Notícias em destaque

Mulheres produzem bolachas para atingidos pelas enchentes no RS

commentJornalismo access_time17/05/2024 16:20

Voluntárias produziram mais de seis mil bolachas caseiras que serão destinadas ao estado gaúcho.

Caravaggio conquista o Campeonato Catarinense Sub-21 B

commentEsporte access_time13/05/2024 08:38

Azulão da Montanha ficou com o título após derrotar o Juventus por 4 a 1.

Sub-15 e Sub-17 do Criciúma vencem o Hercílio fora de casa

commentCriciúma EC access_time13/05/2024 10:02

Os resultados garantiram as duas categorias do Criciúma na vice-liderança do Campeonato Catarinense.

FORQUILHINHA – FAMILIE, ARBEIT UND BILDUNG

Texto de Willi Backes

comment Jornalismo access_time26/04/2021 - 06:33

Reportagem: Willi Backes

As famílias alemãs que fundaram e colonizaram Forquilhinha a partir de 1.912, descendentes de Europeus que desembarcaram no Brasil no início do Século XIX, optaram por adquirir terras no sul catarinense, após verificação que os vales e planícies irrigadas por abundantes águas e florestas tropicais, possibilitaria manejo para pretendida produção agrícola e de animais.

A opção pela produção agrícola e pecuária de subsistência, era consequência dos conhecimentos adquiridos pelos antepassados na Alemanha, notadamente entre as famílias com formação religiosa Católica Apostólica Romana. Dentre os desbravadores se destacavam também praticantes da marcenaria, padaria, construção, ferraria e carpintaria.

A história de Forquilhinha foi construída tendo por base a Trilogia: Família, Trabalho e Educação.

O desenvolvimento da comunidade e também o crescimento populacional foram atestados logo nas primeiras décadas da colonização, tendo por consequência falta de terras para o maior cultivo, e também, opções educacionais e formadoras profissionais na região sul. A principal consequência foi o êxodo de famílias para regiões do sul e sudeste do Brasil, bem como, centenas de descendentes das famílias alemãs de Forquilhinha que buscaram oportunidades para educação e trabalho por todo o País, na Europa e Estados Unidos.

RESILIÊNCIA PRODUTIVA.
PRODUKTIVE BELASTBARKEIT.
Em meio a produção agrícola e pecuária, despontou por tempos no Distrito e depois Município de Forquilhinha, em áreas paralelas à Criciúma, nas décadas de 70 à 90 do século XX, a extração mineral do carvão do subsolo. Após exaurir a extração mineral, a recuperação ambiental se fez necessária com locação posterior de espaços para a inserção de projetos construtivos industriais e residenciais.

Na sua história construída em apenas 109 anos – 1.912 à 2.021 – notadamente impulsionada pela emancipação político administrativa ocorrida em 1.989, Forquilhinha teimou nas aptidões herdadas dos fundadores colonizadores relacionadas às atividades na agricultura e pecuária, com seus aproveitamentos e transformações. Desde o princípio a comunidade alicerçou seus conhecimentos e trabalhos na forma cooperada.
A cooperação dos residentes de Forquilhinha entre si para benefício da coletividade, fez surgir os educandários, igreja, distribuição de energia elétrica, transbordo de água, criação e produção na pecuária de leite, na industrialização de alimentos, na produção agrícola diversificada.

A comunidade – como consequência óbvia - adotou o slogan institucional e promocional audacioso de: “Forquilhinha, a Cidade Mais Alemã do Sul Catarinense” – “Forquilhinha, Die Deutschste Stadt im Süden von Santa Catarina”. Bonita e incentivadora denominação e que tem animado ações urbanísticas e decorativas, importantes edificações e iniciativas industriais.

O caminho está iniciado para assumir a proposição resumida no slogan e para aperfeiçoar os objetivos urge reescrever a legislação vigente com visão panorâmica à frente. A Cidade Mais Alemã precisa modelar seus escritos e orientações, inserindo procedimentos correlatos e ampliados à construção e reformas das edificações, educação formal e cultural, iniciativas industriais e comerciais, produção e comercialização gastronômica, registros históricos, comemorações e festejos característicos remanescentes e contemporâneos.

As perspectivas panorâmicas para o desenvolvimento consistente e contínuo de Forquilhinha na economia, educação, cultura e social, são visíveis e possíveis em todas as suas instâncias

FORQUILHINHA, ALLES GUTE ZUM GEBURTSTAG.
Forquilhinha 2.021, Parabéns!!!
26 de Abril de 1.912 – Fundação e início efetivo da Colonização (109 Anos).
26 de Abril de 1.989 – Emancipação Político Administrativa (32 Anos).

content_copyAssuntos relacionados

Mais notícias de Jornalismo

Mulheres produzem bolachas para atingidos pelas enchentes no RS

commentJornalismo access_time17/05/2024 16:20

Voluntárias produziram mais de seis mil bolachas caseiras que serão destinadas ao estado gaúcho.

Coopercocal envia equipe de eletricistas para ajudar comunidades no RS

commentJornalismo access_time15/05/2024 17:31

A iniciativa representa um esforço conjunto entre as cooperativas de Santa Catarina filiadas a FECOERUSC (Federação Catarinense das Cooperativas de Eletrificação Rural), que se uniram para oferecer suporte na restauração dessas estruturas vitais.

Chegada do frio pode trazer aumento na conta de energia; CasaPronta oferece soluções de economia

commentJornalismo access_time15/05/2024 16:58

Feira acontece de 5 a 9 de junho, no Farol Shopping, em Tubarão.

Baile de Gala abre as festividades de aniversário em Nova Veneza

commentJornalismo access_time13/05/2024 15:00

Evento será realizado no dia 1º de junho, no Palazzo Delle Acque.

Dia da enfermagem: profissionais são sinônimo de cuidado e atenção à saúde

commentJornalismo access_time10/05/2024 15:21

Neste dia 12 de maio, o HSJosé celebra seus enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares e agradece a dedicação que faz a diferença na vida de cada um que passa pela instituição.