Notícias em destaque

Campanha “Solidariedade em Dobro” busca triplicar doações de alimentos

commentJornalismo access_time12/04/2024 07:25

Iniciativa que chega a sua 7ª edição é da empresa UNQ Import&Export. A cada quilo recebido, a empresa doará mais dois para Cruz Vermelha, que distribuirá entre as famílias carentes.

Treino tático encaminha Caravaggio para enfrentar o Manchister

commentEsporte access_time01/04/2024 15:23

Duelo será disputado na próxima quarta-feira (3), em Nova Veneza.

Tarde de reapresentação no CT Antenor Angeloni

commentCriciúma EC access_time01/04/2024 17:23

A grande decisão do estadual ocorre no sábado (06/04), às 16h30min, no estádio Heriberto Hülse.

NETO DO OPERADOR DA “MARION”

access_time13/03/2019 - 00:22

Fonte: Produção

É de Siderópolis, neto do senhor Natalino Comin, um dos operadores da famosa extratora de carvão mineral “Marion”, o novo procurador-geral de Justiça de Santa Catarina. Fernando da Silva Comin tem o “pé preto”, como se costuma dizer dos nascidos na região carbonífera. Seu mandato como chefe estadual do Ministério Público de Santa Catarina é de dois anos a contar da posse em 5 de abril. Sua indicação se dá primeiro por votação e depois retirado de lista tríplice pelo governador do Estado. Fernando tem 44 anos de idade e ingressou no MP em 2001. Estava atuando em Balneário Camboriú, mas antes do MP atuou em Criciúma no gabinete do juiz Rubens Salfer. Tem bom trânsito entre os mais jovens e os mais experientes do MP.

CRICIÚMA ENXUTA
Divulgado pelo Tribunal de Contas de Santa Catarina o ranking das melhores prefeituras em termos de gastos com pessoal é o novo trunfo do prefeito Clésio Salvaro. A notícia foi recebida ontem. Entre as 13 maiores cidades catarinenses Criciúma é a que tem o menor percentual de gasto com folha: 37,55 por cento da receita. Ao comentar o assunto, ontem, o prefeito disse que o objetivo é atingir o percentual de 35 por cento até o final do mandato.

O QUE DIZ A LEI
A Lei de Responsabilidade Fiscal diz que uma prefeitura pode usar até 54 por cento da receita para pagamento de servidores no Poder Executivo.

PRÓ E CONTRA
Argumentos como o índice de comprometimento com a folha de pagamento são muito usados pelos gestores em processo de reeleição. É o que deve acontecer com o prefeito Clésio Salvaro em 2020. Já a categoria dos servidores deve usar este argumento para buscar melhor índice de reajuste salarial.

OUTRO ÍNDICE
Durante os comentários de avaliação do impacto positivo da notícia dada pelo Tribunal de Contas do Estado sobre o índice de comprometimento do orçamento, o prefeito voltou a tocar no assunto passagem de ônibus. Já no ano passado não houve reajuste e neste ano está assegurado que não haverá. Como em 2020 é ano de eleição igualmente não deve ser concedido reajuste. Isso daria três anos sem aumento da passagem de ônibus, o que é outro mecanismo forte numa campanha de reeleição.

LÁ COMO AQUI
Daniel Freitas saltou de vereador de Criciúma a deputado federal sem escalas. Ontem ele apresentou na Câmara dos Deputados o seu primeiro projeto, que tem embrião em Criciúma. Na sua base eleitoral aprovou uma lei que permite que as mulheres desembarquem do transporte coletivo em qualquer local, mesmo fora do ponto, por medida de segurança, a partir das 22h. Agora ele quer que esta seja lei nacional.

SUPER QUINTA
Amanhã acontece a reunião dos prefeitos de Criciúma, Siderópolis, Forquilhinha, Nova Veneza, Maracajá e Içara com a presidente da Casan para decidir o futuro dos contratos de gestão da água e esgoto. Será às 15h no gabinete do prefeito Clésio Salvaro. Os movimentos liderados pelo prefeito de Criciúma indicam rompimento de contrato. Na sede da empresa na capital, entretanto, há inclusive pressão interna para que a reivindicação dos municípios do sul seja atentida.

INDISPESÁVEL
A cidade de Criciúma é considerada a mais estratégica para a Casan. Com ela figuram como os melhores resultados as cidades de Florianópolis, São José e Chapecó. Qualquer perda pode comprometer o sistema.

CPI SOB SUSPEITA
A revelação de que o presidente da CPI da Ponte Hercílio Luz recebeu doação de campanha de uma das empresas já investigadas pelo Ministério Público no caso, está “incendiando” o debate de bastidores. Circulam desde ontem cópias das doações de campanha feitas por pelo menos uma das empresas a dois membros da comissão, os deputados Marcos Vieira (presidente) e João Amin (membro). Não há fato ilegal, tanto que as contas de ambos foram aprovadas. O que ganha repercussão é a moralidade ou imoralidade do fato deles estarem na investigação. O apelo é para que os parlamentares se julguem impedidos de participar de um processo que vai investigar também financiadores de campanha.

ALEGAÇÃO Pela primeira resposta repassada à colegas da capital que já ouviram os dois deputados, ambos, Marcos Vieira e João Amin, consideram que não há nada de anormal e garantem que as doações não lhes impedirão de exercer a função na CPI.

É ANTIGO As doações foram feitas em 2010 e 2014, quando era permitida a doação por empresas, diferente do que ocorre atualmente.

ARGUMENTOS Outro argumento sugere que estas doações são feitas a pedido dos coordenadores de campanhas e o dinheiro direcionado a um ou outro candidato de forma direta, mas sem contato do beneficiado direto com a empresa. Este tipo de situação ficou muito evidente nas revelações recentes dos grandes escândalos nacionais.

ESTUDANTIL Movimento de acadêmicos da Unesc ganha corpo através de manifestações nas redes sociais cobrando explicações sobre o alegam ser a falta de transparência das contas do DCE. Sugerem que a conta anual do diretório chega aos R$ 100 mil.

ORANDO Informações são de que líderes do PRB, partido controlado pela Igreja Universal também em Santa Catarina, estão orando muito para que o deputado Gelson Merísio, que estaria de saída do PSD, não entre na sigla dos religiosos. Conhecem o poderio de articulação do ex-candidato a governador.


Criciúma fecha Centro de Triagem da Covid-19

 personJoão Paulo Messer
access_time30/11/2021 - 17:59

Um dos primeiros municípios brasileiros a anunciar a criação de um Centro de Triagem Coronavírus encerrou nesta terça-feira (30) o serviço. Pacientes sintomáticos e suspeitos passam a ser atendidos nas unidades básicas de saúde. A alegação é que a baixa procura já não justifica mais a manutenção de uma equipe e estrutura em local único da cidade.

O centro de triagem da Covid-19 em Criciúma está sendo fechado por falta de demanda. - Foto: Divulgação

Os últimos números revelam que no mês de outubro o centro registrou 3.252 atendimentos, sendo que o maior pico foi no mês de maio com 9 mil atendimentos.

A prefeitura de Criciúma divulgou a informação acentuando que segundo ela este centro de triagem coronavírus foi pioneiro e modelo para o resto do país, com atendimento qualificado de pacientes sintomáticos, desde março de 2020. Até então foram mais de 131 mil atendimentos feitos no local.

A cidade tem atualmente 89 casos ativos da Covid-19, além de outros nove casos suspeitos e nenhum paciente internado em UTI. Os únicos dois pacientes internados em UTI, por Covid-19, são moradores de outras cidades da região que procuram a rede hospitalar por esta ser estratégica no sul do estado.

Foram 644 óbitos em função da pandemia tendo sido confirmados 39.205 casos confirmados ao longo do período e 38.452 recuperados em mais de 144 mil coletas feitas.

O que o encontro do PL revelou para quem não se liga em política

 personJoão Paulo Messer
access_time21/11/2021 - 16:59

As pessoas estão "de saco cheio" de usar máscaras. Num joguinho do faz de conta segue a obrigatoriedade do uso de máscara. Tem lei federal obrigando e o governo do Estado analisa a possibilidde de flexibilkizar o decreto que fia inclusive multa para quem não usar, mas em locais abertos. A verdade é que as pessoas já não usam mais mesmo em locais fechados. Basta ver nos eventos públicos ou mesmo na rua. Usa quem quer. Não há fiscalizaçao. Governantes já não exigem mais e parecem preferir fazer com que a população regule a circulação.
Poderiamos usar vários exemplos mas este dá foto fala por sí. Foi neste sábado (20) em Lages.

Ministro Onix Lorenzoni virá à Criciúma ainda neste ano

 personJoão Paulo Messer
access_time21/11/2021 - 16:07

O ministro do Trabalho e Previdência, o gaúcho Onyx Lorenzoni, virá à Criciúma ainda neste ano de 2021. Esta promessa circula nos bastidores e foi "Amarrada" no dia em que a autoridade participou do 22º Fórum Nacional de Entidades Representativas dos Militares Estaduais (ANERMB), em Florianópolis. Foi dia 11 deste mês. Em Criciúma o evento deve acontecer na sede da Associaçao Empresarial, ACIC. A entidade ainda não tem esta informação de forma oficial, mas as pessoas que estão articulando a vinda de Onix já trabalham com o assunto. Ele deve fazer uma palestra sobre a "nopva legislação trabalhista".
Os primerios ajustes da agenda em Criciúma teriam sido firmadas nesta rápida conversa do minsitro com Ricardo Oliveira, da superintendência do Ministério do Trabalho em Santa Catarina.

PSDB se mostra sem rédeas justo onde não poderia

 personJoão Paulo Messer
access_time21/11/2021 - 15:59

Se tem uma cidade (região) onde o PSDB não poderia demonstrar rédeas soltas é Criciúma. Afinal, esta é a cidade da presidente estadual da sigla e do prefeito Clésio Salvaro, cuja liderança nunca foi questionada e é justo o que lhe deu a condição de nome forte para estar numa chapa majoritária. O PSDB de Criciúma ssempr esteve sob o domínio do seu principal líder. De repente agora se fala em até quatro nomes para deputado estadual: Giovana Galato, Dóia Guglielmi, Aroldo Frigo Júnior e Acélio Casagrande. Óbvio que se hovuer quatro irão inutilizar um ao outro. Mas a quem interessa isso e por que as coisas andam sem rédeas?
Não é difícil apontar suspeitas. A presidente estadual do partido, deputada federal Giovana de Sá teria quatro candidatos estaduais trabalhando colado à sua candidatura. Afinal, qualquer um dos quatro que sugerisse colar o nome a um candidato de outra região estaria selado pela traição à sua base eleitoral. Quem sabe por isso a presidente estadual da sigla cale e consinta quatro candidatos.
De outro lado o prefeito sde Criciúma, Clésio Salkvaro, anda na muda. Parece que no caso dele é porque quando tudo começou ele foi o primeiro a dizer que os pré-candidatos na ápoca deveriam entender-se entre si. Naquela ocasião estava na lista de pré-candidatos o seu primo Cleiton Salvaro. Agora que Cleiton está fora, se Clésio assumir as rédeas e decidir sobre uma ou outra candidautra está dando uma demonstração de que só não queria se posicionar antes porque tinha um parente na disputa. Se lá atrás disse que o problema era dos candidatos, não pode agir diferente agora.
Os quatro nomes de pré-candidatos a deputado estadual pelo PSDB da Amrec, são: Gioovana Galato, Acélio Casagrande, Dói Guglielmi e Aroldo Frigo Júnior.
Se existe uma certeza é que os quatro "se anulam entre si" e o PSDB pode ficar sem deputado estadual. Porém, os quatro fazem votação que pode ajudar a tucanos de outars regiões se elegerem pois contribuem para a legenda.
Há quem enxergue ai que o deputado Marcos Vieira, que estaria buscnado Aroldo Frigo Júnior e Dóia Guglielmi para seus cabos elitorais não reclamaria nem um pocuo pois ambos fariam mais votos para si, na legenda, do que fariam para ele Marcos Vieira como cabo eleitoral.
Acho que dá para entender porque o PSDB anda de rédeas soltas na região da Amrec.

Evidência de que a população cansou de usar as máscaras

 personJoão Paulo Messer
access_time21/11/2021 - 14:03

O encontro do PL em Lages neste sábado pode ser um dos muitos exemplos que temos de que a população já revogou a lei federal 14.019/2020, que obriga o uso da máscara. Isso porque o governo de Santa Catarina já anunciou que apenas altera a legislação quando o governo federal fizer a revogação da sua lei. Assim mesmo, em cidades como o Rio de Janeiro, onde o governo liberou a obrigatoriedade da máscara em locais abertos, em locais fechados ela segue sendo exigida.
O que ocorre na prática é que não há mais fiscalização, nem aplicação de multas. Em Criciúma, onde o prefeito Clésio Salvaro chegou a baixar decreto desobrigando o uso de máscara em local aberto o Ministério Público recorreu e tornou a legislação municipal ilegal por conflitar com a legislação estadual e federal.
O exemplo que uso aqui, do encontro do PL em Lages não se constitui numa exceção, mas é a regra estabelecida pelo cidadão. Deve-se registrar ainda que a observação é mera figura ilustrativa, pois não estive no local e faço a observação apenas fotos. A imagem distribuída pela agremiação organizadora do evento fala por si.
No início deste mês (novembro) o governador Carlos Moises admitiu que ao chegar a 65 por cento da imunização em sua população seja possível a liberação do uso de máscara em locais abertos. Na semana passada o Secretário de Estado da Saúde, André Mota Ribeiro, comentou que estudos no sentido da flexibilização do regramento vem ocorrendo. Foi quando revelou a informação de que Santa Catarina atingiu a marca de 57 por cento de pessoas com o esquema vacinal completo.

CAIXA volta a atender em Criciúma das 11h às 16h

 personJoão Paulo Messer
access_time21/11/2021 - 07:09

O superintendente regional da Caixa Econômica, Rudolfo Cabral Neto informou no final da tarde desta sexta-feira (19) de que a partir de terça-feira (22) as agÇencias de Criciúma retoam atendimento de antes da pandemia, ou seja, das 11h às 16h. Em algumas cidades da região este atendimento será entre 10h e 15h. A direção nacional da Caixa Econômica Federal informou que suas agências voltarão a atender, a partir de 23 de novembro, no horário vigente antes da pandemia.
Os horários regulares de abertura e fechamento das unidades variam de acordo com as especificidades de cada região e serão praticados desde que a legislação municipal não determine padrão diferente do estabelecido anteriormente. É o que foi informado em nota neste sábado (20).

As máscaras estão caindo (em desuso)

 personJoão Paulo Messer
access_time13/11/2021 - 16:00

Se você perceber que a cada dia mais pessoas estão andando sem máscaras, embora ainda estejamos sob a regência do decreto que as torna obrigatórias, não tenha dúvidas: o consenso coletivo está na frente de uma decisão que o Governo do Estado deve tomar em breve. E não é difícil entender porque a diminuição de pessoas com máscaras nas ruas. É que os governos municipais não fiscalizam mais. Teve prefeito, como o de Criciúma, que chegou a baixar decreto pelo fim da obrigatoriedade da máscara em locais públicos e abertos. Óbvio, o decreto foi derrubado. Nem por isso o usoa da máscara é consenso.
Como os prefeitos são da opinião de que não tem porque manter a obrigatoriedade, e isso é da maioria na região carbonífera, eles não fiscalizam mais. O Estado não tem condições de fiscalizar. Como manter obrigatório o uso de um acessório quando o descumprimento ao deceto nçao gera qualquer penalidade. A multa caiu.
Por enquanto o único desconforto que alguém que não usar multa pode ter é a reprovação de quem usa e acha que o outro deveria usá-la. Pelas autoridades a obrigatoriedade já ciu faz tempo.

Conferência Nacional de Educação em Criciúma

 personJoão Paulo Messer
access_time12/11/2021 - 15:11

Com o tema “Inclusão, equidade e qualidade: compromisso com o futuro da educação brasileira”, o Fórum Municipal de Educação de Forquilhinha promoveu a etapa municipal da IV Conferência Nacional de Educação (Conae). A etapa municipal em Forquilhinha foi realizada no auditório da Casa Mãe Helena. Os objetivos da etapa municipal da IV Conae foram: avaliar a implementação do Plano Municipal de Educação (PNE) com destaque específico ao cumprimento das metas e das estratégias intermediárias, sem prescindir de uma análise global do plano; avaliar a implementação dos planos estaduais, distrital e municipais de educação, os avanços e os desafios para as políticas públicas educacionais; e, conclamar a sociedade brasileira para a elaboração e aprovação do novo PNE 2024-2034.
A coordenadora pedagógica Jucilane da Silva enfatiza que o evento serviu de espaço de reflexões, de discussões, de afirmação e proposições, para que possamos oportunizar a educação do nosso município, uma educação de qualidade para nossas crianças, adolescentes e jovens, de valor a inclusão, numa perspectiva de equidade a todos, garantindo a educação como processo de possibilidades ao simples e ao nobre, ao lutador e ao esquecido, aos favorecidos e desarraigados do meio, sendo alcançados por uma sociedade que ainda sonha, busca e acredita.
Na etapa municipal foram eleitos sete delegados, representantes da educação básica, na qual irão representar o município na etapa regional marcada para o dia 30 de novembro.

Forquilhinha garante novas vagas de qualificação profissional para o ano de 2022

 personJoão Paulo Messer
access_time12/11/2021 - 11:11

Para o ano de 2022, o Governo de Forquilhinha já programa a continuidade ao projeto de Qualificação profissional em parceria com o SENAI. Serão 120 vagas ofertadas nos períodos vespertino e noturno e um total de seis turmas, dos cursos pedreiro de alvenaria, eletricista industrial e panificação e confeitaria.
O prefeito José Cláudio Gonçalves, o Neguinho esteve reunido com o coordenador de Educação SESI SENAI, Geovanes Barcelos Júnior e coordenador de Mercado, Fillipe Rampinelli alinharam a pré-reserva Escola Móvel.
Neguinho destaca a importância da garantia de qualificação de mão-de-obra para os forquilhinhenses. “Em um mundo cada vez mais tecnológico, as mudanças são rápidas, o que exige dos profissionais grandes esforços em manter-se atualizados. E com essa mudança, o mercado de trabalho atualmente, está com um alto nível de competitividade, por isso, possuir qualificação profissional é essencial para a inserção de profissionais em diferentes áreas profissionais. A partir de maio, devido a agenda do SENAI, o governo municipal irá abrir novas oportunidades de qualificação profissional”, comenta o gestor.

Sindicalistas protestam na casa da deputada Giovânia de Sá

 personJoão Paulo Messer
access_time11/11/2021 - 19:59

O Movimento Sindical Sul Catarinense e representantes dos Servidores e Servidoras Municipais de Criciúma e Região, realizaram o “café” em frente à residência da Deputada Geovania de Sá em Criciúma. Os dirigentes exigem que a deputada não aporve a PEC 32, que instituirá, a reforma administrativ. Seguindo o movimento sindical esta proposta aumentará a corrupção nas esferas administrativas do país. Os Manifestantes ressaltaram também que se a parlamentar votar sim pela reforma administrativa, eles irão voltar à casa dela e não lhe darão sossego.

A Serra do Rio Rastro, ora é estrada ora pista para eventos esportivos

 personJoão Paulo Messer
access_time11/11/2021 - 11:11

Um dos cartões postais de Santa catarina, inscrita entre as mais impressionantes estradas do mundo, a Serra do Rio do rastro tem se transformado em uma das princpais áreas para a prática de esportes em várias modalidades, especialmente ciclismo e corridas a pé. O desafio torna-se mais emocionante. Por isso a Serra do Rio do Rastro será interditada hoje dia 11 e amanhã dia 12 de novembro para o evento Uphill Marathon. A informação é da Polícia Militar Rodoviária de Santa Catarina (PMRv/SC). Conforme o informativo divulgado nesta quarta-feira, dia 8, a Serra do Rio do Rastro terá horários de interdição neste final de semana.
Os usuários da via devem ficar atentos aos horários de interdição que ocorrem neste sábado, dia 11, das 6h às 12h, e neste domingo, dia 12 das 6h às 15h Antes e após os horários de interdição da rodovia, o transito segue livre.

Projeto da meritocracia "quase" pronto

 personJoão Paulo Messer
access_time09/11/2021 - 16:00

Hoje mais uma rodada de conversa dos vereadores integrantes da comissão especial de análise do projeto de criação do programa de Meritocracia no serviço público de Criciúma. Desta vez a reunião foi com integrantes da Saúde. Apesar de audiência pública, pouca gente comparece às galerias para ouvir o debate sobre o tema. Nos próximos dias a reunião será com representantes da área de Educação.
A previsao é de que o projeto que tem um debate no chamado "fio da navalha" seja votado ainda neste ano ou durante o recesso nos primeiros dias do ano que vem. Existe resistência no setor de servidores, mas a tendência é de aprovação da matéria. Não só porque o Executivo tem ampla maioria na Câmara de Vereadores, mas porque o apelo a este tipo de avaliação do serviço público é grande.

Favas contadas, Bolsonaro no PL e Jorginho Melo candidato ao governo com apoio de Amin

 personJoão Paulo Messer
access_time08/11/2021 - 18:22

Na granja se dizia nos tempos da avó que não se conta com o ovo antes da hora. Quer dizer, o ditado não é bem assim, mas para bom entendedor meia palavra basta. Pois nesta de interpretar as meias palavras se pode concluir que a opção de Bolsonaro pelo PL, o que deve ser anunciado em breve, rearrruma as coisas em Santa Catarina. Tira Esperidião Amin da disputa pelo governo do Estado e dá fôlego e tranquilidade para Jorginho Melo arrumar o terno para assumir a agronômica. Se vai usar o terno ou não é outra questão.
Entre os bolsonaristas catarinenses como o deptuado federal Daniel Freitas é favas contadas a ida de Bolsonaro ao PL. Tanto é que o parlamentar que mostrou fidelidade ao presidente em recente defesa de emenda constitucional, a chamada PEC Emergencial, conversou mas nçao casou com o PP, recentemente. Freiotas é um dos muitos que conta tempo para seguir Bolsonaro.
Em Criciúma Freitas terá outro nome na disputa pela vaga de deputada federal. Trata-se da bolsonarista Júlia Zanatta. Freitas tem dito que é candidato e ponto final. Tem a benção de Bolsonaro assim como Júlia o tem. Bolsonaro por todos e cada um por sí.

VICE
A principal dúvida, passa a ser quem será o vice de Jorginho Melo? Há probabilidade de que o prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli, seja o escolhido. Resta saber se ele renunciará a prefeitura em março esperando pela convenção em agosto. É tempo enorme e insegurança demais para quem é sabidamente "escaldado" por promessas da família Amin. Afinal, Esperidião pode ter o desejo de ver a esposa Ângela de vice de Jorginho.

RODRIGUES
Bolsonaro no PL esfria os ânimos de personagens como o prefieto de Chapecó, João Rodrigues (PSD). O PSD, que aliás, terá disputa acirrada internamente entre a liderança de Júlio Garcia e do ex-governador Raimundo Colombo. Este último defende candidatura própria, equanto Garcia teria preferência pela reeleição de Carlos Moises.

MOISES
O governador Carlos Moises é hoje um "Sem Teto", ou então "Sem Partido". A falta de abrigo partidário é a sua maior dificuldade. E não há perspectivas de que isso mude. As portas que ele pretende bater estão todas fechadas, começando pelo MDB. Na tradicional sigla deve ter candidato próprio e as apostas são as de que o prefeito de Jaraguá do Sul Antídio Lunelli seja o candidato.

Vanderlei Ricken assume presidência do PDT de Forquilhinha

 personJoão Paulo Messer
access_time24/10/2021 - 16:59

O ex-prefeito de Forquilhinha, Vanderlei Ricken assumiu neste domingo a presidência do PDT no município. Foi durante encontro das lideranças da sigla que agora está no governo municipal com o vice-prefeito Valcir Antonio Matis, o Chile. A siglça tem no município ainda os vereadores Marcos Macedo Rocha, Valdeci Figueiredo e Larissa Rocha Elias. Um dos mais recentes "reforços" da sigla é o ex-prefeito Dimas Kammer, que também participou do encontro liderado pelo deputado estadual Rodrigo Minotto, que é vice-presidente estadual do partido.
O PDT terá como candidato a governsador do estado o ex-deputado, médico lageadno, Fernando Coruja e à presidência da república deve ter Ciro Gomes.

Leia o editorial do Programa João Paulo Messer desta segunda-feira (18)

 personJoão Paulo Messer
access_time17/10/2021 - 11:42

Você sabe porque na rede de energia elétrica da sua casa o negativo da tomada faz o papel de neutro?
Ou seja, o neutro e o negativo são a mesma coisa quando falamos de energia elétrica prática das nossas casas, certo?
Mas porque estou perguntando ou simplesmente dizendo isso.
Simples, porque quero abrir o programa de hoje chamando a atenção para o papel que cada um de nós pode e deve exercer em se tratando de energia da economia na nossa região.

Quero mostrar aqui que o neutro é o mesmo que o negativo, e que se você for neutro em relação ao assunto considere-se um negativo.

Eu sei que esta mensagem deve mesmo é ser direcionada aos nossos parlamentares.
Mas creio que todos nós devemos e podemos ter posição quando se trata de energia da economia.
Por isso prestemos atenção.

Existem duas propostas de leis que aguardam que parlamentares estaduais e federais se posicionem.
Uma está sob o número 270 na Assembleia Legislativa.
E a outra sob o nome e sigla MP 1055 no Congresso Nacional.
Se elas forem aprovadas, o carvão mineral, passa a ser de fato tratado como alternativa para geração de energia.
E a valorização do carvão, nós já sabemos, gera mais de seis bilhões ano de movimentação econômica e garante mais de 22 mil empregos diretos.
Dispensável, portanto, dizer porque o carvão é tão importante para a nossa região.
Bastaria eu lembrar que nossa região é chamada de Região Carbonífera.
Ou então, que nós somos da capital nacional do carvão.
Ou ainda, que o carvão é chamado de ouro negro da nossa região.

Por isso, a partir de hoje, aqui na rádio Eldorado, e sugerimos que isso seja feito por todos os que tem preocupação em relação ao futuro da economia da nossa região, passe a identificar quais são os polos das nossas lideranças.

Se os nossos representantes são neutros, quer dizer negativos, ou se são positivos.
Acomodar-se e assistir o debate sobre o assunto é posição de neutralidade. Por isso de negatividade.
Já os que de fato se posicionam como polo positivo, isto é, que não fiquem assistindo o debate, deles queremos ouvir o que de fato estão fazendo pela aprovação destas matérias.

É isso, em síntese, que passa a ser a nossa prioridade hoje, na programação da rádio Eldorado. Saber quem é o que quando o assunto é preocupação com a economia do sul do Estado.