Chega de punição simbólica no racismo do futebol
Câmara cria lista nacional que responsabiliza clubes por omissão
A Câmara dos Deputados aprovou o projeto que cria o Cadastro Nacional de Entidades Esportivas condenadas por racismo, medida que agora segue para análise do Senado. A proposta estabelece sanções diretas a clubes envolvidos em episódios discriminatórios.
Pela nova regra, equipes incluídas na chamada “lista suja” ficarão impedidas de firmar contratos com o poder público e de receber patrocínios, subvenções ou incentivos fiscais durante o período de inscrição.
O tempo de permanência no cadastro será de dois anos, com possibilidade de exclusão antecipada caso o clube comprove ações efetivas de combate ao racismo e de conscientização de torcedores.
De autoria do deputado Bandeira de Mello (PSB), o projeto surge após sucessivos episódios de discriminação no futebol, especialmente contra o jogador Vinícius Júnior, ampliando a pressão por respostas institucionais.
A inclusão no cadastro dependerá de decisão condenatória na esfera judicial, administrativa ou da Justiça Desportiva, consolidando um novo mecanismo de responsabilização no esporte.
Mais do que punição simbólica, a medida busca transformar a cultura do futebol brasileiro, associando transparência, prevenção e consequência real aos atos de racismo.
Mais notícias de Jornalismo
Saúde de Cocal do Sul passa a contar com segundo médico em fins de semana
Plantonistas atenderão das 14h às 21h
Instalação de indústrias segue sendo principal incentivo de Cocal do Sul
Município prepara área para atender demanda de mais de 120 empresas
Cocal do Sul recebe a primeira unidade móvel da SATC com cursos de ciência e tecnologia
Iniciativa é parceria entre Governo Municipal e instituição
Romaria dos Motociclistas terá programação ampliada em Içara e espera reunir mais de 5 mil fiéis
Evento na Basílica Sagrado Coração Misericordioso de Jesus será realizado nos dias 25 e 26 de julho, com atividades religiosas, confraternização e atrações para os participantes
Semana do Dia do Amigo é marcada por atividades recreativas na Afasc
Ações foram voltadas ao fortalecimento de vínculos no SCFV













