Notícias em destaque

Nações Shopping sorteia finais de semana em Urubici para celebrar o Dia dos Namorados

commentJornalismo access_time24/05/2024 11:59

A campanha ‘Sorte no Amor’ segue até 13 de junho.

Caravaggio conquista o Campeonato Catarinense Sub-21 B

commentEsporte access_time13/05/2024 08:38

Azulão da Montanha ficou com o título após derrotar o Juventus por 4 a 1.

Sub-15 e Sub-17 do Criciúma vencem o Hercílio fora de casa

commentCriciúma EC access_time13/05/2024 10:02

Os resultados garantiram as duas categorias do Criciúma na vice-liderança do Campeonato Catarinense.

Dia da enfermagem: profissionais são sinônimo de cuidado e atenção à saúde

Neste dia 12 de maio, o HSJosé celebra seus enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares e agradece a dedicação que faz a diferença na vida de cada um que passa pela instituição.

comment Jornalismo access_time10/05/2024 - 15:21

Reportagem: Redação

Neste dia 12 de maio, o HSJosé celebra seus enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares e agradece a dedicação que faz a diferença na vida de cada um que passa pela instituição

Eles são essenciais no trabalho hospitalar. As suas mãos são repletas de cuidado, atenção e dedicação ao próximo. Neste 12 de maio, é celebrado o Dia Internacional da Enfermagem, uma data importante para celebrar enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares e reforçar a importância da profissão para a saúde e cuidado da comunidade.

“Trabalhar na área da saúde sempre foi um desejo do meu coração. E para mim, significa doação. Cuidar da dor do outro com o que temos de melhor, e entender que Deus cuida da nossa. Todo dia é um aprendizado diferente, cada paciente, cada atendimento é uma lição diferente e acredito que por isso nossa profissão é tão valiosa. Mas o maior aprendizado de todos é entender que a gente sempre pode fazer algo para melhorar a situação de alguém, contribuir na vida daquela pessoa que precisa do nosso cuidado. Seja com uma palavra, um gesto, um olhar ou até uma manta quentinha. Sempre dá para contribuir de alguma forma” explica a enfermeira Gabriela Felipe Carvalho Zeilmann, que atua no Hospital São José de Criciúma há 6 anos.

Atualmente, no HSJosé, são mais de 800 enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares que atuam no dia a dia da instituição buscando levar amor e cuidado a quem precisa. “Trabalhar com enfermagem é ter a certeza que o seu dia de trabalho fará a diferença na vida de alguém, é trazer esperança para as pessoas, aliviar o sofrimento e proporcionar qualidade de vida e conforto aos necessitados. É cuidado do início ao fim da vida, e também aprendizado todos os dias, crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional. Trabalhar com a enfermagem significa ter amor e esperança por dias melhores para as pessoas”, garante a enfermeira do HSJosé, Beatriz de Mello.

Segundo a profissional que está há dois anos na instituição, trabalhar com a enfermagem fez aprender que é preciso amar todos os dias, pedir perdão, ser gentil, querer ser alguém melhor a cada dia, e ser grata por tudo. “Quando estamos atuando, lidamos com vidas, com histórias, com os mais diferentes processos de saúde enfrentados por pacientes. Nós prestamos a assistência, e eles, nos ensinam sobre a vida, a valorizar cada momento e oportunidade, tenho certeza que a Enfermeira de 2022 não é a mesma de 2024, a enfermagem me permite e estimula estar em constante evolução em todos os aspectos da vida”, aponta Beatriz.

A mesma ideia é compartilhada com a enfermeira Francine Caetano Américo, que cita a pandemia de Covid-19, como um período difícil, porém de grande aprendizado. “A experiência de enfrentar uma pandemia na linha de frente no combate me fez crescer profissionalmente, enfrentando muitas coisas que antes não imaginávamos que seria possível. Aprendi a ser grata pelas coisas simples da vida e agradecer por cada dia. Cuidar das pessoas me mostrou que nenhuma pessoa é igual e que nosso cuidado deve abranger a todos, aprendi que muitas vezes o que as pessoas precisam é somente de alguém que possa parar para escutar o que elas têm a dizer e isso por mais simples que seja faz a diferença na vida de alguém”, enaltece Francine.

Assistência humanizada e cuidado centrado no paciente
De acordo com a gerente assistencial do HSJosé, Thamilis Csunderlick, a instituição cada vez mais foca na humanização e no cuidado centrado no paciente, especialmente na área da assistência hospitalar. “Tanto no HSJosé, quanto em outras atividades, a enfermagem é quem cuida, quem fica do lado do paciente em todos os momentos. Tanto o enfermeiro como o técnico e auxiliares são aqueles que estão junto à família, do paciente, ouvindo suas queixas ajudando em questões de auxilio, alívio da dor, cuidado, banhos, entre tantas outras ações. São esses profissionais que fazem o dia a dia ser diferente, são eles que merecem ser muito celebrados pela importância e pela sua dedicação ao próximo”, finaliza Thamilis.

Colaboração: Jéssica Pereira - Assessora de Comunicação do Hospital São José

content_copyAssuntos relacionados

Mais notícias de Jornalismo

Nações Shopping sorteia finais de semana em Urubici para celebrar o Dia dos Namorados

commentJornalismo access_time24/05/2024 11:59

A campanha ‘Sorte no Amor’ segue até 13 de junho.

Voluntários unem forças para enviar kits de atividades e brinquedos para crianças no RS

commentJornalismo access_time22/05/2024 13:30

Mais de 100 conjuntos com livros de pintar, de história, lápis de cor, massinha e brinquedo já foram destinados a abrigos e comunidades

HSJosé: menina de oito anos celebra o fim da radioterapia com um momento de alegria

commentJornalismo access_time22/05/2024 13:08

Colaboradoras da instituição se vestiram de princesas e fizeram o dia de Maria Antônia Cascaes ainda mais especial

Mulheres produzem bolachas para atingidos pelas enchentes no RS

commentJornalismo access_time17/05/2024 16:20

Voluntárias produziram mais de seis mil bolachas caseiras que serão destinadas ao estado gaúcho.

Coopercocal envia equipe de eletricistas para ajudar comunidades no RS

commentJornalismo access_time15/05/2024 17:31

A iniciativa representa um esforço conjunto entre as cooperativas de Santa Catarina filiadas a FECOERUSC (Federação Catarinense das Cooperativas de Eletrificação Rural), que se uniram para oferecer suporte na restauração dessas estruturas vitais.