Escassez de mão de obra atinge mais de 57% das empresas brasileiras
Ações para minimizar impactos da falta de profissionais qualificados e disponíveis serão discutidas em Criciúma.
Contratar profissionais é um desafio constante para muitas empresas do país. E os motivos para a dificuldade de encontro e retenção de talentos, são diversos. Em Santa Catarina, uma das razões é a baixa taxa de desocupação no mercado de trabalho. No último trimestre de 2024, o índice chegou a 2,7%. Além de ser o melhor desempenho dos últimos 10 anos no estado, é o segundo melhor desempenho em todo o país, atrás apenas do Mato Grosso (2,5%).
No entanto, a dificuldade de contratação é registrada em todo Brasil. Uma pesquisa feita pela equipe de Sondagens do FGV IBRE apontou que mais de 57% das empresas dos setores de comércio, serviços, indústria e construção têm dificuldade em contratar ou reter colaboradores. O setor da Construção segue na frente, com 82,4%, seguido pelo varejo (77,3%), indústria (76,8%) e serviços (76,5%).
E em um mercado cada vez mais competitivo, gestores e profissionais de recursos humanos precisam estar atualizados, qualificados e munidos de ferramentas adequadas para superar esse desafio. “Estamos em um momento de transformação, onde é necessária a adaptabilidade e também a serenidade dos profissionais de RH, líderes e empresários para traçarem juntos novos caminhos. Ações que venham a reverberar no ambiente corporativo, trazendo maior satisfação às pessoas e atendendo aos seus novos propósitos de trabalho, onde se unem os planos de realização profissional e de vida plena”, avalia Tania Aquino, presidente da ABRH Regional Sul Catarinense
Para auxiliar profissionais que atuam nas áreas de gestão, de recursos humanos, psicologia, administração, liderança, empresários e estudantes, a ABRH Sul Catarinense promove mais um EscaRH, o encontro Sul Catarinense de Recursos Humanos. O evento será realizado nos dias 16 e 17 de maio, na Acic, em Criciúma.
O tema da edição deste ano será “Pessoas no Centro da Estratégia”. Além de talks e troca de conhecimento, o encontro promoverá palestras que serão ministradas por grandes nomes do cenário nacional, como Altair Silvestre, que foi o CEO da Intelbras por 20 anos; Aline Enges, CEO da Bebidas Fruki; e Marcelo Nóbrega, Consultor de Inteligência Artificial, Inovação e Tecnologia aplicada a gestão de pessoas.
“Com toda a diretoria, procuramos selecionar de maneira bem cuidadosa os palestrantes, trazendo nomes importantes da gestão e que possam contribuir de maneira prática para o dia a dia das organizações. Todas as empresas têm sofrido com falta de mão de obra e o Escarh traz insights para ajudar gestores a encontrarem uma saída”, destaca Jarbas Cargnin Nunes, vice-presidente financeiro da ABRH.
Inscrições abertas
As inscrições para o evento já estão no terceiro lote e os ingressos podem ser adquiridos pelo link (https://app.higestor.com.br/inscricao/13671/o-futuro-chegou-pessoas-no-centro-da-estrategia). Há possibilidade de descontos para compras em grupos e para associados à ABRH.
“Nossa missão com o EscaRH 2025 é conectar, inovar e transformar. Estaremos explorando as melhores práticas para o desenvolvimento de equipes de alta performance, a construção de uma cultura organizacional sólida e a adaptação às novas demandas do mercado de trabalho para auxiliar a redefinir o papel das pessoas nas organizações”, destaca Lúcia Búrigo, vice-presidente da ABRH Sul.
Colaboração: Karol Carvalho / Alfa Comunicação e Conteúdo
Mais notícias de Jornalismo
Programa inédito na UNESC
Unesc inicia estudo inédito sobre envelhecimento saudável com idosos de Criciúma
Vereador do MDB quer resgatar antigos líderes
Figuras como Eduardo Moreira e Ronaldo Benedet estão sendo chamados
Empreende SC amplia alcance com conteúdo online
Ingressos esgotados e transmissão confirmada. Público poderá acompanhar palestras de Rony Meisler e Eric Shibata on line em parceria com o Sebrae
Colibri – Mampituba 101 anos terá atração nacional
Paulo Miklos irá cantar os sucessos do Titãs e convida André Frateschi cantando Legião Urbana.