Notícias em destaque

Chegada do frio pode trazer aumento na conta de energia; CasaPronta oferece soluções de economia

commentJornalismo access_time15/05/2024 16:58

Feira acontece de 5 a 9 de junho, no Farol Shopping, em Tubarão.

Caravaggio conquista o Campeonato Catarinense Sub-21 B

commentEsporte access_time13/05/2024 08:38

Azulão da Montanha ficou com o título após derrotar o Juventus por 4 a 1.

Sub-15 e Sub-17 do Criciúma vencem o Hercílio fora de casa

commentCriciúma EC access_time13/05/2024 10:02

Os resultados garantiram as duas categorias do Criciúma na vice-liderança do Campeonato Catarinense.

A TRILOGIA, COM FRANCISCANOS

Texto Willi Backes

comment Jornalismo access_time09/01/2019 - 18:34

O município de Forquilhinha, no sul catarinense, foi fundado por imigrantes alemães em 26 de abril de 1912. Similar às comunidades iniciadas pelas colonizações oriundas do continente europeu, Forquilhinha adotou desde o princípio a trilogia Família, Trabalho e Educação para alcançar e realizar sonhos dos pioneiros.
Os colonos alemães vindos das colônias do Capivari, São Martinho e São João, do vale do Rio Tubarão, adquiriram áreas de terras ao longo do Rio Mãe Luzia, próximas a terras já ocupadas e trabalhadas na agricultura de subsistência por famílias de origem Russas, Polonesas, Lituanas e da Prússia Oriental.
Em 13 de Fevereiro de 1914, nasceu a primeira criança dentre as famílias colonizadoras alemãs da vila de Forquilhinha, filho de José Back e Isabela Westrup Back, batizado Apolinário Back, mais tarde, Frei Jerônimo, Padre da Ordem dos Franciscanos.
O primeiro ato após a instalação das Famílias nas áreas que hoje formam o município de Forquilhinha foi o de derrubada das matas, limpeza das áreas, plantio na agricultura e criação de animais domésticos para o próprio sustento e comercialização com os circunvizinhos.
A terceira base da Trilogia - a Educação – teve em 1917 a inauguração de uma escola particular mantida pela comunidade e administrada pela União Escolar de Forquilhinha.
Faço esse pequeno preâmbulo histórico para ressaltar que as três bases da Trilogia – Família, Trabalho e Educação – são até os tempos atuais, foco, tema e meta dos que em Forquilhinha labutam.
Especificamente na Educação talvez possa ser considerada agora, fato que pulsa a memória das Famílias, quando da repentina mudança da orientação religiosa católica na Diocese de Forquilhinha. Saem os Padres Franciscanos e assumem os Padres Diocesanos de Criciúma.
O italiano Francisco de Assis iniciou a Ordem dos Religiosos Franciscanos em 1209. Dentre todos os religiosos e Santos da Igreja Católica, talvez seja São Francisco aquele que melhor se identifica através de seus ensinamentos e exemplos, com as Famílias que trabalham com a terra, com os animais e com o meio ambiente. Não sem razão, a cor dos trajes Franciscanos é o marrom, a cor da terra.
Ao longo de sua história, Forquilhinha recepcionou, alojou e recebeu ensinamentos de dezenas de Frades com seus trajes característicos, cordão com três nós e tendo sandálias como calçados, e mais, incentivou a educação de dezenas de seus filhos em educandários seminários Franciscanos. Muitos foram os Franciscanos que fizeram acontecer na comunidade.
O Padre Paulo Linnartz, em 1935, intermediou a vinda da Alemanha Oriental (hoje Polônia), a primeira das muitas missões religiosas das Irmãs da “Congregação das Pobres Irmãs Escolares de Nossa Senhora”, fundamentais na educação em Forquilhinha até hoje e na gestão do Hospital São José, de Criciúma, desde 1936. E mais, Padre Paulo Linnartz participou efetivamente na constituição de associações cooperadas para a produção e comercialização de produtos da comunidade, trazendo novas tecnologias e orientações técnicas adquiridas na Alemanha.
O Padre Linnartz é apenas um dos muitos e relevantes Educadores Franciscanos que Forquilhinha teve na sua empreendedora e edificada história, no passado e contemporâneo.
Por que a mudança?
As lamentações, ainda que sussurradas, merecem justificativas convincentes. Afinal, não se mexe em time que está vencendo e convencendo.

Reportagem: Willi Backes

content_copyAssuntos relacionados

Mais notícias de Jornalismo

Coopercocal envia equipe de eletricistas para ajudar comunidades no RS

commentJornalismo access_time15/05/2024 17:31

A iniciativa representa um esforço conjunto entre as cooperativas de Santa Catarina filiadas a FECOERUSC (Federação Catarinense das Cooperativas de Eletrificação Rural), que se uniram para oferecer suporte na restauração dessas estruturas vitais.

Chegada do frio pode trazer aumento na conta de energia; CasaPronta oferece soluções de economia

commentJornalismo access_time15/05/2024 16:58

Feira acontece de 5 a 9 de junho, no Farol Shopping, em Tubarão.

Baile de Gala abre as festividades de aniversário em Nova Veneza

commentJornalismo access_time13/05/2024 15:00

Evento será realizado no dia 1º de junho, no Palazzo Delle Acque.

Dia da enfermagem: profissionais são sinônimo de cuidado e atenção à saúde

commentJornalismo access_time10/05/2024 15:21

Neste dia 12 de maio, o HSJosé celebra seus enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares e agradece a dedicação que faz a diferença na vida de cada um que passa pela instituição.

Iniciada quarta turma do programa Mulheres Cooperativistas da Cermoful

commentJornalismo access_time10/05/2024 15:19

Ao longo do projeto os encontros serão realizados semanalmente, das 19h às 22h.