Notícias em destaque

Campanha “Solidariedade em Dobro” busca triplicar doações de alimentos

commentJornalismo access_time12/04/2024 07:25

Iniciativa que chega a sua 7ª edição é da empresa UNQ Import&Export. A cada quilo recebido, a empresa doará mais dois para Cruz Vermelha, que distribuirá entre as famílias carentes.

Treino tático encaminha Caravaggio para enfrentar o Manchister

commentEsporte access_time01/04/2024 15:23

Duelo será disputado na próxima quarta-feira (3), em Nova Veneza.

Tarde de reapresentação no CT Antenor Angeloni

commentCriciúma EC access_time01/04/2024 17:23

A grande decisão do estadual ocorre no sábado (06/04), às 16h30min, no estádio Heriberto Hülse.

Blog João Paulo Messer

MINISTRO EM TRÊS LOCAIS

 personJoão Paulo Messer
access_time25/03/2019 - 00:22

Hoje a tarde será fechada a agenda do Ministro de Ciência e Tecnologi em Criciúma sexta-feira. Ele chega no meio da tarde num avião da FAB com lugar para 12 pessoas. Passa por Florianópolis onde deve apanhar o governador Carlos Moisés da Silva e o Secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Lucas Esmeraldino. Depois descem em Jaguaruna. No roteiro prévio estão na agenda o Bairro da Juventude, a SATC e à noite palestra na Unesc. Ele fecha o roteiro em colaboração com o gabinete do deputado federal Daniel Freitas, responsável pela vinda dele à Criciúma.

A REFORMA
Caracterizado pelo fato de não deixar vazar informações o atual Governo do Estado vai divulgar hoje a reforma administrativa. Só quase três meses após assumir e mais de cinco meses após ser eleito, é que o governo apresenta como pretende ter a máquina que vai gerir o Estado. O governador Carlos Moisés da Silva leva a reforma pessoalmente à Assembleia Legislativa, hoje às 15h. Os deputados precisam aprova-la.

O BATMAN
Cristiano Zanetta de Matos, o Batman, será homenageado na Câmara de Vereadores de Criciúma nesta segunda-feira. Ele ficou conhecido no país pelo trabalho que faz com crianças hospitalizadas. Tudo começou numa visita a um paciente com câncer em Criciúma. Morador de Urussanga, hoje recebe convites de várias cidades brasileiras para palestras sobre o seu trabalho. A proposta é do vereador Júlio Kaminski.

SUPER-HERÓI
No seu primeiro atendimento Batman – conhecido assim porque se veste com a fantasia do super-herói – chegou a quebrar uma porta para impactar na sua performance. O resultado obtido é impressionante, por isso indicado inclusive por médicos.

A NOVA UDN
Aconteceu sábado no auditório do Zatta Palace Hotel em Criciúma a primeira reunião para fundação da nova UDN. Reuniram-se dirigentes de municípios da AMESc e AMREC com direito a ambiente lotado e animado. O discurso é o da fidelidade ao presidente Jair Boklsonaro. A articulação em Santa Catarina vem sendo feita pelo criciumense Júlio César Lopes.

ROTEIRO NO OESTE
Na sua passagem por Chapecó, na sexta-feira e sábado, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Júlio Garcia, foi insistentemente perguntado pelos repórteres sobre 2022. Ao seu estilo desconversou negando que seja sua pretensão. Quando questionado sobre o PSD também contornou todas as tentativas de arrancar dele uma palavra sobre a saída de Gelson Merísio, por exemplo.

PADRINHO
No sábado o presidente Assembleia Legislativa, deputado Júlio Garcia foi homenageado numa solenidade muito emocionante, que reuniu todas as APAEs de Santa Catarina. Ele é considerado o maior incentivador destas instituições. É dele a proposta de lei destinando dinheiro do Fundo Social às APAEs.

ESTADUALIZANDO
A leitura mais perto da unanimidade de quem vive a política mais intensamente é que Júlio Garcia já trabalha para estadualizar o seu nome. No meio político ele nem necessitaria de tal movimento, mas agora nos referimos a uma divulgação de massa. E tudo isso só por uma razão: a percepção de que ele deve ser candidato a governador em 2020.

AMANHÃ TEM ELEIÇÃO
Não há comparativos recentes, pois o atual presidente está no cargo há 20 anos, mas a eleição da Unimed é daquelas que não repercute apenas no restrito colégio eleitoral de pouco mais de 400 médicos associados. Os atentos olhos sobre este processo vêm de várias direções. Setores aparentemente desinteressados no processo aparecem pedindo voto ou impulsionando material de campanha. Tem até agente político partidário exercendo a sua habilidade na campanha. A votação é amanhã. Duas chapas concorrem. A conquista do voto não é um processo apenas baseado no programa de gestão ou identificação da capacidade dos gestores, mas também no retorno específico de alguns grupos ou médicos terão com este ou aquele presidente. Para o entendimento direto do leitor é possível dizer quem tem muitos interesses diretos no ramo médico em jogo.

CURIOSO Digno de aplausos as conquistas da equipe de tecnologia da prefeitura de Criciúma, que por seus méritos trouxe à cidade o 4º Congresso de Cidades Digitais. Difícil, porém, entender como este setor é tão bom se temos na prefeitura um site tão difícil de navegar em termos de transparência.

AUDIÊNCIAS Aquela visita em comitiva, dos prefeitos do extremo sul do Estado não foi a única recebida pelo governador. Outras regiões também já estiveram ou agendaram audiência coletiva com Carlos Moisés da Silva.

CADÊ? Chama atenção o silêncio de alguns órgãos de investigação no Estado, como as unidades do Gaeco no Sul do Estado. Há muito não se ouve nada a respeito destes trabalhos. O fato registra frequentes comentários de bastidores.

MOREIRA Apesar de em Criciúma a maioria dos ligados a Eduardo Moreira dizer que ele não deve retornar ao comando estadual do MDB, não é o que se cogita em outras regiões do Estado. A interpretação por lá é que ele articula para ser presidente do partido. Quem conhece Moreira mais intimamente aposta que ele quer mesmo e se despedir com eleição para o Senado. Em 2022 será apenas uma vaga.

REUNIÃO Durante solenidade de lançamento de um documentário contando os seis anos do governo de José Augusto Hülse, sexta-feira à noite reuniu-se um grande número de líderes políticos da cidade.

RECLAMOU No ato para José Augusto Hülse, o dono do estabelecimento sede do ato, o Hotel Interclass, Gilson Pinheiro, pediu a palavra e aproveitou para criticar o prefeito Clésio Salvaro, que estava presente. Reclamou da ideia de obra de rebaixamento da avenida Centenário.

FRASE DO DIA
“Eu serei presidente do partido e vamos trabalhar para compor uma relação forte de candidatos a governador. Será candidato quem estiver alinhado com o partido. ”
Clésio Salvaro, prefeito de Criciúma, falando durante a reunião de preparação à convenção que o partido realiza na semana que vem. O recado foi para vereadores que estão votando contra o governo.

RESPOSTA DO MDB NA FOTO

 personJoão Paulo Messer
access_time23/03/2019 - 00:22

O prefeito de Florianópolis declarou após a prisão de Michel Temmer críticas ao próprio partido. Enquanto se especula que ele deve deixar a sigla disse: “O MDB era dirigido por uma quadrilha”. Gean Loureiro foi imediatamente contra-atacado possivelmente por gente do próprio partido. Na capital circula uma foto onde ele aparece abraçado com Michel Temer e ao lado de Ideli Salvati, durante a campanha presidencial de 2014. A foto é considerada “fogo cruzado”.

HORA CERTA Já é considerado que aqueles que saíram do MDB antes da prisão de Temer fizeram-no em momento adequado. O comentário é geral pelo Estado. Na lista destes está o ex-prefeito de Turvo, Ronaldo Carlessi. Apesar de ser considerado uma espécie de reserva moral do partido no Sul, ele era da sigla mais manchada no país atualmente.

ECOS DA CASAN
Nesta semana, quando se reuniu com os 21 prefeitos presidentes de associações regionais, o governador Carlos Moisés da Silva deu uma declaração que deixa evidente sua preocupação com a situação do contrato da Casan com a prefeitura de Criciúma. Ele fez um apelo para que os prefeitos sejam parceiros e olhem para a empresa de maneira especial. Para isso invoca o fato da empresa ter gestão que ele ressalta “técnica”. A este fator credita sua expectativa de que o resultado da empresa será bem melhor. Se o recado mereceu discurso num discurso curto, fica evidente o tamanho da preocupação e a intenção do recado direto. Intriga o fato do prefeito Clésio Salvaro ter retornado do encontro e mandar agilizar os procedimentos para criar mecanismo de rompimento com a Casan e municipalização da gestão dos serviços. Pode ter se sentido provocado porque o recado foi genérico e nenhuma conversa direta com Criciúma.

ESTRELANDO... O ZÉ
Um ato restrito a familiares, amigos e alguns ex-assessores da administração municipaldo então prefeito José Augusto Hülse, foi palco para o lançamento de um documentário sobre os seis anos de mandato, entre 1983 e 19898. O trabalho é do jornalista Nei Manique está no seu canal de youtube. Trata-se do vídeo "Zé: 30 anos depois. Reminiscências de um governo popular".

NA PAUTA
O fechamento do Aeroporto Regional Humberto Ghizzo Bortoluzzi, nesta semana, acendeu a luz amarela do setor produtivo no Sul do Estado. Associação Empresarial de Criciúma deve discutir o assunto na sua reunião semanal de segunda-feira. O fato ocorreu na quinta-feira e por todo o fim de semana a Latam decidiu não realizar os seus voos com o destino de Jaguaruna. A Azul opera normalmente.

AEROPORTO
A responsabilidade do aeroporto é do Governo do Estado e o fato gerador do fechamento só reforça esta responsabilidade, pois ocorreu em virtude da ausência de um mecanismo de segurança garantido pelo Corpo de Bombeiros. A RDL, empresa administradora, é contratada do Governo do Estado.

TURISMO
No ano passado as operadoras de viagens do país arrecadaram R$ 1,2 bilhão em pacotes cujo destino foi Santa Catarina. O dado foi revelado pela Associação Brasileira das Agências de Viagens e leva em conta apenas as agências associadas. O número é considerado muito significativo, já que não contabiliza compras feitas de forma direta pelos turistas nas empresas, sem agência.

NOVA ERA
O governo municipal de Nova Veneza aposta em mecanismos que injetem mais recurso na economia através do turismo. Nos próximos meses deve sair oficialmente novo equipamento com este objetivo. Trata-se do já anunciado canal para navegação de uma nova Gôndola. O canal terá quatro metros de largura e 200 metros de extensão paralelo a uma das ruas laterais da praça central.

RUA COBERTA
Premiado como uma das melhores cidades digitais do Estado, o prefeito de Rio Negrinho, no norte catarinense, Julio Ronconi (PSB) visitou Nova Veneza para conhecer o projeto da Rua Coberta.

ADVOGADOS Proposta do deputado estadual Nilson Berlanda (PR) sugere que seja criada lei que dê poderes ao advogado para autenticar cópias de documentos na administração pública estadual. A proposta prevê que os documentos digitalizados juntados por advogados nos processos, têm a mesma validade dos originais. A ideia é dar agilidade aos processos.

CONSULTADO Pelo menos duas vezes nesta semana o ex-superintendente regional da Casan, Vilmar Bonetti, foi visto em reuniões da prefeitura de Criciúma. Embora evitem falar sobre o assunto, ele estaria sendo consultado pelo governo sobre a criação de um órgão municipal para gestão da água e esgoto.

PELA CASAN Chama a atenção como a agência da Casan em Criciúma, que antes era restrita no atendimento a setores externos, está abrindo os contatos e criando canais de comunicação. Digno de elogios a forma como técnicos tem abraçado a questão da empresa. Se isso vai provocar efeito na relação com as prefeituras da região não se sabe.

A CAUSA Há duas formas de entender a preocupação e a mobilização da equipe técnica em favor do relacionamento da empresa com vários setores. Um deles é que antes havia restrições para que os funcionários se manifestassem. A outra é que agora o cenário parece ameaçar a empresa e consequentemente o vínculo dos próprios servidores.

REAÇÃO Uma notícia sobre documento do Ministério Público gerou reação das empresas que operam o sistema de água em várias cidades catarinenses. Nota Oficial divulgada ontem reclamou da notícia, alegando é incompleto o material que revela traços de agrotóxicos na água de 22 cidades do Estado.

A NOTÍCIA Está na página oficial do Ministério Público de Santa Catarina notícia de que levantamento da presença de agrotóxicos na água de abastecimento público de 100 municípios de Santa Catarina identificou que 22 recebem água com resquícios de agrotóxicos. Ao todo foram analisados 204 princípios ativos de agrotóxicos. As operadoras do sistema de água pesquisam somente 27 substâncias, conforme o parâmetro indicado pelo Ministério da Saúde.

FRASE DO DIA
“Peço a todos os prefeitos para que olhem com atenção à nova gestão técnica da Casan. Olhem com o olhar de parceria. Mantenha os seus vínculos conosco, porque tenho certeza que a empresa crescerá muito, com uma gestão adequada e técnica. Com isso poderá atender muito melhor todos os municípios de Santa Catarina”.
Carlos Moisés da Silva, governador de Santa Catarina, dirigindo-se aos prefeitos presidentes de associações regionais, num evidente recado à Criciúma. O prefeito Clésio Salvaro estava na reunião.

CLÉSIO E O PSDB ESTADUAL

 personJoão Paulo Messer
access_time22/03/2019 - 00:22

O prefeito Clésio Salvaro de Criciúma já teve voz mais forte internamente no PSDB estadual. Estes tempos podem estar de volta, depois que o partido enveredou para um caminho equivocado nas últimas eleições. Ele já teria sido convidado, inclusive, para assumir a presidência do partido. As informações que saíram do gabinete do deputado estadual reeleito Vicente Caropreso, entretanto, revelam que o prefeito de Criciúma está priorizando sua reeleição, mas que está com o deputado puxando um movimento interno. Caropreso e Clésio devem se encontrar com o presidente nacional da sigla, governador João Dória Júnior, no dia 2 de abril em São Paulo. Apresentam proposta de antecipação das convenções. Os dois estariam trabalhando os nomes de Giovânia de Sá ou Beto Martins para assumir a presidência estadual da sigla.

DE SAÍDA
Não existem discursos que reforcem a suspeita, mas o fato é que o ingresso do ex-senador Paulo Bauer como homem estratégico do governo Jair Bolsonaro, virou uma aposta de que ele esteja saindo do PSDB. Afinado com Caropreso e Clésio, Bauer teria sido um dos derrotados na última convenção que o tirou da condição de candidato a governador em favor de Napoleão Bernardes candidato a vice do MDB. Napoleão já saiu do PSDB.

LETRINHAS
Mesmo os líderes políticos com acesso aos movimentos de Brasília estariam com dúvidas sobre o jogo das siglas após os próximos movimentos. O certo é que muita gente identificada há décadas com seus atuais partidos devem migrar. Um novo grupo de siglas de centro direita se aglomera à porta do Palácio do Planalto.

CRICIÚMA
O PSDB de Criciúma fará sua convenção municipal no próximo dia 30. Deve ser eleito presidente o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro. Na última vez que ele pretendia assumir o partido recuou curiosamente para dar espaço ao vereador Dailto Feuser. Deu no que deu.

NO OESTE
Principal nome da política partidária de Santa Catarina, hoje, o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa, Júlio Garcia (PSD), fará palestra hoje à noite em Chapecó. O evento está sendo articulado pelo ex-deputado federal João Rodrigues (PSD), que subscreve o convite sem a expressão “ex”. A leitura é que o nome de Garcia está sendo estadualizado.

DA LÓGICA
Partidos coligados com o PSD, como o PSDB em Nova Veneza e o PP em Cocal do Sul estão de barbas de molho. Nestas e outras cidades o PSD tem o atual vice-prefeito, mas conversas para ocupar a cadeira de prefeito nas próximas eleições. E a vontade deve ser fortalecida a medida que para disputar o governo do Estado em 2022 o partido precisa ter o maior número possível de prefeituras.

SEGUE O BARULHO
Em Turvo, onde o ex-prefeito Ronaldo Carlessi anunciou desfiliação do MDB, nesta semana, se fala pouco além deste assunto. A gestão atual do prefeito Tiago Zilli – que foi vice de Carlessi – é muito elogiada. A curiosidade agora é sobre o futuro das relações partidárias de lideranças oriundas do mesmo grupo político de Carlessi e Zilli.

SÃO DONATO
O Conselho Deliberativo, assim como havia sido recomendado por auditoria externa, aprovou as contas do exercício 2018 no Hospital São Donato de Içara. Reunião foi ontem. Instituição saiu de um déficit de R$ 1,3 milhão em 2017 para superávit de R$ 51 mil no ano passado. A gestão é típica da mão de todos os segmentos da cidade.

PERSONALIDADE DA EDUCAÇÃO
O novo Secretário de Estado da Educação, Natalino Uggioni voltou ontem à sua terra, o distrito do Rio Maina em Criciúma. Na Escola Padre Miguel Giacca, onde ele fez os primeiros anos da sua formação escolar, recebeu cópia do histórico escolar das mãos da diretora Marilda Marcos Lopes e a gerente regional de Educação, Ronisi da Silva Guimarães. Na agenda o principal compromisso foi uma palestra na SATC.

UNIMED O ambiente começa a ficar mais tenso nos bastidores da eleição da Unimed, que ocorre semana que vem. Depois de 20 anos sem eleição a instituição cooperativa dos médicos vive sob os riscos e estratégias dos novos tempos, seja pela disponibilidade de mecanismos como redes sociais ou pelo contexto do poder de outros setores da cidade, respectivamente.

É ELEIÇÃO Flagrante os movimentos que a eleição da Unimed está provocando em outros setores organizados da cidade. O tema passa por debates inclusive na cúpula de partidos políticos e de instituições de ensino, especialmente quando existem mais agentes convergentes na expectativa do resultado que a eleição provoca.

É TERÇA A eleição do Conselho de Administração da Unimed tem duas chapas na disputa e pouco mais de 400 votantes. O processo desenvolve-se na próxima terça-feira.

DISSEO futuro presidente da Fundação Cultural de Criciúma, Júlio Lopes, assume oficialmente na próxima terça-feira. Solenidade às 16h no Salão Ouro Negro na prefeitura. Na conversa preliminar com o prefeito Clésio Salvaro, Júlio ouviu que há escasses de recursos e que a criatividade precisa preponderar.

OUVIU O prefeito de Criciúma ouviu do novo presidente da Fundação Cultural, que quem está assumindo é “o Júlio Lopes” e não o articulador e formador do novo partido UDN ou pai do deputado Jessé Lopes.

O NOME Sérgio Luiz Maccari Júnior, que já foi presidente do PP de Urussanga será de novo presidente da CCO da Festa do Vinho. Seu nome foi confirmado ontem pelo prefeito Gustavo Cancellier (PP). Existem expectativas sobre a possibilidade dele assumir a Fundação Municipal de Meio Ambiente.

VIRALIZOU Como já havia ocorrido antes, após a prisão do Michel Temer o vídeo da ligação telefônica do ex-deputado Ronaldo Benedet ao ex-presidente, logo após a reeleição dele e de Dilma Roussef estava com força nas redes sociais.

PREPONDERA O BOM SENSO

 personJoão Paulo Messer
access_time21/03/2019 - 00:22

Na audiência pública para discutir a mudança do endereço da unidade do Corpo de Bombeiros em Criciúma, terça-feira à noite, prevaleceu o bom senso. Não que tenha sido tão prestigiado o debate, mas os que foram estavam bem calçados de argumentos. A transferência para o terreno em frente a estação rodoviária parece ser desejo exclusivo da corporação. O recado foi entendido logo de início. A discussão serviu ainda para revelar o quão valioso será aquela área quando superadas as discussões ambientais, o que pode acontecer quando for concluído o projeto de manejo da área. A inflexibilidade da legislação ambiental naquela área, se comparada a outras é hoje uma agressão ao paisagismo da cidade.

FESTA DE TURVO
Turvo, que ontem comemorou 70 anos, segue com ampla programação. O registro é do ambiente político agitado por conta de alguns movimentos como a eleição da Cersul. O que revela a cidade, entretanto, é que apesar de tudo isso a gestão do prefeito Tiago Zilli, que foi vice-prefeito de Ronaldo Carlessi que saiu do MDB, mantém-se extremamente elogiada.

DE ANIVERSÁRIO
A Câmara de Vereadores de Criciúma realizou ontem sessão solene para marcar o 75º aniversário de instalação da Comarca de Criciúma. Foi no salão do júri do Fórum com representatividade muito significativa. Havia representantes de praticamente todos os segmentos da cidade. Seguramente esta foi a sessão mais representativa que o Legislativo realizou nos últimos anos.

A ESTRUTURA
O Fórum de Criciúma tem hoje 12 juízes titulares e duas juízas substitutas, que atendem: duas Varas Criminais; quatro Varas Cíveis; uma Vara do Juizado Especial Cível; a Vara da Fazenda, duas Varas da Fazenda Pública, uma Vara da Infância e a Vara da Juventude, que também cuida dos inventários; a Vara da Família; Vara de Execuções Penais e a Unidade de Cooperação Judicial, que funciona no campus da Unesc.

NÚMEROS DO FÓRUM
Atualmente o Fórum de Criciúma tem mais de 86 mil processos, num ambiente por onde passam em média 300 pessoas envolvidas nos casos além dos outros 300 que atuam no prédio, entre eles 159 servidores e os demais terceirizados. Todos os anos passam pelo Fórum cerca de 80 mil pessoas.

MENINA DOS OLHOS
A juíza Eliza Maria Strapazzon, diretora do Fórum de Criciúma fala com satisfação dos Centros de Mediação e Conciliação, que a comarca tem três: um na Unesc, um na Esucri e outro na sede do Fórum. A proposta deste ambiente é levar o réu e o autor a um entendimento.

NOVA LEI
Durante a cerimônia de homenagem à Comarca de Criciúma, ontem, o prefeito Clésio Salvaro sancionou a lei que cria a Semana Municipal de Ações voltadas à Lei Maria da Penha. No período serão trabalhadas ações preventivas. O alvo são alunos de escolas públicas e privadas das séries finais do ensino fundamental e do ensino médio.

COM O GOVERNADOR
Os prefeitos dos 15 municípios do extremo sul do Estado tiveram audiência ontem com o governador Carlos Moisés da Silva. O encontro foi mediado pelo deputado estadual José Milton Scheffer e permitiu a entrega de um documento com as principais reivindicações da chamada região da AMESC.

APA DE MORRO ALBINO
O suplente de vereador Diego Goulart (DEM), que retornou à Câmara de Vereadores de Criciúma nesta semana, por uma costura política feita pelo prefeito Clésio Salvaro (PSDB), ficou conhecido na sua passagem anterior de 60 dias, como o vereador que pretendia “mexer na Área de Proteção Ambiental do Morro Albino”. No seu retorno o assunto está muito modificado e as tentativas anteriores descartadas. O que vale agora é esperar por um Estudo de Manejo do Solo, que está sendo feito pela Unesc. Ele vai reavaliar a área. O que poucos conhecem é uma ação de inconstitucionalidade que tramita no Supremo Tribunal Federal, que se julgada pode anular quase tudo. Isso porque haveria conflito de competências da lei criando a APA com a legislação federal. Goulart voltou à Câmara, mas prefere não levar o assunto adiante. Este é um assunto para ser tratado em gabinete, segundo ele. Não há espaço para criar debate sobre o tema agora.

CAFEZINHO Na proposta apresentada pelo Governo do Estado aos prefeitos para instalar nas principais cidades das 21 regionais núcleos para gerir os contratos entre governo e prefeituras um fato chama a atenção. O governador oferece os servidores, a mesa e o computador. O restante da estrutura e até o cafezinho deve ser oferecido pelas associações de municípios sem nada extra para isso.

DOBRADINHA Depois de palestrar em Joinville para empresários, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Júlio Garcia falará para um grande grupo em Chapecó, amanhã. O evento no Oeste está sendo organizado pelo ex-deputado João Rodrigues (PSD), cuja relação com Garcia é muito estreita.

ESTADUALIZANDO A estratégia de estadualizar o nome do deputado Júlio Garcia deve ser agiliza e João Rodrigues deve ser um dos capitães desta marcha. Se o PSD alcançar em 2020 o número de prefeituras que imaginam os líderes ligados ao grupo de Rodrigues e Garcia a eleição de 2022 é alvo na mira.

ARRANCADÃO A família do piloto Plínio Júnior, que sofreu grave acidente na Arrancada de Caminhões em Balneário Arroio do Silva, recorreu às redes sociais para fazer campanha de arrecadação de dinheiro para custear o tratamento. O piloto segue internado em estado grave.

FRASE DO DIA
“Antigamente as pessoas conversavam mais, se discutia mais e se conseguia melhores resultados. Hoje as pessoas estão cada vez mais intransigentes e recorrem logo ao Judiciário. Se ajuíza mais do que antes”.
Eliza Maria Strapazzon, juíza diretora do Fórum da Comarca de Criciúma, comentando as atividades do cotidiano na atividade judiciária.

CENTRO DE INOVAÇÃO

 personJoão Paulo Messer
access_time20/03/2019 - 00:22

Nesta semana aconteceu reunião para afinar discurso que pode finalmente “desatolar” um gigante que está no centro da cidade de Criciúma. Trata-se do prédio que no primeiro governo de Clésio Salvaro foi destinado para ser o Complexo Educacional Nereu Guidi, mas vendido pelo sucessor Márcio Búrigo. A Unesc absorveu o prédio num grande encontro de contas, embora oficialmente não seja tratado assim. Inacabada, a construção se transformou num problema à instituição. A proposta agora é para que naquele local seja instalado o Centro de Inovação Tecnológica, projeto inicialmente previsto para uma área no bairro Sangão, também em parceria com a universidade. As adequações burocráticas começam a ser feitas imediatamente. O Centro de Inovação é um programa do Governo do Estado.

TRANSFORMAÇÃO
A consolidar-se o projeto de instalação de Centro de Inovação Tecnológica no prédio entre as ruas Araranguá e Henrique Lage e a agilização para transformação do terreno baldio na esquina da avenida Centenário com a rua Giácomo Sônego, a área ganha em transformação. A rigor, desde a ampliação de um supermercado e da instalação do Senac no antigo prédio do Colégio Energia, a região mudou bastante.

O TERRENO
Esta coluna foi fechada antes do término da audiência pública para debater a transferência da sede do Corpo de Bombeiros. Mesmo assim é possível se afirmar que o terreno localizado na frente da prefeitura, pertencente à família De Lucca, vai sofrer profunda alteração. O que hoje é uma área coberta por vegetação e explorada pela publicidade visual, vai ganhar edificação. Se não for a sede dos Bombeiros, será um prédio com outro fim.

IMPACTO AMBIENTAL
Até então o terreno de quase quatro mil metros quadrados localizado em ponto estratégico não tinha amparo legal para receber qualquer edificação em virtude do encontro de dois rios no local. A intenção do Corpo de Bombeiros pode ter acelerado um estudo de impacto ambiental da área. Isso, inclusive, transforma o valor da área, que sem autorização para edificação é muito diferente do que passa a valer com a regularização para edificação.

TEM VAZÃO
A reunião em que a Casan contra-argumentou desarmando a intenção inicial dos municípios em romper o contrato de gestão da água e esgoto não protelou tanto assim a decisão dos municípios. A retomada das negociações pode não ser tão demorada como ficou parecendo. O prefeito Clésio Salvaro mandou instalar um grupo que segue estudando os aspectos legais para romper o contrato. Isso não tem data para ocorrer, mas tende a não demorar.

HOMENAGEM
Hoje a Câmara de Vereadores fará sessão solene de homenagem pela passagem dos 75 anos de instalação da Comarca de Criciúma. A solenidade será às 17h na sala de júri do Fórum. A data comemorativa da instalação é hoje.

NOVA REUNIÃO
Os presidentes das 21 associações de municípios com seus respectivos secretários executivos participaram ontem de uma reunião com a equipe do Governo do Estado, na capital. Discutiram, sem chegar a entendimento, como deve ser feita a substituição burocráticas das Secretarias Regionais. Consideradas “cabide para emprego de afiliados políticos” as SDRs (mais tarde ADRs) deixaram saudades aos prefeitos.

CORREÇÃO
Ontem saiu uma foto errada aqui na coluna. A foto era para ser da mesa vaga com a placa indicativa do vereador Állison Pires e não de Ângela Melo, como saiu. Peço desculpas pelo erro.

VENEZA É CASO TÍPICO
Depois de trocar o titular de uma das duas secretarias que ocupa no Governo Municipal de Nova Veneza, o PSD reafirma que o acordo firmado com o PSDB antes da eleição de 2018 vem sendo honrado em todos os sentidos. O vice-prefeito Zé Spillere, que era vice de Evandro Gava (PP) e trocou para ser vice de Rogério Frigo (PSDB) e com isso reeleger-se no cargo, lembra que o entendimento era de que nas próximas eleições municipais – ano que vem – o PSDB indicaria o vice do PSD. Para quem vive o ambiente local fica claro que esta pode não ser a melhor estratégia, mas o acordo há. Todos estes acordos ganham força na região desde que o deputado Júlio Garcia foi eleito presidente da Assembleia Legislativa. O PSD se vê e é tratado como partido estratégico nas próximas eleições.

EM CRICIÚMA Os prognósticos feitos para a eleição de Criciúma indicam que só há um partido capaz de superar o prefeito Clésio Salvaro em uma campanha de reeleição no ano que vem, o PSD do seu atual vice-prefeito Ricardo Fabris.

O GESTO Ontem assumiu cadeira na Câmara de Vereadores de Criciúma o suplente Diego Goulart (DEM). Para isso o prefeito Clésio Salvaro manteve em cargo de confiança na prefeitura o suplente do PSDB, Édson Aurélio. O gesto é um aceno de Salvaro para o DEM.

DEINFRA Confirmando especulações que havia, Lourival Pizzolo (PSD) foi exonerado ontem do cargo de diretor regional do Deinfra, após quase 16 anos no cargo. Ele será substituído pelo engenheiro Gustavo Taufembach.

NA CASAN O engenheiro civil Jaison Araújo Specké o novo Chefe da Agência da Casan de Criciúma. É do time técnico da empresa “Nossa missão no momento e realizar uma gestão técnica e eficiente”, disse ontem.

CARLESSI FORA A decisão do ex-prefeito de Turvo, Ronaldo Carlessi em deixar o MDB, confirmada ontem, é muito mais um desabafo do que qualquer plano estratégico. Pessoas que o conhecem não acreditam que ele volte à política.

EX-PREFEITO Ronaldo Carlessi, que foi prefeito de Turvo por oito anos, fez uma das melhores gestões municipais de que se tem notícia. Até então sua participação no MDB foi estratégica, mesmo assim sofreu algumas derrotas no partido. Na última eleição revelou sua insatisfação ao apoiar o deputado Rodrigo Minotto (PDT).

DEVOLUÇÃO Em Morro da Fumaça o prefeito Noi Coral recebeu ontem à noite documento confirmando a primeira devolução de recursos da Câmara de Vereadores, no valor de R$ 150 mil. O presidente Tiago Minatto (MDB) fez a entrega com a informação de que o dinheiro será aplicado na Saúde e nas Praças.

FRASE DO DIA
“Isso faz parte do nosso acordo de antes das eleições. Inclusive por aquele acordo nas próximas eleições a cabeça de chapa seria do PSD.”
Zé Spillere, vice-prefeito de Nova Veneza comentando o fato do PSD ter estratégicas duas secretarias e cinco cargos na Câmara de Vereadores.

“HOJE” PODE SER FERIADO

 personJoão Paulo Messer
access_time19/03/2019 - 00:22

Se depender das conversações retomadas na semana passada pelos líderes empresariais de Criciúma, semana passada, com o bispo Dom Jacinto Inácio Flach, a data de hoje uma das opções para ser feriado municipal em Criciúma. Isso aconteceria se a Igreja Católica concordar com a substituição do feriado de Santa Bárbara, celebrado no dia 4 de dezembro. Hoje, 19 de março é de São José, dia do padroeiro da Diocese de Criciúma. A permuta aconteceria para evitar mais um feriado em tempos de comércio intenso – fim de ano. Ao receber dos líderes empresariais a proposta de retirada do feriado da padroeira dos mineiros o bispo não fez qualquer menção de aceitação, mas também não descartou a possibilidade.

MOVIMENTO MUNICIPALISTA
Hoje vai acontecer um encontro dos prefeitos presidentes de 21 associações regionais de municípios e seus secretários executivos com o governador Carlos Moises da Silva. Vão debater alternativas para que as associações assumam o papel que antes era das Secretarias Regionais, inclusive a administração de convênios. O encontro será na capital.

POUCO PROVÁVEL
Hoje acontece audiência pública para discutir a instalação da unidade do Corpo de Bombeiros em um terreno da família De Lucca localizado na avenida Centenário defronte a Estação Rodoviária. A proposta é avaliada como pouco provável por vários segmentos que prometem se manifestar no encontro de hoje.

MORRO DA FUMAÇA
O MDB de Morro da Fumaça rechaça a ideia de que tenha participado da Chapa Dois nas eleições do Conselho Fiscal da Cermoful no último fim de semana. O presidente Marcelo de Costa garante que teve gente no partido participando nas duas chapas, mas que oficialmente a sigla não discutiu participação enquanto partido.

MESA VAGA
A cadeira do suplente de vereador Álison Pires (PSDB) ficou vaga na sessão da Câmara Municipal de Criciúma, ontem, O suplente Édson Aurélio (PSDB) – de 1.264 votos – será chamado hoje, mas já anunciou que vai pedir licença de 30 dias. Automaticamente será chamado o atual quarto suplente da coligação Diego Nazário Goulart (DEM) – que fez 873 votos. Assume hoje.

SOMA SIGLA
O prefeito Clésio Salvaro segue fazendo amarras para as eleições do ano que vem. Considerando que o PSD é vaga de vice-prefeito ele já tem siglas como o PR que ocupa espaço no governo com a presidência da FME, o PRB do líder de governo, o PSC do até então líder, o DEM que agora ganha vaga na Câmara, entre outros partidos. A recém criada UDN é o partido do novo presidente da Fundação Cultural, embora ambos juram que a eleição do ano que vem não entrou na pauta do acordo.

NA ZONA SUL
Um grande movimento articulado pelo governo com a participação das comunidades beneficiadas deve viabilizar o asfaltamento da estrada que liga a estrada das lagoas à Zona Sul do Balneário Rincão. A estrada entre as lagoas do Faxinal e Esteves tem pouco mais de dois quilômetros. A obra vai custar R$ 2,7 milhões.

TEM REUNIÃO
Uma reunião amanhã à noite no salão da comunidade da Lagoa dos Esteves, às 19h30min, vai reunir as comunidades das lagoas dos Esteves, do Faxinal, Loteamento Jorge Feliciano e Vila Suiça para discutir alternativas que viabilizem um novo acesso à Zona Sul do Balneário Rincão. Na região está sendo construído um novo condomínio horizontal.

TUCANO DE BICO SECO
O vereador Eloir Minatto Biro Biro, assumiu ontem como Secretário Municipal de Agricultura de Nova Veneza. Este é apenas mais um cargo estratégico que o PSD ganha no governo municipal. Se o partido já era forte por ter o vice-prefeito Zé Spillere e o “quinto voto” na Câmara, cresce de importância desde que Júlio Garcia (PSD) assumiu a presidência da Assembleia Legislativa e uma espécie de protagonismo político no Estado. Se antes já era grande a vontade de Frigo coligar de novo com o PSD no ano que vem, esta vontade ficou ainda maior. Tantas concessões que o PSDB precisa fazer ao PSD, entretanto, não agrada a todos os companheiros de partido do prefeito, que precisa administrar a todo momento um ensaio de crise.

O ZÉ E O BIRO Na Câmara de Vereadores Biro Biro já foi presidente nos últimos quatro dos seus seis anos de vereador. Foi presidente nos últimos dois anos do governo de Evandro Gava (PP), quando Zé Spillere era vice e os dois primeiros de Rogério Frigo (PSDB), quando Zé Spillere trocou de parceiro e reelegeu-se vice.

PONTA DA MESA Como Biro Biro não pôde se reeleger presidente – o regimento não permite dois mandatos na mesma legislatura – ele não vai esquentar banco no plenário. Ontem assumiu a Secretaria de Agricultura do município. O então secretário assumirá a direção da Câmara.

OS CARGOS Dos cinco cargos de indicação na Câmara de Vereadores falta o presidente César Pazetto (PSDB) confirmar apenas um: assessor de imprensa. O diretor jurídico Clóvis Steiner e o diretor técnico Dabiel Spillere já estavam nomeados. Hoje ele nomeará Guilherme Spillere (assessor parlamentar) e Ricardo Ugioni (diretor geral).

LIDERANÇA Mesmo que não tenha tido qualquer intenção, foi o vereador Aldinei Potelecki (PRB) quem pode ter levado o “enquadramento” dos vereadores do PSDB, alvo de polêmica da semana passada. É que no seu papel de líder do governo ele pediu ao prefeito o lógico: apoio irrestrito dos votos dos aliados do governo.

BOLA NAS COSTAS Até o final do ano passado a liderança do governo na Câmara de Vereadores era do vereador pastor Jair Alexandre (PSC). Sem que isso seja dito, se sabe que ele foi substituído por Potelecki porque o governo queria defesa mais forte. No primeiro episódio o governo forçou e ao invés do diálogo, pode ter empurrado a culpa do episódio ao novo líder.

ÚLTIMO ATO Será no dia 4 de abril, às 19h30min, a inauguração das ampliações do Hospital da Unimed. Este vai ser o último ato do médico Valter Ney Junqueira como presidente da Unimed Criciúma, que dirigiu a instituição por duas décadas.

FRASE DO DIA
“Por ora não pretendo sair do partido. Isso não passa pela minha cabeça. Não considero que eu tenha desrespeitado o partido, pois não houve fechamento de questão. O que houve foi uma defesa do líder do governo para que votássemos pela manutenção do veto.”
Állison Pires, vereador do PSDB, que foi levado a pedir licença de quatro meses por votar contra o governo, negando que pense em sair do partido.

SUBSTITUINDO AS REGIONAIS

 personJoão Paulo Messer
access_time18/03/2019 - 00:22

A extinção das SDRs pelo novo Governo do Estado pode dar às associações de municípios o papel de “regionais”. Esta é a estratégia pensada pela maioria dos prefeitos. Amanhã, 13h30min, na capital, acontece encontro dos presidentes de associações como AMREC e AMESC e os seus secretários-executivos. Vão discutir a possibilidade destas entidades assumir o papel burocrático nos convênios do Estado. As associações vão reivindicar inclusive a absorção de alguns servidores do Estado. São aqueles funcionários do Estado cedidos às agora extintas SDRs. Há um grande quebra cabeça burocrático a ser montado para isso funcionar.

PRIORIDADES
Hoje, às 13h30min, acontece na sede da AMREC reunião dos representantes dos 12 municípios da Amrec com entidades como ACIC, CDL, UNESC, entre outras com os deputados do Sul para discutir estratégia de mobilização pelas pautas regionais. A lista de prioridades todos conhecem, resta definir como ser atendido.

COMO ERA BOM
Fato curioso é que especialmente os prefeitos, inclusive os de oposição ao MDB, andam reclamando que a extinção das SDRs distanciou os órgãos do Estado das prefeituras. Isso se agrava porque os órgãos regionais estão praticamente sem autonomia. A verdade é que na teoria as “regionais” eram eficientes, mas na prática nem todas funcionavam. Só empregavam.

NO PÁREO
A colega Karina Manarin aqui do DN antecipou a possibilidade do advogado Jeferson Monteiro em lançar-se candidato a prefeito em Criciúma. Ele está filiado ao MDB há pelo menos quatro anos e inicialmente a pretensão era a disputa à Câmara de Vereadores. Existe um grupo ligado à direção municipal do partido que pretende lança-lo candidato a prefeito. O vice-presidente Ricardo Beloli é um deles.

DAS ESPECULAÇÕES
No Balneário Rincão a tida imbatível condição do atual prefeito Jairo Celoy Custódio pode começar a ter sombra. Existe um grupo de aliados que, por não ter sido atendido nos compromissos paroquianos, busca uma articulação de oposição. O nome a ser procurado deve ser o do empresário Fernando Sellinger, filiado ao PSD, cuja participação na política se restringe à campanha pelo candidato a deputado estadual Ulisses Gabriel.

OPS, ESCAPOU!
Numa entrevista ao SBT Meio Dia, semana passada, o Secretário de Estado da Fazenda, Paulo Eli, disse que “empresas contratam grandes escritórios de advocacia para sonegar”. A frase pegou mal e a OAB cobrou explicações do secretário, que recuou. Disse, em nota, que disse aquilo em “um momento acalorado”.

NUNCA EXPLICA
Parece evidente que “as penas jogadas ao ventilador”, por Paulo Eli, quando falou na Assembleia Legislativa sobre a aparente “fábrica de sonegação” que se instalou no Estado vai continuar rendendo. Pior, nos bastidores muitos acham que ele não exagerou, mas como não pode provar, precisa recuar.

GUIDI FICA
O deputado estadual Ricardo Guidi está comemorando uma nova vitória nos tribunais. Assim ele vem superando uma a uma das ações interpostas ao seu mandato. A decisão mais recente ocorreu semana passada, quando o TSE alterou entendimento do TRE e garantiu sua permanência na cadeira. O PT moveu ação em que pedia a contagem de votos de uma candidata do PT que teve votos anulados.

ARRANCADÃO
O prefeito de Balneário Arroio do Sulva, Mineirinho, ganhou a solidariedade de vários prefeitos da região após o acidente do último sábado, durante o Arrancadão de Caminhões. Os conselhos são no sentido de que ele atue para que o evento não sofra maiores prejuízos da sua imagem.

DISPUTAS APERTADAS NA FUMAÇA
De novo uma eleição da Cermoful em Morro da Fumaça é disputada com enorme paridade. A Chapa Três ganhou a eleição para o Conselho Fiscal com 757 votos, apenas 30 votos que os 727 votos da Chapa Dois. A eleição ocorreu no sábado e 1.501 eleitores associados compareceram para votar nos 10 locais. A diferença mínima já havia sido registrada quando houve a eleição do Conselho Administrativo em 2017. Naquela ocasião a diferença foi de apenas 22 votos e de lá para cá a Situação não ganhou mais nenhuma eleição ao Conselho Fiscal, que é anual.

LEITURA A vitória da Chapa Três na eleição da Cermoful tem várias interpretações. Vai desde a leitura de que foi o atual prefeito Noi Coral quem começou esta fase de mudanças no município à derrota de estratégicos do MDB agora ou ainda na leitura de que o atual presidente jogou certo ao inscrever, mas retirar a chapa Um.

ESTRANHO Segue causando inquietação nos bastidores, com eco no interior do Estado, a decisão do Tribunal de Contas do Estado que absolveu o então prefeito de Florianópolis – hoje senador – Dário Berger, de responsabilidade no pagamento de R$ 2,5 milhões para um show, de Andrea Bocelli, que nunca aconteceu.

AVANTE Sábado aconteceu mais um encontro de um dos mais atuantes grupos de whatsapp, o “Avante Criciúma”. Nele não estão apenas críticos radicais e moderados, mas também alvos preferenciais dos debates. Do almoço participaram vários vereadores, inclusive o prefeito Clésio Salvaro.

NO CAMPUS Movimento de oposição no DCE parece ter começado junto com o ano letivo. Existem questionamentos sobre a prestação de contas e até sobre gastos pontuais da presidência. O presidente Alexandre Bristot Pato pretende ocupar espaço na mídia para esclarecer e como ele diz, “desmentir” alguns boatos.

NA FOTO A intenção de Criciúma e os municípios abastecidos pela Barragem do Rio São Bento em municipalizar o serviço de água e esgoto “fez água”. Pelo menos por enquanto nada vai acontecer. Enquanto o assunto vinha sendo discutido pelos prefeitos uma cena chamou a atenção. Sempre era convidado o ex-diretor da Casan, Vilmar Bonetti.

MAIS MANDATO Deve começar a ganhar espaço na mídia o debate hoje de bastidores em Brasília, de prorrogação do mandato dos atuais prefeitos e vereadores de quatro para cinco anos, sem reeleição.

PICHAÇÃO Um homen foi detido neste domingo ao pichar a parede frontal do Centro Administrativo do Governo do Estado. Depois de ouvido foi colocado em liberdade. Ele se dizia inconformado com o governo que libera armas e escreveu na parece “Moisés safado”.

FRASE DO DIA
“Jamais falarei e falei mal do governo Moisés. Isso é fake news. Sei que isso saiu por aí, mas isso é mentira. Muito pelo contrário. Eu peço a união da UDN para dar apoio ao governo Estadual e Federal. As pessoas que estavam lá não falaram, nem ouviram eu falar mal do PSL, pois é o partido do meu filho e que eu ajudei a construir na região. Não vou cuspir no prato que eu ajudei fazer”.
Júlio Lopes, reagindo à informação de que ele fez críticas ao governo Moisés, durante reunião de formação da UDN.

CHAPÉU E PAU DE MACARRÃO

 personJoão Paulo Messer
access_time16/03/2019 - 00:22

Meus avôs contavam que lá no “Feijão Miúdo”, onde nasci, havia um cidadão que ao chegar em casa tarde da noite punha antes para dentro da casa o chapéu seguro pela mão. Era para testar o tamanho da ira da mulher, que dependendo do seu estado de irritação o recebia com o pau de macarrão. Se o chapéu estivesse na mão ela não lhe acertava a cabeça. Pois esta é a fase na qual entramos no ambiente da política. A partir de agora “chapéus” serão colocados para testar a reação. E não se trata de teste à reação do eleitor, mas principalmente a dos demais concorrentes, partidos e correntes partidárias. Começarão a surgir alguns nomes para compor o cenário eleitoral de 2020. Isso vale para todas as cidades. Alguns nomes lançados podem recuar, outros corrigir rota e os que vão avançar.

MERECE ATENÇÃO
Em Criciúma volto a insistir que hoje aparentemente fora do cenário, Ricardo Guidi pode ser a carta na manga do PSD. Isso contraria a lógica atual e os planos de uns, mas é cartada para quem só entra no jogo para dar o xeque-mate. Hoje deputado federal, Guidi pode virar o nome preferencial se o imprevisível judiciário mexer na vida de João Rodrigues.

A CENA
Insisto, quando Júlio Garcia e Jorge Bornhausen sentaram à mesa com Napoleão Bernardes e Ricardo Guidi, havia planos para mais gente. Se Guidi perder o mandato para João Rodrigues, por intervenção da Justiça, Guidi vira candidato a prefeito em Criciúma. Tem o perfil desejado do momento: jovem e com herança política que preenche requisitos às próximas eleições. Só o tempo dirá.

O ALVO
Apesar das amarras partidárias que vem construindo, da tendência de crescimento da aprovação do seu governo pela estratégia adotada com a economia dos primeiros dois anos para abrir o caixa nos últimos dois e do natural favoritismo de quem está no governo, o prefeito Clésio Salvaro enfrenta o desgaste de quem está indo para a sua quinta eleição de prefeito. Este pode ser um adversário mais duro que a própria oposição partidária.

FUMAÇA
Neste sábado acontece a eleição do Conselho Fiscal da Cooperativa Cermoful, de Morro da Fumaça. São escolhidos três membros titulares e três suplentes. Neste ano duas chapas disputam a eleição, nenhuma delas considerada de situação.

SIDERÓPOLIS
Embora a retomada das negociações dos municípios abastecidos pela Barragem do Rio São Bento tenha ficado para julho, Siderópolis não deve parar o processo de municipalização deste manancial de águas. O prefeito Hélio Cesa Alemão, confirmou que está agilizando o procedimento jurídico. Ele ganha força com a criação de um consórcio regional, mas se trata de um direito buscado individualmente pelo município.

ENQUADRADA TUCANA
A tendência é que o primeiro debate a ser provocado pelos movimentos do PSDB, nesta semana em Criciúma, sejam o da condenação da enquadrada que o prefeito Clésio Salvaro deu nos seus vereadores, usando a condição de presidente da sigla. A questão da fidelidade partidária não deve ser ingrediente deste debate, pelo menos não inicialmente. A “enquadrada” que exigiu do segundo suplente Álisson Pires o pedido de licença temporária do mandato de vereador tem vários ângulos a serem analisados, mas com certeza o da fidelidade partidária não é o primeiro. Depois de “convidar” Júlio Kaminski a se retirar do partido, me parece que resta ao PSDB controlar apenas mais o vereador Dailto Feuser (dono da cadeira), já que Geovana Zanette e Marcos Meller tem sido tucanos obedientes.

NO PSD Restam algumas dúvidas sobre a real razão do “convite” para Zairo Casagrande se retirar do PSD. No partido a alegação é de discussão com dirigentes da cúpula, nos arredores do vereador seria uma “enquadrada” por ser indisciplinado votando contra e até provocando o governo do qual o PSD tem o vice-prefeito.

FUTURO O vereador Álisson Pires (PSDB) é médico e professor universitário, dono de uma clínica geriátrica. Por estas razões pessoais analisa a possibilidade de sair do partido. Esta é uma especulação que partiu de fonte ligada a ele. Pessoalmente não falei com o vereador.

DEMOROU O episódio com o vereador Álisson Pires, agora tratado como imposição do governo se dá em virtude do afrouxamento que houve no partido. O primeiro episódio foi a eleição do PSDB, logo após a eleição. Naquela ocasião o vereador Dailto Feuser decidiu bater chapa com o prefeito Clésio, que recuou. De lá para cá vários movimentos mostraram o afrouxamento da direção partidária.

INCOMODO No centro administrativo uma das informações que incomoda é o comportamento do pai do deputado estadual Jessé Lopes, Júlio Lopes, que recentemente pediu desfiliação do PSL depois de coordenar o partido na campanha vitoriosa na região da Amrec.

FOI ASSIM No fim de semana passada, ao coordenar um encontro em Lages, Júlio Lopes teria liderado um discurso mais forte contra o governo, com isso provocando outras pessoas a criticar o governo do Estado.

FIESC Ao longo desta semana o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar e diretores da entidade visitaram indústrias e instituições de Braço do Norte, Criciúma, Capivari de Baixo, Tubarão e Nova Veneza.

AGENDA CHEIA NA QUINTA

 personJoão Paulo Messer
access_time14/03/2019 - 00:22

Não bastasse as agendas tradicionais e algumas como evento que traz à Criciúma a direção estadual da FIESC, dois grandes eventos acontecem hoje. Um deles é a reunião dos prefeitos de seis municípios da região atendidos pela Casan com a direção da empresa, às 15h, no gabinete do prefeito Clésio Salvaro. O outro ato é a posse da nova diretoria da Associação dos Municípios da Região Carbonífera, com inauguração de obra realizada pelo presidente que deixa o cargo, Helio Cesa Alemão.

NA CASAN
A negociação que “encosta a Casan na parede” é liderada pelo prefeito Clésio Salvaro (Criciúma), que tem o apoio dos prefeitos de Içara, Siderópolis, Forquilhinha, Nova Veneza e Maracajá, para romper o contrato com a empresa. Pelos municípios as atitudes avançaram ao limite, a ponto de Criciúma já ter mandado à Câmara de Vereadores o projeto criando a empresa municipal de gestão de água e esgoto.

EXIGÊNCIAS
O rompimento de contrato dos seis municípios abastecidos pela barragem do rio São Bento só não acontecerá se a Casan atender basicamente duas reivindicações: royalties de 7 por cento sobre o faturamento nos municípios e redução de 40 por cento na tarifa de esgoto.

LÁ E CÁ
O ambiente político tem observado de forma atenta as notícias políticas dos bastidores de Chapecó, base do ex-deputado estadual e atual presidente do PSD, Gelson Merísio. Mesmo ele tendo mudado domicílio eleitoral para Joinville, seus principais aliados seguem no Oeste. Ontem a informação dava conta de que não será mais para o PRB que ele irá, como se noticiava dois dias antes, mas sim para o PP.

OPOSIÇÃO
O atual Governo do Estado nem bem começou e já tem disputa por espaço na condição de oposição. O governador Carlos Moisés da Silva (PSL) anunciou um modelo diferente de política, mas enfrenta dificuldades inclusive na aplicação deste modelo logo de início. São flagrantes os movimentos de oposição. Nem mesmo a sua base se apresentou para fazer contraponto às críticas que recebe na Assembleia Legislativa, por exemplo.

INDÚSTRIA
A cúpula da FIESC cumpre agenda no Sul do Estado desde ontem e até amanhã no Sul do Estado. Em Criciúma as atividades iniciaram ontem e seguem hoje. À noite desta quarta-feira a reunião foi na sede da ACIC. Hoje pela manhã acontece o Diálogo Empresarial na sede do Senai. A tarde acontece o Workshop Desafios e Caminhos da Internacionalização, iniciativa que reúne diretores de indústrias e profissionais que atuam no comércio exterior.

CORREÇÃO
Na nota sobre o novo procurador geral do Ministério Público Estado, ontem, aqui na coluna, ocorreram algumas informações incompletas a respeito da sua filiação. Fernando Comin é filho de José Comin e Marcia da Silva Comin. Seu avô materno era Joâo Manoel da Silva, mais conhecido Nelinho e que foi operador da máquina Marion. A avó materna é Nercy speck. Os avós por parte de pai são Natalino Comin e Maria Ugioni Comin.

UMA DISPUTA E TANTO
Em Morro da Fumaça acontece uma guerra estratégica para a eleição do Conselho Fiscal da Cermoful. O processo acontece neste sábado com a participação de duas chapas. O fator curioso é que estão na disputa as chapas Dois e Três. Isso em consequência do que parece ter sido uma estratégia da atual direção administrativa, que perdeu a última eleição para o Conselho Fiscal. Os ingredientes deste processo terão eco pelo menos nos dois próximos anos, quando acontecem eleições para a prefeitura e eleições do Conselho Administrativo.

UNIDOS Os deputados estaduais do Sul realizaram ontem reunião para formar o que chamam de grupo parlamentar do sul. A primeira pauta deve ser encontros com o setor produtivo para buscar os principais apelos destas áreas. É comum que as bancadas atuem assim, por região, independente de siglas partidárias.

DOIS LADOS Há várias leituras à uma informação. Ontem a prefeitura ostentou com orgulho – e com razão – o fato de ser a melhor das 13 maiores cidades de Santa Catarina, quando o assunto é menor aplicação em gastos com folha de pagamento de servidores. Como contraponto à essa interpretação aparece a leitura de que eis a prova de que não é o servidor o responsável pelo endividamento do município.

COM SELFIE O vereador Aldinei Potelecki (PRB) fez a sua primeira viagem à Brasília com o prefeito Clésio Salvaro (PSDB), desde que foi indicado líder do governo na Câmara de Vereadores. A agenda foi cumprida ontem.

NA FUMAÇA O prefeito de Morro da Fumaça, Noi Coral e o vereador Jerson Maragno, ambos do PP, foram à Brasília nesta semana para buscar recursos para o município. Entre as solicitações está a construção da sede do Caps, recursos para a saúde, agricultura, esporte e turismo. Verba para pavimentações e manutenção de estradas, além da construção de um ginásio de esportes.

TURISMO O servidor público de Morro Grande, Gislael Floriano, está trocando a função de Diretor de Turismo da sua cidade para assumir função exclusivamente dedicada ao Projeto Geoparque Caminho dos Cânions do Sul, que é gerido por um consórcio de municípios que fazem parte da área explorada turisticamente. Trata-se de um patrimônio natural ainda pouco explorado.

NATUREZA No início do ano letivo os municípios que integram o território do Projeto Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul promoveram formação para os professores da rede pública de ensino. Pequenos movimentos que chamam atenção para o potencial natural da região.

DE POLÍCIA No ambiente de política forma-se uma disputa com características muito especiais na cidade de Orleans. A disputa pode se dar entre dois delegados de polícia. O atual prefeito Jorge Koch (MDB) é candidato natural à reeleição. Seu mais provável adversário será o também delegado Ulisses Gabriel (PSD).

MINEIROS Mais uma vez uma categoria dos mineiros apurou índice superior a inflação para renovação do acordo salarial. Além da inflação do período um índice de 45 por cento sobre este percentual soma o que são os 5,02 por cento de aumento. O que não tem aumentado é o número de vagas.

FRASE DO DIA
“O governo precisa discutir com o setor produtivo de todo o Estado. Só quero crer que vai fazer isso. Se não acontecer e Assembleia vai interferir, porque Santa Catarina possui diversos setores produtivos, com capilaridades regionais e, temos a capacidade de ouvir, discutir e tomar as decisões necessárias”.
Júlio Garcia, presidente da Assembleia Legislativa, em palestra em Joinville na última segunda-feira à noite.

NETO DO OPERADOR DA “MARION”

 personJoão Paulo Messer
access_time13/03/2019 - 00:22

É de Siderópolis, neto do senhor Natalino Comin, um dos operadores da famosa extratora de carvão mineral “Marion”, o novo procurador-geral de Justiça de Santa Catarina. Fernando da Silva Comin tem o “pé preto”, como se costuma dizer dos nascidos na região carbonífera. Seu mandato como chefe estadual do Ministério Público de Santa Catarina é de dois anos a contar da posse em 5 de abril. Sua indicação se dá primeiro por votação e depois retirado de lista tríplice pelo governador do Estado. Fernando tem 44 anos de idade e ingressou no MP em 2001. Estava atuando em Balneário Camboriú, mas antes do MP atuou em Criciúma no gabinete do juiz Rubens Salfer. Tem bom trânsito entre os mais jovens e os mais experientes do MP.

CRICIÚMA ENXUTA
Divulgado pelo Tribunal de Contas de Santa Catarina o ranking das melhores prefeituras em termos de gastos com pessoal é o novo trunfo do prefeito Clésio Salvaro. A notícia foi recebida ontem. Entre as 13 maiores cidades catarinenses Criciúma é a que tem o menor percentual de gasto com folha: 37,55 por cento da receita. Ao comentar o assunto, ontem, o prefeito disse que o objetivo é atingir o percentual de 35 por cento até o final do mandato.

O QUE DIZ A LEI
A Lei de Responsabilidade Fiscal diz que uma prefeitura pode usar até 54 por cento da receita para pagamento de servidores no Poder Executivo.

PRÓ E CONTRA
Argumentos como o índice de comprometimento com a folha de pagamento são muito usados pelos gestores em processo de reeleição. É o que deve acontecer com o prefeito Clésio Salvaro em 2020. Já a categoria dos servidores deve usar este argumento para buscar melhor índice de reajuste salarial.

OUTRO ÍNDICE
Durante os comentários de avaliação do impacto positivo da notícia dada pelo Tribunal de Contas do Estado sobre o índice de comprometimento do orçamento, o prefeito voltou a tocar no assunto passagem de ônibus. Já no ano passado não houve reajuste e neste ano está assegurado que não haverá. Como em 2020 é ano de eleição igualmente não deve ser concedido reajuste. Isso daria três anos sem aumento da passagem de ônibus, o que é outro mecanismo forte numa campanha de reeleição.

LÁ COMO AQUI
Daniel Freitas saltou de vereador de Criciúma a deputado federal sem escalas. Ontem ele apresentou na Câmara dos Deputados o seu primeiro projeto, que tem embrião em Criciúma. Na sua base eleitoral aprovou uma lei que permite que as mulheres desembarquem do transporte coletivo em qualquer local, mesmo fora do ponto, por medida de segurança, a partir das 22h. Agora ele quer que esta seja lei nacional.

SUPER QUINTA
Amanhã acontece a reunião dos prefeitos de Criciúma, Siderópolis, Forquilhinha, Nova Veneza, Maracajá e Içara com a presidente da Casan para decidir o futuro dos contratos de gestão da água e esgoto. Será às 15h no gabinete do prefeito Clésio Salvaro. Os movimentos liderados pelo prefeito de Criciúma indicam rompimento de contrato. Na sede da empresa na capital, entretanto, há inclusive pressão interna para que a reivindicação dos municípios do sul seja atentida.

INDISPESÁVEL
A cidade de Criciúma é considerada a mais estratégica para a Casan. Com ela figuram como os melhores resultados as cidades de Florianópolis, São José e Chapecó. Qualquer perda pode comprometer o sistema.

CPI SOB SUSPEITA
A revelação de que o presidente da CPI da Ponte Hercílio Luz recebeu doação de campanha de uma das empresas já investigadas pelo Ministério Público no caso, está “incendiando” o debate de bastidores. Circulam desde ontem cópias das doações de campanha feitas por pelo menos uma das empresas a dois membros da comissão, os deputados Marcos Vieira (presidente) e João Amin (membro). Não há fato ilegal, tanto que as contas de ambos foram aprovadas. O que ganha repercussão é a moralidade ou imoralidade do fato deles estarem na investigação. O apelo é para que os parlamentares se julguem impedidos de participar de um processo que vai investigar também financiadores de campanha.

ALEGAÇÃO Pela primeira resposta repassada à colegas da capital que já ouviram os dois deputados, ambos, Marcos Vieira e João Amin, consideram que não há nada de anormal e garantem que as doações não lhes impedirão de exercer a função na CPI.

É ANTIGO As doações foram feitas em 2010 e 2014, quando era permitida a doação por empresas, diferente do que ocorre atualmente.

ARGUMENTOS Outro argumento sugere que estas doações são feitas a pedido dos coordenadores de campanhas e o dinheiro direcionado a um ou outro candidato de forma direta, mas sem contato do beneficiado direto com a empresa. Este tipo de situação ficou muito evidente nas revelações recentes dos grandes escândalos nacionais.

ESTUDANTIL Movimento de acadêmicos da Unesc ganha corpo através de manifestações nas redes sociais cobrando explicações sobre o alegam ser a falta de transparência das contas do DCE. Sugerem que a conta anual do diretório chega aos R$ 100 mil.

ORANDO Informações são de que líderes do PRB, partido controlado pela Igreja Universal também em Santa Catarina, estão orando muito para que o deputado Gelson Merísio, que estaria de saída do PSD, não entre na sigla dos religiosos. Conhecem o poderio de articulação do ex-candidato a governador.

PROTOCOLO ATENDIDO

 personJoão Paulo Messer
access_time12/03/2019 - 00:22

A visita do governador Carlos Moisés da silva, ontem à Criciúma foi mero protocolo. Tanto o documento com liberação de recursos de R$ 2,8 milhões para transporte escolar dos alunos do CEDUP como o documento preliminar ao processo de licitação para obras na Serra do Rio do Rastro são procedimentos que não justificariam a vinda. A proposta, entretanto, parece mesmo ser o cumprimento de um roteiro pelas principais cidades. Nem o assunto Casan foi provocado, seja pelo governador ou pelo prefeito. Na sua fala o governador também não revelou conhecer muita coisa das prioridades locais. Ele saiu levando um ofício com algumas reivindicações. Depois de Criciúma e Bom Jardim da Serra o governador fez o mesmo em Tubarão.

O ROTEIRO
A incursão do governador pelo Sul do Estado se restringiu a três cidades: Criciúma, Bom Jardim da Serra e Tubarão. De todos os atos o mais importante parece ter sido um documento prévio para permitir andamento da licitação para contratar obras que resolvam problemas de desmoronamentos na Serra do Rio do Rastro. Serão aplicados R$ 20 milhões, dinheiro já anunciado no governo federal passado.

CRICIUMENSE
O melhor da passagem da comitiva do governador por Criciúma parece ter sido o Secretário de Estado da Educação. Pragmático e estilo motivador, que ele recolhe da experiência na área de inovação e iniciativa privada, ganhou a simpatia das pessoas com que fez contato. Criciumense nascido no Rio Maina, Natalino Ugioni insiste que a prioridade deve ser a educação do aluno. Considero que corretamente aloja questões como infraestrutura e questões salariais em paralelos.

SUPER QUINTA
A quinta-feira – depois de amanhã – deve ser um dia mais importante na relação do município com o Governo do estado do que o de ontem com a visita do governador. É que está marcada para às 15h deste dia 14 a reunião da presidente da Casan com os prefeitos da região de Criciúma para selar a manutenção ou rompimento do contrato com a companhia de saneamento.

APELO EMPRESARIAL
Ontem no final da tarde o prefeito Clésio Salvaro recebeu dirigentes da ACIC. Levaram pauta de reivindicações, entre elas alternativas para atrair novos grandes investimentos. Para isso ouviram que o governo municipal aguarda a conclusão do Plano de Manejo da APA de Morro Albino, que pode abrir novas áreas para determinados empreendimentos

PRIORIDADES
Ao levar pedidos ao prefeito de Criciúma os empresários da ACIC ouviram dois principais apelos. Clésio Salvaro quer que a entidade abrace com ele a ideia de municipal o serviço de água e esgoto – rompimento com a Casan – e ajudem na conscientização da sociedade para que passem as mudanças que ele vai mandar à Câmara de Vereadores na reforma da previdência própria (Criciúma-Prev).

SIDERÓPOLIS
Forquilhinha foi a primeira cidade a “ter lenha na fogueira” da eleição municipal do ano que vem. O caldeirão começa a esquentar também em outras cidades. Ontem o ex-deputado estadual Cleiton Salvaro passou o dia fazendo conversas em Siderópolis, cidade onde há amplo domínio estratégico do seu padrinho político e tio Henrique Salvaro. A interpretação parece ser a de que Cleiton pode ser candidato a prefeito em Siderópolis.

O MERGULHO NA CENTENÁRIO
A obra que tem gerado inquietação na Câmara de Vereadores e na região central da cidade de Criciúma foi pauta ontem na Câmara de Vereadores. A Secretária Municipal de Infraestrutura, Kátia Smielevski e o engenheiro proprietário da empresa contratada para executar a obra, Tadeu de Oliveira, levaram detalhes. Segue causando apreensão a obra. Trata-se de uma obra com duração estimada em um ano no trecho mais movimentado da principal avenida da cidade, a Centenário quase defronte a estação rodoviária.

TUDO CERTO Júlio Lopes deve assumir a Fundação Cultural de Criciúma sexta-feira. Hoje ele acerta com o prefeito Clésio Salvaro alguns detalhes, mas já falando em posse. Só não assume antes porque o prefeito viaja à Brasília amanhã e quinta-feira.

LIVRE NA UDN Uma das condições para Júlio Lopes assumir a presidência da Fundação Cultural de Cultura é que seu trabalho não seja confundido como apoio político declarado e antecipado e que possa continuar construindo a UDN em Santa Catarina. No próximo sábado a UDN realizará o primeiro encontro do Meio Oeste.

CASAN Técnicos da Casan preocupados em relação às notas publicadas revelando conflitos entre o ex-superintendente Serra/Sul, de Vilmar Bonetti saíram em busca de informações. As tais discussões nunca ocorreram no ambiente da regional, mas sim com o núcleo central na capital.

CURVA Vilmar Bonetti evita comentar o assunto, mas admite que teve alguns embates com outros técnicos, mas que estas discussões ocorreram no calor da busca de soluções. Ao comentar os últimos comentários a respeito do seu nome fez ressalvas dizendo que só tem elogios à equipe técnica local.

CONCLUSÃO Vilmar Bonetti só foi chamado pelos prefeitos para participar dos debates sobre o futuro da Casan em virtude da notoriedade que ele teve quando esteve na Casan e porque é do SAMAE de Urussanga.

PALESTRA O deputado Júlio Garcia foi palestrante ontem à noite na abertura da reunião do Conselho Deliberativo da Associação Empresarial de Joinville. O convite ao presidente da Assembleia Legislativa foi feito pelo dirigente empresarial João Martinelli, que nasceu em Siderópolis.

FRASE DO DIA
“O prefeito não falou nada e a gente acabou não falando sobre o assunto”.
Simples assim o governador Carlos Moises da Silva reagiu ao questionamento sobre a relação Casan e Prefeitura de Criciúma.

Primeira visita do governador

 personJoão Paulo Messer
access_time11/03/2019 - 00:22

O governador Carlos Moises da Silva estará em Criciúma na manhã desta segunda-feira, pela primeira vez desde que assumiu o cargo. Até então apenas Joinville foi contemplada com agenda deste tipo. Mesmo assim a presença no Sul será rápida e sem nenhuma novidade. Para não passar em branco ele assina um convênio na ordem de R$ 2,5 milhões destinados ao custeio do transporte escolar dos alunos do CEDUP. Em outros tempos este tipo de assinatura era feito em gabinete. Antes de ir para o colégio, o governador se encontra com o prefeito Clésio Salvaro, na prefeitura, Nada em especial na pauta. Deve receber, entretanto, uma relação de reivindicações.

LISTA DO PREFEITO
Ao se encontrar com o prefeito Clésio Salvaro, no gabinete da prefeitura, o governador deve receber um ofício contendo as principais reivindicações da cidade. Pelo que a coluna apurou estão nela: iluminação da Via Rápida, conclusão do Anel de Contorno Viário, pagamento de uma dívida antiga do Estado para com o município na ordem de R$ 1,8 milhões, revitalização da rodovia Jorge Lacerda, pavimentação do acesso ao Case e a municipalização de todos os trechos de rodovias estaduais no território de Criciúma.

MUNICIPALIZAÇÃO
A tese do prefeito Clésio Salvaro, para reivindicar a municipalização de todos os trechos de rodovias estaduais é que o Estado alivia responsabilidade e o município é de qualquer maneira responsabilizado pela manutenção que não lhe cabe. Ele deve sugerir ao governador que busque fazer isso em todas as cidades. É natural que para isso o Estado deve dar uma contrapartida.

EDUCAÇÃO
Depois de acompanhar o governador em visita ao CEDUP o Secretário de Estado da Educação, o criciumense Natalino Ugioni, fará uma reunião com a equipe local da Gerência Regional de Educação.

EXTREMO SUL
Hoje a AMESC reunirá os prefeitos dos 15 municípios para uma reunião às 8h30min na sede da entidade e posterior visita às obras da Serra da Rocinha, na BR 285. O projeto faz parte da articulação liderada pelo prefeito Arlindo Rocha, de Maracajá, presidente da associação de municípios do extremo sul.

INSPIRAÇÃO
Um dos modelos de gestão de água adotados na região com resultado positivo e com passos idênticos ao que o prefeito de Criciúma precisa fazer, já foi feito em Morro da Fumaça. Em condições aparentemente bem menos favoráveis o prefeito Nei Coral deu demonstração de habilidade na condução do processo, brigou juridicamente com a Casan, ganhou e hoje é aplaudido pela coragem e postura que teve.

É DIFÍCIL
Dirigentes da ACIC e CDL saíram animados de encontro com o bispo Dom Jacinto Inácio Flach, semana passada, quando foram gestor o fim do feriadão de 4 de dezembro – Dia de Santa Bárbara, padroeira dos mineiros. O “vamos ver” do bispo soou aos ouvidos dos dirigentes empresariais como algo mui bem encaminhado. De dentro da Igreja recolho a informação de que a resposta foi um simples gesto de cordialidade do bispo, mas que daí até a extinção do feriado há um logo caminho a ser percorrido.

ARRECADAÇÃO
O pedágio de arrecadação de doações para a Associação Beneficente Nossa Casa arrecadou R$ 14.352,00. Foi neste sábado em 12 pontos da cidade e com mais de 70 voluntários.

EM FORMAÇÃO DA NOVA UDN
Uma semana depois de desembarcar do PSL e anda sem responder ao convite para ser o novo presidente da Fundação Cultural de Criciúma, o criciumense Júlio Lopes anunciou no fim de semana a criação de um novo partido político. É a UDN, que vem no rastro histórico da antiga UDN que existiu entre 1945 e 1965, com o detalhe de que esta tem como princípio o alinhamento ao presidente Jair Bolsonaro. Lopes informa que recebeu a missão do Conselho Político Nacional da UDN para criar o núcleo catarinense. Ele reuniu um grupo neste domingo em um hotel de Lages.

FORA DA LISTA Chama atenção que nenhum prefeito da região da Amrec tenha recebido convite para participar da agenda do governador Carlos Moises da Silva, em Criciúma nesta segunda-feira. Os deputados do Sul foram todos convidados.

DE HELICÓPTERO Na sua primeira visita à Criciúma o governador Caros Moises da Silva não virá de carro, como deu a entender faria na maioria de sias viagens pelo Estado. Ele virá de helicóptero com pouso no pátio da prefeitura. Para a reunião com o prefeito o número de cadeiras foi limitado a 40 e ele não quer ninguém de pé.

COVARDE O vazamento de um vídeo editado para dar destaque ao trecho de um discurso em que o vereador Ademir Honorato (MDB) chama o ex-governador de “covarde”, gerou uma guerrinha que deve levar o vereador a usar a tribuna da Câmara hoje. O grupo de Ademir atribui a distribuição do vídeo a gente do grupo do prefeito Clésio Salvaro.

FOI FORTE A fala de Honorato foi retirada de um desabafo que o vereador fez criticando órgãos do governo por não cumprirem promessas de contrapartida à comunidade impactada pela construção de prédios como as penitenciárias e o Case e o Casep.

NO RINCÃO Para quem olha o Jairo Celoy Custódio (MDB) como um prefeito quase reeleito, tendo em vista a interpretação do que se tem visto e ouvido da sua elogiada gestão, pode estar enganado. Um grupo se articula visando a eleição do ano que vem no Balneário Rincão.

O CAMINHO A oposição no Balneário Rincão deve apostar em um grupo de jovens empresários. A teoria da dita “nova política” deve estar no slogan da oposição, procurando colar o nome do atual prefeito a nomes antigos, especialmente se valendo do fato Custódio ser do MDB, uma das siglas mais desgastadas.

FALÊNCIA Aprovado o projeto de recuperação judicial da Carbonífera Criciúma volta a esperança de que pelo menos alguns funcionários recebem os seis direitos. Muito em breve devem começar a ser marcadas as datas dos primeiros leilões de bens que restaram. São mais de 700 trabalhadores diretos que não receberam seus direitos, nem salários dos últimos cinco meses.

FICARAM FORA Os médicos não entraram no acordo que encaminhou garantia de pagamento dos direitos trabalhistas aos funcionários do Hospital São Marcos, de Nova Veneza. Isso porque a prefeitura que fez o acordo deve ao administrador valores referentes ao Pronto Socorro e os créditos dos médicos é de atendimentos pagos pelo Estado.

SAMAE JÁ ESTÁ NA CÂMARA

 personJoão Paulo Messer
access_time09/03/2019 - 00:22

Ainda nesta sexta-feira o prefeito Clésio Salvaro mandou protocolar na Câmara de Vereadores o projeto para criação do SAMAE, que é o serviço municipalizado de água e esgoto. O projeto deve tramitar normalmente no Legislativo, embora no dia 14 haja uma reunião do prefeito e a presidente da Casan. Neste dia define-se o futuro da gestão destes serviços no município. O fato de antecipar-se criando um órgão municipal não necessariamente significa que o prefeito conte com o rompimento. “ “batata quente” está nas mãos da presidente da companhia estadual, pois se ela atender as reivindicações da região de Criciúma abre precedente. Se negar, perde seis municípios do sul.

VISITA DO GOVERNADOR
O governador Carlos Moises da Silva virá à Criciúma nesta segunda-feira. Fará visita ao prefeito Clésio Salvaro e posteriormente irá ao CEDUP, assinar um contrato de liberação de R$ 2,5 milhões para o transporte escolar. Trata-se de um procedimento tradicional. Não se trata de verba nova. A pauta na prefeitura não foi divulgada.

ESCOLA MILITAR
Só no fim da tarde desta sexta-feira aconteceu o encontro do prefeito Clésio Salvaro com o deputado estadual Jessé Lopes (PSL), para tratar da instalação da Escola Militar em Criciúma. A única coisa que ficou acertada é que o debate deve ser feito com a comunidade escolar em tom menos impositivo.

SANTA POLÊMICA
O bispo Dom Jacinto Inácio Flach não esboçou reação suficiente para animar ou desanimar os dirigentes da ACIC e CDL que o procuraram, nesta semana, para alterar o feriado de Santa Bárbara, dia 4 de dezembro. O pedido é para que a celebração seja realizada no primeiro domingo de dezembro, evitando um feriado em período de atividade comercial e industrial intensa. Ao seu estilo o bispo foi simpático na recepção, mas sem dar resposta.

PAUTA ANTIGA
A extinção ou substituição do feriado de Santa Bárbara é tema recorrente. Já houve vários tipos de propostas. A mais próxima dos interesses da Igreja Católica seria a permuta pelo dia 19 de março, dia de São José, padroeiro da Diocese. A substituição do feriado para o dia 4 de novembro, aniversário da emancipação leva a igreja a perder um feriado. Assim mesmo fica muito próximo do período intenso do comércio e ainda pode gerar feriadão, já que dia 2 de novembro e feriado nacional.

NA UNIMED
As duas chapas que disputam a eleição da Unimed Criciúma já estão inscritas. No processo as chapas não ganham número e sim nome. Giancarlo Búrigo fez a inscrição da chapa “Unimed Para Todos” acompanhado de todos os membros. Ele disputa a eleição com a chapa liderada pelo também já inscrito Leandro Avani Nunes com a identificação de chapa “Renovação com Responsabilidade”.

POSSE IMEDIATA
A eleição na Unimed será no dia 26 de março entre às 9h e 19h com cerca de 400 cooperados aptos a votar. São profissionais das regiões de Criciúma e Araranguá. Terminada a votação acontece a apuração e a assembleia geral ordinária. A posse ocorre no dia 4 de abril.

INAUGURAÇÃO
Entre a eleição da Unimed no dia 26 de março e a posse festiva dos novos dirigentes no dia 4 de abril o atual presidente Valter Ney Junqueira vai inaugurar a ampliação do Hospital da Unimed.

PSL 17 MAIS IGUAL
Uma reunião realizada pela cúpula do PSL, na manhã desta sexta-feira, os encaminhamentos são aqueles mais próximos de todos os demais partidos, o da organização de olho nas eleições municipais de 2020. Para isso deve ser feita uma “oxigenação” se necessário, ou seja, permitir a saída de alguns que desafinem ao discurso do comando. Mesmo com a puxada no freio de arrumação que o partido teria dado na reunião desta sexta-feira a influência no governo não deve ser alterar muito. O governo está muito mais para os oficiais militares do que para o partido, a julgar pelo que se ouviu mesmo após a reunião. Isso vale para a parte central do governo na capital. No interior devem começar a abrir alguns espaços para o PSL. Pelo visto a nova política inspira-se gradativamente na velha.

SEM LÓGICA Tem gerado especulações nos bastidores da política na capital ensaios que conflitam com o aparente. Sugerem, enquanto todos têm evidências de que Júlio Garcia e Gelson Merísio andam em caminhos muito opostos, aproximação de ambos. Se for isso quem já não entendia nada saberá menos ainda de política.

POSIÇÃO Numa coisa Júlio Garcia e Gelson Merísio podem estar alinhados. Trata-se da posição de seus grupos de aliados em relação ao governador. Os dois miram posicionar-se na oposição de Carlos Moisés da Silva. Detalhe de que Garcia vai pela via diplomática, enquanto Merísio na pressão.

VAI À IGREJA Jornalistas do Oeste do Estado publicaram nesta sexta-feira que o ex-deputado Gelson Merísio não mudou apenas o domicílio eleitoral, saindo de Chapecó para residir em Joinville. Ele estaria saindo do PSD para assumir o PRB. Ora, então a resposta à pergunta de para onde está indo Merísio deve ser: “está indo à Igreja”.

DE FÉ O Partido Republicano Brasileiro (PRB) é liderado no Estado pelo bispo da Igreja Universal e deputado estadual Sérgio Motta. O bispo Marcos Pereira preside o partido no país. Em Criciúma o PRB tem como principal personagem o veresdor pastor Aldinei Poteleck, que é o líder do governo Clésio Salvaro (PSDB).

TRÊS EM UM O jornalista Nícola Martins, que assumiu a presidência da Fundação Municipal de Esportes no dia 10 de janeiro acumula a partir desta semana um terceiro cargo na administração municipal. Já havia sido nomeado responsável pelos Parques do Imigrante e das Nações. Agora ele assume também a Coordenadoria da Juventude.

VIRALIZA Um vídeo com um trecho de um discurso do vereador Ademir Honorato, em que ele usa a expressão “covarde” para reclamar dos políticos que não cumpriram nem assumiram os compromissos com a comunidade afetada pela construção do Casep, está nas redes sociais. O vereador suspeita que foi feito com o objetivo de tentar desestabilizá-lo com o ex-governador Eduardo Moreira que também é chamado de covarde na fala.

FRASE DO DIA
“Aguardem até segunda-feira. Vamos ter novidades. Vem aí algo novo, mas alinhado com o governo Bolsonaro”.
Júlio Lopes, que recentemente saiu do PSL. Mesmo com as evidências a partir de postagens suas ele não antecipa, mas estaria tentando criar um novo partido: a UDN.

Divisão dos incentivos

 personJoão Paulo Messer
access_time08/03/2019 - 00:22

Desde que o Secretário de Estado da Fazenda, Paulo Eli, disse na Assembleia Legislativa que existe uma “caixa preta” nos programas de incentivos fiscais, muita gente perdeu o sono. De lá para cá ficou definida a instalação de uma CPI para investigar a denúncia, Estes movimentos que mexem com interesses. E não é só de políticos. Se de um lado há interpretação de que Paulo Eli disse aquilo “sob encomenda” de uns, de outro há quem enxerga movimentos tentando neutralizar as investigações. Essa guerra teria de um lado o ex-governador Eduardo Moreira, que foi quem indicou Eli para a Fazenda e de outro Gelson Merísio, cujo cunhado Antônio Gavazzoni foi Secretário da Fazenda na maior parte do tempo nos últimos quatro governos. Na guerra destes grupos que vai pagar a conta são os empreendedores e os consumidores.

TEM QUE SABER
Aos olhos dos contribuintes existe uma verdade: se Paulo Eli disse que há caixa preta, ele tem a obrigação de abri-la. A CPI pode ser uma das formas, mas a outra deveria ser o governo que se elegeu com a promessa da transparência. Como auditor da Receita Estadual e agora Secretário da Fazenda, Paulo Eli tem a obrigação de mostrar onde estão os contratos de gaveta.

ATO DO GOVERNO
Ainda ontem o governador Carlos Moises mandou à Assembleia Legislativa uma nova versão de projeto de incentivos fiscais, tornando mais transparente e elaborada a lista de produtos beneficiados. A dúvida é se a resposta rápida faz ou não parte do que a Assembleia Legislativa costurou um dia antes com a participação de integrantes do governo. Um dia antes Moisés recebeu um projeto pronto elaborado no Legislativo.

E SE FOR
Até o final da tarde de ontem ainda não tinha sido possível comparar o teor dos projetos sobre os incentivos, o que foi elaborado na Assembleia Legislativa e o que saiu do centro administrativo. Se houver conflito no conteúdo – o que ficou parecendo – abre-se guerra e não há dúvidas quem vai ganhar: a Assembleia Legislativa.

DIA DA MULHER
O prefeito de Morro da Fumaça, Noi Coral encaminhou à Câmara de Vereadores o Projeto de Lei que prevê a criação da Semana de Conscientização e Combate ao Feminicídio. As atividades serão realizadas anualmente no mês de março, sempre em alusão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8.

SÓ OUVIDOS
O primeiro suplente de deputado estadual Cleiton Salvaro tem andado como se estivesse no cargo. Eleito com 15 mil votos em 2014, mas ficou fora com mais do que o dobro da votação em 2018, ele tornou-se num diferencial da última eleição. Enquanto colegas diminuíram a votação, e alguns entraram mesmo assim, ele cresceu mais de cem por cento e por conta do quociente eleitoral não entrou.

MUNICIPALIZAR A BARRAGEM
Se o processo de criação de órgãos municipais para gestção da água e esgoto seguir no ritmo ditado pelo prefeito de Criciúma, em Siderópolis o prefeito Helio Cesa Alemão irá propor a municipalização da Barragem do Rio São Bento.

NA PAUTA
O deputado federal Daniel Freitas (PSL) se encontrou ontem com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Júlio Garcia (PSD). Na conversa não foram apenas questões relacionadas ao projeto de incentivos fiscais que agita o parlamento catarinense neste momento. Os dois falaram sobre eleições do ano que vem, especialmente em Criciúma.

JÚLIO LOPES NA CULTURA
Não está “escape” de ter sido uma grande gafe o anúncio de Júlio Lopes na presidência da Fundação Cultural de Criciúma. O governo municipal distribuiu uma nota anunciando que ele havia sido convidado pelo prefeito e aceito de pronto, embora pedido um tempo para conversar com familiares antes de definir a posse. Logo depois que a nota foi divulgada, Júlio saiu atrás para dizer que não é bem assim e que precisa falar com familiares. O retorno dele ao cargo era dado como certa. Ele quer e o prefeito também. As circunstâncias do anúncio podem ter gerado mal-estar.

HAVIA OUTRO Embora o Clésio Salvaro não tenha feito nenhum comentário a respeito, ele tinha outro nome de que quem aguardava a resposta para assumir a FCC. Demorou e depois que Júlio Lopes saiu do PSL, o prefeito solicitou ao outro candidato que se apressasse na resposta.

É DA COTA Todos os recém convidados e indicados para cargos no governo do município assumem com a missão política com vistas à eleição municipal do ano que vem. Foi assim com Nícola Martins (PR) na Fundação Municipal de Esportes.

TAMBÉM É A mesma tese da composição de equipe olhando o potencial partidário usada para alguns cargos no Executivo vale para o Legislativo. O novo líder de governo, vereador Aldinei Potelecki (PRB) agrega sigla com bom tempo de TV e eleitorado fiel e bem conduzido.

NÃO É DA COTA A indicação de Júlio Lopes para a Fundação Cultural de Criciúma não cabe na tese do reforço partidário no projeto de reeleição. Ele saiu do PSL e está sujeito a movimentos próprios do partido do filho Jessé Lopes.

DE SAÍDA O discurso do Secretário de Fazenda, Paulo Eli, denunciando suspeitas sobre incentivos fiscais distribuídos é bem visto pelo governo até o ponto de onde ele estaria sendo transparente. Daí para frente existem suspeitas de que ele o fez a serviço de quem o apadrinhou para permanecer no cargo, o ex-governador Eduardo Moreira. Ele pode estar com pelo menos um dos pés fora.

NEM TÃO UNÂNIME A julgar pela reação à nota publicada aqui ontem, com elogios ao ex-gerente regional da Casan, Vilmar Bonetti, o time de rejeição ao seu nome é grande dentro da empresa estadual.

QUE FEIO Não se restringe aos deputados à denúncia e a suspeita dos que agem em defesa de um ou outro grupo político em Santa Catarina. A cada dia mais colegas da imprensa andam se expondo através das suas ferramentas na defesa dos seus. O leitor ganha quando menos gente usa camuflagem.

FRASE DO DIA
“Eu sou louco por trabalho. Trabalho muito. Só não trabalho mais do que o Clésio Salvaro.”
Júlio Lopes, que deve assumir a presidência da Fundação Cultural de Criciúma.

A UM PASSO DO ROMPIMENTO

 personJoão Paulo Messer
access_time07/03/2019 - 00:22

Das reuniões provocadas ontem pelo prefeito Clésio Salvaro, primeiro com os prefeitos dos municípios atendidos pela Casan na região e depois com os vereadores de Criciúma, a percepção é que o rompimento do contrato com a companhia que administra o saneamento básico na região está por um fio. As conversas foram tão avançadas que o prefeito levou à reunião o ex-diretor regional Sul da Casan, Vilmar Bonetti. Hoje ele é quem melhor conhece o sistema em todo o Sul e está fora. Foi demitido por entrar em conflito com setores técnicos da empresa. Oficialmente ele era considerado do time político. Na prática ele tinha frequentes embates com teóricos que conhecem menos o sistema.

IMPORVÁVEL
É pouco provável que a Casan aceite a proposta apresentada por Criciúma que reduziria os ganhos da empresa no município. Isso porque se fizer alguma concessão no Sul, terá que fazer em todas as demais cidades catarinenses.

A CONSTRUÇÃO
Por vezes fica repetitivo o discurso com elogios ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Júlio Garcia. Ontem, porém, de novo ele revelou uma habilidade fora do comum na construção de alternativas às maiores crises. Desta vez ele vai um pouco além do Legislativo e alivia o lado do Executivo. Isso ocorre com a construção da uma alternativa à eminente crise que vinha gerando a legislação em virtude da entrada em vigor de três decretos cortando incentivos fiscais.

DA SAÍDA
A manobra administrativa construída no Legislativo precisa tramitar sem perda de tempo, isto é, às pressas e sem maiores discussões ou emendas. Um projeto que na prática corta os efeitos dos cortes de incentivos, o que aconteceria no fim deste mês. É a agilidade nesta votação que foi construído por Júlio Garcia. Como ele tem a liderança sobre todas as bancadas e o governo precisa deste projeto considera-se a votação mera formalidade.

EFEITO PRÁTICO
A proposta prorroga para 31 de julho o início da vigência de dois decretos editados pelo Executivo no final do ano passado que retiram benefícios fiscais. A proposta também revoga lei que limitava a 16 por cento da arrecadação bruta do ICMS, IPVA e ITCMD o total da renúncia de receita para a concessão de benefícios fiscais e que estabeleciam que esse limite deveria ser atingido gradualmente até 2022.

ACORDO FECHADO
Para celebrar o acordo administrativo e político construído por técnicos da Assembleia Legislativa o presidente da Assembleia Legislativa reuniu os líderes de bancada na sala da presidência após a sessão legislativa de ontem. É assim que Garcia conduz o processo: falando com os líderes. Cada um que exerça a sua liderança sobre os liderados. Isso no mínimo institui o expediente da disciplina e hierarquia, preceitos tão admirados pelos militares.

POSSE DA CDL
Hoje assume a nova diretoria da CDL de Criciúma. A gestão é do biênio 2019/2020 e pela primeira vez uma mulher assume a presidência, Andrea Gazola Salvalággio. A posse festiva acontece às 19h30min, no Centro de Eventos Flor de Lis. Os ex-presidentes Renato Campos Carvalho e Zalmir Casagrande assumem a vice-presidência e a área de finanças.

MOVIMENTO CURIOSO
Uma notícia do meio publicitário está agitando o ambiente político na capital do Estado. O publicitário Fábio Veiga, que na última campanha trabalhou com Gelson Merísio estaria praticamente acertado com o prefeito Gean Loureiro (MDB), de Florianópolis. Se for isso mesmo, aumenta a especulação de que Gean pode estar mais próximo de PSD e DEM.

MDB E O FATOR URUSSANGA
Emedebistas de todas as hostes estufam o peito para apontar o prefeito Jairo Celoy Custódio como um provável candidato imbatível nas próximas eleições municipais, ano que vem. O desempenho administrativo dele tem sido tão elogiado que não faltam eleitores de Criciúma postando em redes sociais que pretendem transferir o título para votar na reeleição do prefeito que transformou o Balneário Rincão. A luz de alerta da cúpula do MDB, entretanto, está naquilo que no trânsito se costuma chamar de “amarelo piscante”. O próprio Jairo Custódio lembra que em Urussanga o então prefeito Johnny Felipe era considerado reeleito, mas foi surpreendido.

ENCHENTE O que todos querem entender é o que está acontecendo com o sistema de drenagem na área central da cidade. O que era elogiado até o final do ano passado, agora virou problema a cada chuva. Ontem os maiores estragos foram em virtude de raios e vento. Mesmo assim várias ruas criaram enormes poças.

NÃO É HORA As cheias na região da estação rodoviária em Criciúma estão acontecendo justo no período em que que o governo propõe a construção de um rebaixamento da avenida Centenário. Apesar desta obra estar acima do local que enche, os comentários desfavoráveis à obra são inevitáveis.

NA MIRA O Secretário de Estado da Fazenda, Paulo Eli, vem sendo criticado por todos os partidos políticos, inclusive o atual governo e o MDB, onde tem estreitas relações. Tudo porque ele falou dos tais “contratos de gaveta para inventivos fiscais, sugerindo a caixa preta destes incentivos”.

VAI EXPLICAR Durante a sessão da Assembleia Legislativa de ontem os deputados aprovaram por unanimidade um pedido de informações do secretário Paulo Eli, sobre o que ele denunciou ser “a caixa preta” dos incentivos fiscais. Nos bastidores a conclusão é que ele falou demais. Há quem acredita que ele tenha sido inflamado pela equipe do ex-governador Eduardo Moreira a dizer o que disse.

FRASE DO DIA
“Leve ao governador esta solução encontrada pelo Legislativo e diga a ele que os políticos estão aqui para ajuda-lo,"
Júlio Garcia, presidente da Assembleia Legislativa dirigindo-se ao deputado Coronel Mocelin, líder do governo no parlamento estadual, num evidente recado ao governador de que ele não pode governador sem dispensar os serviços dos políticos.