Chuva ameniza mas deixa rastro de estragos
Volume de chuva foi acima do esperado em Criciúma, mas as consequências são consideradas sob controle
O volume de chuva em Criciúma foi acima do esperado, mas as consequências são consideradas sob controle. A principal cidade do Sul de SC também sofreu com o grande volume de chuva, mas está entre as menos afetadas no Sul de SC. Em Criciúma, nas últimas 48 horas choveram 125mm, segudo Fred Goes, da Defesa Civil.
A siutação mais crítica está em Tubarão, onde pelo menos 50 pessoas foram abrigadas na Catedral. Ao todo a cidade azul tem 118 pessoas que necessitaram de ajuda dos Bombeiros e Defesa Civil para serem removidas.. Tiveram que sair de suas casas. Em Araranguá a ata do nível do rio também preocupa e desaloja pessoas. Este cenário deve continuar agravando.
Os acessos a Forqulinha, como pela rodovia Jorge Lacrda, na região do Sangão, o volume de chuva diminuiu e já dá fluidez normal no trânsito.
Forquilhinha foi o primeiro município a decretar situação de emergência, ocorrendo o mesmo logo após com Orleans e Treviso.
Em virtude das chuvas o acesso norte de Araranguá teve que ser interditado. O acesso central deve ser usado para quem quiser acessar a cidade vindo do sentido norte.
Na BR-101 foi feito um desvio no quilômetro 404, no sentido Norte, em Araranguá. O trânsito está fluindo somente pelo elevado, mas não há bloqueio total da rodovia.
A previsão de tempo atualizada da Defesa Civil do Estado confirma instabilidade no tempo em todo estado neste domingo, 8, com a ocorrência de temporais acompanhados de chuva intensa e volumosa. Há risco alto a muito alto para ocorrências como alagamentos, deslizamentos, enxurradas e inundações graduais.
Os acumulados devem variar entre 30 e 50 mm entre o Extremo Oeste e o Litoral Sul. Os maiores acumulados devem ficar concentrados entre o Meio-Oeste, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Norte do estado, onde os volume variam entre 50 e 70 mm, podendo ser ultrapassados pontualmente. À tarde não se descartam temporais no norte catarinense, principalmente nas áreas próximas à divisa com o Paraná. A partir do final do dia, as chuvas perdem força gradualmente e devem retornar na próxima semana.
Risco ALTO nas áreas em laranja e MODERADO nas áreas em amarelo com relação aos volumes de chuva e aos temporais, como alagamentos, enxurradas e destelhamentos. Ressalta-se que o risco permanece ALTO A MUITO ALTO para inundações e deslizamentos
As chuvas deste final de semana castigaram muito a região da Amurel. Os estragos ainda estão sendo contabilizados e teremos muito trabalho pela frente.
Diante dessa situação, alguns municípios já decretaram situação de emergência. Capivari de Baixo, Gravatal, Pedras Grandes, Tubarão e Grão-Pará já estão com seus decretos em vigor. O município de São Martinho ainda está analisando a situação.
Os outros municípios não decretaram situação de emergência até o momento.
Após reunião técnica com a Defesa Civil na tarde de sábado, 7, e coletiva de imprensa no final do dia, o governador Jorginho Mello determinou o fechamento da da comporta C4 da Barragem de Ituporanga, no Alto Vale do Itajaí.
A decisão aconteceu após a avaliação técnica de que a barragem poderia perder a operação por conta do alto volume armazenado no equipamento, porém a decisão foi tomada tendo em vista a previsão de chuva e os impactos que poderão ser causados nas cidades do Vale do Itajaí.
“Estamos tomando a decisão. Uma decisão difícil, pois temos o risco de perder a operação da barragem, mas estamos aqui para tomar a decisão”, destacou o governador.
De acordo com o setor de engenharia da Defesa Civil de Santa Catarina, não há risco estruturante, pois o canal extravasor opera normalmente.
Mais notícias de Jornalismo
TUDO A VER: Meliponicultura, produção artesanal, solidariedade e direitos trabalhistas foram os assuntos desta sexta-feira
Natália Chaves recebeu Amanda Ludwig, Daniel Loch, Cida Bernardo, Letícia Ghisi, Almir Fernandes e a Dra. Ana Paula Mariana
Prefeitura de Tubarão entrega UPA ao IMAS em novembro, e unidade abre ainda este ano
A empresa responsável pela cobertura está concluindo a troca do telhado e a impermeabilização da laje
Prefeitura de Tubarão vai economizar R$ 1,2 milhão por ano com fim de fundações
A Fundação Municipal de Educação será a única fundação mantida pela Administração Pública, preservando sua autonomia administrativa e financeira
Setor de serviços lidera ranking de geração de empregos em Santa Catarina
Mais de 30 mil vagas foram preenchidas nos oito primeiros meses do ano
Cocal do Sul oferece vacina contra pneumonia para idosos a partir de 85 anos
Pneumo 20 é gratuita e também protege contra meningite e infecções graves. Vacinação ocorre das 7h30 às 11h30 e das 13h às 16h














