Notícias em destaque

Campanha “Solidariedade em Dobro” busca triplicar doações de alimentos

commentJornalismo access_time12/04/2024 07:25

Iniciativa que chega a sua 7ª edição é da empresa UNQ Import&Export. A cada quilo recebido, a empresa doará mais dois para Cruz Vermelha, que distribuirá entre as famílias carentes.

Treino tático encaminha Caravaggio para enfrentar o Manchister

commentEsporte access_time01/04/2024 15:23

Duelo será disputado na próxima quarta-feira (3), em Nova Veneza.

Tarde de reapresentação no CT Antenor Angeloni

commentCriciúma EC access_time01/04/2024 17:23

A grande decisão do estadual ocorre no sábado (06/04), às 16h30min, no estádio Heriberto Hülse.

NÃO SÃO APENAS OS 1,91%

Texto – Willi Backes

comment Jornalismo access_time23/12/2019 - 07:03

A poucos dias a Secretaria Estadual da Fazenda do Estado de Santa Catarina antecipou alguns importantes números quanto ao desempenho econômico dos municípios, crescimento de 2019 para 2020.

Dentre as 10 maiores economias do Estado de Santa Catarina, Itajaí apresentou o maior crescimento. Em segundo lugar, Criciúma no sul catarinense, cresceu 1,91% de 2019 para 2020, o que será considerado nos próximos cálculos para o retorno do ICMS.

Simultaneamente no mesmo período, Criciúma oportunizou saldo de 2,7 mil novos postos formais para o trabalho e geração de renda.

CURVAS ASCENDENTES DE SC.

Santa Catarina ponteia a fila dos Estados Brasileiros que cumprem roteiro com curva ascendente nos mais diversos índices econômicos, para uso, usufruto e consumo interno e para exportação, principalmente nos itens relacionados à produção alimentar e seus derivados do agronegócio.

O Estado tem perfil característico alicerçado nas pequenas e médias propriedades rurais. Tecnologia, produtividade, qualificação técnica e opção para o trabalho é conjugação perfeita e segura para os bons resultados. O gigantismo está reservado para a indústria de transformação.

O sul catarinense formado por 45 municípios, reunidos nas associações AMESC, AMREC e AMUREL, região com população superior a 1,2 milhão de residentes, tem a seu favor ainda, as destacadas diversificações nas produções industriais, infraestruturas, estruturas, centros comerciais e de prestação de serviços, reconhecidas aplicações dos conhecimentos culturais.

NUNCA COMO AGORA.

Há décadas não acontecia tamanha expectativa positiva quanto ao que ora se apresenta na virada fiscal do ano no Brasil. O calendário Gregoriano determina que o mundo ocidental em 01 de janeiro próximo adentrará no ano 2020 DC, e isso é fato imutável. O que difere a virada de 2019 para 2020 das muitas viradas obrigatórias anteriores, é o “estado de espírito” da maioria dos viventes.

A turma do “em cima do muro” ou “sanguessugas”, está ficando sem apoio pros propósitos pouco claros nas intenções. Literalmente, mesmo que ainda existam os “não sei de nada, não acompanho nada”, o Brasil está dividido em duas linhas de pensamento e atitudes. Penso ser bem mais produtivo que assim seja. O “quem é quem” é esclarecedor.

O grupo de brasileiros que aposta, investe e pratica os bons costumes na formação familiar, faz do trabalho e empreendedorismo a principal ocupação, respeita o alheio como norma para convivência, sobrepõe àqueles contrários aos bons desígnios.

CONSERVAR O CERTO, MELHORAR O POSSÍVEL.

A composição étnica e cultural da gente sulina de Santa Catarina é um importante predicado desenvolvimentista. Advindo dos usos e costumes das gerações empreendedoras iniciantes e fundadoras, muito foi ensinado e aprendido. A idade histórica civilizatória do sul catarinense é jovem, pouco mais do que centenária.

A diversificação do trabalho empreendido e a qualidade na produção, provocam espontâneo reconhecimento regional, nacional e internacional. O sul catarinense, por lógica estatística, é citado e enaltecido quando se promovem dados referentes à produção de revestimentos cerâmicos, extração mineral, produção no vestuário, na metalomecânica, no agronegócio compreendido a agricultura familiar e pecuária, geração de energia, serviços clínicos e hospitalares, comércio varejista e exponencialmente o de supermercadista, completas e diversificadas iniciativas para o turismo gastronômico, hospedagem, religioso e de lazer. Cada temporada, múltiplas oportunidades.

Que venha logo o ano 2020.

Em 2019, ficou latente que para construir sociedade justa, ordeira e desenvolvimentista, é preciso vontade para o trabalho, respeito e consideração ao próximo, honradez nos procedimentos

Reportagem: Redação Eldorado

content_copyAssuntos relacionados

Mais notícias de Jornalismo

Em parceria com escolas, Cooperja promove a 1ª Gincana Colaborativa Sustentável

commentJornalismo access_time12/04/2024 08:49

Na oportunidade foi doado as escolas quatro lixeiras para separação adequada dos resíduos.

Campanha “Solidariedade em Dobro” busca triplicar doações de alimentos

commentJornalismo access_time12/04/2024 07:25

Iniciativa que chega a sua 7ª edição é da empresa UNQ Import&Export. A cada quilo recebido, a empresa doará mais dois para Cruz Vermelha, que distribuirá entre as famílias carentes.

Em parceria com patrocinador, Criciúma prepara distribuição gratuita de copos de água na decisão do Catarinense

commentJornalismo access_time05/04/2024 14:16

Cristalcopo fará distribuição de copos na partida contra o Brusque para amenizar efeitos das altas temperaturas.

Infecção urinária recorrente: sintomas, causas e como evitar

commentJornalismo access_time01/04/2024 14:48

Doença causa desconforto e sintomas como ardência ao urinar e vontade frequente de ir ao banheiro.

  Homenagem a Silmar Vieira.

commentJornalismo access_time27/03/2024 13:02

Tudo a ver, com Rúbia Ramos - Homenagem a Silmar Vieira. 19/03/2024