Notícias em destaque

Campanha “Solidariedade em Dobro” busca triplicar doações de alimentos

commentJornalismo access_time12/04/2024 07:25

Iniciativa que chega a sua 7ª edição é da empresa UNQ Import&Export. A cada quilo recebido, a empresa doará mais dois para Cruz Vermelha, que distribuirá entre as famílias carentes.

Treino tático encaminha Caravaggio para enfrentar o Manchister

commentEsporte access_time01/04/2024 15:23

Duelo será disputado na próxima quarta-feira (3), em Nova Veneza.

Tarde de reapresentação no CT Antenor Angeloni

commentCriciúma EC access_time01/04/2024 17:23

A grande decisão do estadual ocorre no sábado (06/04), às 16h30min, no estádio Heriberto Hülse.

CVV e RPV estruturam ações em prol da vida

Diante do cenário de pandemia, voluntários buscam novos apoiadores e reorganizam ações

comment Jornalismo access_time03/06/2020 - 11:57

Reportagem: Renata Tonetto Angeloni - Comunicação voluntária

Mais de cinco milhões de brasileiros estão em risco de depressão e as taxas de suicídio entre jovens têm crescido constantemente. Com a pandemia, existe uma grande preocupação a respeito, como que prevendo consequências sérias durante, e após este período.

O CVV (Centro de Valorização à Vida) segue os atendimentos pelo telefone 188 (ligação gratuita - fone 24 horas disponível) e pelo chat no site (que você pode acessar clicando aqui).

A RPV (Rede de Proteção à Vida) está com a atuação mais restrita devido ao período de isolamento social, mas ambas as frentes de apoio pela vida, organizam estratégias de apoio emocional e estimulam mais voluntários para abraçar a causa, projetando o retorno à realização de palestras, workshops e rodas de conversa.

O voluntário da RPV e do CVV, Roberto Caldas, explica que a procura nos canais de atendimento tem sido muito grande. “O voluntariado sempre precisa de mais braços, e diante deste cenário tão desafiador, aumenta a necessidade de mais pessoas para atuar agora, e principalmente nesta sequência de dias a frente”, alerta.

Roberto explica que o CVV, fundado em São Paulo, em 1962, é uma associação civil, sem fins lucrativos, filantrópica, reconhecida como de Utilidade Pública Federal, desde 1973. Presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional e prevenção do suicídio para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo e anonimato.

Já a Rede de Proteção à Vida é um movimento voluntário de conscientização da sociedade para a importância da valorização da vida e dos cuidados com a saúde emocional, que engloba diversas instituições locais como Polícias Militar/Civil, ACIC, Assoc. Criciumense para Saúde Mental/Ceres, Serv. de Psicologia Aplicada Esucri/SPAE, Núcleo de Prevenção às Violências e Promoção da Saúde/Nuprevips, SAMU, Compev, CVV, GASS (Grupo de Apoio aos Sobreviventes do Suicídio), Sociedade de Psicologia de Criciúma e FIESC/Sesi.

“A atenção para com a saúde emocional deve ser dirigida para todos (para quem sofre, e para os profissionais que atendem a quem sofre), com ênfase na prevenção e posvenção, derrubando tabus, como: 'quem fala, não faz'; 'isto é frescura'; 'a pessoa apenas quer aparecer'; ou ainda, 'não se fala sobre suicídio, pois estimula o ato'. Uma de nossas metas é manter as entidades abertas para novos voluntários, bem como estimular novas parcerias para ajudar a quem precisa de orientações e atendimento. Estamos à disposição para unir esforços, deixando nossos meios de contato”, completa o voluntário Caldas.

content_copyAssuntos relacionados

Mais notícias de Jornalismo

Em parceria com escolas, Cooperja promove a 1ª Gincana Colaborativa Sustentável

commentJornalismo access_time12/04/2024 08:49

Na oportunidade foi doado as escolas quatro lixeiras para separação adequada dos resíduos.

Campanha “Solidariedade em Dobro” busca triplicar doações de alimentos

commentJornalismo access_time12/04/2024 07:25

Iniciativa que chega a sua 7ª edição é da empresa UNQ Import&Export. A cada quilo recebido, a empresa doará mais dois para Cruz Vermelha, que distribuirá entre as famílias carentes.

Em parceria com patrocinador, Criciúma prepara distribuição gratuita de copos de água na decisão do Catarinense

commentJornalismo access_time05/04/2024 14:16

Cristalcopo fará distribuição de copos na partida contra o Brusque para amenizar efeitos das altas temperaturas.

Infecção urinária recorrente: sintomas, causas e como evitar

commentJornalismo access_time01/04/2024 14:48

Doença causa desconforto e sintomas como ardência ao urinar e vontade frequente de ir ao banheiro.

  Homenagem a Silmar Vieira.

commentJornalismo access_time27/03/2024 13:02

Tudo a ver, com Rúbia Ramos - Homenagem a Silmar Vieira. 19/03/2024