Campanha de Inverno da Celesc estimula o consumo consciente de energia
Tema foi abordado no programa Tudo a Ver com Karol Carvalho
Com o objetivo de incentivar o uso consciente de energia durante a temporada mais fria do ano, a Celesc lançou a Campanha “Nesse inverno, não se meta numa fria”. A ação apresenta dicas para que a população economize na conta de luz, por meio de mudanças de hábitos diários que impactam no consumo.
Durante o programa Tudo a Ver, apresentado pela jornalista Karol Carvalho, o gerente de projetos do Departamento de Eficiência Energética da Celesc, Rodrigo José Hoffmann, explicou melhor sobre a iniciativa
Confira a seguir, algumas dicas da Celesc para economizar energia durante o inverno:
Aquecedor no ambiente: durante o uso de aquecedores elétricos é importante manter janelas e portas fechadas para evitar a entrada de ar frio, limpar os filtros com frequência e desligar o aquecedor ou o ar condicionado quando se ausentar do ambiente por tempo prolongado. Como prevenção, nunca cubra um aquecedor elétrico, pois isso pode provocar um incêndio.
Lavadora e secadora de roupas: Com as baixas temperaturas, um dos desafios é como secar as roupas sem que elas fiquem com cheiro desagradável. Para isso, mantenha o filtro da lavadora sempre limpo, isso exige menos esforço da rede elétrica e, consequentemente, consome menos energia. Prefira secar as roupas ao ar livre. Quem mora em apartamento, deve pendurar as roupas o mais próximo da janela. Se usar a secadora, confira no manual a quantidade ideal de roupa para manter a saúde da sua máquina e do seu bolso. Nunca seque roupas atrás da geladeira, pois sobrecarrega o funcionamento do motor, aumenta o consumo de energia e coloca em risco a integridade do aparelho.
Forno e jarras elétricas: no inverno, a tendência de consumir mais líquidos quentes é muito maior do que em qualquer época do ano. As jarras elétricas facilitam o preparo de chás e cafés, mas consomem energia. Por isso, adica é usar mais o fogão convencional, pois além de esquentar a água, ele também aquece o ambiente. Durante o uso, abra a porta do forno apenas quando necessário para que não seja preciso usar mais energia para reaquecer o aparelho.
Torneira quente: caso possua torneiras de água aquecida em casa, para economizar energia e contribuir com a sustentabilidade do planeta, assim como no caso dos chuveiros elétricos, ajuste a temperatura da água para o nível médio de calor e mantenha a torneira fechada enquanto ensaboa as louças ou as mãos.
Secador de cabelos: antes de ligar o aparelho, enxugue ao máximo os cabelos com a toalha para reduzir o consumo de energia.
OUÇA a entrevista no podcast abaixo:
Mais notícias de Jornalismo
Júlio Bittencourt avalia vitória de Lula e futuro do PT
Presidente do partido em Criciúma destaca a participação dos jovens, a mudança na estratégia eleitoral e os reflexos políticos do segundo turno.
TUDO A VER: Meliponicultura, produção artesanal, solidariedade e direitos trabalhistas foram os assuntos desta sexta-feira
Natália Chaves recebeu Amanda Ludwig, Daniel Loch, Cida Bernardo, Letícia Ghisi, Almir Fernandes e a Dra. Ana Paula Mariana
Prefeitura de Tubarão entrega UPA ao IMAS em novembro, e unidade abre ainda este ano
A empresa responsável pela cobertura está concluindo a troca do telhado e a impermeabilização da laje
Prefeitura de Tubarão vai economizar R$ 1,2 milhão por ano com fim de fundações
A Fundação Municipal de Educação será a única fundação mantida pela Administração Pública, preservando sua autonomia administrativa e financeira
Setor de serviços lidera ranking de geração de empregos em Santa Catarina
Mais de 30 mil vagas foram preenchidas nos oito primeiros meses do ano














