Notícias em destaque

  TUDO A VER: Meliponicultura, produção artesanal, solidariedade e direitos trabalhistas foram os assuntos desta sexta-feira

commentJornalismo access_time23/10/2026 18:30

Natália Chaves recebeu Amanda Ludwig, Daniel Loch, Cida Bernardo, Letícia Ghisi, Almir Fernandes e a Dra. Ana Paula Mariana

Içara promove primeiro Campeonato de Futsal Feminino

commentEsporte access_time22/10/2026 19:00

Competição tem início neste sábado (24) e conta com sete equipes

  Tigre enfrenta o Sport na Ilha do Retiro de olho no G2

commentCriciúma EC access_time23/10/2026 01:10

Técnico Umberto Louzer tem a volta de Jhonata Robert e a dúvida de César Martins

IAB retorna à Feira CasaPronta Criciúma com praça em homenagem ao arquiteto Fernando Carneiro

Espaço será dedicado à memória da arquitetura de Criciúma e terá programação com profissionais, entidades e escritórios durante os cinco dias de feira

comment Jornalismo access_time08/09/2026 - 15:05

Reportagem: Redação Eldorado

A arquitetura que ajudou a construir a identidade de Criciúma estará em destaque na próxima edição da Feira CasaPronta Criciúma. Entre os dias 14 e 18 de outubro, o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) - Núcleo Criciúma retorna ao evento com uma proposta especial: transformar seu espaço em uma praça dedicada ao arquiteto Fernando Carneiro, profissional que deixou sua marca em diferentes pontos da cidade.

Entre as obras associadas à trajetória de Carneiro estão a Igreja Nossa Senhora da Salete, no bairro Próspera, a Estação Rodoviária, o Mampituba, o Criciúma Clube, a casa de Jarvis Gaidzinski, a Praça do Congresso e o espaço comercial que atualmente abriga o Camelódromo. A homenagem proposta pelo IAB busca resgatar essa trajetória e aproximar o público da história da arquitetura local.

A chamada Praça Fernando Carneiro será um espaço de convivência e troca de conhecimento ao longo dos cinco dias de feira. A programação reunirá arquitetos, escritórios, entidades, profissionais e instituições para discutir temas relacionados à arquitetura, paisagismo, construção, cultura, mercado e desenvolvimento das cidades.

“A ideia é criar um espaço vivo dentro da CasaPronta, onde as pessoas possam circular, conversar e conhecer um pouco mais sobre a arquitetura que faz parte da história de Criciúma. A homenagem ao Fernando Carneiro também é uma forma de valorizar essa memória e mostrar como a arquitetura está diretamente ligada à construção da cidade”, afirma a presidente do IAB Criciúma, Kelen Arigoni Cardoso.

A iniciativa terá a participação da Fundação Cultural de Criciúma, aproximando arquitetura, cultura e patrimônio. Também estão previstas participações de entidades como a Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (ASBEA) e o Sinduscon, além de profissionais e escritórios da região. Entre os convidados está o arquiteto Miguel Cañas Martins, do escritório Metroquadrado Arquitetura, de Joinville. A programação também contará com a participação da Anthea Arquitetura da Paisagem, levando o paisagismo para as discussões sobre espaços livres e relação com a natureza.

O primeiro dia da feira terá um momento especialmente dedicado ao homenageado, com uma conversa com Fernando Carneiro sobre sua trajetória profissional e sua contribuição para a arquitetura e para Criciúma.

Para a diretora da Nossacasa Feiras e Eventos, Jaqueline Backes, organizadora da CasaPronta, a participação do IAB amplia o espaço de diálogo proposto pela feira. “O evento reúne diferentes setores ligados ao morar e à construção, e ter o IAB conosco traz uma dimensão importante para esse encontro: a oportunidade de olhar para a arquitetura, para a história da nossa cidade e também para o futuro. A homenagem ao Fernando Carneiro torna essa participação ainda mais especial”, destaca.

CasaPronta reúne diferentes setores em Criciúma
A 23ª Feira CasaPronta Criciúma será realizada de 14 a 18 de outubro de 2026, no Pavilhão José Ijair Conti, em Criciúma (SC). O evento reúne empresas e profissionais dos setores de construção civil, mobiliário e decoração, com programação voltada a negócios, conhecimento, tendências e inovação.

Durante cinco dias, o evento concentra em um só espaço soluções para diferentes etapas de projetos residenciais e comerciais, além de programação de conteúdo e oportunidades de negócios.

content_copyAssuntos relacionados

Mais notícias de Jornalismo

  TUDO A VER: Meliponicultura, produção artesanal, solidariedade e direitos trabalhistas foram os assuntos desta sexta-feira

commentJornalismo access_time23/10/2026 18:30

Natália Chaves recebeu Amanda Ludwig, Daniel Loch, Cida Bernardo, Letícia Ghisi, Almir Fernandes e a Dra. Ana Paula Mariana

Prefeitura de Tubarão entrega UPA ao IMAS em novembro, e unidade abre ainda este ano

commentJornalismo access_time22/10/2026 22:01

A empresa responsável pela cobertura está concluindo a troca do telhado e a impermeabilização da laje

Prefeitura de Tubarão vai economizar R$ 1,2 milhão por ano com fim de fundações

commentJornalismo access_time22/10/2026 21:01

A Fundação Municipal de Educação será a única fundação mantida pela Administração Pública, preservando sua autonomia administrativa e financeira

Setor de serviços lidera ranking de geração de empregos em Santa Catarina

commentJornalismo access_time22/10/2026 19:30

Mais de 30 mil vagas foram preenchidas nos oito primeiros meses do ano

Cocal do Sul oferece vacina contra pneumonia para idosos a partir de 85 anos

commentJornalismo access_time22/10/2026 19:01

Pneumo 20 é gratuita e também protege contra meningite e infecções graves. Vacinação ocorre das 7h30 às 11h30 e das 13h às 16h