51/52 ANOS PASSADOS, HISTÓRIA DO PRAIÃO
Texto de Willi Backes
O tempo passa, o tempo voa. O ano foi 1969, portanto, transcorridos 51/52 anos comemorados nessa temporada do verão brasileiro.
Waldemir Norberto Izaú Pereira, popularmente conhecido por “Fumanchú”, ex-jogador de futebol profissional do Comerciário, em 1969 organizou o primeiro campeonato de futebol de areia na Balneário Praia do Rincão. Naqueles tempos existia no distrito de Forquilhinha um time de futebol de campo com o nome de Cruzeirinho FC e que a cada domingo subia na carroceria de caminhão para partidas amistosas e torneios por toda a região sul.
Inscrever e jogar descalço nas areias da praia do Rincão foi um ato de ousadia. Mas, a rapaziada alegre foi pro desafio, afinal um banho no atlântico após os jogos contribuía para alegria faceira da turma. Rodada vai, rodada vem. Jogo ganho aqui, jogo ganho acolá. E não é que o Cruzeirinho FC se classifica para jogo final, para surpresa dos praieiros, inclusive para a organização?
Para tentar diminuir a possibilidade de um time lá da colônia, reforçado, viesse a ganhar a competição na areia da praia, o jogo final foi transferido para campo com gramado, descalços, no condomínio Lagoa dos Esteves. Não foi o suficiente. O Cruzeirinho FC sagrou-se campeão do primeiro campeonato de futebol de areia (e da grama) do Balneário Praia do Rincão.
CONTENTES, FRUSTADOS, SATISFEITOS.
Além do troféu e medalhas, havia a promessa de que o campeão iria fazer um jogo interestadual. E não era um jogo qualquer.
Em 1969, mês de abril, o Internacional de Porto Alegre estava promovendo jogos festivos, comemorativos à inauguração do Estádio Beira Rio. Dia 6/4/69 o Inter venceu o Benfica por 2x1. Dia 07/04, a Seleção Brasileira venceu a Seleção Peruana por 2x1. Dia 13/4 o Inter venceu o Peñarol por 4x0. O jogo final foi Inter 0 x 0 Grêmio, e para esse jogo, na preliminar, evidentemente, estaria segundo o “Fumanchú”, programado jogo contra a equipe de base do Inter, prêmio maior para o campeão do Praião do Balneário Praia do Rincão.
Com recursos advindos de uma rifa, foi locado ônibus para a viagem, na madrugada, para Porto Alegre. Lá chegando, a ansiosa delegação do Cruzeirinho FC foi recepcionada pela direção do Inter. Estupefatos, negaram qualquer acerto preliminar para realização da preliminar. Nem ao menos sabiam de quem se tratava o “Fumanchú”. Diplomaticamente a direção colorada levou parte da delegação da Forquilhinha para visitação aos vestiários e aperto de mãos dos jogadores profissionais do clube. Foi uma meia-gloria, mas, satisfatória. Naqueles tempos, a idolatria dedicada a jogadores profissionais dos grandes clubes era imensa.
No retorno, além de um pequeno acidente rodoviário com o ônibus, a delegação criou um grito, que hoje é comum nas grandes conquistas: “É campeão..... É campeão ....... É campeão...... Foi uma epopeia.
Anexo duas fotos do grupo de jogadores de 1969, uma nas areias e outra no gramado do campestre, jogo final.
Bruno Backes (treinador) – Woimer Loch (dirigente) – Paulo Hoepers – Willi Backes – Joelci Balico Tiscoski – Rui Moskito Búrigo – Celso da Silva – Vanildo Warmling – Djair – Gilberto Steiner (massagista) – Lothar Backes – Dagoberto Arns – Carlinhos Monteiro – Joãozinho – Donato Preis – Zica Trichês – Janir Kurtz, mais, Sérgio Tiscoski – Flávio Arns e Dino Eyng.
Mais notícias de Jornalismo
Agendamento de transporte passa a contar com novo ponto de atendimento no Facilita Tubarão
Durante este período, os usuários poderão utilizar os dois pontos de atendimento
Morro da Fumaça promove campanha para descarte consciente de pneus
Ação segue até 30 de setembro e recebe pneus de diferentes tipos de veículos mediante agendamento
Maracajá abre 9ª edição dos Jogos Escolares Municipais com celebração ao esporte e à inclusão
Cerimônia reuniu estudantes de quatro escolas municipais e contou com apresentações, passagem da tocha olímpica e participação da APAE
Saúde de Orleans terá nova unidade para ampliar atendimento no Centro
Investimento de R$ 2,15 milhões viabiliza estrutura com novos espaços para os serviços da atenção básica
IAB retorna à Feira CasaPronta Criciúma com praça em homenagem ao arquiteto Fernando Carneiro
Espaço será dedicado à memória da arquitetura de Criciúma e terá programação com profissionais, entidades e escritórios durante os cinco dias de feira














