5ª Sinfonia de Beethoven: 250 anos do nascimento de Beethoven
Vou contar um pouco da história de um gênio da música erudita que completou em dezembro, 250 anos de seu nascimento – estou falando de Ludwig Van Beethoven, que nasceu no Século XVIII em 1770, em Bom, na Alemanha.
Beethoven é considerado um dos pilares da música pelo incontestável desenvolvimento, tanto da linguagem como do conteúdo musical demonstrado nas suas obras, permanecendo como um dos compositores mais respeitados e mais influentes de todos os tempos.
Beethoven nunca teve estudos mais aprofundados, mas com o dom que Deus lhe deu, com apenas 10 anos de idade compôs sua primeira peça iniciando a sua carreira de compositor.
Em 1791, com 21 anos de idade, mudou-se para Viena, na Àustria, onde permaneceu para o resto de sua vida. Foi em Viena que lhe surgiram os primeiros sintomas da sua grande tragédia. Foi diagnosticado, aos 26 anos de idade, a congestão dos centros auditivos internos (que mais tarde o deixou surdo). Mesmo praticamente surdo Beethoven começou a compor música como nunca antes se houvera ouvido.
Beethoven morreu em 26 de março de 1827, compondo sua 9ª Sinfonia, aos 57 anos de idade.
Em 2016, a BBC Music Magazine fez uma votação entre 151 maestros para escolher as melhores sinfonias da história. Beethoven ganhou a medalha de ouro e a medalha de prata – com a 3ª Sinfonia e a 9ª Sinfonia.
Vamos ouvir uma obra de Beethoven com Danney Alkana, um virtuoso guitarrista da California, apaixonado por música clássica desde criança. Em 1999, Danney Alkana encorajou-se, produziu e gravou um álbum com canções de compositores clássicos em versões rock.
O resultado foi o disco "Rock the Back" que tem dez faixas incríveis misturando guitarra com orquestração intrincada de Beethoven, Mozart, Vivaldi, Bach e outros compositores clássicos.
Então, vamos ouvir o clássico que abre o disco do talentoso guitarrista Danney Alkana com a 5ª Sinfonia de Beethoven. Confira: