Notícias em destaque

Mulheres produzem bolachas para atingidos pelas enchentes no RS

commentJornalismo access_time17/05/2024 16:20

Voluntárias produziram mais de seis mil bolachas caseiras que serão destinadas ao estado gaúcho.

Caravaggio conquista o Campeonato Catarinense Sub-21 B

commentEsporte access_time13/05/2024 08:38

Azulão da Montanha ficou com o título após derrotar o Juventus por 4 a 1.

Sub-15 e Sub-17 do Criciúma vencem o Hercílio fora de casa

commentCriciúma EC access_time13/05/2024 10:02

Os resultados garantiram as duas categorias do Criciúma na vice-liderança do Campeonato Catarinense.

NÃO SÃO APENAS OS 1,91%

Texto – Willi Backes

comment Jornalismo access_time23/12/2019 - 07:03

A poucos dias a Secretaria Estadual da Fazenda do Estado de Santa Catarina antecipou alguns importantes números quanto ao desempenho econômico dos municípios, crescimento de 2019 para 2020.

Dentre as 10 maiores economias do Estado de Santa Catarina, Itajaí apresentou o maior crescimento. Em segundo lugar, Criciúma no sul catarinense, cresceu 1,91% de 2019 para 2020, o que será considerado nos próximos cálculos para o retorno do ICMS.

Simultaneamente no mesmo período, Criciúma oportunizou saldo de 2,7 mil novos postos formais para o trabalho e geração de renda.

CURVAS ASCENDENTES DE SC.

Santa Catarina ponteia a fila dos Estados Brasileiros que cumprem roteiro com curva ascendente nos mais diversos índices econômicos, para uso, usufruto e consumo interno e para exportação, principalmente nos itens relacionados à produção alimentar e seus derivados do agronegócio.

O Estado tem perfil característico alicerçado nas pequenas e médias propriedades rurais. Tecnologia, produtividade, qualificação técnica e opção para o trabalho é conjugação perfeita e segura para os bons resultados. O gigantismo está reservado para a indústria de transformação.

O sul catarinense formado por 45 municípios, reunidos nas associações AMESC, AMREC e AMUREL, região com população superior a 1,2 milhão de residentes, tem a seu favor ainda, as destacadas diversificações nas produções industriais, infraestruturas, estruturas, centros comerciais e de prestação de serviços, reconhecidas aplicações dos conhecimentos culturais.

NUNCA COMO AGORA.

Há décadas não acontecia tamanha expectativa positiva quanto ao que ora se apresenta na virada fiscal do ano no Brasil. O calendário Gregoriano determina que o mundo ocidental em 01 de janeiro próximo adentrará no ano 2020 DC, e isso é fato imutável. O que difere a virada de 2019 para 2020 das muitas viradas obrigatórias anteriores, é o “estado de espírito” da maioria dos viventes.

A turma do “em cima do muro” ou “sanguessugas”, está ficando sem apoio pros propósitos pouco claros nas intenções. Literalmente, mesmo que ainda existam os “não sei de nada, não acompanho nada”, o Brasil está dividido em duas linhas de pensamento e atitudes. Penso ser bem mais produtivo que assim seja. O “quem é quem” é esclarecedor.

O grupo de brasileiros que aposta, investe e pratica os bons costumes na formação familiar, faz do trabalho e empreendedorismo a principal ocupação, respeita o alheio como norma para convivência, sobrepõe àqueles contrários aos bons desígnios.

CONSERVAR O CERTO, MELHORAR O POSSÍVEL.

A composição étnica e cultural da gente sulina de Santa Catarina é um importante predicado desenvolvimentista. Advindo dos usos e costumes das gerações empreendedoras iniciantes e fundadoras, muito foi ensinado e aprendido. A idade histórica civilizatória do sul catarinense é jovem, pouco mais do que centenária.

A diversificação do trabalho empreendido e a qualidade na produção, provocam espontâneo reconhecimento regional, nacional e internacional. O sul catarinense, por lógica estatística, é citado e enaltecido quando se promovem dados referentes à produção de revestimentos cerâmicos, extração mineral, produção no vestuário, na metalomecânica, no agronegócio compreendido a agricultura familiar e pecuária, geração de energia, serviços clínicos e hospitalares, comércio varejista e exponencialmente o de supermercadista, completas e diversificadas iniciativas para o turismo gastronômico, hospedagem, religioso e de lazer. Cada temporada, múltiplas oportunidades.

Que venha logo o ano 2020.

Em 2019, ficou latente que para construir sociedade justa, ordeira e desenvolvimentista, é preciso vontade para o trabalho, respeito e consideração ao próximo, honradez nos procedimentos

Reportagem: Redação Eldorado

content_copyAssuntos relacionados

Mais notícias de Jornalismo

Mulheres produzem bolachas para atingidos pelas enchentes no RS

commentJornalismo access_time17/05/2024 16:20

Voluntárias produziram mais de seis mil bolachas caseiras que serão destinadas ao estado gaúcho.

Coopercocal envia equipe de eletricistas para ajudar comunidades no RS

commentJornalismo access_time15/05/2024 17:31

A iniciativa representa um esforço conjunto entre as cooperativas de Santa Catarina filiadas a FECOERUSC (Federação Catarinense das Cooperativas de Eletrificação Rural), que se uniram para oferecer suporte na restauração dessas estruturas vitais.

Chegada do frio pode trazer aumento na conta de energia; CasaPronta oferece soluções de economia

commentJornalismo access_time15/05/2024 16:58

Feira acontece de 5 a 9 de junho, no Farol Shopping, em Tubarão.

Baile de Gala abre as festividades de aniversário em Nova Veneza

commentJornalismo access_time13/05/2024 15:00

Evento será realizado no dia 1º de junho, no Palazzo Delle Acque.

Dia da enfermagem: profissionais são sinônimo de cuidado e atenção à saúde

commentJornalismo access_time10/05/2024 15:21

Neste dia 12 de maio, o HSJosé celebra seus enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares e agradece a dedicação que faz a diferença na vida de cada um que passa pela instituição.