Notícias em destaque

Em Criciúma, campanha Novembro Azul destaca cuidado com a saúde do homem

commentJornalismo access_time02/11/2026 16:42

Ação inicia nesta terça-feira, dia 3, com ampliação no atendimento das UBSs, mobilizações e palestras

Vila Nova larga na frente na final do Estadual Não Profissional

commentEsporte access_time01/11/2026 17:42

Time de Içara fez 2 a 1 no Unidos de Palhoça

Tigre se reapresenta após vitória contra a Ponte Preta

commentCriciúma EC access_time02/11/2026 15:12

Os carvoeiros iniciaram a preparação para a penúltima rodada da competição nacional

VOA+SC: novas rotas regionais começam na próxima terça com o Cessna Caravan, mesmo modelo usado no serviço aeromédico do estado

A aeronave se destaca pela segurança e estabilidade em baixa altitude, podendo ser utilizada para os mais variados fins e em diferentes tipos de pista de pouso

comment Jornalismo access_time02/11/2026 - 16:32

Reportagem: Redação Eldorado

A partir da próxima terça-feira, dia 3, Santa Catarina terá novas rotas aéreas, marcando uma retomada da aviação regional no estado. Operada pela Azul Conecta, a novidade faz parte do programa VOA+SC, idealizado pelo governo catarinense. A companhia aérea vai atender 10 cidades com o avião Cessna Caravan, com capacidade para nove passageiros. A aeronave se destaca pela segurança e estabilidade em baixa altitude, podendo ser utilizada para os mais variados fins e em diferentes tipos de pista de pouso. As aeronaves que serão utilizadas no Programa chegaram neste domingo no Aeroporto de Florianópolis, vindas de Jundiaí-SP.

“Não tenho dúvida que estaremos bem servidos para começar essa nova era de voos regionais, que vai impulsionar o turismo e a economia de Santa Catarina. Nós trabalhamos muito para atrair esses voos que agora conectam todas as regiões, com reforma dos aeroportos, diminuição do ICMS do querosene de aviação e concessão de subsídios para as passagens neste início do projeto. Prezamos pela qualidade e segurança. Esse é o mesmo modelo de avião que a gente já usa na Saúde, com o serviço aeromédico do Estado”, disse o governador Jorginho Mello.

O secretário de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Ivan Amaral, destaca que o edital do VOA+SC estabeleceu várias exigências para as empresas interessadas em prestar o serviço de maneira segura e confiável. Entre elas, estão a presença de um funcionário da própria empresa em cada aeroporto para dar suporte aos passageiros e a disponibilidade de uma aeronave reserva para uso imediato, caso a principal precise passar por manutenção. Além disso, a tripulação dos voos ficará sediada em Florianópolis.

“A gente foi muito criterioso no edital e exigiu que a empresa tivesse experiência na aviação comercial, que tivesse um avião reserva e que houvesse um representante da empresa vencedora — neste caso, a Azul Conecta — em cada aeroporto para atender os passageiros. Então, tenho certeza de que o projeto vai ser um sucesso e, muito em breve, vai fazer parte da rotina dos catarinenses”, afirmou Amaral.

Além disso, a configuração interna do avião também pode ser alterada, se necessário. Por exemplo, em caso de catástrofes que exijam o transporte de alimentos ou medicamentos, é possível retirar os assentos em cerca de uma hora, permitindo que a aeronave seja usada para o transporte de cargas.

Voo inaugural
O voo inaugural do VOA+SC deve decolar de Florianópolis com destino a Joaçaba nesta terça-feira, dia 3, às 9h30. A partir daí, as novas rotas começarão a ser operadas, contemplando todas as regiões do estado. Blumenau, Caçador, Correia Pinto, Criciúma/Forquilhinha, Joaçaba, Joinville, Lages e São Miguel do Oeste terão voos para Florianópolis. Também será possível voar entre Joinville e Jaguaruna e entre Correia Pinto e São Miguel do Oeste.

As passagens, com preços subsidiados pelo Governo do Estado, custarão entre R$ 315,00 e R$ 815,00. A venda é feita exclusivamente pelo site www.voeazul.com.br.

content_copyAssuntos relacionados

Mais notícias de Jornalismo

Em Criciúma, campanha Novembro Azul destaca cuidado com a saúde do homem

commentJornalismo access_time02/11/2026 16:42

Ação inicia nesta terça-feira, dia 3, com ampliação no atendimento das UBSs, mobilizações e palestras

Semana terá mudança nas condições do tempo e previsão de temporais em Santa Catarina

commentJornalismo access_time02/11/2026 15:08

A partir de quarta-feira (04), a passagem de uma frente fria favorece a intensificação das instabilidades, principalmente no Grande Oeste e nos Planaltos

Grupos se unem e realizam Festa das Crianças no dia 8 de novembro em Balneário Arroio do Silva

commentJornalismo access_time02/11/2026 14:56

A comunidade está convidada a participar da tarde de diversão, solidariedade e integração entre as famílias

Prefeitura de Turvo realiza melhorias na rodovia TVO 250, em Vila São José

commentJornalismo access_time02/11/2026 14:53

Os serviços contam com máquinas próprias e profissionais da Secretaria de Obras e Transportes Públicos