Notícias em destaque

Campanha “Solidariedade em Dobro” busca triplicar doações de alimentos

commentJornalismo access_time12/04/2024 07:25

Iniciativa que chega a sua 7ª edição é da empresa UNQ Import&Export. A cada quilo recebido, a empresa doará mais dois para Cruz Vermelha, que distribuirá entre as famílias carentes.

Treino tático encaminha Caravaggio para enfrentar o Manchister

commentEsporte access_time01/04/2024 15:23

Duelo será disputado na próxima quarta-feira (3), em Nova Veneza.

Tarde de reapresentação no CT Antenor Angeloni

commentCriciúma EC access_time01/04/2024 17:23

A grande decisão do estadual ocorre no sábado (06/04), às 16h30min, no estádio Heriberto Hülse.

Opinião: A canção do Exílio não fará moda aqui

Texto de Willi Backes

comment Jornalismo access_time30/09/2018 - 13:00

Reportagem: Jornalismo/Eldorado

O poeta Gonçalves Dias, em 1843, compôs obra titulada de “Canção do Exílio”, que no seu início afirmava: “Minha Terra tem Palmeiras, Onde Canta o Sabiá. As Aves, que Aqui Gorjeiam, Não Gorjeiam como Lá....”.

Gonçalves Dias escreveu tal obra quando estava cursando a Faculdade de Direito, em Coimbra, Portugal. Saudades do Brasil, sentimentos nacionalistas e bairristas afloravam na poesia.

Nós, os Barrigas Verdes, bons de luta e condicionados para o trabalho, construímos história de prosperidade e condições sociais, inigualáveis se comparadas com as demais unidades da Federação.

Santa Catarina possui perfil econômico, político e cultural que permite concluir que o Estado possui inúmeras “capitais” referenciais. E é bom que seja assim. Fatores distintos, mas que somados, fazem de Santa Catarina desejo de vida para os seus e aos que aqui aportam.

Cada macrorregião catarinense, tem cá e lá, seu modo de vida na geografia diversificada no litoral, nos campos, na serra e vales. Tudo se produz, tudo se transforma através do conhecimento e elevado espírito para o empreendedorismo. Usos e costumes preservados e animados. A trilogia educação, trabalho e família é base da gente catarinense.

As históricas representações políticas fazem parte, importante, da trajetória vitoriosa e construtora da sociedade como um todo. As questões morais e intelectuais conservadoras, sempre impuseram fragoroso anonimato às cores contrárias as da bandeira Estadual e Nacional.

De tempos em tempos, eleições agitam o imaginário das candidaturas e dos votantes. Agora, entre as candidaturas Presidenciais, a opção dos catarinense é majoritariamente, e bota majoritariamente nisso, é pelo Jair Messias Bolsonaro – 17 PSL. A opção não é partidária. É questão de identificação ideológica, moral e cívica.

Nós, os sul-catarinenses e que formamos uma das macrorregiões, estamos deficitários na nominata das candidaturas para o executivo estadual. Decepciona mas não derrota. Tão importante quanto quem assina é ter agrupamentos nos legislativos estadual e federal, portadores e porta-vozes das necessidades e solicitações dos conterrâneos.

Na última década, o sul catarinense recebeu sim inúmeros investimentos do Estado, com destaque para as edificações na infraestrutura. As atuações dos representantes na ALESC e no Congresso Nacional foi de fundamental importância para tais conquistas. Por muitas vezes, as atuações, presenças e atitudes dos representantes dos Legislativos foi mais decisivo e conclusivo do que os Executivos Estadual e Federal.

É portanto, sem lero-lero ou mi-mi-mi, inteligente e produtivo, confiar no próximo e no vizinho o seu voto regional. Boas opções se repetem e novas são ofertadas. Certamente um ou alguns se identificam com o meu, seu e de muitos, quanto atitudes e procedimentos pregressos.

Assim, não nos caberá no futuro próximo compor outra reclamação poética como a “Canção do Exílio”.

É o que penso e prego.

content_copyAssuntos relacionados

Mais notícias de Jornalismo

Em parceria com escolas, Cooperja promove a 1ª Gincana Colaborativa Sustentável

commentJornalismo access_time12/04/2024 08:49

Na oportunidade foi doado as escolas quatro lixeiras para separação adequada dos resíduos.

Campanha “Solidariedade em Dobro” busca triplicar doações de alimentos

commentJornalismo access_time12/04/2024 07:25

Iniciativa que chega a sua 7ª edição é da empresa UNQ Import&Export. A cada quilo recebido, a empresa doará mais dois para Cruz Vermelha, que distribuirá entre as famílias carentes.

Em parceria com patrocinador, Criciúma prepara distribuição gratuita de copos de água na decisão do Catarinense

commentJornalismo access_time05/04/2024 14:16

Cristalcopo fará distribuição de copos na partida contra o Brusque para amenizar efeitos das altas temperaturas.

Infecção urinária recorrente: sintomas, causas e como evitar

commentJornalismo access_time01/04/2024 14:48

Doença causa desconforto e sintomas como ardência ao urinar e vontade frequente de ir ao banheiro.

  Homenagem a Silmar Vieira.

commentJornalismo access_time27/03/2024 13:02

Tudo a ver, com Rúbia Ramos - Homenagem a Silmar Vieira. 19/03/2024