AGORA O HMISC É HOSPITAL
O fato do ano e da gestão de Eduardo Moreira como governador é sem dúvida a inauguração do Hospital Materno Infantil Santa Catarina, sábado. Trata-se do primeiro hospital de fato público de atendimento na região da Amrec. Além da maternidade o atendimento às mulheres vai agilizar a fila de espera. O município que bancava todos os meses R$ 1 milhão destina este dinheiro a outros setores da saúde, pois o Estado assume a despesa de R$ 3,2 milhões mensais. A inauguração foi apressada para evitar que um futuro governo alterasse o projeto que andou em tempo recorde nesta reta final pelo simples fator: vontade política. Tudo acontece porque o governador e o Secretário de Estado da Saúde são de Criciúma e estão em fim de mandato. Pelo município o mérito do prefeito foi a insistência e a lembrança a estas autoridades de que esta seria a maior marca de ambos nesta curta gestão.
DEPOIMENTO
O HMISC foi chamado de hospital por tanto tempo que ao ser inaugurado nem provoca o impacto que deveria. Tudo começou em 1997, de lá para cá se acumulam verdadeiros absurdos da gestão pública. Uma combinação de fatos que provocaram a vontade política revela que tudo isso poderia existir há mais de uma década.
PRESENÇA
A solenidade de inauguração do HMISC teve o prestígio de uma plateia muito representativa, sábado de manhã. Este deve ter sido o último ato do governador Eduardo Moreira em Criciúma nesta sua gestão. Por isso ele aproveitou para fazer um discurso em que relembrou outras obras conquistadas graças a representação política da cidade.
FUNCIONAMENTO
O Hospital Materno Infantil Santa Catarina começa a operar no dia 17 de dezembro. Até lá deve ser feita a higienização do local que ainda tem trabalhos de construção civil em fase final.
NA PAUTA
Hoje 11h na sede da FIESC na capital uma comitiva de Criciúma discute com, o presidente da entidade o corte de repasse de verbas ao Programa Jovem Aprendiz do Bairro da Juventude. O argumento é que o programa é regulamentado por lei que exige vínculo profissional dos estudantes com uma indústria. Os 400 alunos atendidos até então pela parceria entre o SENAI e o Bairro da Juventude devem se adequar, mas no momento só 34 por cento desses possuem o vínculo com empresas.
SIDERÓPOLIS
Em parceria com empresas o deputado Cleiton Salvaro entregou um veículo Gol para a APAE de Siderópolis. Em 35 anos de história é a primeira vez que a entidade recebe um veículo de pequeno porte que será utilizado para trabalhos administrativos e atendimento técnico aos que necessitam de atendimento em domicílio.
MOISES FALA HOJE
Na última sexta-feira o futuro governador Moisés recebeu a tábua com os mandamentos sugeridos por sua equipe de transição construída após um mês de estudos, no chamado processo de transição. Numa analogia ao profeta do mesmo nome, o Moisés catarinense não precisa abrir o mar vermelho, mas terá a missão de tirar o Estado do mar vermelho das contas. Por isso milagres são esperados. Finalmente hoje, às 14h, no auditório da sede da Defesa Civil, na capital, o futuro governador Carlos Moisés da Silva vai apresentar – pela primeira vez – parte dos seus primeiros movimentos e possivelmente nomes.
A POSSE A solenidade de posse do novo governador do Estado não será em nenhum auditório como foi pelo menos nos últimos 20 anos. Desta vez será num ato bem mais enxuto e na Assembleia Legislativa. Acontece no dia 1º de janeiro às 16h, após uma celebração religiosa.
A FRASE O que cerca o novo governo de Santa Catarina é muito mistério. Uma frase dita pelo governador Eduardo Moreira, durante entrevista em Criciúma, sábado, entretanto, abriu uma espécie de alerta. Ao comentar o silêncio do seu sucessor disse: “a roda já foi inventada”.
SE ENTENDI A fala de Moreira parece ter sido a anotação de que o futuro governador está pensando num mundo muito diferente do que é o rito do processo. Isso pode funcionar para algumas coisas, mas a teoria sem levar em conta a prática é ameaça. Faz sentido.
JOGOS O prefeito de Criciúma saiu às pressas da inauguração do HMISC, sábado, e foi para Timbó participar da reunião técnica para definir a sede dos Jogos Abertos da 3ª Idade. Conseguiu aprovação por 9 votos a 6. É a edição de 2020.
O RETORNO Clésio Salvaro considera que os jogos da 3ª idade geram retorno melhor à cidade tendo em vista o falado “ticket médio” gasto na cidade pelos atletas, se comparado a outras competições.
POSSE Nícola Martins assume a Fundação Municipal de Esportes no dia 10 de dezembro.
INTERNADOS Dois personagens conhecidos do torcedor do Criciúma estão internados no Hospital São José. O ex-jogador Grizzo sofreu infarto. O ex-presidente Moacir Fernandes teve problemas respiratórios. Antônio Sérgio Fernandes, que era do departamento de futebol naquele memorável título de 1991, os visitou ontem e disse que ambos passam bem.
FRASE DO DIA
“Ele (futuro governador Comandante Moisés) chega num momento de mudar, só que a roda já foi inventada. Tem que ter adaptação, tornar mais flexível, mas não pode engessar. Acho que ele está fazendo isso e torço que dê certo.”
Governador Eduardo Moreira, sábado em Criciúma, durante entrevista após inauguração do Hospital Materno Infantil Santa Catarina.