Notícias em destaque

  TUDO A VER: Curso de Guarda-vidas, eventos, mobilidade urbana e comércio foram os assuntos desta sexta-feira

commentJornalismo access_time09/10/2026 18:30

Natália Chaves recebeu o Capitão Felipe Daniel, Jaqueline Backes, Daniel Machado, Edilene Cavalcanti e Mariana Panatto

Vila Nova toma susto, mas garante vaga na final do Estadual de Amadores

commentEsporte access_time11/10/2026 15:13

Equipe içarense chegou a estar perdendo por 4 a 1

Louzer pode fazer duas mudanças no time para o jogo contra o América/MG

commentCriciúma EC access_time11/10/2026 20:26

Uma será por obrigação, já que Rodrigo está fora por suspensão

A PRISÃO DO PRÍNCIPE DE ASTÚRIAS

Texto de Willi Backes

comment Jornalismo access_time29/01/2019 - 14:50

Sou do tempo em que haviam precauções éticas e morais quanto a conceder premiações, titulações, diplomações e homenagens especiais, a figurantes em vida. A cultura do puxa-saquismo e do tirar algo do homenageado e ganhar notoriedade, vulgarizou e difamou as inúmeras homenagens.

No meio empresarial e de comunicação, é comum premiações tipo “Top” ou “Case” de marketing, ou sucesso comercial e industrial, ou sucesso na gestão do seu negócio como um todo. Tão conhecidos quanto às premiações são as depois derrocadas pessoais e empresariais antes exaltadas. O sacrifício financeiro cobrado do homenageado não é mínimo.

Mas estão no meio político as maiores aberrações cometidas. Abundam. Títulos de toda ordem são espalhadas e entregues nas Câmaras Municipais, Câmaras Altas e Instituições Públicas, desmerecendo àquelas fundamentadas.

Em 08 de maio de 2008, a ALESC após duas votações unânimes, aprovou título de Cidadão Catarinense ao então Presidente da República Luís Inácio Lula da Silva. Em 23 de março de 2018, ainda solto e em campanha presidencial, Lula foi a Florianópolis e recebeu a homenagem das mãos de apenas dois deputados do PT. A vergonha e arrependimento escondeu os demais.

O condenado e aprisionado Lula da Silva é sem dúvidas o exemplo maior de que é necessária muita precaução para que um sujeito em vida seja homenageado. Em Barretos/SP, existe entidade particular mas que atende pelo SUS, o Hospital de Câncer Infanto-juvenil Luís Inácio Lula da Silva. A prática viola princípios da administração pública, em especial o da impessoalidade.

O Lula da Silva, comprovadamente líder da quadrilha que praticou o maior crime de corrupção do planeta, antes, foi condecorado com 17 medalhas Grã-Cruz que é a classe mais alta em Ordens de Cavalaria, no México, Cabo Verde, Portugal, Gabão, Argélia e outros mais. A partir de um julgamento moral, recebeu outras quatro Medalhas do Mérito.

Parece deboche mas não é. Lula recebeu os prêmios Príncipe de Astúrias e Don Quixote de la Mancha, na Espanha e Indira Gandhi, na Ásia.

Não satisfeitas, as muitas Universidades Federais Brasileiras, da Espanha, Bolívia e Argentina, reuniram reitores e professores para homenagear Lula da Silva com o título de Doutor Honoris Causa.

Após a explícita deflagração das investigações, provas e condenação do homenageado Lula da Silva, a sua sucessora Dilma Rousseff, foi “abandonada” pelas Entidades arrependidas e ao que se saiba, não recebeu homenagem alguma. Restou a homenagem popular de “Anta”.

Essa profusão de titulações é similar as votações radiofônicas do melhor jogador de futebol em campo. Rasgam elogios momentâneos sem saber o amanhã. No jogo seguinte, o eleito faz dois gols-contra e perde três pênaltis. Aí quem vota é a torcida e simpatizantes do time do seu coração.

Reportagem: Jornalismo Eldorado

content_copyAssuntos relacionados

Mais notícias de Jornalismo

  TUDO A VER: Curso de Guarda-vidas, eventos, mobilidade urbana e comércio foram os assuntos desta sexta-feira

commentJornalismo access_time09/10/2026 18:30

Natália Chaves recebeu o Capitão Felipe Daniel, Jaqueline Backes, Daniel Machado, Edilene Cavalcanti e Mariana Panatto

Ápice leva a marca de Criciúma a vitórias nacionais

commentJornalismo access_time08/10/2026 00:00

Felipe e Lucas Borges destacam estratégia e resultados eleitorais em Mato Grosso do Sul.

  TUDO A VER: Shows, solidariedade e flores foram os assuntos desta quarta-feira

commentJornalismo access_time07/10/2026 18:30

Natália Chaves recebeu Fellipe Ugioni, Arthur Bernhardt, Gisele Bolan, Arlete do Nascimento e Neide Medeiros

SINE de Içara realiza seleção para nova loja que será inaugurada em novembro

commentJornalismo access_time06/10/2026 21:01

Os interessados devem comparecer ao local para realizar o cadastro e, na sequência, participar da entrevista com representantes da empresa

Novo vinho elaborado com uva Goethe Primo será lançado no Sul de Santa Catarina

commentJornalismo access_time06/10/2026 19:45

Pela primeira vez, a Vigna Mazon, de Urussanga, vinifica separadamente o clone que surgiu de uma mutação natural da uva Goethe Clássica