Notícias em destaque

Chegada do frio pode trazer aumento na conta de energia; CasaPronta oferece soluções de economia

commentJornalismo access_time15/05/2024 16:58

Feira acontece de 5 a 9 de junho, no Farol Shopping, em Tubarão.

Caravaggio conquista o Campeonato Catarinense Sub-21 B

commentEsporte access_time13/05/2024 08:38

Azulão da Montanha ficou com o título após derrotar o Juventus por 4 a 1.

Sub-15 e Sub-17 do Criciúma vencem o Hercílio fora de casa

commentCriciúma EC access_time13/05/2024 10:02

Os resultados garantiram as duas categorias do Criciúma na vice-liderança do Campeonato Catarinense.

JULIA GAMA E PROFISSIONAIS DO FUTEBOL

Texto de Willi Backes

comment Jornalismo access_time28/08/2020 - 12:45

Circula em abundancia nas redes sociais depoimento da Julia Gama, recém eleita Miss Brasil e que vai representar o país, no primeiro trimestre de 2021, nos Estados Unidos, no concurso Miss Universo. A gaúcha Julia Gama, 27 anos, além de ser obviamente muito bonita, deu depoimento em quatro idiomas – português, espanhol, inglês e mandarim – com conteúdo relacionado a pandemia viral que atinge o planeta, e claro, da alegria e responsabilidade em representar o povo brasileiro e latino.
Além dos 4 idiomas do depoimento, fala também o alemão fluentemente.

A Julia Gama Miss Brasil 2020, na juventude foi praticante de inúmeras atividades esportivas. Estudou Engenharia Química, morou por 3 anos na China, onde atuou como atriz em dois longa metragens.
O concurso para escolha de Miss é relacionado à beleza e destreza das postulantes, e como acréscimo, o conhecimento, educação, expressão, simpatia, cultura e comunicação. A Miss Brasil 2020 Julia Gama é 10 em todos os quesitos. Ela é simplesmente maravilhosa em todos os quesitos.

O VAZIO CULTURAL NO FUTEBOL.
A beleza não é item primordial na formação e nas contratações no futebol profissional. A beleza está na perspectiva que o indivíduo será ou é um bom e até diferencial praticante. Pequena parcela destes jogadores alcança bom, enorme e imenso sucesso na carreira, que em muitos casos é longa, a partir dos 16 a mais de 35 anos. Qual outra atividade profissional garante 20 anos ativos, com remuneração gorda mensal, com infindáveis outras arrecadações?
Vencida a questão da qualidade na prática esportiva, decepciona que de forma quase unânime, jogadores riquíssimos, professores treinadores e dirigentes, notadamente aqueles que servem à seleção nacional, treinam e jogam nos principais clubes no mundo e dirigem federações e confederações, são um poço raso e seco cultural.

CONSTATAÇÕES ÓBVIAS.
Na imensa maioria as fortunas conquistadas na atividade profissional do futebol na condição de jogador, treinador e dirigente, são trampolim para desvairado consumo e desperdício, o que também é uma forma de distribuição de renda. Porém, decepciona sob todos os aspectos quando esses mesmos ungidos, quando na condição de praticantes no estrangeiro ou representando o Brasil em competições, pouco ou nada acrescentam através de seus conhecimentos, manifestações e propagação da própria atividade e cultura geral das coisas, fatos, usos e costumes da sociedade.
Por todas as partes quando o sujeito é identificado de “brasileiro”, a primeira reação é um sorriso irônico. A ele é imputado perspectiva de algum malabarismo comportamental. As exceções são exceções raras.
Fica evidenciado o dito popular do “fale mal mas falem de mim”.

QUALIDADE COMPORTAMENTAL.
A Miss Julia Gama após sua escolha, tudo que fizer, transparecer e expressar, estará representando o Brasil como um todo.
O futebol é o esporte mais popular do mundo. A exposição dos praticantes e das organizações do futebol estão sob olhares e avaliações o tempo todo. Se é tão popular é por que cada um dos torcedores e simpatizantes se vê representado em um dos praticantes ou no conjunto nas agremiações. Vitórias e derrotas coletivas é do jogo regulamentado. Vão e voltam de tempos em tempos.
Entretanto, o comportamento e manifestações individuais quando chegam, ficam. Restam as adjetivações nada edificantes.
Parte ínfima das fortunas conquistadas, poderia ou deveria financiar estudos, busca de instrução e conhecimentos. Não basta fazer curso de oratória quando o vocabulário e discernimento é restrito.

Reportagem: Redação Eldorado

content_copyAssuntos relacionados

Mais notícias de Jornalismo

Coopercocal envia equipe de eletricistas para ajudar comunidades no RS

commentJornalismo access_time15/05/2024 17:31

A iniciativa representa um esforço conjunto entre as cooperativas de Santa Catarina filiadas a FECOERUSC (Federação Catarinense das Cooperativas de Eletrificação Rural), que se uniram para oferecer suporte na restauração dessas estruturas vitais.

Chegada do frio pode trazer aumento na conta de energia; CasaPronta oferece soluções de economia

commentJornalismo access_time15/05/2024 16:58

Feira acontece de 5 a 9 de junho, no Farol Shopping, em Tubarão.

Baile de Gala abre as festividades de aniversário em Nova Veneza

commentJornalismo access_time13/05/2024 15:00

Evento será realizado no dia 1º de junho, no Palazzo Delle Acque.

Dia da enfermagem: profissionais são sinônimo de cuidado e atenção à saúde

commentJornalismo access_time10/05/2024 15:21

Neste dia 12 de maio, o HSJosé celebra seus enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares e agradece a dedicação que faz a diferença na vida de cada um que passa pela instituição.

Iniciada quarta turma do programa Mulheres Cooperativistas da Cermoful

commentJornalismo access_time10/05/2024 15:19

Ao longo do projeto os encontros serão realizados semanalmente, das 19h às 22h.