Notícias em destaque

Campanha “Solidariedade em Dobro” busca triplicar doações de alimentos

commentJornalismo access_time12/04/2024 07:25

Iniciativa que chega a sua 7ª edição é da empresa UNQ Import&Export. A cada quilo recebido, a empresa doará mais dois para Cruz Vermelha, que distribuirá entre as famílias carentes.

Treino tático encaminha Caravaggio para enfrentar o Manchister

commentEsporte access_time01/04/2024 15:23

Duelo será disputado na próxima quarta-feira (3), em Nova Veneza.

Tarde de reapresentação no CT Antenor Angeloni

commentCriciúma EC access_time01/04/2024 17:23

A grande decisão do estadual ocorre no sábado (06/04), às 16h30min, no estádio Heriberto Hülse.

A FALTA QUE FAZ O BARULHO

Texto de Willi Backes

comment Jornalismo access_time10/06/2019 - 08:29

Chateia e até indigna quando certos arautos oficiais anunciam no final de cada ano fiscal - foi assim nas últimas temporadas - que o sul catarinense é a região mais “pobre” de Santa Catarina.

O IBGE, mesmo que com incompreensível atraso, divulga o PIB e renda per capita anualmente do Brasil, Estados, Regiões e Municípios. Santa Catarina disputa as principais colocações entre os membros da Federação, substancialmente com média superior ao desempenho nacional, nas duas questões.

O Sul Catarinense, considerando a renda per capita e familiar, tem desempenho superior à média nacional e mantém equilíbrio na comparação com a média do Estado de Santa Catarina.

O SUBSOLO EM CIO.

A história econômica e cultural do sul catarinense se fez e ainda se constrói, inicialmente e ora notadamente sob o auspício da indústria de extração mineral do carvão, e, terra para os revestimentos cerâmicos e peças estruturais para a construção.

O uso e usufruto do barro e terra é tão antiga quanto à humanidade. O carvão mineral e vegetal foi o principal insumo para a revolução industrial na virada do século XIX. Hoje, ocupa e se mantém como um dos insumos principais nas indústrias de transformação e geração de energia nos países mais desenvolvidos no mundo.

O sul catarinense mantém imenso estoque mineral, identificado, no subsolo em toda a região. A despreocupação ambiental condenada no passado, somada a histeria oficial e de agentes avulsos, sempre desproporcionais, estão impedindo para progresso visível e possível.

A SOMA DO QUE FAZEMOS.

A diversificação empreendedora do sul catarinense, a partir do aproveitamento da extração mineral, fez aparecer a geração de energia elétrica – principal insumo desenvolvimentista - as indústrias do vestuário, metalurgia, mecânica, química, plástica, construção, alimentos, turismo, agronegócio, pecuária, agricultura familiar, serviços em geral, educandários, centro médico referencial. Despontam no sul, centros comerciais, shoppings e avulsos. O sul catarinense é “dona” das principais redes supermercadistas de Santa Catarina, com significativa presença também no vizinho Paraná.

BOTAR O OVO E CANTAR.

É público e notório que na última década, o sul catarinense viu a gestão e propriedade de inúmeras empresas e conglomerados, mudarem de comando. Empresas e organizações que lideravam ações institucionais e promocionais em seu benefício, mas também, de toda coletividade, sumiram do marketing regional e estadual. Imagino até que a produção industrial e comercial sob as novas gestões, tenha até aumentada, pela ampliação e maior produtividade. Porém, a mudez e o silencio mercadológico, cria calos no espírito.

No popular é o tal de “botar o ovo e não cantar”. Quando a ave produtora está chocando o ovo, fica quieta, na muda.

Fazer “barulho” é e sempre foi de fundamental importância para animar o todo, provocar autoestima própria e da coletividade.

Reportagem: Jornalismo Eldorado

content_copyAssuntos relacionados

Mais notícias de Jornalismo

Em parceria com escolas, Cooperja promove a 1ª Gincana Colaborativa Sustentável

commentJornalismo access_time12/04/2024 08:49

Na oportunidade foi doado as escolas quatro lixeiras para separação adequada dos resíduos.

Campanha “Solidariedade em Dobro” busca triplicar doações de alimentos

commentJornalismo access_time12/04/2024 07:25

Iniciativa que chega a sua 7ª edição é da empresa UNQ Import&Export. A cada quilo recebido, a empresa doará mais dois para Cruz Vermelha, que distribuirá entre as famílias carentes.

Em parceria com patrocinador, Criciúma prepara distribuição gratuita de copos de água na decisão do Catarinense

commentJornalismo access_time05/04/2024 14:16

Cristalcopo fará distribuição de copos na partida contra o Brusque para amenizar efeitos das altas temperaturas.

Infecção urinária recorrente: sintomas, causas e como evitar

commentJornalismo access_time01/04/2024 14:48

Doença causa desconforto e sintomas como ardência ao urinar e vontade frequente de ir ao banheiro.

  Homenagem a Silmar Vieira.

commentJornalismo access_time27/03/2024 13:02

Tudo a ver, com Rúbia Ramos - Homenagem a Silmar Vieira. 19/03/2024