Notícias em destaque

Campanha “Solidariedade em Dobro” busca triplicar doações de alimentos

commentJornalismo access_time12/04/2024 07:25

Iniciativa que chega a sua 7ª edição é da empresa UNQ Import&Export. A cada quilo recebido, a empresa doará mais dois para Cruz Vermelha, que distribuirá entre as famílias carentes.

Treino tático encaminha Caravaggio para enfrentar o Manchister

commentEsporte access_time01/04/2024 15:23

Duelo será disputado na próxima quarta-feira (3), em Nova Veneza.

Tarde de reapresentação no CT Antenor Angeloni

commentCriciúma EC access_time01/04/2024 17:23

A grande decisão do estadual ocorre no sábado (06/04), às 16h30min, no estádio Heriberto Hülse.

 
Davi Campos analisa Comércio Internacional

A interpretação do cenário por quem vive o dia a dia do comércio exterior no Brasil

comment Jornalismo access_time19/01/2021 - 15:45

Reportagem: Redação Eldorado

Inicia-se mais um ano e na avaliação de 2020, onde países se sairam melhores e outros piores da pandemia no cenario economico. Uma avaliação de como foi foi o comercio internacional em 2020, pelos noticiarios a partir de março parecia que iria ser quase nulo. Será que teve algum país que saiu bem? A China e os Estados Unidos que fazem a principal disputa comercial mundial tiveram exitos? O que esperar de 2021? Estes temas foram pauta de uma conversa de Davi Campos com o apresentador João Paulo Messer, na rádio Eldorado, na manhã desta terça-feira (19).
Acompanhe um resumo abreviado do que Davi Campos falou:

*A China
"No primeiro momento a China conseguiu sair-se bem em relação aos outros países do mundo por conta de em pouco tempo eles tinham milhões de pontos de fabricação e vendas para seus insumos medicos para Covid e abastecer o mundo e isso pesou no seu desempenho de balança comercial. Porém o crescimento do PIB em 2020 da China foi bem baixo: – 2,3% contra os 6,1% esperado para um ano normal. Mas vejam que foi positivo, enquanto a maioria dos países encerrou 2020 com crescimento negativo do PIB.
Os Estados Unidos que poderiam fazer frente com suas barreiras não resistiu ao poderia industrial chines e levou uns “jebs” e uns “cruzados” porém não foi a lona. Continua uma grande economia, mas com dificuldades de se sustentar a frente da China como a principal do mundo. A China encostou de vez. A China num segundo momento teve perda por conta de parte do mundo entrar em Lockdown e isso diminuiu suas vendas para esses países parados. Com isso ela deixou de vender muitos produtos em vários setores. Explicado o porque de não conseguir chegar a um crescimento de 6% no PIB em 2020. Compradores parados, se vendem bem menos.

O saldo da Balança Comercial Da China, Estados Unidos e do Brasil em 2020

  • Saldo Balança Comercial Chinesa foi de USD 535 Bilhões
  • Saldo da Balança Comercial Brasileira de USD 50,9 Bilhões ( 9,5% da Chinesa)
  • Saldo Balança Comercial dos USA de USD 64,5 Bilhões ( 26% acima do Brasil – fomos bem comparados a eles)

O percebtual de 66% do saldo da Balança Comercial Brasileira de 2020 é fruto do superavit da relação comercial Brasil x China. A nossa relação comercial com a China rendeu 2/3 dos resultado do ano de 2020. Isso quer dizer que nossa agricultura cresceu em volumes e valores , nossas exportações de carnes também aumentaram e nosso minérios aumentaram em valores e não em quantidade. A China é um excelente parceiro de negócios nosso. Se for pensar em politica comercial, o nosso Governo deve estar mais próximo da China no sentido de que outros países não tomem essa fatia que temos com eles.
Hoje o Brasil é um excelente supridor da China, e eles tem grande dependencia do Brasil, por conta de que, mesmo em crise sua população (1,4 Bilhão de pessoas) precisa comer e o melhor lugar do mundo para comprar alimentos é aqui.

O Brasil saiu-se bem da pandemia do Covid, pelo que foi o ano no mundo?

  • Tudo vai depender contra quem vamos comparar. Comparando Brasil x USA, o Brasil foi muito bem em torno de superavit comercial. E mesmo contra a China com população 7 vezes maior que a nossa e um parque fabril gigante perto do nosso parque, então podemos dizer que nossos numeros são bons. Falta-nos tecnologia para exportar mais, com mais valor agregado e termos menor dependencia das comodities.
  • Isso é um processo que precisa ser construido em 10 ou 20 anos com uma politica forte para industrializar, definição de seus produtos chaves e criar valor nos produtos para que o mundo pague mais caro por eles.

Quais as projeções para 2021 e o crescimento das maiores economias do mundo?

  • Muito dificil fazer uma previsão num momento de que vários países fazem lockdown na Europa, nos Estados Unidos ainda o Covid está muito forte lá, e a sua economia mesmo forte ainda sobrevive a isso, e as vacinas começam a chegar aos países no mundo.

A China vai ampliar seu poder de fogo ( eles tem muito dinheiro para aquisições e modernizar suas industrias) para vender mais ao mundo todo, para isso precisar vencer alguns desafios logisticos que atrapalham nesse momento (Frete maritimos da China para todos os pontos do mundo aumentaram 900% em 5 meses), fazendo suas mercadorias encareceram em dolar por conta dos fretes. Previsão de ajustes após março/abril. Acho dificil ser tão rápido e isso vai pesar em 2021 nos numeros da China. Mas pela dependencia dos países no mundo, acabam pagando uma parte dessa conta.
Porém isso abre espaço para países europeus e ao Estados Unidos a vender suas matérias prima a países que estavam comprando da China e que agora estão próximos na competição. Precisam vencer a desvalorização do Yuan em relação ao dolar, isso encarece em dolar seus produtos também.

Os Estados Unidos tem um mercado consumidor muito forte e a politica de ajuda de USD 1,9 trilhões de que o Biden está propondo vai num primeiro momento auxiliar isso, vai aquecer a economia e dar um folego ao Governo para manter o mercado a plenos vapores. Mas essa conta vai chegar, em 2023 em diante essa conta precisará ser paga. Vamos ver como cuidarão disso la na frente! Mas eles vão brigar forte com a China em 2021, e precisam vencer o deficit na balança comercial com o principal inimigo.

O Brasil, pode alcançar voos altos e promissores com a eleição de novos presidentes da Camara e Senado que sejam mais “parceiros” para implementar reformas urgentes que deem credibilidade e abertura economica ao pais. O pais precisa simplificar a sua forma de tributar impostos e taxas e racionalizar as suas despesas. Quem vem investir aqui quer uma carga tributária mais racional e menos complexa. Tem de enxugar a maquina publica e focar em investimento estruturais. Baixar o custo Brasil urgente!
O excelente trabalho do Ministro Tarcisio de Freitas da Infraestrutura, pode trazer o pais a um patamar de abertura a investimento em 2021 de tal forma a trazer os grandes investidores para apostarem aqui. Se fizermos o dever de casa seremos observados pelo mundo todo… Mas precisa de reformas urgentes!

Vamos ficar de olho na India como ela deve sair da Covid (todo ano vem pegando uma partezinha sempre maior de mercado mundial), Alemanha (que ainda sofre muito com o Covid mas tem um parque industrial muito forte e poder de reação) e o Japão que quietinho vem fazendo muito sem tanto alarde, mas com muita tecnologia e valor agregado. Paises que sempre estão ali fazendo belos números mesmo com dificuldades.

Qual o maior desafio para o Brasil vencer o 2021 no Comercio Internacional?

  • Acredito que seja encontrar o equilibrio do Cambio… e isso não tem formula mágica e sim uma construção de base, alicerces e ações inteligentes na economia. O que é bom para a agricultura com dolar alto para vender seus produtos, nos demais setores um dolar alto desregula o mercado interno trazendo mais inflação com falta de produtos que poderiam estar atendendo a demanda interna e foram exportados pelo atrativo dolar alto.
  • Dolar alto significa que pagamos mais e pagamos mal, pois o nosso lucro se vai mandando mais divisas em reais para pagar as operações cambiais no exterior. Quem precisa modernizar suas unidades tem dificuldades de investir em maquinas e plantas industriais, atrasando o crescimento do pais. Acho que está ai um desafio a equipe economica do Governo para trazer tranquilidade ao mercado. Um dolar ideal hoje em torno de R$ 4,50 seria um número interessante, e muito desejado nas indústrias perto dos quase R$ 6,00 que chegaram em agosto/20."

micÁudio da notícia









content_copyAssuntos relacionados

Mais notícias de Jornalismo

Em parceria com escolas, Cooperja promove a 1ª Gincana Colaborativa Sustentável

commentJornalismo access_time12/04/2024 08:49

Na oportunidade foi doado as escolas quatro lixeiras para separação adequada dos resíduos.

Campanha “Solidariedade em Dobro” busca triplicar doações de alimentos

commentJornalismo access_time12/04/2024 07:25

Iniciativa que chega a sua 7ª edição é da empresa UNQ Import&Export. A cada quilo recebido, a empresa doará mais dois para Cruz Vermelha, que distribuirá entre as famílias carentes.

Em parceria com patrocinador, Criciúma prepara distribuição gratuita de copos de água na decisão do Catarinense

commentJornalismo access_time05/04/2024 14:16

Cristalcopo fará distribuição de copos na partida contra o Brusque para amenizar efeitos das altas temperaturas.

Infecção urinária recorrente: sintomas, causas e como evitar

commentJornalismo access_time01/04/2024 14:48

Doença causa desconforto e sintomas como ardência ao urinar e vontade frequente de ir ao banheiro.

  Homenagem a Silmar Vieira.

commentJornalismo access_time27/03/2024 13:02

Tudo a ver, com Rúbia Ramos - Homenagem a Silmar Vieira. 19/03/2024