Notícias em destaque

Campanha “Solidariedade em Dobro” busca triplicar doações de alimentos

commentJornalismo access_time12/04/2024 07:25

Iniciativa que chega a sua 7ª edição é da empresa UNQ Import&Export. A cada quilo recebido, a empresa doará mais dois para Cruz Vermelha, que distribuirá entre as famílias carentes.

Treino tático encaminha Caravaggio para enfrentar o Manchister

commentEsporte access_time01/04/2024 15:23

Duelo será disputado na próxima quarta-feira (3), em Nova Veneza.

Tarde de reapresentação no CT Antenor Angeloni

commentCriciúma EC access_time01/04/2024 17:23

A grande decisão do estadual ocorre no sábado (06/04), às 16h30min, no estádio Heriberto Hülse.

Psicóloga do HSJosé fala dos cuidados e formas de prevenir a ansiedade

Compreender as causas da angústia e dos sintomas da ansiedade são importantes para amenizar o sofrimento psíquico.

comment Jornalismo access_time07/12/2022 - 14:10

Reportagem: Redação

As mudanças na rotina, o estresse do dia a dia e as pressões da vida cotidiana influenciam diretamente no comportamento das pessoas. E um dos sintomas que tem se sobressaído ainda mais nos dias atuais, independente da faixa etária, é a ansiedade. Cada vez se torna mais frequente o diagnóstico de ansiedade e dos problemas que ela acarreta.

“A vida tem mudado muito nas últimas décadas, principalmente pela tecnologia e a sociedade exige um ritmo cada vez mais acelerado de vida. Com essa realidade, já foi possível perceber um aumento no transtorno de ansiedade e, nos últimos anos, foi enfatizado essa ansiedade pela questão da pandemia. Todos nós ao identificarmos mudanças emocionais, fragilidades, maior sensibilidade ou mesmo maior comportamento ansioso, precisamos buscar ajuda profissional, assim como fazemos com outros sintomas do nosso corpo. Psicólogos e médicos psiquiatras são os profissionais que irão identificar e tratar a ansiedade”, explica a psicóloga do HSJosé, Amanda dos Santos de Souza.

Segundo ela, a ansiedade é um sentimento esperado na vivência do ser humano, assim como as demais emoções. A atenção deve ser ampliada quando os sintomas ansiosos ou o comportamento ansioso começa a afetar o cotidiano, dificultando ou impossibilitando sua vida. Sintomas como preocupação excessiva, insônia, medo constante, tensão muscular e pensamento acelerado, devem ser considerados como indicativos para investigação do transtorno de ansiedade.

“Com o diagnóstico de transtorno de ansiedade, ou mesmo com crises de ansiedade é possível ocorrer a necessidade de intervenção medicamentosa, principalmente em alguns sintomas como a insônia. A indicação dessa conduta é sempre com o psiquiatra. Entretanto, é importante aliar o tratamento medicamentoso com psicoterapia”, reforça Amanda.

Psicoterapia é grande aliada no tratamento
Para a especialista, a psicoterapia possibilita para o paciente identificar os sintomas ansiosos e os diferenciar de comportamentos emocionais esperados, a lidar melhor com o comportamento ansioso e com possíveis crises de ansiedade. E, principalmente, a compreender as causas dessa angústia, diminuindo o sofrimento psíquico e a manifestação do mesmo.

“Na maioria das vezes os fatores estressores que causam ansiedade, ou que evidenciam a crise de ansiedade são individuais, oriundo das experiências e muitas vezes de traumas pessoais. Alguns fatores associados frequentemente a ansiedade, é preocupações financeiras, fragilidades familiares, exposição a um medo extremo, estresse, entre outros”, garante a especialista.

Alguns estudos apontam a vida adulta como a fase da vida com mais comportamentos ansiosos. “Fala-se sobre 21 anos, com as mudanças esperadas para essa idade e também os fatores de responsabilidade associada, entretanto é comum a identificação de transtornos ansiosos na infância”. enaltece.

Saiba mais:
A Organização Mundial de Saúde (OMS), divulgou um estudo cientifico que mensura o aumento de 25% na prevalência de ansiedade e depressão na população mundial. A vivência de uma pandemia mundial sem precedentes, desencadeou na maioria das pessoas insegurança, medo, solidão, preocupações financeiras, sentimentos que foram enfatizados pelo isolamento social e pelo luto.

Colaboração: Jéssica Pereira - Assessoria de Imorensa

content_copyAssuntos relacionados

Mais notícias de Jornalismo

Em parceria com escolas, Cooperja promove a 1ª Gincana Colaborativa Sustentável

commentJornalismo access_time12/04/2024 08:49

Na oportunidade foi doado as escolas quatro lixeiras para separação adequada dos resíduos.

Campanha “Solidariedade em Dobro” busca triplicar doações de alimentos

commentJornalismo access_time12/04/2024 07:25

Iniciativa que chega a sua 7ª edição é da empresa UNQ Import&Export. A cada quilo recebido, a empresa doará mais dois para Cruz Vermelha, que distribuirá entre as famílias carentes.

Em parceria com patrocinador, Criciúma prepara distribuição gratuita de copos de água na decisão do Catarinense

commentJornalismo access_time05/04/2024 14:16

Cristalcopo fará distribuição de copos na partida contra o Brusque para amenizar efeitos das altas temperaturas.

Infecção urinária recorrente: sintomas, causas e como evitar

commentJornalismo access_time01/04/2024 14:48

Doença causa desconforto e sintomas como ardência ao urinar e vontade frequente de ir ao banheiro.

  Homenagem a Silmar Vieira.

commentJornalismo access_time27/03/2024 13:02

Tudo a ver, com Rúbia Ramos - Homenagem a Silmar Vieira. 19/03/2024