Notícias em destaque

Covid-19: Criciúma inicia vacinação de crianças nesta terça-feira

commentJornalismo access_time18/01/2022 13:46

Aplicação das 1070 doses que chegaram no sábado (15) iniciou às 8h.

Etapa de Criciúma do STU National abre calendário dos campeonatos de Skate em 2022

commentEsporte access_time13/01/2022 12:32

Cidade recebe o evento a partir desta quinta (13). Vários skatistas olímpicos, como Rayssa Leal, já estão confirmados

Troféu Maximiliano Gaidzinski retorna ao clube

commentCriciúma EC access_time21/12/2021 07:30

O torcedor poderá ver uma réplica da taça na Sala de Troféus Décio Bianchini Góes

Criciúma lança livro em comemoração aos 10 anos da Mina de Visitação

Livro conta a história da cidade, desde sua fundação até o sucesso dos parques municipais

comment Jornalismo access_time29/10/2021 - 18:33

Reportagem: Redação Eldorado

O livro “Criciúma: Um breve relato de seus 140 anos” foi lançado na noite dessa quinta-feira (28). Exemplares da obra foram entregues como presente aos homenageados na cerimônia de comemoração dos 10 anos da Mina de Visitação Octávio Fontana. O título, de iniciativa da Secretaria de Educação e seus profissionais, conta o progresso da cidade desde sua fundação, em 1880, até os dias atuais.

“O livro é uma sequência cronológica e didática do desenvolvimento de Criciúma. Começamos com a geologia da região, para entendermos porque o carvão foi tão importante no desenvolvimento do município. Procuramos identificar os principais acontecimentos de cada década”, destacou a jornalista, organizadora e autora, Joice Quadros.

"É uma obra especial, que resgata a origem e memória da cidade, passando por diversos momentos e locais importantes da nossa trajetória. Todo o trabalho de apuração foi convertido numa linguagem acessível, que mostra a essência da cultura e tradição criciumense", ressaltou o secretário municipal de Educação, Miri Dagostim.

Produção do livro

A ideia do livro surgiu no final de 2018, de uma conversa entre Joice e a então Secretária de Educação, a atual vereadora Roseli de Lucca. “Não tínhamos tantos livros atualizados e, por isso, nossos professores tinham dificuldade em contar a história da cidade. No início, a ideia era que ele servisse de apoio aos professores, e que nossos alunos também pudessem utilizá-lo para conhecer a história do município”, explicou Roseli.

A produção começou no primeiro semestre de 2019, em um trabalho junto dos professores e coordenadores da Secretaria de Educação. No ano seguinte, na fase de diagramação, a obra teve uma ampliação, passando a ser projetada com cores e fotos de arquivos históricos. “Foi um trabalho de muita pesquisa e principalmente de confirmação de datas. Tivemos um grande zelo para que todas as informações fossem baseadas em documentos ou depoimentos”, complementou Joice.

“Preferi me colocar como organizadora, porque ali também tem textos de outras pessoas. Muita gente colaborou, como o pessoal envolvido na pesquisa, revisão, orçamento, diagramação, gráfica e fotografias. Todos que participaram de uma forma ou outra são citados na primeira página, de catalogação”, agradeceu a jornalista.

A obra, cuja produção foi finalizada em dezembro de 2020, possui 13 capítulos, que contam, entre outros temas, sobre a fundação e emancipação, a chegada dos imigrantes, a indústria carbonífera e a modernização da cidade. Foram impressos quatro mil exemplares, que terão distribuição gratuita às escolas municipais e demais instituições a serem definidas pela Secretaria de Educação.

Também pensando em complementar a didática sobre a cidade, surgiu outro livro, “Criciúma: uma história de todos!”, fruto do trabalho dos profissionais da secretaria. Lançado em abril, ele foi distribuído para as Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB) do município, e está acessível no site da prefeitura.

content_copyAssuntos relacionados

Mais notícias de Jornalismo

Covid-19: Criciúma inicia vacinação de crianças nesta terça-feira

commentJornalismo access_time18/01/2022 13:46

Aplicação das 1070 doses que chegaram no sábado (15) iniciou às 8h.

Librelato inova com a maior Célula de Solda Robotizada da América Latina

commentJornalismo access_time18/01/2022 13:32

A nova tecnologia permitirá a solda completa de um implemento em apenas 30 minutos, uma redução de 35% no tempo de produção do implemento

Covid-19: Nova Veneza inicia agendamento para vacinação das crianças

commentJornalismo access_time17/01/2022 13:51

Com a chegada de 80 doses, a aplicação será realizada por meio de agendamento

Pré-diabetes: cuidados com a saúde evitam o avanço da doença

commentJornalismo access_time14/01/2022 16:07

Rotina que inclui alimentação saudável e exercícios físicos são essenciais para a prevenção

INSS suspende temporariamente perícias médicas

commentJornalismo access_time14/01/2022 09:07

Aumento dos casos de covid-19 no país motivou decisão do instituto.