Notícias em destaque

Campanha “Solidariedade em Dobro” busca triplicar doações de alimentos

commentJornalismo access_time12/04/2024 07:25

Iniciativa que chega a sua 7ª edição é da empresa UNQ Import&Export. A cada quilo recebido, a empresa doará mais dois para Cruz Vermelha, que distribuirá entre as famílias carentes.

Treino tático encaminha Caravaggio para enfrentar o Manchister

commentEsporte access_time01/04/2024 15:23

Duelo será disputado na próxima quarta-feira (3), em Nova Veneza.

Tarde de reapresentação no CT Antenor Angeloni

commentCriciúma EC access_time01/04/2024 17:23

A grande decisão do estadual ocorre no sábado (06/04), às 16h30min, no estádio Heriberto Hülse.

Dermatologista traz informações sobre a dermatite

Médica que atende no Centro de Especialidades do HSJosé fala das causas e tratamentos da doença.

comment Jornalismo access_time17/07/2023 - 16:25

Reportagem: Redação

Coceira, vermelhidão na pele, bolhas, escamação entre outros sintomas podem identificar a dermatite, uma inflamação nas camadas superficiais da pele que causam desconforto e, na grande maioria das vezes, precisam de tratamento.

De acordo com a dermatologista do Hospital São José de Criciúma, Dra. Érika Hilbert Sandrini Padão (CRM – 20972 | RQE – 22488), é importante pontuar que existe mais de um tipo de dermatite.

“A Dermatite Atópica é uma dermatose inflamatória e que provoca coceira de forma crônica, multifatorial. Ela tem a característica de se apresentar com pele seca e lesões de morfologia e distribuição típica (em áreas de articulação do corpo). Já as Dermatites de Contato, podem ocorrer por meio de uma substância irritante que causa reação inflamatória devido a capacidade de danificar os queratinócitos, que são células presentes na pele”, explica a especialista.

Além das duas citadas, também ocorre a Dermatite Alérgica que se apresenta devido a capacidade de causar reação imunológica medidas por linfócitos T (células com funções imunológicas), e se manifesta em 3 fases: fase de sensibilização, fase de elucidação e fase de resolução.

“As dermatites surgem em diferentes ocasiões, sendo necessário uma anamnese para conseguir qualificá-la. Pode surgir em qualquer faixa etária, no entanto, a Dermatite Atópica é mais comum em crianças, enquanto a dermatite de contato ocorre mais comumente em adultos.

Sintomas
De acordo com a especialista, os sintomas da Dermatite Atópica, na maioria das vezes apresenta-se com prurido, localização específica e crônica, e associa-se com uma união de três doenças, a asma, renite e a dermatite.

“A Dermatite de Contato, mais comum nas crianças pode ocorrer no contato com as fraldas e, em adultos, nas mãos. Não existem exames específicos para identificar os casos, no entanto, a história clínica é fator muito importante no diagnóstico”, reforça a médica.

Fatores que desencadeiam a doença

A Dermatite Atópica tem fatores hereditários. Ela se apresenta por um defeito genético na barreira da pele, apresentando pele mais seca e facilidade de perda de água transepidérmica.

“Após a classificação do tipo de dermatite, os tratamentos são elencados e vão deste a hidratação, para melhorar a barreira de proteção da pele, até a prescrição de corticóides, inibidores de calcineurina, anti-histamínico, antibióticos, fototerapia, entre outros tipos de medicamentos”, esclarece a dermatologista.

O mais importante é que o diagnóstico seja realizado por um médico especialista. Só ele poderá identificar as melhores formas de tratamento e melhora da doença.

Colaboração: Jéssica Pereira - Assessora de Comunicação - Hospital São José

content_copyAssuntos relacionados

Mais notícias de Jornalismo

Em parceria com escolas, Cooperja promove a 1ª Gincana Colaborativa Sustentável

commentJornalismo access_time12/04/2024 08:49

Na oportunidade foi doado as escolas quatro lixeiras para separação adequada dos resíduos.

Campanha “Solidariedade em Dobro” busca triplicar doações de alimentos

commentJornalismo access_time12/04/2024 07:25

Iniciativa que chega a sua 7ª edição é da empresa UNQ Import&Export. A cada quilo recebido, a empresa doará mais dois para Cruz Vermelha, que distribuirá entre as famílias carentes.

Em parceria com patrocinador, Criciúma prepara distribuição gratuita de copos de água na decisão do Catarinense

commentJornalismo access_time05/04/2024 14:16

Cristalcopo fará distribuição de copos na partida contra o Brusque para amenizar efeitos das altas temperaturas.

Infecção urinária recorrente: sintomas, causas e como evitar

commentJornalismo access_time01/04/2024 14:48

Doença causa desconforto e sintomas como ardência ao urinar e vontade frequente de ir ao banheiro.

  Homenagem a Silmar Vieira.

commentJornalismo access_time27/03/2024 13:02

Tudo a ver, com Rúbia Ramos - Homenagem a Silmar Vieira. 19/03/2024