Notícias em destaque

  TUDO A VER: Shows, solidariedade e flores foram os assuntos desta quarta-feira

commentJornalismo access_time07/10/2026 18:30

Natália Chaves recebeu Fellipe Ugioni, Arthur Bernhardt, Gisele Bolan, Arlete do Nascimento e Neide Medeiros

Clubes definem por transmissão da TV Larm na decisão do regional

commentEsporte access_time06/10/2026 10:15

Por seis votos a três, dirigentes definem por manter regulamento da competição

Criciúma busca quebrar tabus históricos contra o Ceará na Arena Castelão

commentCriciúma EC access_time08/10/2026 10:37

A bola rola às 20h30 pela 32ª rodada da Série B

 
Profissionais da saúde de Criciúma recebem capacitação em tuberculose

Município é referência no tratamento da doença, 87% dos pacientes conseguem a cura

comment Jornalismo access_time08/04/2018 - 08:00

Reportagem: Jornalismo / Rádio Eldorado - Foto: Vivian Sipriano / Decom

Com o objetivo de aprimorar os conhecimentos dos técnicos de enfermagem sobre a prevenção, promoção e recuperação de pacientes com tuberculose, a Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, capacitou 50 técnicos de enfermagem.

De acordo com o enfermeiro da Vigilância Epidemiológica do Programa de Tuberculose e Hanseníase, Paulo Rogério Hansen, as orientações foram sobre a investigação epidemiológica, sintomática respiratória dos pacientes, coleta de exames e orientações gerais. “Criciúma é uma das cidades referência no Tratamento Direto Observado (TDO) da tuberculose. O município tem 100 novos casos por ano. A boa notícia é que 87% dos pacientes infectados conseguem se curar”, ressalta.

Os enfermeiros e os agentes comunitários da saúde já haviam sidos capacitados. “Essa qualificação serve para melhorar a qualidade e eficiência da assistência aos pacientes. Resolvemos orientar os técnicos de enfermagem para fazer um ciclo em prol do trabalho realizado com os usuários”, destaca o enfermeiro.

Tuberculose

É uma doença infectocontagiosa de transmissão respiratória, afetando principalmente os pulmões. A tuberculose é transmitida de pessoa para pessoa através da tosse, fala ou espirro. Os sintomas são tosse por mais de três semanas, suor noturno, emagrecimento, falta de apetite e fraqueza.

micÁudio da notícia





content_copyAssuntos relacionados

Mais notícias de Jornalismo

  TUDO A VER: Shows, solidariedade e flores foram os assuntos desta quarta-feira

commentJornalismo access_time07/10/2026 18:30

Natália Chaves recebeu Fellipe Ugioni, Arthur Bernhardt, Gisele Bolan, Arlete do Nascimento e Neide Medeiros

SINE de Içara realiza seleção para nova loja que será inaugurada em novembro

commentJornalismo access_time06/10/2026 21:01

Os interessados devem comparecer ao local para realizar o cadastro e, na sequência, participar da entrevista com representantes da empresa

Novo vinho elaborado com uva Goethe Primo será lançado no Sul de Santa Catarina

commentJornalismo access_time06/10/2026 19:45

Pela primeira vez, a Vigna Mazon, de Urussanga, vinifica separadamente o clone que surgiu de uma mutação natural da uva Goethe Clássica

Escolas de Criciúma recebem biodigestores para transformar resíduos em energia

commentJornalismo access_time06/10/2026 18:38

Entrega do equipamento faz parte de Programa de Educação Socioambiental, implementado pela primeira vez em Santa Catarina

  TUDO A VER: Logística, empreendedorismo e confiança e lei de Morro da Fumaça foram os assuntos desta terça-feira

commentJornalismo access_time06/10/2026 18:30

Natália Chaves recebeu Dagnor Schneider, Gabriel Silveira de Melo e Carlos Sweder de Rocchi Venério