Notícias em destaque

Campanha “Solidariedade em Dobro” busca triplicar doações de alimentos

commentJornalismo access_time12/04/2024 07:25

Iniciativa que chega a sua 7ª edição é da empresa UNQ Import&Export. A cada quilo recebido, a empresa doará mais dois para Cruz Vermelha, que distribuirá entre as famílias carentes.

Treino tático encaminha Caravaggio para enfrentar o Manchister

commentEsporte access_time01/04/2024 15:23

Duelo será disputado na próxima quarta-feira (3), em Nova Veneza.

Tarde de reapresentação no CT Antenor Angeloni

commentCriciúma EC access_time01/04/2024 17:23

A grande decisão do estadual ocorre no sábado (06/04), às 16h30min, no estádio Heriberto Hülse.

Willi Backes: “A lombriga na barriga sem alimentos”

Um texto que provoca uma reflexão sobre o Brasil e seu olhar sobre a produção no campo

comment Jornalismo access_time05/03/2018 - 16:55

O desconhecimento dos governos federal, estaduais e municipais quanto às atividades na agricultura e pecuária, da alta produtividade e a de subsistência, beira ao ridículo da incompreensão. O governo federal aparece nas manchetes uma vez por ano para anunciar o aumento da tonelagem de grãos produzidos e o volume das exportações do agronegócio brasileiro.
Nos últimos anos, o governo federal participou efetivamente em duas ações desastrosas para o agronegócio nacional. Incentivou e financiou as players industriais e também de suas entranhas foi gerada a tramoia denominada “carne fraca”, com repercussão interna e internacional. Nos dois casos, ainda sem julgamento e penas, apesar dos criminosos já identificados.
São de responsabilidade dos governos a logística para o agronegócio na agricultura e pecuária: acessos, rodovias, ferrovias, hidrovias, portos e aeroportos, e mais, segurança civil e patrimonial, energia, comunicação, financiamento e regramento. Parece muito, e é mesmo. O acumulo das responsabilidades advém do monopólio regulador do Estado. O Estado não sabe produzir, pensa, raciocina e age prioritariamente para arrecadar.
Contribuem para o estresse nas atividades rurais as criminosas organizações invasoras, depredadoras, saqueadoras. Os crimes e os criminosos são sobejamente conhecidos e impunemente campeiam livres.
Desde sempre, no Brasil e ou em qualquer comunidade, quando a produção no campo vai bem, o bem maior é reinvestido nas aglomerações urbanas. Entretanto, é um enorme equivoco analítico quando são vangloriadas as quebras de recordes à cada safra ou criação na pecuária. Maior soma não obrigatoriamente representa maior rentabilidade.
Cabe então perguntar: porque essa gente continua plantando e criando cada vez mais se a renda líquida não acompanha na mesma proporção?
Simples e com lógica. Quem planta, cria animais, tira leite, trata bois, pintos e peixes, não tem chance para pensar “vou esperar para ver se o mercado melhora seus preços”. Não há a possibilidade em baixar as portas, dar férias coletivas e aguardar as coisas melhorarem. É trabalhar, ou, trabalhar.
Aliás, férias o que que é isso mesmo? Na agricultura e pecuária, o ano de trabalho tem 365 dias e 8.760 horas de trabalho, atenção e tensão. As horas fora do espaço para plantio e criação são para transportar a produção e consumir ou melhor, “gastar” nos centros urbanos.
Incompreensível é verificar que, exemplificando, o Estado de Santa Catarina tem no agronegócio e agricultura familiar a sua principal atividade econômica e mesmo assim, a Secretaria Estadual da Agricultura e da Pesca tenha para gestão um dos menores, insuficientes, recursos orçamentários. A secretaria e empresas coligadas fazem do limão uma limonada, do tomate uma salada, das sobrecoxas um assado, da linguiça uma almoço.
A desatenção orçamentária é coincidente nos municípios catarinenses. A importância que significa o agronegócio e agricultura familiar em mais de 80% dos municípios, não tem correspondente importância nas estruturas administrativas. Inúmeras são as razões para que as secretarias de agricultura nestes municípios devessem ter a maior importância dentre todas existentes, mesmo assim, algumas das estruturas são apenas gerencias adjacentes, tendo como principal atividade programar “horas de máquina” nas propriedades rurais e urbanas.
Historicamente submissos aos desígnios do “pai estado ordenador”, muitas das vontades empreendedoras no campo plantador agrícola e criador na pecuária, ficam proteladas pela desinformação ou principalmente, devido ao burocrático e ineficiente modo fiscalizatório governamental. A federação subjuga os estados e estes subjugam os municípios. Cada um com seu modo na operação técnica e arrecadadora.
Produzir alimentos é a mais honrada das atividades. Sem ela não há civilização, não há vida.
É assim que penso.

Reportagem: Jornalismo / Rádio Eldorado

content_copyAssuntos relacionados

Mais notícias de Jornalismo

Em parceria com escolas, Cooperja promove a 1ª Gincana Colaborativa Sustentável

commentJornalismo access_time12/04/2024 08:49

Na oportunidade foi doado as escolas quatro lixeiras para separação adequada dos resíduos.

Campanha “Solidariedade em Dobro” busca triplicar doações de alimentos

commentJornalismo access_time12/04/2024 07:25

Iniciativa que chega a sua 7ª edição é da empresa UNQ Import&Export. A cada quilo recebido, a empresa doará mais dois para Cruz Vermelha, que distribuirá entre as famílias carentes.

Em parceria com patrocinador, Criciúma prepara distribuição gratuita de copos de água na decisão do Catarinense

commentJornalismo access_time05/04/2024 14:16

Cristalcopo fará distribuição de copos na partida contra o Brusque para amenizar efeitos das altas temperaturas.

Infecção urinária recorrente: sintomas, causas e como evitar

commentJornalismo access_time01/04/2024 14:48

Doença causa desconforto e sintomas como ardência ao urinar e vontade frequente de ir ao banheiro.

  Homenagem a Silmar Vieira.

commentJornalismo access_time27/03/2024 13:02

Tudo a ver, com Rúbia Ramos - Homenagem a Silmar Vieira. 19/03/2024