Notícias em destaque

Prefeitura de Criciúma orienta empresas sobre mudanças nacionais que entrarão em vigor

commentJornalismo access_time24/07/2026 19:00

Alterações envolvem nota fiscal de serviços e novo formato do CNPJ

Caravaggio inicia preparação para o último jogo da Série B

commentEsporte access_time23/07/2026 17:30

Azulão enfrentará o Juventus no sábado (24), no Estádio da Montanha

Criciúma Esporte Clube divulga Serviço de Jogo para Criciúma X Náutico

commentCriciúma EC access_time23/07/2026 18:00

Partida é valida pela 20ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro

Anvisa mantém proibição da venda de cigarros eletrônicos

Produtos são vendidos ilegalmente no país.

comment Jornalismo access_time07/07/2022 - 00:15

Reportagem: Agência Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu hoje (6) manter a proibição de importação, propaganda e venda de cigarros eletrônicos no Brasil. A restrição começou em 2009, mas a comercialização continua ocorrendo de forma ilegal no país.

A decisão foi tomada durante a 10ª reunião da diretoria colegiada do órgão. Por unanimidade, a diretoria seguiu voto proferido pela diretora Cristiane Rose Jourdan.

Segundo a diretora, estudos científicos demonstram que o uso dos dispositivos eletrônicos para fumar (DEFs) está relacionado com aumento do risco de jovens ao tabagismo, potencial de dependência e diversos danos à saúde pulmonar, cardiovascular e neurológica.

Os cigarros eletrônicos são aparelhos alimentados por bateria de lítio e um cartucho ou refil, que armazena o líquido. Esse aparelho tem um atomizador, que aquece e vaporiza a nicotina. O aparelho traz ainda um sensor, que é acionado no momento da tragada e ativa a bateria e a luz de led.

A temperatura de vaporização da resistência é de 350°C. Nos cigarros convencionais, essa temperatura chega a 850°C. Ao serem aquecidos, os DEFs liberam um vapor líquido parecido com o cigarro convencional.

Os cigarros eletrônicos estão na quarta geração, onde é encontrada concentração maior de substâncias tóxicas. Existem ainda os cigarros de tabaco aquecido. São dispositivos eletrônicos para aquecer um bastão ou uma cápsula de tabaco comprimido a uma temperatura de 330°C. Dessa forma, produzem um aerossol inalável.

Com informações da Agência Brasil

content_copyAssuntos relacionados

Mais notícias de Jornalismo

Prefeitura de Criciúma orienta empresas sobre mudanças nacionais que entrarão em vigor

commentJornalismo access_time24/07/2026 19:00

Alterações envolvem nota fiscal de serviços e novo formato do CNPJ

Cocal do Sul mobiliza população para doação de sangue

commentJornalismo access_time24/07/2026 18:30

Ação será realizada no dia 11 de agosto, na Unidade de Referência em Saúde

Prefeitura de Nova Veneza intensifica cronograma de prevenção ao El Niño

commentJornalismo access_time24/07/2026 18:00

Município realiza a limpeza e a desobstrução de córregos, rios e bocas de lobo

Forquilhinha abre a Festa do Colono e do Motorista

commentJornalismo access_time24/07/2026 10:06

Cobertura especial da Rádio Eldorado destaca a força da agricultura e do transporte no Sul catarinense.

Prefeitura de Criciúma intensifica cronograma de prevenção ao El Niño

commentJornalismo access_time23/07/2026 19:30

Frentes de trabalho estão voltadas à limpeza de rios e bocas de lobo