Notícias em destaque

Campanha “Solidariedade em Dobro” busca triplicar doações de alimentos

commentJornalismo access_time12/04/2024 07:25

Iniciativa que chega a sua 7ª edição é da empresa UNQ Import&Export. A cada quilo recebido, a empresa doará mais dois para Cruz Vermelha, que distribuirá entre as famílias carentes.

Treino tático encaminha Caravaggio para enfrentar o Manchister

commentEsporte access_time01/04/2024 15:23

Duelo será disputado na próxima quarta-feira (3), em Nova Veneza.

Tarde de reapresentação no CT Antenor Angeloni

commentCriciúma EC access_time01/04/2024 17:23

A grande decisão do estadual ocorre no sábado (06/04), às 16h30min, no estádio Heriberto Hülse.

Policiais militares e Associação Amor à Vida (Amovi) são homenageados na Câmara de Criciúma

Reconhecimento dos militares se deve pelo salvamento das vítimas de um acidente de trânsito no qual um veículo caiu em um rio. Já a associação, pelos seus 22 anos de serviços prestados aos pacientes com câncer e seus familiares.

comment Jornalismo access_time01/09/2022 - 08:59

Reportagem: Redação

Promover reconhecimento a quem se destaca e presta serviços relevantes à sociedade. Com esse objetivo, o Legislativo de Criciúma aprovou, por unanimidade, duas Moções de Aplausos. Uma delas, de autoria do vereador Júlio Kaminski (PP), reconhece o trabalho realizado pelos policiais militares que salvaram vítimas de um acidente de trânsito no qual um veículo caiu em um rio. Já o vereador Daniel Schelp (PP) homenageou a Associação Amor à Vida, a Amovi, pelos seus 22 anos de serviços prestados aos pacientes com câncer e seus familiares.

Foi na tarde de 29 de julho que os soldados do 9º Batalhão de Polícia Militar de Criciúma, Nelson Augusto Esmeraldino Rodrigues, Daniel de Bittencourt, Jonatan Barbosa de Oliveira, Tubias Espíndola da Silva e o cabo Ronilso Roldão de Freitas, ouviram na rede de rádio uma guarnição da Polícia Militar Rodoviária (PMRv) pedindo prioridade, pois haviam se deparado com um veículo dentro do Rio Sangão, deslocando-se assim para auxiliar no atendimento.

Com apoio de populares e dos rodoviários, os policiais militares realizaram os procedimentos de primeiros socorros para reanimação das vítimas: pai e filhos. O soldado E. Rodrigues iniciou a reanimação cardiopulmonar no motorista e, com a chegada do Samu, seguiram revezando na reanimação do adulto, que permanecia inconsciente, mas após vários minutos de tentativa, voltou a respirar. As crianças, com idades entre 1, 3, 4 e 8 anos, foram todas reanimadas e conduzidas ao Hospital São José pelas equipes do Corpo de Bombeiros e Samu. Já o adulto foi reanimado e conduzido pela equipe do Saer/SaraSul com a aeronave para o Hospital São José, mas veio a óbito momentos depois.

Vocação

Para Kaminski, trata-se de mais um reconhecimento aos servidores da segurança pública da qual a Casa Legislativa, de forma recorrente, busca por melhorias. “É uma homenagem real aqueles policiais que tanto estão preparados para o trabalho que realizam. Isso é uma demonstração muito clara dessas pessoas que se doam, dedicam-se e fazem aquilo que realmente gostam por vocação”, colocou o vereador.

Um alento à Amovi
Já o vereador Daniel Schelp (PP), que é padrinho da Associação Amor à Vida, a Amovi, homenageou os 22 anos de serviços prestados aos pacientes com câncer e familiares. A presidente, Vera Lúcia Duarte, esteve presente na sessão ordinária. A Associação surgiu em 2000, no Hospital São José de Criciúma, sendo fundada por Lucia Tramontin Pavei (in memoriam), que estava passando por tratamento contra um câncer. Convivendo com outras mulheres na quimioterapia, ela percebeu a dificuldade de encarar a doença. Numa consulta com a oncologista Yeni Verônica Neron, convidou-a para montar um grupo de apoio que deu origem a Amovi.

“A Amovi está há 22 anos na luta, contra tudo e contra todos, nessa incansável batalha contra o câncer, do qual os casos parecem só aumentar. A cada dia temos novas revelações e muito nos surpreende a falta de apoio a essas associações, de todos que acabam estendendo a mão para ajudar e não recebem o apoio, a contrapartida necessária. Sempre com o pires na mão, dependendo de pedágio, de doações, bazar, enfim. É muito triste. O custo mensal não é nada exorbitante, nada alto, muito pouco por tudo aquilo que a Amovi faz, girando na casa de R$ 8 mil para ajudar uma média de 50 famílias e doentes”, colocou Schelp.

Atualmente, a Amovi proporciona, gratuitamente aos associados, atendimento psicológico e nutricional, fisioterapia, assessoria jurídica e atividades envolvendo artesanato. Mantém-se com recursos e doações de alimentos que arrecada por meio de projetos e eventos, como o pedágio solidário, o bazar, o troco da bondade, entre outras atividades. São mais de 90 associados, voluntários e parceiros trabalhando há 22 anos no combate ao câncer.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Câmara de Vereadores de Criciúma

content_copyAssuntos relacionados

Mais notícias de Jornalismo

Em parceria com escolas, Cooperja promove a 1ª Gincana Colaborativa Sustentável

commentJornalismo access_time12/04/2024 08:49

Na oportunidade foi doado as escolas quatro lixeiras para separação adequada dos resíduos.

Campanha “Solidariedade em Dobro” busca triplicar doações de alimentos

commentJornalismo access_time12/04/2024 07:25

Iniciativa que chega a sua 7ª edição é da empresa UNQ Import&Export. A cada quilo recebido, a empresa doará mais dois para Cruz Vermelha, que distribuirá entre as famílias carentes.

Em parceria com patrocinador, Criciúma prepara distribuição gratuita de copos de água na decisão do Catarinense

commentJornalismo access_time05/04/2024 14:16

Cristalcopo fará distribuição de copos na partida contra o Brusque para amenizar efeitos das altas temperaturas.

Infecção urinária recorrente: sintomas, causas e como evitar

commentJornalismo access_time01/04/2024 14:48

Doença causa desconforto e sintomas como ardência ao urinar e vontade frequente de ir ao banheiro.

  Homenagem a Silmar Vieira.

commentJornalismo access_time27/03/2024 13:02

Tudo a ver, com Rúbia Ramos - Homenagem a Silmar Vieira. 19/03/2024