Notícias em destaque

Campanha “Solidariedade em Dobro” busca triplicar doações de alimentos

commentJornalismo access_time12/04/2024 07:25

Iniciativa que chega a sua 7ª edição é da empresa UNQ Import&Export. A cada quilo recebido, a empresa doará mais dois para Cruz Vermelha, que distribuirá entre as famílias carentes.

Treino tático encaminha Caravaggio para enfrentar o Manchister

commentEsporte access_time01/04/2024 15:23

Duelo será disputado na próxima quarta-feira (3), em Nova Veneza.

Tarde de reapresentação no CT Antenor Angeloni

commentCriciúma EC access_time01/04/2024 17:23

A grande decisão do estadual ocorre no sábado (06/04), às 16h30min, no estádio Heriberto Hülse.

FORQUILHINHA – FAMILIE, ARBEIT UND BILDUNG

Texto de Willi Backes

comment Jornalismo access_time26/04/2021 - 06:33

Reportagem: Willi Backes

As famílias alemãs que fundaram e colonizaram Forquilhinha a partir de 1.912, descendentes de Europeus que desembarcaram no Brasil no início do Século XIX, optaram por adquirir terras no sul catarinense, após verificação que os vales e planícies irrigadas por abundantes águas e florestas tropicais, possibilitaria manejo para pretendida produção agrícola e de animais.

A opção pela produção agrícola e pecuária de subsistência, era consequência dos conhecimentos adquiridos pelos antepassados na Alemanha, notadamente entre as famílias com formação religiosa Católica Apostólica Romana. Dentre os desbravadores se destacavam também praticantes da marcenaria, padaria, construção, ferraria e carpintaria.

A história de Forquilhinha foi construída tendo por base a Trilogia: Família, Trabalho e Educação.

O desenvolvimento da comunidade e também o crescimento populacional foram atestados logo nas primeiras décadas da colonização, tendo por consequência falta de terras para o maior cultivo, e também, opções educacionais e formadoras profissionais na região sul. A principal consequência foi o êxodo de famílias para regiões do sul e sudeste do Brasil, bem como, centenas de descendentes das famílias alemãs de Forquilhinha que buscaram oportunidades para educação e trabalho por todo o País, na Europa e Estados Unidos.

RESILIÊNCIA PRODUTIVA.
PRODUKTIVE BELASTBARKEIT.
Em meio a produção agrícola e pecuária, despontou por tempos no Distrito e depois Município de Forquilhinha, em áreas paralelas à Criciúma, nas décadas de 70 à 90 do século XX, a extração mineral do carvão do subsolo. Após exaurir a extração mineral, a recuperação ambiental se fez necessária com locação posterior de espaços para a inserção de projetos construtivos industriais e residenciais.

Na sua história construída em apenas 109 anos – 1.912 à 2.021 – notadamente impulsionada pela emancipação político administrativa ocorrida em 1.989, Forquilhinha teimou nas aptidões herdadas dos fundadores colonizadores relacionadas às atividades na agricultura e pecuária, com seus aproveitamentos e transformações. Desde o princípio a comunidade alicerçou seus conhecimentos e trabalhos na forma cooperada.
A cooperação dos residentes de Forquilhinha entre si para benefício da coletividade, fez surgir os educandários, igreja, distribuição de energia elétrica, transbordo de água, criação e produção na pecuária de leite, na industrialização de alimentos, na produção agrícola diversificada.

A comunidade – como consequência óbvia - adotou o slogan institucional e promocional audacioso de: “Forquilhinha, a Cidade Mais Alemã do Sul Catarinense” – “Forquilhinha, Die Deutschste Stadt im Süden von Santa Catarina”. Bonita e incentivadora denominação e que tem animado ações urbanísticas e decorativas, importantes edificações e iniciativas industriais.

O caminho está iniciado para assumir a proposição resumida no slogan e para aperfeiçoar os objetivos urge reescrever a legislação vigente com visão panorâmica à frente. A Cidade Mais Alemã precisa modelar seus escritos e orientações, inserindo procedimentos correlatos e ampliados à construção e reformas das edificações, educação formal e cultural, iniciativas industriais e comerciais, produção e comercialização gastronômica, registros históricos, comemorações e festejos característicos remanescentes e contemporâneos.

As perspectivas panorâmicas para o desenvolvimento consistente e contínuo de Forquilhinha na economia, educação, cultura e social, são visíveis e possíveis em todas as suas instâncias

FORQUILHINHA, ALLES GUTE ZUM GEBURTSTAG.
Forquilhinha 2.021, Parabéns!!!
26 de Abril de 1.912 – Fundação e início efetivo da Colonização (109 Anos).
26 de Abril de 1.989 – Emancipação Político Administrativa (32 Anos).

content_copyAssuntos relacionados

Mais notícias de Jornalismo

Em parceria com escolas, Cooperja promove a 1ª Gincana Colaborativa Sustentável

commentJornalismo access_time12/04/2024 08:49

Na oportunidade foi doado as escolas quatro lixeiras para separação adequada dos resíduos.

Campanha “Solidariedade em Dobro” busca triplicar doações de alimentos

commentJornalismo access_time12/04/2024 07:25

Iniciativa que chega a sua 7ª edição é da empresa UNQ Import&Export. A cada quilo recebido, a empresa doará mais dois para Cruz Vermelha, que distribuirá entre as famílias carentes.

Em parceria com patrocinador, Criciúma prepara distribuição gratuita de copos de água na decisão do Catarinense

commentJornalismo access_time05/04/2024 14:16

Cristalcopo fará distribuição de copos na partida contra o Brusque para amenizar efeitos das altas temperaturas.

Infecção urinária recorrente: sintomas, causas e como evitar

commentJornalismo access_time01/04/2024 14:48

Doença causa desconforto e sintomas como ardência ao urinar e vontade frequente de ir ao banheiro.

  Homenagem a Silmar Vieira.

commentJornalismo access_time27/03/2024 13:02

Tudo a ver, com Rúbia Ramos - Homenagem a Silmar Vieira. 19/03/2024