Notícias em destaque

Campanha “Solidariedade em Dobro” busca triplicar doações de alimentos

commentJornalismo access_time12/04/2024 07:25

Iniciativa que chega a sua 7ª edição é da empresa UNQ Import&Export. A cada quilo recebido, a empresa doará mais dois para Cruz Vermelha, que distribuirá entre as famílias carentes.

Treino tático encaminha Caravaggio para enfrentar o Manchister

commentEsporte access_time01/04/2024 15:23

Duelo será disputado na próxima quarta-feira (3), em Nova Veneza.

Tarde de reapresentação no CT Antenor Angeloni

commentCriciúma EC access_time01/04/2024 17:23

A grande decisão do estadual ocorre no sábado (06/04), às 16h30min, no estádio Heriberto Hülse.

Nova diretoria da Via Gastronômica da Acic projeta ações para fortalecer o segmento

Empresário Odair Woichinevski assume a presidência, ao lado do vice Lucas Biava, do diretor comercial, Leandro Vettorazzi, e do diretor financeiro, Joster Favero.

comment Jornalismo access_time09/02/2023 - 17:06

Reportagem: Redação

A Via Gastronômica, núcleo da Associação Empresarial de Criciúma (Acic), entra em 2023 com uma nova composição na diretoria para os próximos dois anos. O empresário Odair Woichinevski assume a presidência, ao lado do vice Lucas Biava, do diretor comercial, Leandro Vettorazzi, e do diretor financeiro, Joster Favero.

O empresário Odair Woichinevski, que sucede Joster Favero na presidência, destaca o fortalecimento da Via, com ações que envolvem a busca por mais associados e a qualificação da mão de obra. O núcleo hoje conta com 22 estabelecimentos.

"Nesses últimos dois anos a Via atraiu mais empresários conscientes da importância da união de esforços em prol do fortalecimento do segmento. A pandemia nos fortaleceu enquanto entidade que representa o setor, percebida pelos empresários no momento em que recorreram a nós para ter voz junto ao setor público, bem como fomos percebidos pelo Município, visto a importância econômica que tem este setor”, avalia.

“Agora temos alguns desafios importantes a buscar, além de manter a constante renovação do grupo de empresários que fazem parte do núcleo, fortalecendo a Via Gastronômica e garantindo a continuidade de um bom trabalho nos anos subsequentes”, enaltece o presidente.

“Temos ideias de trabalhos que a Via possa desenvolver, no sentido de atrair mais empresários, como serviços específicos negociados em grupo, treinamento de equipes, consultoria jurídica, transporte coletivo de funcionários em horários e dias em que atualmente não há o serviço no sistema público, entre outras ações", acrescenta.

Mão de obra
A falta de mão de obra qualificada também é uma dificuldade para o segmento e receberá a atenção da nova diretoria. “Temos algumas ideias nesse sentido. Uma delas é a possibilidade de firmar parcerias com entidades sociais para formação de profissionais para o nosso setor. Criciúma também tem um turismo de negócios muito forte e, por isso, a importância de ter um setor bem organizado, com estabelecimentos prontos para atender essa demanda”, salienta Woichinevski.

O vice-presidente da Via, Lucas Biava, reitera a preocupação com a falta de profissionais no segmento. “Analisando a grande demanda por equipe qualificada, desde produção, preparo de pratos, passando por atendimento e até a própria entrega, poderíamos, por exemplo, realizar um trabalho junto ao Município para direcionar o público mais carente para essas vagas, oferecendo oportunidade de trabalho e profissionalismo dessas pessoas. Queremos fomentar ações para que a cidade cresça. Se a cidade cresce, nós também crescemos”, pontua.

“Estou desde o início na Via Gastronômica e muito motivado com a nova diretoria, acho que chegou o nosso momento. Com o Poder Público querendo investir e promover o turismo, a hotelaria e a gastronomia serão fortalecidas e toda a cidade irá ganhar”, coloca o diretor comercial, Leandro Vettorazzi.

Balanço da gestão
Ao fazer um balanço de sua gestão na presidência, o empresário Joster Favero destaca o importante papel desempenhado pela Via Gastronômica durante a pandemia. “Conseguimos atuar e organizar as pautas do setor naquele momento e levá-las às autoridades competentes, como a abreviação do tempo de fechamento dos estabelecimentos, flexibilidade de horário de funcionamento, interiorização da Abrasel, Associação Brasileira de Bares, Hotéis e Restaurantes”, resume.

Em relação aos projetos encaminhados na sua gestão, Favero ressalta o lançamento do Mapa Gastronômico e a entrega do projeto da Rota Gastronômica, que chega como grande desafio para a nova diretoria. “A Rota Gastronômica é uma proposta da Via junto ao Poder Público. A Rota inicia na Rua Celestina Zilli Rovaris, passa em frente ao Estádio Heriberto Hülse, descendo até a Santos Dumont, e volta contornando a Joaquim Nabuco. É um círculo de aproximadamente 3,5 quilômetros, com mais de 46 CNPJs de gastronomia”, detalha.

“No projeto, estão previstos a ampliação das vias, privilegiando o pedestre, colocação de pórticos e melhorias na iluminação. É um projeto audacioso, de médio a longo prazo, mas que vai transformar completamente a região do Michel e da cidade”, avalia o ex-presidente.

Ainda como ação para este ano, a Via Gastronômica pretende promover o Festival de Sabores em espaço público.

Colaboração: Deize Felisberto - Assessoria de Comunicação da ACIC

content_copyAssuntos relacionados

Mais notícias de Jornalismo

Em parceria com escolas, Cooperja promove a 1ª Gincana Colaborativa Sustentável

commentJornalismo access_time12/04/2024 08:49

Na oportunidade foi doado as escolas quatro lixeiras para separação adequada dos resíduos.

Campanha “Solidariedade em Dobro” busca triplicar doações de alimentos

commentJornalismo access_time12/04/2024 07:25

Iniciativa que chega a sua 7ª edição é da empresa UNQ Import&Export. A cada quilo recebido, a empresa doará mais dois para Cruz Vermelha, que distribuirá entre as famílias carentes.

Em parceria com patrocinador, Criciúma prepara distribuição gratuita de copos de água na decisão do Catarinense

commentJornalismo access_time05/04/2024 14:16

Cristalcopo fará distribuição de copos na partida contra o Brusque para amenizar efeitos das altas temperaturas.

Infecção urinária recorrente: sintomas, causas e como evitar

commentJornalismo access_time01/04/2024 14:48

Doença causa desconforto e sintomas como ardência ao urinar e vontade frequente de ir ao banheiro.

  Homenagem a Silmar Vieira.

commentJornalismo access_time27/03/2024 13:02

Tudo a ver, com Rúbia Ramos - Homenagem a Silmar Vieira. 19/03/2024