Notícias em destaque

Caravaggio vence o Blumenau pela Série B do Catarinense

commentJornalismo access_time17/06/2024 15:10

Azulão conquista segunda vitória consecutiva na competição.

Caravaggio vence o Atlético Catarinense fora de casa

commentEsporte access_time10/06/2024 17:17

Azulão fez dois gols no segundo tempo e somou três pontos na Série B do Campeonato Catarinense.

Criciúma e Bahia empatam no Heriberto Hülse

commentCriciúma EC access_time17/06/2024 15:05

O elenco do Criciúma se reapresenta na manhã desta segunda-feira (17/06) no Centro de Treinamento Antenor Angeloni e inicia a viagem para Goiânia (GO) no período da tarde.

Chuva ameniza mas deixa rastro de estragos

Volume de chuva foi acima do esperado em Criciúma, mas as consequências são consideradas sob controle

comment Jornalismo access_time08/10/2023 - 08:33

Reportagem: Redação Eldorado

O volume de chuva em Criciúma foi acima do esperado, mas as consequências são consideradas sob controle. A principal cidade do Sul de SC também sofreu com o grande volume de chuva, mas está entre as menos afetadas no Sul de SC. Em Criciúma, nas últimas 48 horas choveram 125mm, segudo Fred Goes, da Defesa Civil.

A siutação mais crítica está em Tubarão, onde pelo menos 50 pessoas foram abrigadas na Catedral. Ao todo a cidade azul tem 118 pessoas que necessitaram de ajuda dos Bombeiros e Defesa Civil para serem removidas.. Tiveram que sair de suas casas. Em Araranguá a ata do nível do rio também preocupa e desaloja pessoas. Este cenário deve continuar agravando.

Os acessos a Forqulinha, como pela rodovia Jorge Lacrda, na região do Sangão, o volume de chuva diminuiu e já dá fluidez normal no trânsito.
Forquilhinha foi o primeiro município a decretar situação de emergência, ocorrendo o mesmo logo após com Orleans e Treviso.

Em virtude das chuvas o acesso norte de Araranguá teve que ser interditado. O acesso central deve ser usado para quem quiser acessar a cidade vindo do sentido norte.

Na BR-101 foi feito um desvio no quilômetro 404, no sentido Norte, em Araranguá. O trânsito está fluindo somente pelo elevado, mas não há bloqueio total da rodovia.

A previsão de tempo atualizada da Defesa Civil do Estado confirma instabilidade no tempo em todo estado neste domingo, 8, com a ocorrência de temporais acompanhados de chuva intensa e volumosa. Há risco alto a muito alto para ocorrências como alagamentos, deslizamentos, enxurradas e inundações graduais.

Os acumulados devem variar entre 30 e 50 mm entre o Extremo Oeste e o Litoral Sul. Os maiores acumulados devem ficar concentrados entre o Meio-Oeste, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Norte do estado, onde os volume variam entre 50 e 70 mm, podendo ser ultrapassados pontualmente. À tarde não se descartam temporais no norte catarinense, principalmente nas áreas próximas à divisa com o Paraná. A partir do final do dia, as chuvas perdem força gradualmente e devem retornar na próxima semana.

Risco ALTO nas áreas em laranja e MODERADO nas áreas em amarelo com relação aos volumes de chuva e aos temporais, como alagamentos, enxurradas e destelhamentos. Ressalta-se que o risco permanece ALTO A MUITO ALTO para inundações e deslizamentos

As chuvas deste final de semana castigaram muito a região da Amurel. Os estragos ainda estão sendo contabilizados e teremos muito trabalho pela frente.

Diante dessa situação, alguns municípios já decretaram situação de emergência. Capivari de Baixo, Gravatal, Pedras Grandes, Tubarão e Grão-Pará já estão com seus decretos em vigor. O município de São Martinho ainda está analisando a situação.

Os outros municípios não decretaram situação de emergência até o momento.

Após reunião técnica com a Defesa Civil na tarde de sábado, 7, e coletiva de imprensa no final do dia, o governador Jorginho Mello determinou o fechamento da da comporta C4 da Barragem de Ituporanga, no Alto Vale do Itajaí.

A decisão aconteceu após a avaliação técnica de que a barragem poderia perder a operação por conta do alto volume armazenado no equipamento, porém a decisão foi tomada tendo em vista a previsão de chuva e os impactos que poderão ser causados nas cidades do Vale do Itajaí.

“Estamos tomando a decisão. Uma decisão difícil, pois temos o risco de perder a operação da barragem, mas estamos aqui para tomar a decisão”, destacou o governador.

De acordo com o setor de engenharia da Defesa Civil de Santa Catarina, não há risco estruturante, pois o canal extravasor opera normalmente.

content_copyAssuntos relacionados

Mais notícias de Jornalismo

Caravaggio vence o Blumenau pela Série B do Catarinense

commentJornalismo access_time17/06/2024 15:10

Azulão conquista segunda vitória consecutiva na competição.

Grupo Giassi abre vagas para trabalhar no Combo Criciúma

commentJornalismo access_time17/06/2024 14:48

Estão sendo ofertadas vagas para diversas funções, como repositores, auxiliar de depósito, fiscal de segurança e operador de caixa.

Aguaí Santuário Ecológico recebe a segunda edição do Expresso Belluno

commentJornalismo access_time13/06/2024 12:56

O passeio ferroviário terá duração de 4h30 com comissária exclusiva no vagão, apresentação de sanfoneiros, recepção com café com mistura e muita diversão.

Workshop vai desvendar stories que conectam e vendem em Içara

commentJornalismo access_time13/06/2024 11:51

Imersão com especialista Fabiana Pangrácio será realizada no próximo dia 26.

Nações Shopping promove encontro de fãs com os personagens Elsa, Stitch, Minions e Hello Kitty

commentJornalismo access_time13/06/2024 10:14

Evento acontece neste domingo, dia 16, e é gratuito.