Notícias em destaque

Aeroporto de Porto Alegre permanece fechado por tempo indeterminado

commentJornalismo access_time06/05/2024 15:04

Terminais de quatro cidades gaúchas ainda estão em operação.

Caravaggio anuncia a contratação de Henik

commentEsporte access_time06/05/2024 14:25

Volante revelado pelo Criciúma defenderá o Azulão na SérieB do Campeonato Catarinense.

Com jogos-treino agendados, Criciúma inicia a semana de trabalho

commentCriciúma EC access_time06/05/2024 14:47

A partida contra o Palmeiras pela 7ª rodada ocorre no próximo dia 19 de maio, às 11 horas, no estádio Heriberto Hülse.

 
Prefeitura de Criciúma volta à casa

Após dois anos e meio desalojada por dois incêndios, Administração Municipal retorna à sua sede, agora reformada

comment Jornalismo access_time07/01/2018 - 09:02

Reportagem: Jornalismo / Rádio Eldorado - Foto: Divulgação

Neste sábado (6 de janeiro), dia de aniversário dos 138 anos de colonização de Criciúma, a cidade comemorou com um dos maiores presentes já recebidos. O direito de voltar à sua própria casa, isto é, a sede concluída em 1980, mas afetada por dois incêndios em 2015. Desde então, a administração se "amontoou" em alguns prédios distribuídos pela cidade.
A festa de aniversário teve como ponto alto os atos cerimoniais no início da noite de sábado, culminando com o show dos cantores Sérgio Reis e Renato Teixeira. Antes houveram discursos, show pirotécnico, corte da fita, descerramento da placa, corte do bolo, apresentações de corais e visitação ao Paço. Havia alerta da Defesa Civil de que teria temporal no final da tarde. Nada disso aconteceu, apenas uma fina garoa que não atrapalhou em nada o evento. Veja mais fotos clicando aqui.

No palanque, personalidades políticas da região. De fora, apenas o prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes. Também estiveram presentes os senadores do PSDB (partido do prefeito Clésio Salvaro) Paulo Bauer e Dalírio Beber. A deputada federal Giovânia de Sá (PSDB) e o deputado federal Ronaldo Benedet (PMDB) pela Câmara dos Deputados. Pela Assembleia Legislativa, falou o deputado Valmir Comin, mas estavam ainda os deputados Cleiton Salvaro, Ricardo Guidi, Dóia Guglielmi, Ada De Lucca e José Milton Schefer.
Chamou atenção a ausência de representantes do Governo do Estado. Nem o governador Raimundo Colombo, nem o vice Eduardo Moreira. O governador paulista e presidente nacional do PSDB, Geraldo Alkimin, mandou um vídeo com saudação especial, material apresentado durante o ato.

O Secretário de Articulação Nacional Acélio Casagrande estava, mas não oficialmente como representante do Governo do Estado, que parece ter ignorado o ato de inauguração. Havia ainda pelo menos duas dezenas de prefeitos de outros municípios, além de vereadores de Criciúma e várias cidades. Aliás, marcou justo a presença regional.
O grande público é que chamou a atenção. Mesmo o ato cerimonial oficial, diferente do que vem ocorrendo nos eventos políticos, como foi a inauguração da Via Rápida recentemente, havia muitas caras do que se chama "o povo", ou seja, que não são aquelas figuras carimbadas dos servidores públicos ou outros agentes que vão a estes eventos por aalgum interesse. Havia uma massa bem significativa. Nada de aplausos frenéticos durante os discursos, mas muito respeito do público com aplausos na medida, muito regida pelo mestre de cerimônias Paulo Otaran.

O ex-prefeito Altair Guidi, que precisou assistir a cerimônia sentado, em virtude da sua condição de saúda, foi individualmente o personagem mais aplaudido.
Outros prefeitos como Anderlei Antonelli definiram a reconstrução do Paço como perfeita, referindo-se à manutenção da estrutura original. Óbvio que o prefeito Clésio Salvato deu "o seu toque", para deixar a marca com placa inaugural nos mesmos moldes daquela feita por ocasião da inauguração do prédio em 1980.

PÚBLICO - Não houve estimativa de público oferecida pela PolÍcia Militar, mas levando-se em conta que havia área coberta de 800 metros quadrados bem ocupados e que oficialmente se calcula quatro pessoas por metro quadrado e com a nítida impressão de que havia igual número fora desta estrutura, a equipe da Rádio Eldorado, que transmitiu o evento, de maneira aproximada estimou o público em três mil a 3,5 mil pessoas. Setores do governo falaram em pelo menos cinco a seis mil.

micÁudio da notícia

Jornalista João Paulo Messer traz as informações



content_copyAssuntos relacionados

Mais notícias de Jornalismo

Maggiofest 2024 terá show nacional com a Banda Dazaranha

commentJornalismo access_time06/05/2024 15:54

A maior festa popular de Morro da Fumaça acontece de 14 a 20 de maio, direto da Praça Maggiofest

Aeroporto de Porto Alegre permanece fechado por tempo indeterminado

commentJornalismo access_time06/05/2024 15:04

Terminais de quatro cidades gaúchas ainda estão em operação.

Cooperativas de crédito são alternativas às altas taxas de juro do mercado financeiro

commentJornalismo access_time06/05/2024 14:38

Na Acentra, por exemplo, cooperados podem realizar financiamentos com taxas a partir de 1,39% ao mês.

Em parceria com escolas, Cooperja promove a 1ª Gincana Colaborativa Sustentável

commentJornalismo access_time12/04/2024 08:49

Na oportunidade foi doado as escolas quatro lixeiras para separação adequada dos resíduos.

Campanha “Solidariedade em Dobro” busca triplicar doações de alimentos

commentJornalismo access_time12/04/2024 07:25

Iniciativa que chega a sua 7ª edição é da empresa UNQ Import&Export. A cada quilo recebido, a empresa doará mais dois para Cruz Vermelha, que distribuirá entre as famílias carentes.