Notícias em destaque

Campanha “Solidariedade em Dobro” busca triplicar doações de alimentos

commentJornalismo access_time12/04/2024 07:25

Iniciativa que chega a sua 7ª edição é da empresa UNQ Import&Export. A cada quilo recebido, a empresa doará mais dois para Cruz Vermelha, que distribuirá entre as famílias carentes.

Treino tático encaminha Caravaggio para enfrentar o Manchister

commentEsporte access_time01/04/2024 15:23

Duelo será disputado na próxima quarta-feira (3), em Nova Veneza.

Tarde de reapresentação no CT Antenor Angeloni

commentCriciúma EC access_time01/04/2024 17:23

A grande decisão do estadual ocorre no sábado (06/04), às 16h30min, no estádio Heriberto Hülse.

SEM EUFEMISNO – SOMOS UM PARAÍSO. FELIZ 2019 SUL CATARINENSE

Texto de Willi Backes.

comment Jornalismo access_time01/01/2019 - 00:01

A mesorregião do sul catarinense, formado por 45 municípios nas três microrregiões AMESC, AMREC e AMUREL, com população superior a 1,1 milhão de residentes, inicia o ano de 2019, com perspectivas boas novas e até alvissareiras. A começar com a eleição e posse na Presidência da República de Jair Messias Bolsonaro, e essa grande revolução é decorrente do extrato popular beneficiando toda Nação Brasileira.

Em Santa Catarina, mesmo com a redução de funções no Governo do Estado, o sul catarinense está como poucas vezes, muito bem representado no corpo da Gestão Pública, em número e comprovada capacidade.

Nas Câmaras de Deputados Estadual e Federal, novos números e nomes ajustados com algumas experiências históricas. E é nessas representações que residem as esperanças das comunidades quanto a boa representação e apoio na intermediação de projetos localizados.

Nas 45 prefeituras do sul, em meio dos mandatos, não há nenhuma expressiva decepção, ao contrário. Apesar da redução e quase esgotamento dos recursos públicos, represados em Brasília, muitas gestões e prefeitos se sobressaem longe das redundâncias.

Enquanto na política a esperança é de continuidade das muitas ações que o Estado empreendeu no sul nos últimos anos, na economia é possível desejar renovadas manchetes empreendedoras. A cambaleante indústria de extração de carvão mineral pensa e repensa projetos para efeito inclusivo na condição de matriz energética alternativa, com importância.

As indústrias de revestimentos cerâmicos no sul, quase que na totalidade, trocaram de mãos quanto à propriedade e gestão. Por ora, há um vazio institucional e promocional do meio com as entidades e comunidades. Há esperança que àqueles adquirentes que apresentam histórico no segmento produtivo, venham em breve modernizar e ampliar a produção. Preocupa os investimentos realizados nas aquisições, com recursos adversos da atividade, para o efeito laranja, ou seja, tira-se o suco e descarta-se o fruto.

Setores econômicos como as indústrias metalmecânicas e do vestuário, mantém o portento adquirido no gosto empreendedor da nossa gente. As oscilações são mais decorrentes dos horizontes nacionais.

O sul catarinense é exemplar não só regional e estadual, mas também nacional, quando o tema econômico são os estabelecimentos, serviços e produtos comercializados pelas redes supermercadistas.

A população do sul tem oportunidades para o trabalho ou serviço temporário. Residentes que podem frequentar educandários de toda ordem e especialização. Muitas especializações que também são ofertadas por Rede Hospitalar e Clínicas Médicas. O comercio de rua e nos shopping centers atendem às necessidades consumidoras, exigentes.

O agronegócio - considerando as indústrias, pecuária e agricultura familiar – é de longe a atividade emergente no sul catarinense. Não sem razão, no sul, são mais de 15 frigoríficos e abatedouros em pleno funcionamento, para produção alimentar oriundo da bovinocultura, avicultura e pescados.

Considerando os predicados naturais da região sul catarinense, é fácil detectar que a indústria do turismo, cultura, religiosidade e lazer é o de maior potencialidade para investimento e agregação de contribuições sociais. Poucas são as regiões no Estado e no Brasil, se é que existem, que oferecem tamanha diversificação para potencializar. Litoral com praias e enseadas, águas termais, lagos e lagoas, rios, cachoeiras, serras, reservas naturais, farta e diversificada gastronomia.

Enfim, o sul catarinense é um paraíso. Em média tem sol e chuva na medida. Tem geração de energia elétrica segura, bem distribuída e em abundância. Tem água potável também em abundância. As terras, na sua expressiva maioria, produtivas. Recursos naturais que margeiam as serras e rios. Tudo interligado por vias e rodovias para acessos.

Novos horizontes para o sul catarinense, com avanços econômicos e sociais, não dependem exclusivamente das representações políticas. Ideias e projetos existem. Resta aos gestores públicos disponibilidade para motivar e incentivar os gestos empreendedores.

Reportagem: Willi Backes

content_copyAssuntos relacionados

Mais notícias de Jornalismo

Em parceria com escolas, Cooperja promove a 1ª Gincana Colaborativa Sustentável

commentJornalismo access_time12/04/2024 08:49

Na oportunidade foi doado as escolas quatro lixeiras para separação adequada dos resíduos.

Campanha “Solidariedade em Dobro” busca triplicar doações de alimentos

commentJornalismo access_time12/04/2024 07:25

Iniciativa que chega a sua 7ª edição é da empresa UNQ Import&Export. A cada quilo recebido, a empresa doará mais dois para Cruz Vermelha, que distribuirá entre as famílias carentes.

Em parceria com patrocinador, Criciúma prepara distribuição gratuita de copos de água na decisão do Catarinense

commentJornalismo access_time05/04/2024 14:16

Cristalcopo fará distribuição de copos na partida contra o Brusque para amenizar efeitos das altas temperaturas.

Infecção urinária recorrente: sintomas, causas e como evitar

commentJornalismo access_time01/04/2024 14:48

Doença causa desconforto e sintomas como ardência ao urinar e vontade frequente de ir ao banheiro.

  Homenagem a Silmar Vieira.

commentJornalismo access_time27/03/2024 13:02

Tudo a ver, com Rúbia Ramos - Homenagem a Silmar Vieira. 19/03/2024