenda-se exame de sangue, fezes, próstata, vistas, vértebras, e tudo mais, até acessar informações técnicas que permitam laudo completo e remédio adequado para tratamento.
ALÉM A IMAGINAÇÃO.
Catalogado e desenhado para saber quem somos, o que queremos e, quando e como faremos, fará com que deixemos de criar falsas expectativas quanto à vinda de uma montadora de veículos para o sul catarinense, repetida a cada cinco anos. Com visão panorâmica é perceptível quais são os polos e núcleos econômicos e sociais da micro região. Se entendermos nos detalhes cada um deles, será mais seguro deduzir e prospectar o que falta para complementar cada um deles e principalmente, irá criar horizontes para induzir novos rumos complementares e inovadores.
O sul catarinense apresenta perfil econômico e social com importante diversificação, o que é desejo de todos, porém, estamos entre os poucos com essa realidade.
Enfim, os perfis econômicos e sociais existentes na microrregião da AMREC precisam ser catalogados, estudados e decifrados, para solidificar os passos seguintes, sem “achismos” ou “chutômetros” tão comuns em proposições especuladas.

Reportagem: Redação Eldorado

content_copyAssuntos relacionados

Mais notícias de Jornalismo

Coopercocal envia equipe de eletricistas para ajudar comunidades no RS

commentJornalismo access_time15/05/2024 17:31

A iniciativa representa um esforço conjunto entre as cooperativas de Santa Catarina filiadas a FECOERUSC (Federação Catarinense das Cooperativas de Eletrificação Rural), que se uniram para oferecer suporte na restauração dessas estruturas vitais.

Chegada do frio pode trazer aumento na conta de energia; CasaPronta oferece soluções de economia

commentJornalismo access_time15/05/2024 16:58

Feira acontece de 5 a 9 de junho, no Farol Shopping, em Tubarão.

Baile de Gala abre as festividades de aniversário em Nova Veneza

commentJornalismo access_time13/05/2024 15:00

Evento será realizado no dia 1º de junho, no Palazzo Delle Acque.

Dia da enfermagem: profissionais são sinônimo de cuidado e atenção à saúde

commentJornalismo access_time10/05/2024 15:21

Neste dia 12 de maio, o HSJosé celebra seus enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares e agradece a dedicação que faz a diferença na vida de cada um que passa pela instituição.

Iniciada quarta turma do programa Mulheres Cooperativistas da Cermoful

commentJornalismo access_time10/05/2024 15:19

Ao longo do projeto os encontros serão realizados semanalmente, das 19h às 22h.