Notícias em destaque

Campanha “Solidariedade em Dobro” busca triplicar doações de alimentos

commentJornalismo access_time12/04/2024 07:25

Iniciativa que chega a sua 7ª edição é da empresa UNQ Import&Export. A cada quilo recebido, a empresa doará mais dois para Cruz Vermelha, que distribuirá entre as famílias carentes.

Treino tático encaminha Caravaggio para enfrentar o Manchister

commentEsporte access_time01/04/2024 15:23

Duelo será disputado na próxima quarta-feira (3), em Nova Veneza.

Tarde de reapresentação no CT Antenor Angeloni

commentCriciúma EC access_time01/04/2024 17:23

A grande decisão do estadual ocorre no sábado (06/04), às 16h30min, no estádio Heriberto Hülse.

Blog João Paulo Messer

E O JOGO RECOMEÇA

 personJoão Paulo Messer
access_time09/10/2018 - 00:23

Os partidos perderam o controle dos seus pastores que perderam o controle do rebanho. Na eleição para o governo do estado só um fato novo tira a eleição do comandante Moisés. Ele é da onda Bolsonaro onde Merísio também está, mas de carona. Para vencer a eleição Moisés precisa apenas explorar sua legitimidade e colar Merísio aos seus. Para Merísio virar o jogo precisará muito mais do que reforçar sua aliança. A eleição de Gelson Merísio me parece mais difícil do que a eleição de Fernando Haddad e olha que Bolsonaro está com duas mãos na taça.

DA RETÓRICA
Comandante Moisés é um predestinado se olhado pelas vista atentas às atuais eleições. Se for pela bíblia o cidadão verá que todos os povos o tinham como herói ungido pela autoridade do mundo, quer dizer, um comandante que vem aos tempos atuais, abençoado pela onda. Moises trás as regras do grande líder. Virou fé cega da salvação do Estado assim como é pura fé do eleitor de que vem ai alguém para salvar o Brasil.

DA CIÊNCIA
Se é da fé cega e esperançosa a massa que confere os votos ao comandante Moisés, a esperança de Merísio é de que os historiadores tenham uma outra mensagem. Quer dizer, para a bíblia e seus leitores Moisés é herói, mas para a lógica da ciência a história foi escrita na areia da praia. Isso mesmo, Moisés será eleito pela fé da esperança, enquanto Merísio só consegue reverter o jogo se for pela desmistificação aos eleitores.

JOGOS DISTINTOS
Como na analogia ao nome Moises e ao texto anterior, creio que os candidatos a governador, no segundo turno da eleição em Santa Catarina, terão que adotar estratégias bem distintas. Moisés não tem como sair da linha que constrói esperança. Já Merísio terá que fazer sua estratégia pelos métodos tradicionais e científicos de uma eleição, a dos acordos. As dificuldades e os efeitos de ambos são proporcionalmente iguais.

DE REPENTE SUL
O comandante Moisés que só ganhou holofotes desde o último domingo é do Sul. Até então todos reclamávamos que a região estava fora da majoritária. De domingo para cá o discurso precisa ser refeito. Não é apenas o comandante Moisés que mesmo nascido em Florianópolis onde reside hoje, tem na cidade azul a sua base política. Esta base tem nome: Lucas Esmeraldino.

DO SUL
De repente as esperanças reascenderam no sul, pois o candidato a vice-governador de Gelson Merísio é João Paulo Kleinubing, cujos familiares da esposa residem em Criciúma. Nos últimos tempos ele tem se dividido entre Blumenau e Criciúma quanto as horas são dedicadas exclusivamente à família

CUIDAR DE CASA
João Paulo Kleinubing tem uma dura missão: cuidar “de casa”. Ele precisa reverter a derrota que todos os candidatos blumenauenses sofreram. A cidade que tinha um candidato a governador (Décio Lima) e dois candidatos a vice-governador (João Paulo Kleinubing e Napoleão Bernardes), todos ex-prefeitos, registrou ampla vitória do candidato comandante Moisés.

PSDB TREME
Os tucanos reuniram-se ontem à noite em Florianópolis para ouvir o eco interno da bomba que explodiu no ninho. O partido poderá ter até nova eleição proposta por um grupo que se sentiu prejudicado pela condução que o partido teve. É flagrante mesmo a quem não é tucano que alguma coisa estranha aconteceu.

NEM TÃO VIRGEM ASSIM
Para um homem ser testado em todas as suas emoções, vínculos e princípios, basta lançar-se numa disputa eleitoral. Enquanto ele não despertar ameaça, passa despercebido. Pois ontem começaram a aparecer os primeiros laços de relação política do comandante Moisés, candidato que até então era desconsiderado à disputa, mas que do domingo pela manhã à domingo a tarde virou o favorito. Suas relações políticas seriam como é maioria do estado maior das forças policiais com o MDB desde os tempo de Luiz Henrique da Silveira. Entre 2012 e 2014 ele foi o coordenador da Defesa Civil e de 2014 a 2016 esteve na Secretaria de Justiça e Cidadania.

SÓ ESPERNEIO Há de considerar que essa busca e até comprovação de qualquer vínculo de confiança política com um ou outro governo não afeta qualquer currículo, muitas vezes pelo contrário. Jair Bolsonaro tem seus filhos na política é acusado de ocultar patrimônio, nem por isso cai na preferência do eleitorado.

ATÉ NO MDB A relação de deputados federais do MDB diminuiu de cinco para três e pelo menos um reelegeu-se provavelmente pelo discurso pró Bolsonaro. Trata-se de Rogério Peninha Mendonça um “bolsonarista” declarado.

NAS REDES Flagrante a reação do PT nas redes sociais, que é por onde Jair Bolsonaro estendeu sua simpatia até então. Ontem, primeiro dia do primeiro turno a turma do PT foi mais ativa nas redes sociais do que a turma do Bolsonaro. Esta é uma observação avalizada por levantamento técnico, segundo o próprio facebook.

É ÓBVIO Pessoas ligadas a Eduardo Moreira comentam que ele respira aliviado quando ouve que as chances de passar o governo para o comandante Moises são como mais prováveis do que passa-lo a Gelson Merísio. O obvio ululante.

HOMENAGEM A Câmara de Vereadores de Criciúma entregou ontem moção de aplauso à irmã Libera Mezzari, que está deixando o hospital São José após 12 anos de gestão. O presidente da AMREC, Helio Roberto Cesa, o Alemão, aproveitou a homenagem para entregar uma placa de homenagem.

TSUNAMI ELEITORAL

 personJoão Paulo Messer
access_time08/10/2018 - 00:34

Que a varrida eleitoral seria grande quase todos sabiam, o que ninguém imaginava é a proporção. Ficou pouco do que havia e nada de lógica. Nunca houve uma renovação tão expressiva numa eleição brasileira. Povo fez em nove horas o que a Câmara dos Deputados não fez em quatro anos e o que a Justiça resiste em fazer. A renovação eleitoral superior a 50 por cento arrastou consigo bons projetos e personagens. E não são apenas os partidos políticos s grandes derrotados. Institutos de pesquisa e analistas devem passar por reciclagem igual às siglas. Nem os que ganharam sabem o que aconteceu. Essa interpretação ainda vai render algum tempo. Quem sabe muitos nunca entenderão o que aconteceu de fato. A história deixa um capítulo sem precedente.

UNS MAIS
Alguns perderam mais, outros menos. No Estado o PSDB segue sendo o maior perdedor. Jogou totalmente errado quando abriu mão de elevar à candidatura de governador o ex-prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes, que ganhou a simpatia até dos emedebistas, mas sucumbiu como candidato a vice-governador porque o fardo MDB tornou-se pesado demais para carregar.

RECADO DA URNA
O eleitor catarinense parece ter dado um duro recado ao MDB, fazendo a maquina de votos encolher a sua representação na Câmara Federal e ser engolido pela onda Bolsonaro e pela estratégia Merísio. O partido que comandou o Estado, direta ou indiretamente, nos últimos 16 anos sofreu uma dura derrota nas urnas.

ELEITOS
O fenômeno Jair Bolsonaro combinado a aposta feita por Daniel Freitas salvaram a bancada federal do sul. Ele foi o federal mais votado entre os candidatos da região. Nem ele imaginava que alcançaria um resultado tão expressivo. Geovânia de Sá (PSDB) foi garantida pela fidelidade da igreja, pois se dependesse da fidelidade tucana estaria amargurando derrota.

O TERCEIRO
O atual deputado estadual Ricardo Guidi ganhou uma vaga de deputado federal nos instantes finais da apuração. O tipo de eleição para matar do coração. Esta eleição, entretanto, ainda não está segura. Depende da decisão da Justiça, que se afrouxar para o atual deputado federal João Rodrigues liquida Guidi. Rodrigues (67.955) fez mais votos que Guidi (61.830), mas seu registro não foi deferido. Se reverter isso, a Justiça tira Guidi da Câmara.

ESTADUAL ENCOLHEU
A representação do sul do Estado na Assembleia Legislativa encolheu. Reelegeram-se Ada De Lucca, Luiz Fernando Cardoso e Rodrigo Minotto. Entre os nomes novos Júlio Garcia. Os deputados Cleiton Salvaro e Valmir Comin não se reelegeram. Outro que não conseguiu mais uma vez foi o suplente Dóia Guglielmi.

MOTIVOS
O deputado estadual, que ficou como primeiro suplente da sua coligação experimentou o fator “legenda”. Se na sua primeira eleição ganhou vaga titular na Assembleia Legislativa, nesta eleição ele fez o dobro de votos da vez anterior e amarga a suplência.

SUICÍDIO
Dos erros cometidos pelos partidos um dos maiores está no PP do Sul. O partido insistiu com quatro candidaturas quando tinha potencial para no máximo duas. José Milton Scheffer correu por fora e se reelegeu. Valmir Comin, Lei Alexandre e Pepê Colaço “se mataram”.

OLHANDO 2020
Dois nomes novos aparecem no cenário eleitoral de Criciúma, quando o assunto é briga pela cadeira de prefeito. Daniel Freitas, que se elegeu pelo partido de Jair Bolsonaro (PSL) e Ricardo Guidi (PSD) que vem pelas mãos do deputado Júlio Garcia com um empurrãozinho do vice-prefeito Ricardo Fabris associado ao legado deixado pelo pai, são nomes fortes para a disputa com Clésio Salvaro em 2020. Dois fatores podem torná-los frágeis. Um é um bom governo do atual prefeito e o outro o fato de elegerem-se deputado e se quiserem mudar o campo do seu jogo político. Isso, pelo recado deixado pelo eleitor nas urnas agora, pode ser perigoso demais.

CACETADA Tanto o governador Eduardo Moreira quanto o prefeito Clésio Salvaro foram grandes derrotados nesta eleição na sua terra. Ambos apoiavam Mauro Mariani, que ficou e terceiro lugar na corrida para o governo do Estado.

DERROTAS O candidato Mauro Mariani sofreu duas derrotas. A primeira foi para o comandante Moisés (PSL) e a segunda para Gelson Merísio (PSD) que é quem vai para o segundo turno.

DÁRIO VEM AI Nas próximas eleições oo MDB obrigatoriamente terá que buscar a reconstrução pelas mãos de Dário Berger, adversário interno de Eduardo Moreira no MDB.

VOTO REGIONAL O projeto do voto regional é outra ferramenta que precisa ser revista no sul do Estado. A associação empresarial que capitaneou o projeto sofre derrota com a resposta das urnas. Deve se tornar mais contundente, inclusive. De certa forma o setor empresarial de Criciúma sofre derrota também cm a não reeleição de Ronald Benedet.

E AGORA Passada a eleição a ACIC deve anunciar já para os próximos dias uma primeira reunião com os deputados eleitos pelo Sul do Estado. A ideia é manter um fórum permanente com encontros frequentes para debater a demanda.

ILUMINADO O governador Eduardo Moreira deve estar pensando que não poderia ter feito coisa melhor que sair do cenário político. Apagou a luz da sua vida pública no momento exato.

POR OUTRA VIA Quem está rindo à toa, também, deve ser o deputado Manoel Mota (MDB), que saiu desgastado e foi relegado pelo seu próprio partido. Fora da corrida eleitoral decidiu apoiar o ex-prefeito de São Ludgero, Volnei Weber (MDB) que se elegeu deputado estadual.

BAUER SOLTA BOMBA EM CASA

 personJoão Paulo Messer
access_time05/10/2018 - 00:00

A disputa pelas duas vagas ao Senado virou uma guerra entre os candidatos da mesma chapa (a que apoia Mauro Mariani (MDB) e Napoleão Bernardes(PSDB)). O atual senador Paulo Bauer usou o horário da coligação para soltar uma propaganda que possivelmente tinha como alvo o ex-governador e um dos líderes da disputa Raimundo Colombo. Nela Bauer fuzila Colombo colando foto dele com Dilma Roussef, que ali é figura que representa o PT, que “afundou o Brasil”. No mesmo tom e estilo que usa para atacar Colombo, Bauer ataca o colega de chapa Jorginho Mello (PR), também exposto como aliado de Dilma e o PT. Pior, o espaço pertence parte à candidatura de Bauer e a outra metade a Jorginho Mello. Bauer soltou uma bomba na própria casamata e se indispôs com todos.

REAÇÃO DE JORGINHO
O candidato Jorginho Mello gravou vídeo em que diz se orgulhar de pertencer a coligação liderada por Mauro Mariani e devolve o ataque dizendo que Paulo Bauer “apunhalou” a coligação depois de “jurar pagar uma dívida que tinha com esta sigla”. Informa ainda que a coligação entrou na Justiça contra o candidato da própria chapa. Com isso busca ganhar os votos dos emedebistas. A estratégia mira ficar com uma das duas vagas.

FALHA NOSSA
O fato gerado pelos disparos de Paulo Bauer contra um companheiro de chapa são bem mais graves. Há de se considerar que a produção e a exibição passaram por coordenadores da campanha através da equipe de propaganda eleitoral. Não cabe alegação de que não sabiam. Foi traição “em casa”.

TIROTEIO
No mesmo vídeo em que se dirige aos emedebistas Jorginho Mello apresenta suspeita de que ao atirar num colega de chapa sugere que Paulo Bauer tenha “algum acerto com o Esperidião Amin”. A prata da bala que Jorginho dispara em Bauer pode ser o instante em que ele remexe no caso da delação premiada que o acusa (está em fase de investigação) de recebimento de vantagens da Hypermarcas. No mesmo vídeo o correligionário de Bauer, Napoleão Bernardes aparece dizendo que “Jorginho é correto”.

REFLEXOS
Entre as consequências do ataque de Paulo Bauer ao companheiro de chapa Jorginho Mello está o prejuízo que ele proporciona para o Sul. Isso porque o seu suplente é vice-prefeito de Içara, Sandro Giassi Serafim. Outro fato é que Bauer é o político hoje mais próximo do prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro. Rompimento de Bauer com a chapa combinada a uma possível não reeleição pode levar estes dos tucanos afinados a sair da base de apoio do MDB.

FAKE NEWS
Na Justiça o senador Paulo Bauer conseguiu a suspensão imediata doo telefone que estava espalhando fake news com informações inverídicas contra ele. O whatsapp propagava notícia de que Bauer teria recebido recursos ilegais de empresa de medicamentos, que não tem nenhuma comprovação, apenas delação em processo em investigação.

A ONCOLOGIA
Na reta final da campanha os candidatos intensificam o corpo a corpo na busca da eleição ou reeleição. Para os que entraram na disputa agora o discurso do “novo” é o preferido. Para aqueles que já cumpriram um mandato, como tomo o exemplo do deputado Cleiton Salvaro, a ferramenta são as conquistas. No caso de Salvaro a articulação pela Oncologia Pediátrica do Hospital São José é a cabeça de uma relação que os deputados sempre apresentam como realizações.

DOS MINEIROS
Associados do Sindicato dos Trabalhadores Mineiros de Criciúma foram surpreendidos ontem no final da tarde com o cancelamento de última hora da assembleia geral extraordinária da categoria. O presidente viajou para atender interesses da entidade em São José e não conseguiu chegar a tempo (17h). Com isso fim comprometidas as assembleias que seriam realizadas hoje em Maracajá, semana que vem em São José, Irani e Campos Novos.

ENDIVIDADO
O Sindicato dos Mineiros de Criciúma está com montante de dívidas que pode superar o seu patrimônio. São mais de R$ 1,5 milhão para o sistema de previdência, mais de R$ 300 mil para prefeitura de Criciúma, além de uma enorme relação, inclusive rescisão trabalhista. Por isso já enfrenta duas penhoras, sendo que por uma delas já houve despacho com condenação para leilão da sede, o que conseguiu ser adiado pelo corpo jurídico.

UNESC É ORGULHO SULCATARINENSE

 personJoão Paulo Messer
access_time03/10/2018 - 23:23

Enquanto no ambiente da representação política o Sul “esperneia” por um mínimo de atenção, após perder espaço na vitrine das chapas majoritárias, uma notícia enche a região de orgulho. Trata-se dos bons resultados alcançados pela Unesc no RUF (Ranking Universitário Folha), que avalia 196 universidades brasileiras. No quesito pesquisa a Unesc ficou em primeiro lugar entre as instituições particulares de Santa Catarina e a sétima no país. A mesma avaliação confere uma série de colocações de destaque em itens e instituições pesquisadas. Trata-se de um ranking acreditado e extremamente criterioso. Os dados ainda estão sendo avaliados na instituição, mas já ensejam comemoração. Havemos de lembrar que a reitoria administra um gigante, afetado como todos do setor de educação, por impactos violentos da crise econômica do país.

LENDO OS DADOS
A primeira avaliação da Unesc para estes bons resultados é que: “Tudo isso se deve ao fato da universidade oferecer estrutura para os seus pesquisadores, incluindo verbas próprias para administrar as suas linhas de pesquisa, horas consideráveis para dedicação aos projetos, recursos para participação em eventos, grupos de pesquisa e alunos bolsistas em grande quantidade, o que colabora no andamento dos trabalhos, sejam de laboratório ou sociais”.

SPRINT DE CHEGADA
As instituições ligadas a Associação Empresarial de Criciúma intensificam a mobilização pelo voto regional. Tem se ouvido dirigentes empenhados na divulgação dos fatores que motivam a campanha. Depois que os principais líderes e partidos perderam espaço, resta a estas organizações chamar atenção do eleitor para a necessidade de se manter força de representação na Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa.

SEGUNDO TURNO
O último debate entre os candidatos a governador em Santa Catarina foi o retrato da largada do segundo turno. O bom e comportado desempenho de Décio Lima (PT) ficou numa tabelinha com s outro quatro candidatos que não os primeiros das pesquisas Mauro Mariani (MDB) e Gelson Merísio (PSD). Estes dois partiram para o ataque entre si.

AÇÃO SOCIAL
Uma intervenção feita sob a regência do Secretário Municipal de Ação Social, Paulo César Bitencourt, deve virar referência. Trata-se do recadastramento dos moradores do condomínio residencial Carmel, que acontece paralelo à atualização da lista de espera. No condomínio há 272 apartamentos, todos ocupados, mas nem todos por seus moradores inicialmente contemplados pelo programa Minha Casa Minha Vida.

INCONSEQUENTE
Condomínios de programas sociais nasceram todos sob a desordem da desinformação aos contemplados, por isso geraram inúmeros problemas. Muitos eram pessoas que moravam em áreas ocupadas com serviços públicos “enjambrados”, como os famosos gatos de luz e água. Assim, saíram de um local em que pagavam nada para uma área organizada sem terem recebido o mínimo de educação e preparação.

FAKE NEWS
Candidato ao Senado, Paulo Bauer (PSDB) ganhou na Justiça ação que moveu para combater fake News distribuída através do whatsapp. A notícia acusava o parlamentar de ter recebido dinheiro de uma empresa de medicamentos. Como não há comprovação disso a Justiça mandou retirar o telefone de onde partiu a notícia. Ele ficará desativado até o dia 7 de outubro.

FOI-SE UM TEMPO...
A eleição deste ano segue surpreendendo por uma série de fatores. Velhos conceitos e estratégias perderam sua eficiência. A manipulação da opinião pública nunca deixará de ser eficiente, mas o seu tempo sugere efeitos e dosagens que já não se movem mais por regras antigas. Insisto na tese de que o poderio de comunicação de massa continua influenciando muito, mas de longe não tem a mesma capacidade de soprar essa massa de um lado para outro de uma só vez. Foi o conceito construído ao longo dos últimos dois anos de Lava Jato que elegeram o seu “caçador de marajás” e não a moda da cara pintada lançada da noite para o dia como em 1989. As redes sociais seguem desacreditadas, se é que um dia o serão. Assim, para as eleições municipais de 2020 o discurso precisa começar hoje.

TÁ NO AR Ainda existem os que se surpreendem com posições tornadas públicas por agentes que antes se mantinham numa falsa impressão de que eram extraterrestres sem posição. Inclusive os veículos de comunicação - dos maiores aos menores - assim como seus protagonistas, se permitem colocar a cara para fora do muro.

AVANÇO Permitir a todos o direito de ter posição é crescer na democracia. É não viver num mundo do faz de conta. Assim não são apenas sindicatos laborais quem podem empunhar bandeiras, como os patronais já passaram a fazê-lo. Se um respeitar o outro será democracia.

CHANCE PERDIDA O PSDB errou tanto que outro cavalo está passando encilhado e ele não vai montar. Se Geraldo Alkmin declarasse agora oposição ao PT, sem essa história de bater em petista com uma rosa, faria pontos. Declarar-se vencido e apoiar Bolsonaro para derrotar o PT seria uma tentativa de resgatar a marca anti-PT, mas silenciar pode ser uma confissão suicida.

IÇARA Hoje o prefeito Murialdo Gastaldon vai assinar o contrato que irá assegurar a construção da nova sede da prefeitura de Içara. A obra deve ficar como principal marca da sua gestão, embora possa não estar totalmente concluída. Ele já se habilita para entrar na história da cidade como o melhor prefeito.

O ESPETÁCULO O Teatro Elias Angeloni passou por reforma recentemente, mas ainda não se livrou das enchentes. Ontem ele voltou a ficar com cerca de 50 centímetros de água na parte mais baixa, entre o palco e a primeira fileira de cadeiras. Isso porque no parque em volta da prefeitura inda se resolveu um antigo problema de drenagem do rio.

NEM O PÁTIO Inadmissível que a prefeitura comemore aniversário da sua reinauguração e nos fundos d bonita fachada o lamaçal impeça os funcionários de irem para o refeitório sem usar galocha. Ora, para um órgão que tem uma fundação de meio ambiente e não consegue ajardinar seu próprio pátio, resta olhar em volta.

POTENCIAL DE URUSSANGA

 personJoão Paulo Messer
access_time03/10/2018 - 00:23

O único dos muitos potenciais turísticos explorados por Urussanga faz enorme sucesso na feira internacional do vinho, a Wine South America, que está acontecendo em Bento Gonçalves (RS). A bebida feita pela rara variedade de uva reconhecida pelo movimento internacional Slow Food é a principal novidade no evento. A região dos Vales da Uva Goethe chama muito mais a atenção do púbico lá de fora do que das próprias autoridades e o público da sua área. Se a cidade não abrir os olhos para o seu potencial turístico agora passará mais algumas dezenas de anos aplaudindo outras regiões e se contentando com a sazonalidade do turismo restrito a uma festa anual. Falta apenas um projeto adequado à sua rica cultura arquitetônico e cultural para fazer a cidade explodir. É necessário voar mais alto para despertar para o potencial perdido. É só dar um passeio na vizinha Nova Veneza.

IÇARA
Içara pode passar nos próximos anos por uma transformação que deixa marcas. Trata-se dos contratos de financiamento que serão assinados amanhã. Um é para a construção da nova sede da prefeitura e outro para revitalizar a área central da cidade. É o tipo de obra que deixa resultado aos olhos do contribuinte.

NOVA SEDE
O prédio atual da prefeitura de Içara é de 1969 e não atende mais da metade das secretarias e departamentos, que na sede nova podem ir todos para o mesmo endereço, gerando economia de R$ 100 mil mensais. Os recursos são provenientes de financiamentos e garantem só para a nova sede cerca de R$ 7,5 milhões. Um ato a ser realizado amanhã marca a assinatura.

NO FUTURO
Como é gestão de segundo mandato, e de dobradinha afinada, as especulações sobre o futuro político de Murialdo Gastaldon e de Sandro Giassi Serafim sugerem alguns caminhos. O vice deve ser candidato a prefeito ao natural. Já Murialdo terá dois caminhos. O primeiro é uma eleição de deputado, área que pode estar bem povoada. Não se descarta especulação que pode levar à próxima eleição de reitoria da Unesc um ponto de inquietude, fato sequer comentado pelos personagens.

MERA ESPECULAÇÃO
No mesmo ambiente político que especula meras suposições existe um campo fértil de projeções como aqueles mais animados com o grande trabalho da atual reitor da Unesc, Luciane Ceretta, cujo nome é de desejo de algumas siglas partidárias de olho nas próximas eleições municipais de Criciúma. Assim como Murialdo nunca falou em disputar reitoria, a reitora jamais falou em outro projeto. Óbvio, ambos negam e rechaçam as especulações, mas elas acontecem neste ambiente ávido por debate político.

É DO AMBIENTE
Felizmente os tempos criaram uma espécie de imunidade às especulações nestes casos. Não fosse assim, isso combinado a habilidade destes agentes públicos em conviver com hipóteses a cerca de seus nomes, a revelação destas especulações poderiam gerar algum mal-estar, o que só não acontece por estarem longe de ser fato.

GRANDE PERDA
O setor educacional, principalmente, perdeu ontem um grande personagem. Figura reconhecida por unanimidade o professor doutor Ilson Pivesan, aos 59 anos, faleceu ontem de madrugada em Florianópolis, onde residia nos últimos anos. Morreu em consequência de um câncer que começou na bílis e se espalhou por outros órgãos. Entre os inúmeros trabalhos, foi coordenador do último planejamento estratégico na Unesc. Atualmente atuava especialmente em cursos de pós-graduação.

ÁGUA MORRO ABAIXO, FOGO MORRO ACIMA...
O censo comum pode provocar o que em eleições se conhece como voto útil, isto é, o voto que arrasta os eleitores indecisos. Esta é a percepção que se instalou nos ambiente que discutem política no Estado de Santa Catarina, nas últimas horas. A última pesquisa Ibope tem muito a ver com isso. Vale só para a eleição presidencial, pois nas demais o marasmo é o de antes da eleição. Particularmente considero que a preferencia aparente do eleitorado não foi construída pelas redes sociais, mas sim pelos veículos oficiais nos últimos meses. Não seu ouviu nada além do sangue que saiu dos tribunais e o vômito dos delatores. Foi a Globo e seu noticiário que construiu Jair Bolsonaro e não as redes sociais.

O DERROTADO O que para alguns mais superficiais pode parecer perseguição eu reputo como interpretação: o PSDB é o maior derrotado desta eleição. Não só no âmbito nacional, o partido desperdiçou a oportunidade de assumir o Poder. O cavalo que passou encilhado virou jegue.

FRUSTROU O leitor que me acompanha a mais tempo sabe que não sou dado às repetições de análise que possam criar a luz da insistência, mas me sangra os olhos a forma equivocada como o PSDB perdeu a chance de ganhar eleições. A lógica sucumbiu aos interesses também no Estado de Santa Catarina.

TINHA TUDO Ninguém entrou melhor cacifado nesta disputa eleitoral que o PSDB e em especial o senador Paulo Bauer. Depois de ser aclamado candidato a governador numa convenção de quase quatro mil filiados, recuou e atualmente é notícia por causa de um bate boca com um deputado do se partido.

O NÃO Um dos mais respeitados institutos de pesquisa com forte atuação no sul do Estado e que atende apenas os candidatos e partidos, sem fazer pesquisa para publicar, constata que nesta eleição o eleitor não sabe exatamente o que ele quer, mas sabe o que não quer.

PESQUISAS Se confirmar a desconfiança do eleitorado de Jair Bolsonaro, e ele vencendo a eleição presidencial no primeiro turno, o maior derrotado não serão os seus adversários, mas os institutos de pesquisa. Eles têm sido o centro das atenções e a voz destoante destas eleições. Diferentes de outras, esta disputa será lembrada por este aspecto.

BOLSONAROU O vereador Ademir Honorato (MDB), de Criciúma, ocupou a tribuna ontem para abrir o seu voto à presidência. Sem citar o nome do candidato leu o versículo 17 do capítulo 17 do livre de provérbios: “em todo tempo ama o amigo e na angústia nasce o irmão”. Completou falando a frase: “Brasil acima de tudo e Deus acima de todos”.

AGENDA DOS PRECATÓRIOS

 personJoão Paulo Messer
access_time02/10/2018 - 00:23

O prefeito Clésio Salvaro tem audiência hoje com o Ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Morais, em Brasília. Ele é relator de uma reclamação feita pela prefeitura de Criciúma, porque o Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina negou pedido para a prefeitura manter pagando de precatórios um por cento da receita líquida. Este percentual significa, hoje, R$ 580 mil. O TJ insiste na tese de que o percentual deve ser de 2,7 por cento da receita líquida. Isto significaria mensalmente R$ 1,4 milhão. Portanto, depende da decisão do ministro um desembolso mensal a mais de R$ 900 mil. O prefeito diz que se o percentual de 2,7 por cento for mantido inviabiliza investimentos. A Justiça quer que as prefeituras paguem todos seus precatórios até 2024. O prefeito de Criciúma diz que leva cálculo mostrando que mesmo mantendo pagamento de um por cento da receita líquida ele zera a dívida até o prazo.

REPERCUSSÃO
Se obtiver êxito na argumentação que defende hoje ao relator do processo de Criciúma no STF, o prefeito Clesio Salvaro pode estar abrindo um caminho que alivia as contas de várias prefeituras. Assim como Criciúma, centenas de outros municípios têm dívidas de precatórios. A tese de Salvaro é que se provar que paga tudo até 2024 o percentual pode ser inferior ao 2,7 por cento exigidos.

REFIS
O projeto do refinanciamento de dívidas dos contribuintes de Criciúma não entrou na pauta da Câmara de Vereadores, ontem, como era esperado. Hoje a líder do governo deve pedir agilidade para aprovar a matéria.

TURISMO
Foi assinada ontem em Buenos Aires a parceria que garante seis voos semanais entre Buenos Aires e Florianópolis, a partir de dezembro e até o início de março. A parceria foi firmada durante a Feira Internacional de Turismo. No ato um criciumense, Eduardo Loch, que hoje ocupa cargo na Secretaria de Turismo de Florianópolis.

HERANÇA
Até hoje as praticas na divulgação do turismo catarinense seguem uma cartilha gerada pelo ex-governador Luiz Henrique da Silveira.

SIDERÓPOLIS
O DN publicou ontem edital da prefeitura de Siderópolis contratando empresa para a pavimentação de 37 ruas. Os recursos são do Programa Pró Avançar Cidades do Ministério das Cidades com financiamento do BRDE e a prefeitura de Siderópolis. As propostas serão abertas no dia 31 de outubro às 9h.

CADA UM POR SI
A briga das eleições passou para o segundo voto ao Senado. Em campanha os candidatos encontram fato curioso: a maioria dos eleitores tem o primeiro voto do Senado e não tem o segundo. Os cabos eleitorais concentraram fogo nas candidaturas proporcionais mantendo o eleitor desinformado.

AO SENADO
Ontem o candidato a senador na coligação liderada pelo MDB, o deputado Jorgino Mello (PR), fez agenda na região Sul. Dono de uma reeleição assegurada para deputado federal ele optou por entrar numa disputa pesada que em nomes com Esperidião Amin, Raimundo Colombo, Paulo Bauer, Ideli Salvatti e outros velhos conhecidos do eleitor. No MDB sua candidatura faz peso por ter como suplente a viúva de Luiz Henrique da Silveira.

TUCANADA A LA ALKMIN
A presença do presidenciável Geraldo Alckmin, ontem no meio da tarde em Florianópolis, foi o retrato do que tem sido a campanha dos tucanos. Na caminhada pelo centro da cidade ele só teve a “benção” de Eduardo Moreira no início. Moreira que é amigo e declarou voto nele preferiu ficar e não andar pela cidade. O presidenciável tucano ganhou o protocolar apoio dos tucanos. Nem todos fizeram questão de registrar o fato em suas páginas onde publicam cada passo da sua campanha. Foi uma agenda assim com “gosto de chuchu”, definiu um assessor da própria sigla.

JÁ FOI Dos amigos mais próximos de Eduardo Moreira, que tem intensificada sua presença no Sul nestes últimos dias, ouve-se a percepção de que ainda não cicatrizou a ferida aberta com a necessária desistência da reeleição. A todo momento ele ouve alguém lamentando que não tenha enfrentado o partido internamente.

HOSPITAL A Câmara de Vereadores de Forquilhinha aprovou ontem a doação de um terreno para a Associação de Aposentados construir um hospital. Trata-se de uma área de 10 mil metros quadrados. A promessa é de que a instituição construirá um hospital que atenda tanto pelo sistema púbico como pelo privado e convênios.

PRIMEIRO Eleitores observarão que diferente da eleição geral de 2014, neste ano o primeiro voto será dado ao deputado federal. Essa manobra teria sido feita tendo em vista a já identificada dificuldades dos eleitores que ao longo da votação tornam nulo seu voto por “não saber chegar ao final”.

RODOVIÁRIA Passa sem maior repercussão o processo de concessão da Estação Rodoviária de Criciúma por 20 anos. Existem concorrentes de vários Estados brasileiros. Ontem ocorreu a primeira etapa do processo. Lembra-se que a rodoviária foi totalmente revitalizada na gestão passada do atual prefeito Clésio Salvaro.

BULLIGOU Depois de ser expulso por abrir voto em Jair Bolsonaro o prefeito de Chapecó, Luciano Bulligon acaba de botar bola fora com os chapecoenses. Ele gravou um vídeo pedindo voto no candidato a deputado federal Osvaldo Mafra (Solidariedade), sendo que todos imaginavam que sua campanha seria por João Rodrigues (PSD).

TUCANADA Na região de Brusque o candidato ao Senado, Paulo Bauer (PSDB) acaba de declarar guerra ao correligionário deputado Serafim Venzon, acusando-o de não ter feito campanha para ele na última eleição para governador. Conflitos deste tipo devem surgir em grande quantidade, mas após a eleição.

SE NÃO FOR Na região de Criciúma não faltam tucanos confessando com o bico exprimido que se Paulo Bauer não eleger-se ao Senado vão para casa mais cedo, isto é, bem antes do segundo turno.

ANIVERSÁRIO Os petistas que acompanharam o candidato a governador Décio Lima fizeram uma surpresa ontem pela manhã. Ao sair de uma entrevista na rádio Eldorado os companheiros de partido o aguardavam com um bolo para comemorar os seus 58 anos. E brincou: “5 mais 8 dá 13”.

ELE NÃO, NEM EU, NEM O OUTRO

 personJoão Paulo Messer
access_time30/09/2018 - 23:23

O PSDB é o primeiro grande perdedor desta eleição. No panorama nacional tem o sabor de um chuchu e na estadual decidiu incorporar a fórmula que era do MDB, que é estar onde o governo estiver. Na nacional porque Geraldo Alkmin sintetiza no que se transformou o partido que tinha a responsabilidade de capitanear a oposição ao PT. O PSDB virou um partido inerte e mero coautor. No Estado, interesses que ainda precisam ser melhores esclarecidos, tiraram a sigla da ponta do trampolim para virar alavanca do MDB. De dois senadores tende a passar a nenhum e abdicou do discurso da mudança, que era o som desejado pelo eleitor. Passou a oferecer um seu – Napoleão Bernardes – para ser o fato da eleição que vai manter o MDB no poder. É a tendência. Assim, o PSDB catarinense adota a tática do MDB, que é: ter brevê para pilotar a aeronave, mas prefere viajar de primeira classe bebendo champanhe.

TESTANDO OS TIMES
Análise extremista sugere que está em jogo no Brasil um teste de força do movimento Pró-PT e Anti-PT. Isto significa Lulismo X Bolsonarismo. Jose Dirceu deu entrevista ao jornal argentino El País, semana passada, falando em tomar o poder. A tenacidade do Lulismo está testada, resta saber o tamanho da força do Bolsonarismo.

O QUE RESTA
Aparentemente a briga real das eleições fica por conta do voto aos candidatos a deputado federal e estadual. O cenário deste ano é mens propenso a surpresas como na anterior. Na eleição presidencial Santa Catarina tem cenário aparentemente muito claro. Na eleição para governador só uma fato muito significativo altera a composição o segundo turno, o que, aliás, é óbvio. Resta a briga pela segunda vaga do Senado, já que a primeira também parece definida.

CAMPANHA TÍMIDA
Apesar de ter se intensificada nos últimos dias a campanha eleitoral está longe de ser o que foi em outros anos. E não é só porque a legislação diminuiu o tempo de campanha e fez algumas outras mudanças, mas também porque a eleição presidencial roubou a cena e a eleição para governador não empolga pelos nomes novos da disputa.

PELO SUL
Candidato ao Senado, o deputado federal Jorginho Mello (PR) fará agenda no sul no início desta semana. A agenda é organizada pelo aliados de Criciúma e região, entre eles o jornalista Nicola Martins, dos jovens nomes do partido e que hoje é um dos mais influentes nas redes sociais.

CAMPANHA NA JUSTIÇA
Não que esta tenha sido uma eleição judicializada. De longe não foi, mas o ex-governador Raimundo Colombo foi quem mais teve que mobilizar sua equipe jurídica. Alvo preferido passou boa parte da campanha lidando nos tribunais. Até agora ganhou todas. Mesmo assim resta esperar para se saber qual o efeito que as denúncias desmentidas pela Justiça terão na sua eleição. Ontem a Justiça aplicou multa de R$ 100 mil no concorrente Jorginho Mello por propaganda contra Colombo.

CURIOSO Vale observar como os tucanos de Santa Catarina vão se comportar hoje às 16h30min, quando o presidenciável Geraldo Alkmin (PSDB) vai fazer caminhada no centro de Florianópolis. Isso porque vários deles já declararam voto em Jair Bolsonaro (PSL).

TUCANO Um dos poucos líderes tucanos a se posicionar na campanha presidencial tem sido o deputado federal Marco Tebaldi, que busca o terceiro mandato. Ele trata de “infidelidade, falta de ética e falta de caráter” dos tucanos que debandaram da campanha de Geraldo Alkmin.

MERÍSIO Um cálculo feito por articuladores de Gelson Merísio sugere que ao anunciar voto em Bolsonaro ele ganhou mais votos do que ganharia dos petistas no segundo turno. O candidato a governador vinha recebendo apelos para fazer o gesto feito.

CONFUSÃO DA BIOMETRIA

 personJoão Paulo Messer
access_time28/09/2018 - 23:23

A pouco mais de uma semana da eleição a imprensa, inclusive a oficial, ajudou a criar uma grande dúvida. O Supremo Tribunal Federal decidiu, na quarta-feira, por sete votos a dois, manter cancelados os títulos de eleitores que não fizeram o recadastramento nas cidades em que isso foi exigido. No sul do Estado este foi o caso de apenas quatro cidades: Turvo, Ermo, Pescaria Brava e Imaruí. Acontece que ao fazer o recadastramento, que exige que todos os eleitores compareçam ao cartório, a Justiça Eleitoral aproveitou para implantar a biometria. Assim, quem recadastrou fez biometria, quem não recadastrou não fez biometria. Equivocamente a notícia foi de que quem não fez “biometria” nestas cidades não votará. Não deixa de ser verdade, mas não é pela falta de biometria e sim pela falta de recadastramento e só nestas cidades. A confusão é que em cidades onde não houve recadastramento (como Criciúma), mas alguns fizeram biometria, os eleitores passaram a entender que sem biometria não vota, o que é equivocado.

EFEITO ORLOFF
Esta sexta-feira foi de ressaca para o candidato a governador Gelson Merísio. Em campanha, passou a maior parte do dia explicando porque na véspera tomou a decisão de declarar voto em Jair Bolsonaro. Considera que as circunstâncias fizeram-no antecipar para o primeiro turno um ato esperado apenas para o segundo. Revela ter calculado todo o risco possível antes de fazê-lo e que o impacto negativo deve ficar restrito às primeiras horas.

NA AGENDA
Após declarar voto em Jair Bolsonaro para presidente da república o candidato a governador Gelson Merísio viajou para Criciúma, ainda na quinta-feira à tarde. Fez agenda na noite no mesmo dia e na sexta-feira, durante todo o dia. Numa das agendas foi improvisado um espécie de comício num posto de gasolina desativado na esquina das ruas Henrique Lage e Anita Garibaldi.

EM REUNIÃO
Como de praxe, nos municípios que realizam festas oficiais, aconteceu nesta sexta-feira em Cocal do Sul reunião dos prefeitos da região da Amrec. O encontro presidido pelo prefeito de Siderópolis, Helio Cesa Alemão, presidente da entidade, o assunto principal foi a legislação padrão para o Consórcio Intermunicipal de Atenção à Sanidade Agropecuária.

IÇARA REPAGINADA
O prefeito Murialdo Gastaldon apresentou a preliminar do projeto que promete transformar o visual da área central da cidade. Há espaço para adendos e muita polêmica. A proposta é espetacular, mas pode esbarrar em algumas reações, o que é característica de projetos desta natureza. Está prevista inclusive uma parte de rua coberta. Inicialmente o governo fala em R$ 2,7 milhões.

ATO DE GOVERNO
Num ato realizado nesta sexta-feira à tarde o prefeito Clésio Salvaro fez dois movimentos voltados ao setor produtivo. Sancionou o novo Código Tributário que desburocratiza e aprovou novo programa de refinanciamento das dívidas. Com este último pretende que contribuinte regularize sua situação mas está de olho na reposição de caixa.

O SUL É DE MOREIRA
Mauro Mariani veio poucas vezes ao Sul nesta campanha e não deverá diferente nas horas que restam. Existem várias razões para isso, mas a melhor de se perceber é que a região é território entregue à condução da Eduardo Moreira. Se olharmos para o retrovisor veremos que o atual candidato a governador nunca teve o trecho limpo com o cuidado que merecia um líder com o perfil de quem virou candidato a governador. Mariani jamais vai admitir, muito menos em tempo de campanha eleitoral, mas o sul pode ser a região onde atuou com mais dificuldades, principalmente dentro do próprio MDB.

NA CAMPANHA A principal caminhada de campanha para a chapa liderada por Mauro Mariani foi feita pelo candidato a vice-governador Napoleão Bernardes (PSDB).

TUCANO O fato de Napoleão Bernardes ser o “embaixador” da chapa na campanha pelo sul ficou melhor para o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro. Nitidamente incomodado com 15 no peito a caminhada feita ao lado de um tucano fica mais fácil de explicar.

APURAÇÃO Durante entrevista coletiva nesta sexta-feira o presidente do Tribunal Regional Eleitoral anunciou que a previsão é de que até 21h de domingo dia 7 a apuração esteja concluída. Na eleição passada a previsão era 22h e foi antecipada em quase uma hora e meia.

EXPERIÊNCIA Mesários mais experiente apostam que o tempo médio de votação será muito maior neste ano em virtude da possibilidade de alguns eleitores votar pela biometria. Além disso havemos de lembrar que são seis votos e dois senadores. Este último Item deve gerar maior demora a quem não levar “colinha”.

NOMES Existem pelo menos três nomes confirmados na equipe de Gelson Merísio, caso ele seja eleito. Dois são de Joinville. O primeiro a ser anunciado foi o empresário Guilherme Ziguelli, que deve estar na Secretaria da Fazenda. Em Joinville a imprensa anuncia que há dois joinvilenses certos: Ninfo König e Felipe Hansen.

EMPREGO A segunda unidade da rede atacadista Fort deve gerar 240 novos empregos em Criciúma e outras 240 em Tubarão. A mesma rede está em fase de implantação de uma terceira loja em Joinville.

FRASE DO DIA
“Pelo que vejo nas ruas não aceito resultado diferente da minha eleição”.
Jair Bolsonaro, da UTI em entrevista ao programa de televisão Bandeirantes comando por Datena.

A Bolsonada de Merísio

 personJoão Paulo Messer
access_time27/09/2018 - 23:23

A BOLSONADA DE MERÍSIO
Não é fácil entender o jogo feito por Gelson Merísio, que ontem anunciou voto em Jair Bolsonaro. Não adianta dizer que apenas declarou voto e falou em nome pessoal, não da coligação. Não será entendido assim jamais. Ele sabia disso como qualquer um sabe. Aparentemente usou no primeiro turno o cartucho que poderia ser opção no segundo, optasse ou não, antes ou depois, pelo mesmo, o seu adversário Mauro Mariani. Merísio só pode ter tomado esta decisão porque tem segurança sobre o tipo de migração que terão os votos do PT no segundo turno. Se não for isso, não tem porque fazer o que fez. Ora, ele não pode estar pensando que ao anunciar voto em Bolsonaro ganharia no primeiro turno. E não precisava fazer isso porque no segundo turno ele já está.

OPORTUNISMO
A turma da traição costuma estar num barco e de olho no outro. Esta pode ser a oportunidade que alguns aliados de primeiro turno estavam esperando para bandear-se de lado no segundo. Gente que disputa com dinheiro de um e vive, depois, com o dos outros.

NA MESMA
Não é coincidência o fato de Gelson Merísio ter anunciado voto em Jair Bolsonaro alguns dias após o seu grande aliado Luciano Bulligon ter comprado briga nacional a fazê-lo. E mais, ainda ontem o deputado João Rodrigues, outro líder do Oeste fez o mesmo. Bulligon deve ter experimentado o gostinho do apoio ao fazer o gesto, o que pode ter contribuído com a decisão dos seus conterrâneos.

NAPOLEÃO ERROU
Sob a ótica externa, e óbvio sem conhecer detalhes de uma decisão como esta, considero que o maior erro foi cometido antes mesmo de Gelson Merísio. Foi quando Napoleao Bernardes (PSDB), do partido do presidenciável Geraldo Alkmin, declarou voto em Jair Bolsonaro. Largou a toalha cedo demais, a ponto inclusive de penalidade.

PISOU CERTO
As coisas se ajustaram fáceis para o candidato Mauro Mariani (MDB) que veio pela sombra dos que se apressaram e declarou que no primeiro turno chama o Meirelles. Fidelidade não compromete.

VICES OUVEM
Quarta-feira foi Napoleão Bernardes (PSDB), vice de Mauro Mariani (MDB), ontem foi a vez de João Paulo Kleinubing (DEM), vice de Gelson Merísio (PSD), a comparecer na Associação Empresarial de Criciúma para receber as chamadas demandas do Sul. Na minha “cruzada contra o esquecimento do Sul”, sem desmerecer os “vices” acho que os candidatos a governador poderiam ter vindo em agenda igual ou mais ampla. Agora a “choradinha”: a agenda no Norte e Vale do Itajaí e apertada.

DO SUL
Se olharmos na agenda dos candidatos da majoritária nenhum outro esteve tantas vezes no Sul quanto João Paulo Kleinubing, cuja família da esposa é de Criciúma. Quarta-feira à noite ele participou de jantar de amigos. Digo isso para insistir na tecla de que o Sul precisa se preocupar com a ausência nas chapas majoritárias. JPK pode ser considerado um “meio filho” do sul.

CHORADEIRA
A insistência “choradeira” da ausência de representante do sul não é culpa de outros senão das lideranças do sul. A região sucumbiu a outras lideranças e não soube trabalhar a oportunidade que teve. Quando aliados de Eduardo Moreira criaram a proposta de uma candidatura apoiada por toda a região ela foi rejeitada e mal trabalhada. Esse erro deve custar caro.

MANCHETE NO PAÇO E OUTRA
O prefeito Clésio Salvaro chama holofotes da mídia e do setor produtivo para outro assunto que não a campanha eleitoral. Hoje às 15h ele fará o anúncio de um programa de refinanciamento de dívidas dos contribuintes. Na mesma ocasião vai sancionar o novo Código Tributário do município que lhe dá entrada para alimentar a ideia do incentivo ao empreendedorismo.


TRANSMISSÃO Hoje às 11h acontece a solenidade de transmissão do cargo de comando do 9º Batalhão de Polícia Militar de Criciúma. O tenente coronel Evandro Fraga transmitirá o cargo ao também tenente coronel Cristian Dimitri Andrade.

DESPEDIDA Foi quase uma dezena de atos ou confraternizações de despedida feitas por setores de Criciúma ao oficial Evandro Fraga. Constitui-se numa das figuras mais queridas pela sociedade em todos os tempos da unidade militar. Figura humilde, avesso aos holofotes e companheiro da tropa deixa uma imagem muito boa na cidade.

BIOMETRIA A imprensa nacional, inclusive a de gabinetes oficiais do Supremo Tribunal Federal escreveram nem que a corte só em Santa Catarina cerca de 125 mil eleitores não votarão “porque não fizeram a biometria”. A manchete causou confusão.

CORREÇÃO A manchete correta é: “não votarão os eleitores que tiveram título cancelado”. É que os títulos cancelados são de eleitores que não compareceram ao recadastramento solicitado pela Justiça Eleitoral em algumas cidades do Brasil, entre as quais Turvo e Ermo no extremo-sul do Estado.

CAUSA A confusão se deu porque nas cidades onde a Justiça Eleitoral fez o recadastramento eleitoral aproveitou para implantar integralmente a biometria. Logo, quem não fez o recadastramento não fez a biometria e teve o título suspenso, por isso não votará.


FRASE DO DIA
“Eu Gelson Merísio voto Bolsonaro. Neste momento não podemos nos omitir. Cada um de nós terá que se posicionar de forma muito clara. Ou olhemos para trás ou damos uma chance à mudança. Por isso por uma questão de coerência com o que deseja Santa Catarina voto Bolsonaro”.
Gelson Merísio, candidato ao governo do Estado em declaração que agitou a política.

NO SUL, NEM DEBATE

 personJoão Paulo Messer
access_time27/09/2018 - 00:34

Foi anunciado ontem o cancelamento do debate que aconteceria entre os candidatos ao governo do Estado, segunda-feira às 8h na sede da ACIC em Criciúma, com organização e transmissão das rádios Eldorado AM e FM, Araranguá, Marconi de Urussanga e Hulha Negra. Teria plateia de representantes de diversos segmentos da região e com senhas para convidados de cada um dos candidatos, limitando em cem pessoas. Tradicionalmente a rádio Eldorado realiza debates entre os candidatos a governador, desde que na última semana. Em 2014 Raimundo Colombo candidato à reeleição anunciou que não participaria e o debate não ocorreu, assim como ocorreu na reeleição de Luiz Henrique da Silveira. Neste ano, dada a demanda, outras emissoras tradicionais foram incluídas no que se denominou de Debate do Sul. Ontem, diante do anúncio de que as candidaturas de Mauro Mariani e Gelson Merísio não participariam, decidiu-se pelo cancelamento.

REGIONAL
Os candidatos participaram dos debates promovidos pela Associação Catarinense de Rádios com retransmissão por várias emissoras do Estado. Já a proposta do Debate do Sul era para colocar em pauta temas da região, ausentes nos demais de âmbito estadual.

TABELINHA
Ficou flagrante que as candidaturas Gelson Merísio e Mauro Mariani decidiram fazer uma “tabelinha” ao rejeitar o convite a alguns debates. O mesmo menosprezo ao debate do sul foi observado em outros casos, com o argumento de conflito de agenda. O debate da radio CBN, na capital, ocorreu sem os mesmos dois candidatos.

CONFIRMADOS
Os candidatos Décio Lima (PT), Carlos Moisés da Silva (PSL), Jessé Pereira (Patriota) e Leonel Camasão (PSol) estavam confirmados para o debate, que só foi cancelado em virtude da ausência de dois dos principais líderes na pesquisa e a enorme estrutura envolvida que considerou a presença de seis candidatos. Essa alteração mexia também na revisão do número de entidades convidadas.

FORÇA DO SUL
Contrapondo à opção anunciada ontem pelos dois candidatos líderes das pesquisas de não participar do Debate do Sul com quatro emissoras de rádio, nos últimos dois dias o governador Eduardo Moreira, que é do Sul, passou com agenda intensa.

E ASSIM SERÁ...
Nesta semana estiveram fazendo agenda de campanha no Sul do Estado apenas os dois candidatos a vice-governador. Napoleão Bernardes e João Paulo Kleinubing representaram Mauro Mariani e Gelson Merísio que estava com agenda nas regiões mais visitadas desta campanha, o Norte e o Vale do Itajaí.

DESPEDIDA
Desde o início da semana o comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar, tenente coronel Evandro Fraga vem recebendo homenagens. Ele se despede da unidade amanhã, quando transmite o cargo. Vai atuar em Florianópolis, de onde é natural. Entre as muitas homenagens uma reuniu representantes de vários grupos e com direito a uma faixa do sindicato dos motoristas, ontem à noite, na sede da entidade.

PRESTÍGIO DA PRIMEIRA DAMA
O trabalho do governador Eduardo Moreira terá por certo muitos comparativos a altura senão melhores, mas sua esposa a primeira dama do Estado, Nicoole Rocha Moreira deixa uma marca que as atuais gerações desconhecem neste papel. Isso que ela ficará no cargo menos de um ano. Ela preside a Fundação Vida Nova de assistência social. Nos últimos dias ela percorreu várias cidades entregando material disponibilizado pela entidade. Ela chamou atenção e ganhou admiração onde esteve. O ato mais significativo ocorreu em Nova Veneza onde uma multidão foi ouvi-la falar num simples ato de entrega de material no teatro da cidade.

ENTREVISTA Antes de cumprir agenda pela região, ontem, a primeira dama do Estado, Nicole Rocha Moreira esteve no estúdio da rádio Eldorado, onde concedeu entrevista. Falou do seu trabalho assistencial, mas não fugiu de perguntas sobre a política.

NÃO DESCARTA Provocada a falar obre o futuro na política e a especulação sobre ela disputar um cargo eletivo Nicole Rocha Moreira disse: “hoje não, mas as nossas vidas são tão dinâmicas que nunca podemos ser definitivos em nada. Então eu diria que sobre o amanhã não sei, mas hoje não”.

DECISÃO Outro questionamento que Nicole Rocha Moreira respondeu foi sobre a decisão do esposo Eduardo Moreira ao decidir não disputar a reeleição. Ela disse que a resposta definitiva ela só teve depois que ele retornou a reunião em que comunicou a sua decisão ao partido.

ONCOLOGIA Recentemente Nicole Rocha Moreira foi muito elogiada pelo seu engajamento no caso da conquista da Oncologia Pediátrica no Hospital São José. Esta conquista tem ainda o dedo do secretário Acelio Casagrande e pela articulação que nas nasceu na Casa Guido e então abraçada pelo deputado estadual Cleiton Salvaro que foi quem levou o projeto aos caminhos da solução.

TRIBUTÁRIO O novo Código Tributário do município de Criciúma será sancionado pelo prefeito Clésio Salvaro amanha. Para isso será feito um daqueles atos com direito a café e entrevista coletiva. Além da imprensa várias entidades estão sendo convidadas.

DESBUROCRATIZOU Aprovado por unanimidade na Câmara de Vereadores nesta semana o Código Tributário de Criciúma transferiu 84 leis em apenas uma. A proposta é desburocratizar para agilizar a criação de empresas, além da sua manutenção. O conjunto foi construído por técnicos, polítics e representantes dos setores interessados.

REFIS Nesta sexta-feira o prefeito Clésio Salvaro vai aproveitar para lançar um novo projeto de refinanciamento das dívidas dos contribuintes. A proposta é não apenas retirar ou baixar juros e multas, mas estimular aos devedores à regularização.

NÃO BASTA SER AVALISTA

 personJoão Paulo Messer
access_time26/09/2018 - 00:23

Há uma missão implícita ao setor empresarial que subscreve a campanha do voto regional. É a necessidade de ir além do patrocínio da peça midiática. No caso da ACIC e o voto regional ela deve se por como protagonista, não apenas avalista. E neste caso a atitude deve se desconectar de qualquer segregação que não seja a do limite regional. Aparentemente esta intervenção deve focar a disputa federal mais doo que a estadual. Hoje com três deputados federais a região tem o que se pode considerar o mínimo justo. Destes três, dois estão na disputa, um desistiu. A relação de candidatos é boa, mas vale a entidade materna do voto regional dedicar um tempo à análise do quadro e até uma reunião com estes, se for o caso, para definir alguma estratégia de sprint de chegada. Resta pouco mais de uma semana. A representação federal é muito importante. A representação estadual parece mais propensa a reeditar o percentual histórico da região.

NAPOLEÃO TRATOR
O Sul viu pouca campanha eleitoral neste ano. Os candidatos das majoritárias preferiram outras regiões do Estado, especialmente o Norte e o Vale do Itajaí. Ontem, entretanto, Napoleão Bernardes (PSDB) deixou a sua marca de “trator”. Ele encanta e puxa fila com facilidade. Os emedebistas pareciam em êxtase correndo atrás do líder, mais do que se estivessem no rastro de qualquer outro companheiro de partido.

FAKE NEWS
Circula um vídeo questionando a entrega de material de campanha eleitoral pelos correios. Na região de Criciúma os Correios informam que há 15 candidatos que fizeram a contratação do serviço por mala direta e que se trata de algo legal e com prestação e contas pelos candidatos. Com a desinformação do grande público logo o fato virou munição na mão de adversários.

DESMENTIDOO
Um dos alvos dos disparos destes vídeos, ontem, foi o deputado federal Ronaldo Benedet (MDB), que logo tratou de procurar os veículos de imprensa apelando para que a fake new fosse desmentida. Informações mentirosas como esta na reta final podem provocar um estrago enorme. Daqui por diante este tipo de fato deve surgir todos os dias.

COMBATE
Ainda ontem tanto os Correios como a equipe jurídica do candidato Ronaldo Benedet anunciaram que irão processar o autor do vídeo e todos os que forem identificados como repassadores do vídeo. Assim muita gente que se julgando inocente ao repassar a informação responderá, como o autor, por difamação da empresa, da imagem do carteiro e prejuízos ao candidato. No mínimo terá enorme aborrecimento.

IDENTIFICADO
O autor do vídeo é um microempresário que trabalha no ramo de sucatas e fez a filmagem na rua Domenico Sônego na frente do edifício Berlin.

OUTRO CASO
Nesta semana a Justiça tratou como fake news uma mensagem transmitida via whatsapp que atribuía o asfaltamento da SC-390, que leva para a região da Coxilha Rica em Lages, como obra para beneficiar a fazenda da família do candidato ao Senado Raimundo Colombo. Os autores também devem responder na Justiça pela difamação.

PAUTA PÓS-ELEIÇÃO
A agência reguladora dos serviços de água e esgoto em Criciúma deveria ter realizado em julho audiência pública para ouvir a comunidade avaliar o serviço, seja pela qualidade ou preços praticados. Não só não fez como ignorou a cidade. Nenhuma justificativa foi dada. Ontem o vereador Júlio Kaminski disse que logo após a eleição levará à Câmara a proposta para criar um movimento de rompimento com a agência e sugestão para criação de um serviço tipo Samae. Pelo que se viu até então vai depender muito da habilidade política do novo governo. A ameaça de rompimento com a Casan já rendeu muito dinheiro para obras em Criciuma.

DECISÃO As análises internas na candidatura de Gelson Merísio (PSD) são sobre o apoio ao candidato aa presidente da república. Inicialmente ele falou em “palanque aberto”, sob o argumento de que tem o apoio de partidos com diferentes presidenciáveis. Existe tese de que se ele apoiar Jair Bolsonaro alavanca a candidatura.

PRESIDENCIAVEIS Dos três que ponteiam as pesquisas para governador apenas Décio Lima (PT) abre discurso em favor de candidato presidenciável. Nem o emedebista Henrique Meirelles, nem o tucano Gerald Alkmin tem qualquer gesto de apoio dos candidatos da chama Mariani Bernardes. Também pudera, Meirelles e Alkmin se mostram muito pesados.

NA AGENDA A agenda da primeira dama Nicole Rocha Moreira tem dividido a atenção da mídia com os candidatos em campanha. Ela trás uma pauta solidária e como o marido e governador Eduardo Moreira não é candidato faz isso sem qualquer desconfiança ou restrição partidária.

HOJE Hoje a primeira dama, presidente da Fundação Nova Vida fará a entrega de doações em Criciúma e Nova Veneza. Às 10h30min será entrega de lousas ao Centro Educacional Marista Irmão Walmir de Criciúma. Às 14h em Nova Veneza no Teatro Municipal.

NA VENEZA O ex-prefeito de Nova Veneza, x-emedebista Sérgio Ghislandi gavou um vídeo na praça da Gôndola no centro da cidade ao lado do candidato a deputado federal pelo PT, sindicalista Célio Elias. O veterano da política disse que votar em petista é uma questão de gratidão.

A TERRA DO JÁ FOI, NUNCA MAIS SERÁ

 personJoão Paulo Messer
access_time25/09/2018 - 00:03

Mais do que um Plano de Desenvolvimento a região Sul do Estado necessita de um plano de ação. A construção deste plano não pode esbarrar em vaidades ou interesses, nem refletir ou priorizar benefício corporativo, como se denota em muitos casos. A ausência do Sul no futuro governo não é a única e mais grave constatação. O Sul está perdendo bem mais do que espaço na chapa majoritária. Está perdendo o respeito. Rumores sobre recentes movimentos que nasceram sob o patrocínio da esperança de rever logo o trajeto do futuro da região, dão conta de que o ideal miúdo e a miopia embaralharam o olhar da vista lançada ao horizonte. Nunca devemos relegar os filhos e instituições da terra, mas jamais ignorar os seus limites, sob o risco de lançarmo-nos à cratera que se abre às costas dos que ignoram a percepção do perigo que se apresenta a uma região que sucumbe às suas vaidades e saudades. Reage Sul.

NO GOVERNO
O candidato a governador Gelson Merísio (PSD) já havia feito anúncio de que se eleito, seu Secretário de Fazenda deve ser Guilherme Ziguelli. Ontem ele anunciou que se vencer a eleição vai criar a Secretaria das Cidades. Pelo quadro posto a estrutura faria parte das 10 secretarias de Estado da sua gestão – atualmente são 18. A pasta absorveria todas as SDRs.

NOVO CÓDIGO
Foi aprovado ontem pela Câmara de Vereadores de Criciuma, com uma modificação, que é fruto do entendimento dos vereadores de situação e oposição, o novo Código Tributário do município de Criciúma. Aparentemente não existem grandes impactos na vida dos contribuintes. O vereador Ademir Honorato, reconhecido pelos colegas como o que mais trabalhou de perto na finalização do texto é um dos mais críticos ao governo e aplaudiu a redação final.

HOMENAGEADA
Neiva Mezari Borges foi homenageada ontem à noite na Câmara de Vereadores de Criciúma por seus mais de 40 anos atuando na APAE de Criciúma. Ela recebeu Moção de Aplauso proposta pela vereadr Geovana Zanette e aprovada por unanimidade. Neiva já exerceu quase todas as funções da instituição.

MATEMÁTICA
Hoje mais de 1,2 estudantes classificados para a segunda etapa da quinta edição do Prêmio ACIC de Matemática se reúnem na sede da Associação Empresarial de Criciúma. No primeiro desafio, realizado em 29 de agosto, participaram em torno de 16 mil estudantes dos quintos, sextos, sétimos, oitavos e nonos anos das escolas de Criciúma, Siderópolis, Içara, Cocal do Sul e Nova Veneza.

COMERCIÁRIOS
Se não for “fogo de palha” a chapa de oposição do Sindicato dos Comerciários em Criciúma promete procurar “agulha no palheiro”, se necessário, para denunciar possíveis irregularidades da chapa de situação. Ontem apresentaram 18 impugnações na chapa do candidato a reeleição Gelson Gonçalves. Alegam que a maioria é por falta de prestação de contas. Teoricamente, havendo quatro ou mais impugnações reconhecidas, a chapa deve ser impugnada. A eleição será em outubro.

AGITOU A CAMPANHA
Ontem, depois que o prefeito Clésio Salvaro gravou vídeo que ele classifica de “desmentido” ao blog do jornalista Claudio Prisco, que noticiou possível apoio do prefeito de Criciúma a Gelson Merísio, este foi o assunto preferencial. Prisco publicou o vídeo e a nota de contestação, mas manteve a suspeita de que isso esteve próximo de acontecer. Clésio Salvaro é veemente ao negar. Observando de fora concluo que se havia alguma chance do especulado acontecer, não acontecerá mais, nem no primeiro, tão pouco no segundo turno.

A RIVALIDADE Para quem convive na paróquia de Clesio Salvaro é fácil dizer que aquele “15” colado no peito lhe deixa pouco à vontade. Ao mesmo tempo havemos de lembrar que a briga que o prefeito de Criciúma teve foi com Eduardo Moreira, não com Mauro Mariani.

ESPECULAÇÃO Nos tempos em que Clésio Salvaro foi procurado para apoiar Eduardo Moreira como candidato do Sul, já teria havido assopros externos de que negando isso ajudaria Mariani ser o candidato emedebista. Se isso procede nem as paredes confessarão, mas é óbvio que, partidária e geograficamente, a derrota interna de Moreira deixou menos pedras no caminho do prefeito de Criciúma.

JUNTOS A propaganda eleitoral revela ligeira correção na campanha da dobradinha Colombo e Amin para o Senado. De repente os dois começaram a aparecer um pedindo voto para o outro. Isso se explica com a ameaça que a campanha de Colombo começa a sofrer, enquanto Amin parece em voo de cruzeiro.

DESSAFINADOS Na dobradinha Paulo Bauer e Jorginho Mello ao Senado os tempos também são de inquietação. Atrás nas pesquisas, Jorginho teria razões para reclamar da prioridade dos emedebistas ao tucano. Aqui no Sul isso é flagrante.

EMPENHADO Mais até do que os tucanos, quem está mergulhado de cabeça na campanha de Paulo Bauer a Senado é o vice-prefeito de Içara, Sandro Serafim (MDB). Ele é o segundo suplente e na campanha fala de um tempo seu no Senado, por conta de entendimento com Bauer e o primeiro suplente Cacildo Maldaner. Hoje nenhum suplente trabalha mais do que Serafim.

DENÚNCIAS Até ontem o aplicativo “Pardal” do Tribunal Regional Eleitoral recebeu 600 denúncias de possíveis irregularidades na campanha eleitoral. São 467 denúncias de propaganda irregular e pelo menos 23 por uso da máquina, entre outras. Agora o TER irá investigar cada um do casos.

AUTOFLAGELO Se há um procedimento que contribuiu para denegrir a imagem dos vereadores, em Criciúma especialmente, nos últimos anos, é o que denomino “autoflagelo”. É o vereador batendo no vereador. Pois esta legislatura parece ter superado isso. Votação do novo Código tributário, ontem, foi o exemplo disso.

PSDB e suas contradições

 personJoão Paulo Messer
access_time23/09/2018 - 23:23

PSDB MANOBRA SUA MASSA
No último sábado o PSDB catarinense anunciou a expulsão do prefeito de Rio do Sul, José Thomé, por este declarar apoio ao candidato Gelson Merísio (PSD). Vale perguntar: que moral tem um líder partidário de expulsar alguém, se este mesmo líder brada a mais de 3,5 mil filiados tucanos, em convenção estadual, uma coisa que dias depois é desfeita em gabinete fechado? Portanto, os convencionais tucanos saíram do encontro de Joinville com a garantia de que o partido não abriria mão de ter candidato a governador (Paulo Bauer) e uma vaga ao Senado (Napoleão Bernardes). São suspeitas todas as ações feitas em gabinetes fechados traindo o discurso assumido diante da massa. Por isso cabe perguntar: quem tem o direito de expulsar quem?

É NACIONAL
O presidenciável Geraldo Alkmin, que está encravado na margem de pífios seis por cento dos votos do eleitorado brasileiro, admite apoiar Fernando Haddad (PT), no segundo turno das eleições. Isso traduzido às bases significa vender a alma tucana ao diabo.

NO LOCAL
Em Criciúma a comunidade tucana admitia até um dia ter que criar alguma aliança com o PT, mas jamais com o MDB. Os líderes Clésio Salvaro e Eduardo Moreira tratavam-se, pelos microfones e até as portas dos tribunais, de “satanás” e “abutre”.

ENQUADRADO
Os empresários Flávio Spillere Júnior e Olvacir Bez Fontana procuraram, antes das convenções, o prefeito Clésio Salvaro, para propor-lhe um grande acordo no Sul. Para a região ter governador o prefeito tucano teria que colar no peito o “15”, o que ele rejeitou e com isso matou o plano Eduardo governador. “Se não vai por bem, vai por mal”. Hoje Clésio cola o “15” no peito para não sofrer o que sofreu o prefeito de Rio do Sul, a expulsão.

DESMENTIDO
O prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, gravou um vídeo desmentindo a possibilidade de trocar seu apoio de candidato a governador. O vídeo de um minuto reafirmou os seus cinco votos e terminou com crítica ao blog onde a informação foi publicada reclamando: “que feio né Prisco”, referindo-se ao autor da nota.

A ORIGEM
A especulação sobre a mudança de voto não procede, mas tem dois fatores que alimentam a desconfiança de que isso poderia acontecer. Em 2010 o prefeito não apoiou o então candidato a governador Raimundo Colombo (DEM) e seu vice Eduardo Moreira (PMDB), da coligação onde estava o seu PSDB, preferindo Ângela Amin (PP).

BANDEIRAÇO
O governador Eduardo Moreira passou o fim de semana na região de Criciúma numa agenda mista de atividades oficiais e de campanha eleitoral. Ele empunhou a bandeira de Mauro Mariani e foi para a rua. Ele puxa a militância para ir à rua para eleger o seu substituto.

FACA, FAKE E NEWS
Pode ser de lamentar, mas não de estranhar que a partir de agora e até o dia da eleição circulem boatos e até notícias que não se confirmem. Do largo de quatro décadas de experiências, portanto quase 20 eleições, recolho a tese de que até as mais confiáveis fontes tornam-se perigosas nesta época. O jogo cega e até os mais antigos jogadores perdem a calma e a razão. Isso porque os interesses que estão em jogo são muitos.

MAIS PESQUISA Se na sexta-feira o Ibope divulgou uma pesquisa, hoje outra. Essa é do Instituto de Pesquisa Real Time Big Data e será divulgada pelos veículos da TC Record.

A OBSERVAR A partir de hoje os programas de rádio e televisão do MDB devem adotar um tom mais agressivo e acusatório. O alvo seria o candidato adversário Gelson Merísio. Para isso o partido mudou inclusive a equipe que elabora estes programas.

RETA FINAL O temor dos cabos eleitorais do candidato ao senado Paulo Bauer (PSDB) é que ainda nestas duas semanas de campanha, que restam, surja algum novo movimento naquela denúncia feita em delação premiada de que ele teria recebido R$ 11,5 milhões da Hypermarcas.

IÇARA Só a mobilização da sociedade pode fazer voltar à pauta o projeto que prevê a redução do número de vereadores em Içara. Depois que o Observatório Social apontou que a Câmara é a que mais gasta entre as cidades de porte idêntico, a retomada do movimento popular para enxugar o Legislativo questão de ter uma liderança.

CUSTOS Pelo estudo do Observatório Social do município o custo do Legislativo içarense para cada contribuinte é de R$ 97,93, o que significa o dobro do que custam Câmaras de cidades com o mesmo tamanho.

ENCONTRO DA EDUCAÇÃO NO SUL

 personJoão Paulo Messer
access_time22/09/2018 - 00:34

Araranguá sedia nesta sexta-feira e sábado o Congresso Estadual dos Assistentes de Educação de Santa Catarina (CEAESC). Trata-se de um encontro dos assistentes e servidores da Secretaria de Educação do estado. Na programação palestrantes como o defensor público Renato Moreno dos Santos e o doutor em Ciências da Comunicação, Clóvis de Barros Filho. O assistente de educação é um agente de motivação e direcionamento da metodologia do ensino nas escolas. Participam ainda de eventos desta natureza os gerentes de cada regional. Ser sede do evento trouxe animação à sede de Araranguá que deu um show em termos de receptividade.

NA REGIÃO
Em Araranguá como em Criciúma as gerências regionais tem bom conceito, tanto no ambiente técnico como político. As gerentes Celina Hobold da Rosa e Jucilene Antônio Fernades são reconhecidas por suas habilidades na condução das gerências. O cargo exige muito jogo de cintura, característica de ambas.

ENSINO SUPERIOR
Nesta semana foi divulgada a informação de que pelo segundo ano consecutivo houve queda de matrículas em graduações presenciais. O censo de ensino superior revela que a redução é mais agressiva na rede privada, que perdeu 0,8 por cento de seus alunos no presencial. E a causa principal é a redução de programas como o ProUni associado à crise financeira no país.

EDUCAÇÃO I
Já na sede, na capital do Estado, entre profissionais da Educação, nesta semana, um assunto pautou os corredores, inclusive entre os emedebistas. É porque a candidatura anuncia ampliação do ensino médio em tempo integral nas escolas do Estado, citando o modelo de Pernambuco. Isso conflita com alguns procedimentos recentes da Secretaria de Estado da Educação, que é dirigida pela sogra de Mauro Mariani Simone Schramm.

EDUCAÇÃO II
A pasta de Estado da Educação estaria com previsão da diminuição do ensino integral em 11 escolas. Ainda rende na rede de Educação o debate sobre aquela decisão adotada pela Secretaria de Estado de Educação logo que a atual Secretária assumiu, de diminuir vagas nos Cedus. A situação só foi revertida por um canetaço do governador Eduardo Moreira.

A CENA
Durante a conversa dos acadêmicos da Unesc com os deputados federais, quinta-feira à noite no auditório da universidade uma cena chamou atenção. Foi quando o candidato Daniel Freitas (PSL) falou. Ao pronunciar o nome de Jair Bolsonaro ecoou um “esse não” da plateia. Freitas não se intimidou e respondeu: “é melhor já ir se acostumando”.

ENQUETE
É comum alguém se animar e num encontro, seja ele em família ou qualquer outro grupo fazer uma enquete sobre em quem aquela plateia irá votar para presidente da república. Este tipo de consulta é mera curiosidade e por aqui no sul costuma dar sempre o mesmo resultado.

PESQUISA
Os institutos de pesquisa contratados pelos partidos e candidaturas monitoram todas as semanas o comportamento do eleitorado sobre a preferência de voto nas candidaturas proporcionais (deputados). São pesquisas não registradas, por isso não podem ser divulgadas, nem mesmo nas redes sociais. Mas elas existem em grande quantidade.

É CHEGADA A HORA
A pesquisa Ibope divulgada ontem é a senha derradeira para que os candidatos apresentem o seu potencial nestas eleições. Os dados estão disponíveis na página do Tribunal Regional Eleitoral. Reuniões e redefiniçao de estratégicas podem ser observadas nos próximos dias. A campanha ainda vem sob a sombra, mas nenhum reflexo direto da eleição presidencial. Se andar em ritmo normal teremos uma disputa bastante acirrada, que não permitirá nenhum dos três principais candidatos chegar ao dia da eleição com segurança da presença no segundo turno, fato que parece consagrado.

MAIS CARA O Observatório Social de Içara apresentou nesta semana os primeiros resultados. Uma das anotações que chama atenção é que a Câmara de Vereadores da cidade custa 75 por cento mais caro se comparado a outras cidades do mesmo porte em Santa Catarina.

NÚMEROS Enquanto em Içara, que tem 54,8 mil habitantes, cada cidadão paga por ano R$ 97,93 em Mafra, que tem 55,9 mil, o custo por habitante é de R$ 55,90. Canoinhas que tem 54,4 mil habitantes o custo por contribuinte é de R$ 60,09.

IMPOSTO PAGO O impostômetro de Criciúma, quer dizer o total de impostos pagos pelos contribuintes do município, chegou aos R$ 100 milhões, nesta sexta-feira. O placar está à vista de todos na sede da ACIC e tem iniciativa da Associação de Jovens Empreendedores de Criciúma.

FRASE DO DIA
“O grande erro desta eleição foi do PSDB insistir na candidatura de Geraldo Alckmin, quando deveria lançar João Dória, um anti-PT com grife, que era tudo o que o mercado e os eleitores queriam”.
Marco Antônio Villa, comentarista da rede Jovem Pan de rádio.

HORA DE APRESENTAR ARMAS

 personJoão Paulo Messer
access_time20/09/2018 - 00:34

É dado nos comitês de campanhas eleitorais, tanto das majoritárias como das proporcionais, que chegou a hora de apresentar o arsenal de campanha. Ou vai agora ou não vai mais. Hoje é dia 20 e restam dois dias para o fim de semana em que se contarão duas semanas até a eleição, tempo mínimo para sacramentar o voto. Analistas por experiência, nos partidos, admitem estarem meio atordoados com as surpresas que a eleição deste ano parece apresentar, mas são unânimes de que não há mais o que esperar para colocar a campanha na rua. Isso porque até agora quase não se viu campanha.

TURISMO
A presença do Ministro do Turismo em Criciúma hoje não chega ser nenhum ato extraordinário como seria em outros tempos, é verdade, mas se trata de visita que não pode ser desperdiçada por quem foca o turismo. Vinicius Lummertz é figura próxima do Sul do Estado. Catarinense casado com uma criciumense conhece o potencial e a demanda turística como nenhum outro. Sendo ou não fim de mandato de um governo empobrecido, pouco importa. A oportunidade precisa ser aproveitada.

SELO
Durante visita à Criciúma hoje será feito ato solene de entrega do Selo Mais Turismo, uma credencial que abre caminhos para os municípios reivindicarem parte dos R$ 5 bilhões de financiamento do BNDES destinados a investimentos na área. Serão contemplados: Forquilhinha, Lauro Müller, Cocal do Sul e Guaramirim.

CORDA ESTICADA
É de extensão extrema a relação entre patrões e empregados do setor de indústrias plásticas na região de Criciúma. Ontem, não houve conciliação na sessão mediada pelo Tribunal Regional do Trabalho em Florianópolis. A entidade laboral vai formular nova proposta em 20 dias. São oito mil trabalhadores.

DEBATES ESVASIADOS
Apenas o petista Décio Lima (PT) tem aceitado a todos os convites para participar de debates. Nem mesmo na rádio CBN, na capital, na última segunda-feira, Gelson Merísio e Mauro Mariani compareceram. Lima foi com oss chamados “menores”. No dia seguinte Décio participou com Mariani e Merísio do debate na Fecomércio.

SELETIVOS
A participação em debates é avaliada como prejudicial à campanha, tendo em vista o tempo que os cândidos dedicam à preparação e participação. Isso tem esvaziado, por exemplo, os debates de emissoras de rádio no interior, quando fica fora da região onde estão em roteiro de campanha. Em campanha mais curta o tempo deve gasto onde há maior retorno.

É DA CAMPANHA
O nível da campanha eleitoral para governador em Santa Catarina começou a descer alguns degraus. Flagrante nos últimos movimentos ataques, tanto no horário eleitoral e especialmente nas redes sociais, mirando o candidato Gelson Merísio. Os atacados respondem atribuindo a estratégia ao que consideram desespero do adversário e imputam aos aliados de Mauro Mariani os ataques, inclusive os apócrifos nas redes sociais.

AGENDA HOJE
A majoritária do MDB passa uma estratégia ligeiramente diferente para hoje. Enquanto Mauro Mariani vai para o extremo oeste, Napoleão Bernardes faz agenda na sua região ainda no vale do Itajaí. Já Gelson Merísio começa o dia em Chapecó e termina à noite em Criciúma e Orleans.

A SEDE QUE NUNCA SAI
Pelo menos desde o ano 2000, quando o então presidente Clóvis Marcelino fez a tentativa de transferir a sede da Câmara de Vereadores para outro endereço, este assunto está na pauta. O primeiro movimento pretendia instalar a sede do Poder Legislativo na atual sede da Justiça do Trabalho e da Justiça Eleitoral na rua Getúlio Vargas (antigo Palácio do Estado). De lá para cá foram dezenas de ensaios. O então presidente Sérgio Pacheco foi quem chegou mais longe, fazendo um projeto e abrindo a primeira conta para guardar dinheiro. Todos – rigorosamente todos – os presidentes falaram em transferir a sede da Câmara. Pois Júlio Colombo também entra para a lista de quem ensaiou. Ele termina o mandato em dezembro e até lá nada de concreto poderá ser feito. Provavelmente o próximo presidente assumirá com este discurso.

PRIMEIRO PROJETO Mais de uma vez o arquiteto Manoel Coelho, de Curitba, que é o autor do projeto original da prefeitura e outras obras do Parque Centenário, veio à Criciúma discutir, adequar - e receber por isso – adaptações feitas.

SÓ PROJETO Atualmente está com a equipe de arquitetos da prefeitura a proposta para adequação do prédio onde estava a sede do Ministério Público do Trabalho ao lado da sede do Executivo. Pela demora na elaboração do projeto há quem entenda a intenção de que não sai nada.

ILEGAL O tempo de propaganda do Partido da causa Operária, que já era mínimo, foi redistribuído aos demais partidos. Santa Catarina passa de nove para oito candidatos a governador. O registro foi negado para todos os candidatos do partido.

A MULTA O candidato ao Senado, Jorginho Mello (PR), foi multado em R$ 100 mil pelo TRE por manter no ar propaganda eleitoral atacando o também candidato ao mesmo cargo Raimundo Colombo. É o tipo de ação que rola anos e após a eleição tende a desaparecer.

A PEÇA Na propaganda a candidatura de Mello mostrava um discurso de Colombo anunciando que as saúde seria prioridade em seu governo e logo depois mostra quadro da saúde atual com problemas. O ataque foi condenado pela Justiça.

ATUAL A colega Karina Manarin estreou ontem a nova apresentação do seu blog. Vale conferir lá: www.karinamanrin.com.br.

DESCASADOS Virou regra a campanha descasada. Exceto o PT, candidatos de todos os partidos optam por fazer campanha descasada, isto é: individualizam o seu material e permitem que o eleitor case o voto com quem bem entender. A escolha é pessoal.

SENSATEZ Uma decisão sensata que deve abrir espécie de jurisprudência foi tomada pela Justiça de Itajaí em resposta ao apelo do Ministério Público, a não concessão de autorização para loteamento novo em área sujeita a inundações.