Coronavírus: Governo de Criciúma reforça medidas de prevenção
Reunião multissetorial esclareceu as ações preventivas que estão sendo tomadas no município e região
Mesmo sem nenhum caso confirmado em Criciúma até o momento, a Administração Municipal está em alerta e reforça as medidas de prevenção do novo coronavírus (COVID-19). O prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, vice-prefeito, Ricardo Fabris, e o secretário municipal de Saúde, Acélio Casagrande, realizaram uma reunião multissetorial de esclarecimento sobre as ações de prevenção em Criciúma e região na tarde desta sexta-feira (13), no Salão Ouro Negro do Paço Municipal Marcos Rovaris. Além das ações de prevenção, também foi abordado a antecipação, planejamento e coordenação estratégica contra o vírus.
Uma das ações da Administração Municipal é preparar a Unidade Básica de Saúde (UBS) Central, localizada na rua João Cechinel e próxima ao Hospital São José, como um centro de triagem para atender os eventuais casos relacionados ao COVID-19. Em consequência disso, a atual estrutura da UBS será transferida para o novo prédio na rua João Pessoa nos próximos dias. Além disso, a Vigilância Epidemiológica divulgará boletins diários sobre a situação em Criciúma.
A campanha com medidas de prevenção, que circula desde fevereiro no município, vai ser reforçada para a população com a divulgação nos meios de comunicação. “Temos há algum tempo um comitê para discutir as medidas contra o coronavírus. Tomamos as devidas providências, assim como em 2010 com o H1N1. Não é motivo para pânico, mas é preciso se prevenir”, frisou Salvaro. Até o momento, nenhum evento da cidade está cancelado.
O Plano de Contingência Municipal foi apresentado pelo secretário de Saúde e visa a antecipação e prevenção quanto à possibilidade de confirmar a presença de coronavírus no município e na região. “Cada distrito, que é como nós chamamos as cinco regiões de Criciúma, terá um profissional para fazer o atendimento domiciliar caso necessário. Aqui também fica claro a importância de fazer um centro de triagem como referência”, ressaltou Casagrande.
Ao final do evento, os infectologistas Mônica Junckes e Roberto Oening se colocaram à disposição para tirar dúvidas e dar orientações sobre a doença. Estiveram presentes as equipes multissetoriais da Saúde, prefeitos da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), denominações religiosas, entidades de segurança, Defesa Civil, imprensa e outras entidades.
Capacitação para profissionais da Saúde
As equipes multiprofissionais da Secretaria Municipal de Saúde passaram por mais uma capacitação sobre a situação atual e as procedências do novo coronavírus, também na tarde desta sexta-feira (13). Ainda durante o encontro, foi abordado o Plano de Contingência Municipal, que traz orientações em relação ao atendimento e níveis de resposta. O Plano de Contingência deve ser liberado para os profissionais de saúde, ainda, neste fim de semana.
Mais notícias de Jornalismo
Parada no abastecimento de água atinge Criciúma e região
Durante a execução dos trabalhos, o abastecimento será temporariamente interrompido nos municípios de Criciúma, Nova Veneza, Siderópolis, Forquilhinha, Maracajá, Içara e Morro da Fumaça.
CasaPronta Tubarão começa em 4 de junho no Farol Shopping
Além da exposição de produtos e serviços, a programação contará com palestras voltadas ao público que busca informações sobre tendências, soluções e inovações para reformas e construção.
Fórum Parlamentar Catarinense reúne prefeitos da Amrec em Brasília
Entre as pautas importantes esteve em divussão a duplicação do trecho do Morro dos Cavalos, na BR-101 Sul, um pleito antigo da região que conta com o apoio de toda a bancada catarinense
Coopera em Comunidade acontecerá no dia 05 de junho, no Morro Estevão
Durante o evento, os associados poderão conhecer mais sobre os projetos em andamento, como o Integra Coopera.
Mampituba celebra 101 anos com show de Paulo Miklos
Colibri- Mampituba 101 anos agitou a noite de sábado (17) e madrugada de domingo(18).