Notícias em destaque

Criciúma passa a contar com ponto de apoio para motorhomes no Parque das Nações

commentJornalismo access_time27/10/2026 21:02

Novo espaço visa atrair e melhor acolher os visitantes e turistas na Capital Catarinense dos Parques Urbanos

Criciúma Futsal perde para a Chape na ida das quartas do Brasileiro

commentEsporte access_time25/10/2026 16:03

Jogando em casa, time criciumense foi superado por 2 a 1

Criciúma não perde para a Ponte Preta desde 2018

commentCriciúma EC access_time26/10/2026 20:51

Time carvoeiro tem uma invencibilidade de oito jogos contra a Macaca

BRASIL NO CAMINHO DA ÍNDIA

Texto de Willi Backes

comment Jornalismo access_time30/01/2020 - 08:20

A Índia com 1 bilhão e duzentos milhões de residentes, seis vezes superior à população brasileira, possui rebanho bovino de 310 milhões de cabeças, sendo o primeiro produtor mundial. O Brasil, na segunda posição, tem rebanho bovino de 240 milhões de cabeças. Estima-se que o rebanho mundial possua algo em torno de 1 bilhão de cabeças de bovinos.

A Índia é também o segundo maior produtor mundial de leite, sendo o EUA o primeiro e o Brasil ocupa a quarta posição. Em grande parte o leite produzido na Índia advém das fêmeas bubalinas.

Raças zebuínas puras criadas em todo o planeta como o Guzerá, Nelore, Gir Leiteiro, Sindi e Kaugayam são originários na Índia, assim como os bubalinos das raças Murrah e Niili Ravi, populares no Brasil.

É lenda afirmar que em toda Índia “as vacas são sagradas” e não fazem parte dos bovinos de corte. O status religioso bovino é tradição secular do hinduísmo que considera a fertilidade da fêmea animal associada a divindades e é cultuada em castas sociais específicas.

TROCA-TROCA BRASIL ÍNDIA.

Dentre os muitos acordos firmados entre o Brasil e a Índia, a comitiva brasileira liderada pelo Presidente Jair Bolsonaro e Ministra Teresa Cristina da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, firmaram com o Primeiro-Ministro Indiano Narenda Modi parceria para produção animal, cooperação em material genético, capacitação técnica e abertura dos mercados para exportações mútuas.

O Brasil fará na Índia Centro de Excelência em pecuária de leite. Do Brasil será transferido melhoramento genético dos bovinos da raça Gir leiteiro, incrivelmente originário da própria Índia.

Da Índia virá para o Brasil, além de outros benefícios técnicos, sementes de milho com alta produtividade e genética para melhoramento dos bubalinos, notadamente da raça Murrah criados em todo o Brasil, com maior concentração na Ilha de Marajó e estado do Pará. Os búfalos são excelentes para produção de carne e leite com alto teor nutritivo.

O BRASIL VAI PRA PONTA.

O Brasil tem na pecuária, predicados e diferenciais exponenciais que fazem concluir que em mais alguns anos irá pontear na produção animal no planeta. O Brasil tem imenso território, clima médio tropical, água em abundância, aptidão profissional e empreendedor, constante aperfeiçoamento genético das raças, controle sanitário presente e atuante, mercado consumidor interno e externo global.

RAÇAS BOVINAS PURAS (PO) E PURAS P/CRUZA (PC).

Inúmeras raças bovinas são criadas em fazendas e cabanhas no Brasil. Cada uma com sua história e desenvolvimento genético, puros por origem e ou puros por cruzas, os sintéticos. A raça bovina zebuína BRAHMAN, é resultado das cruzas do Nelore, Gir, Guzerá, Khrisna Valley, Sindi, Cangaian, Thorparkar e Indubrasil, e foi importado dos EUA por dois pecuaristas brasileiros, um deles o criador Mario Tiscoski, para sua fazenda em Forquilhinha/SC. Hoje os Brahman do litoral catarinense estão entre os melhores do Brasil.

Os bovinos GIR e GUZERÁ originários da Índia são raças bovinas mais antigas que se tem registro na história da humanidade. A raça HOLANDESA é Europeia, os JERSEY da Inglaterra, WAGYU do Japão, CARACU é cruza de tronco espanhol/português com taurino mouro, SENEPOL é cruza do N´Dma do Senegal com Red Poll das Ilhas Virgens, NELORE é o Ongole Indiano, o ANGUS ABERDEEN é Escocês, o TABAPUÃ é cruza do mocho brasileiro com os Indianos Nelore/Guzerá e Gir, BRAFORD é cruza do Brahman com touros Hereford, o BRANGUS é cruza do Brahman com touro Angus, o DEVON e o HEREFORD são oriundos da Inglaterra, o CHIANINA da Itália, o CHAROLÊS e o LIMOUSIN da França, o CAUCHIM é cruza do Charolês com o Indubrasil, o INDUBRASIL é cruza do Gir, Guzerá e Nelore, o SIMENTAL é Suíço, o SANTA GERTRUDES é cruza do Shorthon com o Brahman.

Um pouco disso tudo estará na Feira e Exposição AgroPonte 2020, de 19 a 23 de Agosto, em Criciúma/SC, inclusive com Julgamento Ranqueado da Raça Angus, mais Brangus e Brahman.

Reportagem: Redação Eldorado - Willi Backes

content_copyAssuntos relacionados

Mais notícias de Jornalismo

Criciúma passa a contar com ponto de apoio para motorhomes no Parque das Nações

commentJornalismo access_time27/10/2026 21:02

Novo espaço visa atrair e melhor acolher os visitantes e turistas na Capital Catarinense dos Parques Urbanos

Urussanga promove oficinas para ouvir a população sobre a revisão do Plano Diretor

commentJornalismo access_time27/10/2026 20:01

Os encontros vão acontecer nos dias 16, 18, 23 e 25 de novembro em diferentes comunidades

Academia FIESC de Negócios promove imersões sobre captação de recursos e internacionalização no Sul do Estado

commentJornalismo access_time27/10/2026 18:33

Encontros acontecem em novembro, em Tubarão e Criciúma, com atividades práticas e condições especiais para empresas que participarem das duas formações

Mina de Visitação Octávio Fontana celebra 15 anos neste sábado

commentJornalismo access_time27/10/2026 18:05

Comemoração aberta ao público ocorre a partir das 11 horas

Em Conferência, OAB Criciúma recebe Ministro do Tribunal Superior do Trabalho

commentJornalismo access_time27/10/2026 18:01

Etapa Sul Catarinense acontecerá nos dias 09 e 10/11 com presença de desembargadores, magistrados e profissionais de referência na área trabalhista