Notícias em destaque

Campanha “Solidariedade em Dobro” busca triplicar doações de alimentos

commentJornalismo access_time12/04/2024 07:25

Iniciativa que chega a sua 7ª edição é da empresa UNQ Import&Export. A cada quilo recebido, a empresa doará mais dois para Cruz Vermelha, que distribuirá entre as famílias carentes.

Treino tático encaminha Caravaggio para enfrentar o Manchister

commentEsporte access_time01/04/2024 15:23

Duelo será disputado na próxima quarta-feira (3), em Nova Veneza.

Tarde de reapresentação no CT Antenor Angeloni

commentCriciúma EC access_time01/04/2024 17:23

A grande decisão do estadual ocorre no sábado (06/04), às 16h30min, no estádio Heriberto Hülse.

Blog João Paulo Messer

MAIS FORTE DO QUE NUNCA

 personJoão Paulo Messer
access_time31/10/2018 - 01:01

Eduardo Moreira não disputou a vaga de candidato a governador dentro do MDB para não gerar um debate radical. Cedeu para dar consenso. Antes tentou em sua cidade (Criciúma) o aval que julgava fundamental para apresentar-se no partido. Não forçou e ao natural o movimento pelo governador do sul não foi compreendido. Ele compreendeu que a combinação dos fatos sugeria outro caminho. O que lá atrás parecia uma sucessão de derrotas constituiu-se numa grande vitória do governador, que revela ser de várias vidas na política. Quem não lembra quando após a eleição de prefeito em 2000 era dado como “carta fora do baralho”. Voltou mais forte do que nunca. Desta vez a sucessão de fatos lhe põe como o emedebista que caiu de pé e abre perspectivas que podem fazê-lo mudar os planos da aposentadoria. Os três primeiros dias da transição lhe colocam como conselheiro do novo governador. Dos grandes caciques da política Eduardo foi o único que não perdeu. Ele já é o maior nome do Sul na política.

NA ASSEMBLEIA
Pode se creditar na conta coletiva do movimento que vai eleger o presidente da Assembleia Legislativa do Estado parcela relativa ao deputado governador Eduardo Moreira. Foi ele quem untou com a benção emedebista o então conselheiro do Tribunal de Justiça, Júlio Garcia, para aparar arestas que mantivessem PSD e MDB juntos. A barreira foi Gelson Merísio que agora perdeu a eleição e está fora da Assembleia que deve ter Júlio Garcia como principal líder.

CONTRAMÃO
Primeiro o governo de Criciúma barrou os alunos de outros municípios nas suas escolas municipais. Deu polêmica e ontem a situação começou a ser revertida. Difícil entender porque o acordo encontrado ontem, viabilizando a manutenção das matrículas, não foi experimentado antes. Primeiro houve a ordem, o desgaste, a indignação da comunidade e por fim a solução. Era só começar pelo fim.

OUTROS CASOS
Essa polêmica da restrição ao atendimento de pessoas de outros municípios não é de hoje e os gestores, na contramão da lógica, insistem em apelar para a solução mais cômoda. Isso já acontece no caso da saúde, agora na educação e amanhã em outros como é o caso da Infraestrutura, onde já existem alguns acordos, como o que Criciúma fez com Siderópolis. É mais do que momento para que a região se pense como região.

MOVIMENTO
O criciumense Sérgio Fernandes, Cabeça, está buscando a opinião e apoio de amigos e pessoas que conhecem o cirurgião dentista Júlio Lopes sugerindo o seu nome para um cargo estratégico no governo do Comandante Moisés. Seria na área de Turismo, Esporte ou Cultura. Não necessariamente na condição de Secretário, mas a defesa é que o seu talento não pode ser desperdiçado.

DIA DE FINADOS EM PAZ
Este deve ser um Dia de Finados com menos polêmica do que o próximo. Até 2019 deve estar valendo a nova gestão administrativa dos quatro maiores cemitérios de Criciúma. A Somatem, que está desde 1999 a frente da gerência dos cemitérios do bairro São Luiz, Rio Maina, Brasília e Sangão está saindo. A concessão termina apenas em 2023, mas o falecimento do proprietário da empresa em 2010 fez mudar algumas coisas na empresa. É provável que o governo não encontre tão facilmente uma empresa para assumir o serviço em cemitérios lotados. Se a própria administração municipal assumir este papel as dificuldades são velhas conhecidas.

POLÊMICA Dois deputados estaduais eleitos pelo PSL em Santa Catarina geraram polêmica nesta semana. Ana Campagnolo, de Itajaí por oferecer um número de telefone para receber vídeos de professores que fizessem manifestação política em sala de aula. Jessé Lopes, de Criciúma, por fazer uma postagem no facebook sobre uma lei na Rússia, que proibe pessoas do mesmo sexo se beijando em público.

NÃO ESQUECE Basta surgir qualquer polêmica para o assunto Casan e Agesan caírem no esquecimento na Câmara de Criciúma. De repente o assunto saiu de pauta de novo. Já tivemos vereador prometendo que agora sim era o fim da intolerância. Será?

TURISMO Teria havido um movimento de bastidores nos setores de Cultura, Esporte e Turismo para não votar no candidato Gelson Merísio, quando num dos debates o candidato esquivou-se da pergunta feita pelo Comandante Moisés sobre a possibilidade de extinção da Secretaria que cuida destes setores.

PROPOSTA Gelson Merísio tinha como alvo o fortalecimento da Santur e ao se referir ao turismo insistia com a tese de que ele se fortalece com a iniciativa privada, cabendo ao Estado melhorar a Segurança, item que pesa cada vez mais na escolha dos destinos turísticos.

MUITA FARDA Entre os funcionários públicos na capital um dos principais temores é que haja uma verdadeira “invasão” de servidores fardados em cargos de confiança. Isso é tão significativo que existe um movimento carinhosamente chamado “civilizatório”.

RENOVAÇÃO E ESPERANÇA

 personJoão Paulo Messer
access_time28/10/2018 - 23:23

Nada demove o eleitor que resgatou o patriotismo e carregado de esperança foi contundente na direção da mudança. Estratégia nenhuma alteraria o resultado desta eleição. Isso vale para a eleição nacional como estadual. Havia apenas uma certeza: aquilo ou aqueles que o eleitor não queria. Pouco importa quem ele quer. Parece-me simples assim o extrato das urnas. Chega ser assustador ao nosso histórico sindical a resposta de oito em cada dez criciumenses. Mas a maioria das cidades da região teve percentual ainda maior.

URUSSANGA
Na região da Amrec, a cidade de Urussanga foi a que teve o maior percentual de votos a favor de Jair Bolsonaro (86,78 por cento) e (77,31 por cento) para o governador Comandante Moisés. Perto dela Morro da Fumaça.

RINCÃO
O único percentual abaixo de 70 por cento para governador foi o Balneário Rincão (69,93 por cento) enquanto para presidente da república os 74,9 por cento de Jair Bolsonaro também é o mais baixo entre todos. Nem cabe a expressão “baixa” para votação encostada em 80 por cento. Lê-se que reside ai um percentual do eleitoral de Décio Góes (PT).

NUNCA ANTES
O Estado de Santa Catarina não tem histórico de votação tão expressiva para um governador que atinja 71,09 por cento dos votos para o Comandante Moisés e 75,92 por cento para presidente da república (Jair Bolsonaro). Nosso histórico é de equilíbrio de votos. Os analistas que ainda se atrevem a ler o resultado da urna arriscam de que esta diferença só teria sido melhor se o PSDB tivesse bancado Napoleão Bernardes.

NOVO NA PRÁTICA
O Comandante Moisés chegou ao segundo turno das eleições para surpresa do eleitor em geral, inclusive o dele. Coerente ao discurso do distanciamento da “velha política” ele teve uma atitude surpreendente para os prefeitos catarinenses, por exemplo. Rompendo a tradição ele não ligou para nenhum para pedir o apoio, o que é prática comum.

BARBAS DE MOLHO
Não há um só político que não esteja preocupado com o desenrolar da eleição municipal de 2020. A duvida é sobre a extensão da onda. E os que pensam entrar na onda estão preocupados para não entrarem nela de maneira atravessada e levar o que os surfistas chamam de “caldão”. Fosse para apostar apostaria que o perfil “novo gestor de fato” é o que surfará melhor.

DEMOCRACIA
Não há nada mais bonito em uma nação do que a celebração à democracia, especialmente quando esta comemoração vem do voto direito. Neste domingo Criciúma voltou a festejar, como de resto o país, a vitória dos candidatos do PSL, tanto para governador com para presidente da república.

MOISES, O MAR É SEU
Olhado sob a desconfiança da incerteza o governo do Comandante Moisés provoca enorme inquietação. É real que Santa Catarina elegeu um governador cuja capacidade de gestão pública fora no máximo testada a frente de uma unidade de Corpo de Bombeiros. Ele conhece menos de dez por cento dos municípios catarinenses e nem na campanha percorreu muito mais do que isso a ponto de sequer ter sido identificado na fila de votação no primeiro turno da eleição. Sem que isso seja demérito à opção do eleitorado, mas o novo governador chega ao ardiloso terreno da política sem nunca ter sido testado em qualquer ensaio das muitas versões que ele vai ter que administrar. Por estas variantes que insisto na tese de que a sua promessa de governador sem alianças com políticos experientes é uma tarefa impraticável. A primeira aliança terá que ser feita com o novo presidente da Assembleia Legislativa, que me parece muito óbvio seja o deputado estadual sulcatarinense Júlio Garcia.

SENTENÇA DURA A derrota de Gelson Merísio pode ter ido ainda mais dura que a de Mauro Mariani. Enquanto o segundo foi alijado do processo sem o embate direto com o desconhecido, Merísio ficou para testar frente a frente a sua capacidade eleitoral, baixando a sua votação proporcional (quer dizer, perdendo votos de eleitores do primeiro turno, provavelmente).

JÚLIO GANHOU Havia nos bastidores do PSD uma guerra declarada entre o atual deputado estadual Gelson Merísio e o futuro deputado estadual Júlio Garcia (PSD). Contam os bastidores que havia uma jura de “morte política” entre ambos.

NO PODER É previsível que em caso de confirmação da sua eleição para a presidência da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Júlio Garcia seja a grande liderança política de Santa Catarina nos próximos anos. O governador vai precisar muito dele. A relação entre ambos sugere será muito boa, inclusive, aproximados pela boa relação que ambos têm com o MDB.

ELA É LÍDER O nome de Gelson Merísio na Assembleia Legislativa passa a ser agora da deputada estadual Marlene Fengler (PSD). Ela foi a chefe de gabinete do parlamentar nos anos de presidência da Assembleia Legislativa e tem perfil forte. É através dela que a ala Merísio se sustentará no parlamento.

DO SUL Visto a partir do Sul, a região que entrou na eleição reclamando – inclusive aqui – da ausência de representação passa a ter o comando dos dois poderes mais influentes na vida do cidadão, se Júlio Garcia, que tem base eleitoral em Criciúma, ganhar a presidência do Legislativo, pois o Comandante Moisés tem domicílio eleitoral em Tubarão.

CARREATA A comemoração pela vitória de Jair Bolsonaro e do Comandante Moisés foi organizada pelo cirurgião dentista Júlio Lopes e pelo seu filho eleito deputado estadual Jessé Lopes (direita). Começou no Parque das Nações e ganhou as ruas da cidade.

FRASE DO DIA
“Nós fizemos isso para mudar, mas se não ficar bom nós mudamos de novo”.
Júlio Lopes, coordenador da eleição do PSL na região sul do Estado.

SE ATÉ METEOROLOGISTAS DIVERGEM...

 personJoão Paulo Messer
access_time27/10/2018 - 00:34

Se nenhuma previsão pode ser feita a partir da análise do cenário sob o risco de se pagar vexame, mais do que ninguém os que escrevem sobre política e visitam os seus bastidores aguardam pelo resultado desta eleição. A lógica foi abruptamente substituída pela incerteza patrocinada pela surpresa do primeiro turno. Refiro-me menos à eleição presidencial do que à estadual. Em raciocínio lógico e – desculpe a redundância - racional diria que a ausência do comandante Moises do debate da NSC, quinta-feira à noite, pode ter comprometido a sua eleição assegurada pela onda Bolsonaro. Mas isso é racional. Percepção medida pela lógica. Parece que não é à lógica que se olha nesta eleição. Resumo tudo nos tempos de incerteza. Nesta semana até os meteorologistas bateram cabeça, isso que estão sentado diante de equipamentos. O que dizer de quem depende do sai da cabeça do eleitor.

NÃO É BOM
O governador Eduardo Moreira não havia sido ainda tão contundente, nestas eleições, como foi ao apoiar o comandante Moises no segundo turno e quinta-feira à noite descer do alto do pódio de número um do Estado para se nivelar à campanha e disparar contra Gelson Merísio. Usou o twitter para escrever: “Merísio é mentiroso compulsivo. Faz a política velhaca. Cadeia nele é questão de tempo”.

MDB E MOISÉS
A equipe de Gelson Merísio aproveitou o desabafo do governador para colar o comandante Moises ao MDB. Além de lembrar das relações do candidato do PSL com o partido que está no governo, tratou de julgar o desabafo como maneira “desesperada” de Moreira evirar ter que entregar o governo para Merísio. Os dois tornaram-se mais do que adversários. Viraram inimigos.

NATURAL
É do jogo a troca de acusações, o que é lógico é que Eduardo Moreira prefere entregar o governo ao Comandante Moises do que para Gelson Merísio. Este último poderia tornar a transição traumática além de criar uma cena pouco agradável na transmissão do cargo no dia 1º de janeiro do ano que vem.

FORA DO DEBATE
O Comandante Moises ficou fora do debate da NSC, quinta-feira à noite, mas pode não ter perdido tanto assim. O candidato Gelson Merísio é reclamado por alguns eleitores seus de não ter melhor explorado o fato rotulando seu adversário como “fujão” ou “amarelão”. Só pelas redes sociais é que apareceram alguns questionamentos.

NO DEBATE
No debate da NSC o candidato Gelson Merísio preferiu usar os 20 minutos para falar das suas propostas e reafirmar os nomes dos seus secretários, que ele nomeia antes da eleição para passar ao eleitor a ideia de que terá um governo técnico e não político.

NA PISTA
Deputado federal eleito, Daniel Freitas (PSL) esteve reunido com o dirigente Sandro Araújo, da Fundação Municipal de Esportes e a Secretária Municipal de Obras, Kátia Smialeswik, representando os skatistas da cidade e reivindicando a viabilização do projeto de construção do Skate Plaza, em Criciúma.

PEDÁGIOS
Os prefeitos da Amrec voltaram a se reunir para discutir a implantação das praças de pedágio no trecho sul da BR-101. Foram tirados quatro representantes da região para elaborar um estudo local que se transforme numa proposta para as praças de pedágio. O documento proposta que será elaborado deve estar pronto até o dia 9 de novembro. A mobilização é liderada pelo prefeito Helio Cesa Alemão, presidente da Amrec.

LENHA NA FOGUEIRA
O vereador Júlio Kaminski (PSDB) resolveu sugerir uma audiência pública para debater a proposta do colega vereador Diego Goulart, que propõe alterações na Área de Preservação Ambiental do Morro Albino em Criciúma. A intenção parece salutar para um assunto que deve seguir no debate. Ocorre que o entendimento da grande maioria da Câmara e a totalidade dos moradores da região é que o assunto não deve prosperar. Realizar audiência pública é sugerir que o tema deva ser discutido. Além disso ele propôs levar a discussão para a sede da Associação Empresarial de Criciúma, instituição que representa o desenvolvimento econômico, que na justificativa da proposta seria o setor beneficiado com a alteração.

INOVAÇÃO A Câmara de Vereadores de Criciúma aprovou nesta semana o projeto que cria a Lei de Inovação no município de Criciúma. A iniciativa é uma proposta do Executivo e elaborada em parceria com o legislativo e entidades. O objetivo da nova lei é estimular ações ligadas à tecnologia e inovação.

É LEI Fica criado a parti de lei aprovada nesta semana em Criciúma o Conselho Municipal de Inovação, como órgão de participação na administração municipal, responsável por formular, propor, avaliar e fiscalizar ações e políticas públicas para o desenvolvimento, por meio de iniciativas governamentais ou parcerias privadas.

TECNOLOGIA O Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Tubarão está anunciando a realização do evento de inovação denominado “Innovation Summit SC – Inovação Aplicada à Realidade”. Ele acontece nos dias 29 e 30 de novembro, em Tubarão. A programação é composta de painéis e palestras com grandes nomes do mercado em diferentes áreas. O site para mais informações é o www.isummit.com.br.

BEM NA FOTO O coordenador do curso de Odontologia da Unesc, Renan Ceretta, foi homenageado a nível nacional. Recebeu o reconhecimento do Conselho Regional de Odontologia, maior honraria oferecida pelo conselho pela contribuição ao desenvolvimento social e político. Foi nesta semana na capital. Renan é marido da reitora.

NO ESTADO Valdir Valendowski, ligado ao MDB e que há 16 anos circula nos cargos do turismo no Estado é dado como nome certo no futuro governo. Participantes de recentes eventos em que a autoridades esteve garantem tê-lo ouvido muito confiante neste sentido.


FRASE DO DIA
“Estivemos na ACIC apresentando o projeto que propomos na Câmara de Vereadores e aproveitamos para convidar a ACIC na pessoa do presidente Moacir Dagostim a participar do debate e da audiência pública que será realizada. A sociedade criciumense precisa participar e ser ouvida. Continuaremos a convidar a sociedade organizada a participar e construir uma Criciúma casa vez melhor.”
Diego Goulart, vereador autor da proposta que abre a discussão sobre a redução das restrições para projetos na Área de Preservação Ambiental (APA) do Morro Albino em Criciúma.

CARTA VAI, CARTA VEM

 personJoão Paulo Messer
access_time26/10/2018 - 00:34

A comunidade acadêmica da Unesc reagiu à recente manifestação do Movimento de Coalizão Conservadora de Criciúma, que entregou carta aberta à reitoria da entidade. Com o cuidado de não citar nome de nenhum movimento, para tentar evitar – inevitável – uma espécie de “resposta”, a “Carta em defesa da Universidade Comunitária, Plural, Democrática e Diversa” foi divulgada ontem. Nela ressalta os princípios e valores como à biodiversidade, à diversidade étnico-ideológico-cultural e aos valores humanos; flexibilidade de métodos e concepções pedagógicas e a inserção na comunidade. Aconteceu o inevitável, a resposta. Como vi na manifestação anterior, onde alguns enxergaram o que classificam à boca pequena de “absurdos”, vejo a reação como normal. Momentos de exceção, como o da euforia ou frustração de uma eleição mexem com coletivos mais identificados com as partes. Essa pluralidade de direito à manifestação é saudável. Ganha a universidade que habilmente conduz debates desta natureza.

AFINADA
O que acontece agora no ambiente de universidades como a Unesc é extensão do que está proposto no tema central desta eleição. O teor dos posicionamentos entrou no campo da tênue linha do que é certo ou errado na concepção de diferentes ideologias. Confesso que ficaria se triste se neste momento este debate passasse à margem do mundo acadêmico da Unesc. Depois disso resta respeitar o divergente e a construção segue.

OAB OBSERVADORA
O Tribunal Regional Eleitoral convidou a OAB para atuar como órgão observador do segundo turno das eleições. Para isso a instituição formou comissões de advogados em seis cidades: Criciúma, Florianópolis, Videira, Chapecó, Joinville e Concórdia.

NATIMORTO
Nasce sem perspectiva de vida o projeto idealizado pelo suplente de vereador em Criciúma, Diego Goulart (DEM). Ele quer retirar a condição de Área de Preservação Ambiental (APP) do Morro Albino. Isso significa flexibilizar a legislação permitindo a exploração da área para instalação de atividades que vão desde a indústria, passando por serviços e de condomínios residenciais. Em 1990, quando a APA foi criada houve clima de guerra na cidade. O inverso é verdadeiro.

PAUTA BOMBA
Diego Goulart apresentou a proposta nesta semana, mesmo alertado por colegas de que o assunto daria “barulho”. Ontem, ao ser abordado na rádio Eldorado o tema gerou reação imediata dos moradores da área afetada. Em Poucos minutos ficou evidente que se trata de uma operação inviável ante a rejeição das comunidades. Mesmo assim o vereador disse que vai manter a matéria que começa a ser analisada.

DEFESA DA APP
A moradora de Morro Estevão, que está na área da APP, Valdina Dagostin, se manifestou através da rádio Eldorado demonstrando amplo conhecimento de todo o processo da criação da APP. No relatório mostrou que s moradores mantém vivo o debate sobre o assunto com defesa da área de preservação. Estes argumentos serão apresentados segunda-feira em uma reunião com os vereadores. Em poucas horas a comunidade se mobilizou contra o projeto.

SEM CREDIBILIDADE
Outra revelação feita durante o debate improvisado sobe o assunto é que os órgãos ambientais estão desacreditados pela população como guardiões das condições de bem estar das comunidades. Na própria APP de Morro Albino, existe vários casos denunciados sem solução.

DIRETOR DE ESCOLA
Publicado ontem o Diário Oficial do Município alongando de dois para três anos o mandato dos próximos diretores de escolas municipais sem mexer na quantidade de reeleições. A proposta foi discutida entre governo, diretores e o sindicato da categoria dos professores.

DEU CHAPA UM
Melhor articulado o atual presidente do Sindicato dos Comerciários de Criciúma, Gelson Gonçalves, encerra os seus 41 anos de presidência da entidade elegendo o seu sucessor. A eleição aconteceu em meio a clima tenso, quarta-feira. A chapa 1 encabeçada por Manoel Domingos somou402 votos contra 140 votos da oposição. A média ficou praticamente no emblemático “3x1”. A oposição já admitiu a derrota. Ao reconhecer a vitória da chapa adversária ela legitima o processo anunciando que não fará nenhuma contestação jurídica como chegou a ser especulado.

ASSEMBLEIA Especula-se que segunda-feira “passa a barca” dos cedidos na Assembleia Legislativa. São 120 servidores do Executivo cedidos ao outro poder que devem receber portaria de “devolução”. Permanecerão na casa apenas os comissionados, concursados e terceirizados.

EFEITO A medida obriga o próximo presidente a chamar cedidos ou nomear mais comissionados para dar andamento aos trabalhos do Legislativo no retorno às atividades no ano que vem.

IÇARA Em Içara os bastidores já estão ajustados para a eleição municipal de outubro de 2020. Elas passam pela eleição do Conselho de Administração da Cooperativa Aliança, até março do ano que vem. Isso significa dizer que o assunto passa pelas mãos do atual presidente da cooperativa Jorge Rodrigues, sogro do deputado reeleito Luiz Fernando Cardoso.

CONJECTURAS Existem teses que sugerem um ensaio reunindo grupos distintos do MDB. Se confirmadas estas teses o MDB estaria dividido. Na mesma aposta de suposição o empresário Anselmo Freitas é desejado por alguns setores como nome novo à disputa.

CRICIÚMA É natural que a atenção maior está sobre a eleição de Criciúma. Sobre ela o máximo que se tem é a especulação de que os partidos podem sugerir aos deputados Daniel Freitas (PSL) ou Luiz Fernando Cardoso (MDB) que disputem a prefeitura. Para isso eles não precisam renunciar aos seus cargos de deutado federal e estadual, respectivamente.

RAPIDINHA Só na sessão plenária da última terça-feira no Tribunal Superior Eleitoral é que aconteceu o julgamento de uma denúncia do Ministério Público Eleitoral de compra de votos pelo deputado federal Ronaldo Benedet na eleição de 2014.

BAIXARIA Em São Paulo a campanha eleitoral atingiu níveis ainda mais baixos. Circula um vídeo em que o candidato a governador, João Dória Júnior, aparece em uma orgia sexual com várias mulheres.

POIS, POIS... Do jeito que está esta campanha eleitoral, em que as redes sociais é que determinam o voto do cidadão, quando chegarem os governos e o cidadão necessitar de algum serviço dos governo, melhor reclamar no whatsapp ou facebook.

FRASE DO DIA
“Criciúma não pode deixar uma enorme área como esta restrita à várias atividades que gerem desenvolvimento econômico. Ou revemos isso ou continuaremos perdendo posições no ranking da economia catarinense.”
Diego Goulart, suplente de vereador defendendo a retirada das restrições para exploração da chamada área de preservação ambiental do Morro Albino em Criciúma.

E a tal Carta Aberta à Unesc...

 personJoão Paulo Messer
access_time25/10/2018 - 00:23

Segue causando frisson a “carta aberta” entregue semana passada pelo Movimento de Coalizão Conservadora de Criciúma à reitora da Unesc, Luciane Ceretta. No primeiro impacto causou a impressão de um ato relacionado às atitudes arbitrárias assemelhadas as de um regime ditatorial. A reitora foi cobrada interna e externamente, mas mante-se cautelosa ao responder às provocações. O documento que ela recebeu – e não sabia que receberia - pressupõe o que os manifestantes relatam ser um pedido de equilíbrio das forças ideológicas no ambiente da universidade. À luz da interpretação externa trata-se de uma interferência arbitrária. Nem lá, nem cá. Não é de hoje que os rumores são de uma instituição onde prepondera a bibliografia esquerdista. Simbolicamente falando, diria que o grupo foi levar um pedido para que a instituição oportunize que na sua biblioteca se leia Adam Smith como se lê Karl Marx.

DE SURPRESA
Recém e parcialmente extraído das urnas um aparente desejo majoritário de conservadorismo o grupo conservador que existe a mais de dois anos em Criciúma, achou-se no direito de marcar efeméride no calendário dos dias atuais levando a sua ata de intenções à Unesc. A empolgação ou frustração são sentimentos inerentes ao ser humano, portanto esperados. Por isso e compreensível o Movimento de Coalizão Conservadora.

PARECE
A reitoria não se manifestou em nota sobre a visita e me parece que corrige bem o que pode ter sido um erro inicial. Acerta ao silenciar deixando a poeira baixar. Age no inverso do que agiu antes, quando convidou o grupo vencedor de um primeiro turno de eleição a visitá-la. Ficou parecendo que foram comemorar dentro da universidade. Diga-se que fosse o inverso isso também aconteceria. É um fato normal da democracia.

FINANCIAMENTO
Foi aprovado ontem na sua última etapa – na Secretaria do Tesouro Nacional – o pedido de empréstimo de R$ 30 milhões do programa FINISA para a prefeitura de Criciúma. O montante será pago a partir de dois anos de carência. O governo já anunciou que vai usar integralmente o dinheiro para pavimentar ruas do município. Estima-se que faltem 800 ruas para considerar o município totalmente pavimentado. Esta deve ser a principal arma da campanha de reeleição do prefeito Clésio Salvaro.

URUSSANGA
Na última terça-feira a Câmara de Vereadores de Urussanga autorizou o governo municipal a pleitear financiamento de R$ 14,5 milhões de financiamento junto ao FINISA. O dinheiro destina-se à instalação do novo Parque Industrial. Agora os organismos do governo federal devem avaliar o montante solicitado. É fundamental para obter o dinheiro que o município comprove capacidade de endividamento no montante solicitado.

COMERCIÁRIOS
Foi ontem em maio a um ambiente tenso a eleição do Sindicato dos Comerciários (trabalhadores). Concorreram duas chapas: o atual presidente Gelson Gonçalves e a candidata de oposição Daiane Juliani Souza Paganini. A votação ocorreu das 9h às 19h30min em uma urna fixa e nove itinerantes. O resultado não havia sido apuado até o fechamento da coluna. A oposição fez petição judicial para tentar anular a eleição, mas foi negada.

ARARANGUÁ
O Sindicato dos Trabalhadores no Comércio na região de Araranguá anunciou ontem que segue negociando acordo salarial 2018-2019. Até agora não houve acordo. A diminuição nos valores arrecadados pela entidade sindical também levaram a instituição a fechar a unidade sindical de Sombrio, concentrando tudo na sede de Araranguá.

JULGAMENTO
Nesta semana o Tribunal Superior Eleitoral absolveu o deputado federal Ronaldo Benedet (MDB), da acusação de compra de votos na eleição de 2014. A denúncia foi feia pelo Ministério Público Eleitoral com base na apreensão de R$ 100 mil em dinheiro junto com material de campanha do parlamentar. O caso foi registrado no oeste do Estado.

DEMORA
O deputado federal Ronaldo Benedet (MDB) está entre os políticos que não se reelegeram. O julgamento, portanto, apenas serve para mantê-lo com os direitos políticos, mas não influencia na eleição deste ano. Este processo em momento algum atrapalhou a busca pela reeleição, já que não havia sido julgado em última instância.

BICUDOS SE BICANDO
Partido que perde e perde feio como perdeu o PSDB – que foi quem mais perdeu nestas eleições – briga internamente. É isso que está ocorrendo com os tucanos. O prefeito de Criciúma chegou à última reunião do partido sugerindo renovação do comando da sigla no Estado. Vai pela lógica de que o candidato a vice-governador derrotado Napoleão Bernardes e a reeleita deputada federal Giovânia de Sá, assumam o comando do partido. O atual presidente, deputado estadual reeleito, Marcos Vieira reagiu. Tem alfinetado o prefeito de Criciúma, considerando-o com pouca força. Esta briga ainda fará muitas penas tucanas voarem pelo vento. A verdade é que nenhum partido foi tão mal conduzido.

PEGOU BEM Na sua fala durante reunião de avaliação do PSDB de Joinville, nesta semana, o deputado federal Marco Tebaldi tocou fundo na avaliação do desempenho do partido. Para ele o eleitor que vota em Bolsonaro é o eleitor do PSDB que votou em Serra, Aécio e Alckmin, mas que migrou em massa porque o partido se calou em todas as situações que causavam aflição à sociedade.

NA CAMPANHA Percebido com maior intensidade desde o início da semana o envio – pelo whatsapp – de pedido de voto no Comandante Moisés partindo de importantes agentes políticos do MDB do Sul do Estado. Até então era apenas a declaração de voto de Eduardo Moreira.

MDB E PSL O PSL rechaça com veemência a vinculação do Comandante Moisés com setores do MDB por questão estratégica, tendo em vista o voto deste ano ser mais do que nunca de protesto E o MDB ser ao lado do PT campeão de rejeição. O que o PSL garante é que este apoio não será retribuído com cargos no governo. É a promessa.

ÉTICA Está pronto na Câmara de Vereadores de Criciúma o projeto de criação do Conselho de Ética do Poder Legislativo. O presidente Júlio Colombo garante que a criação é mero processo de avanço e que não há nenhum caso na mira. Não é o que se comenta nos bastidores onde existem até apostas de quem seriam ou será o primeiro ou primeiros alvos.

FRASE DO DIA
“O eleitor é sábio, mesmo quando comete injustiça. Ficamos calados em todas estas crises nacionais e a população rejeitou o PSDB que deve ser reestruturado se quiser sobreviver tanto no Brasil quanto Santa Catarina”.
Deputado federal Marcos Tebaldi, numa manifestação de avaliação de desempenho pessoal e do seu partido.

AS ESTRATÉGIAS DA ELEIÇÃO

 personJoão Paulo Messer
access_time23/10/2018 - 00:02

Líderes políticos de quase todos os partidos estão sendo procurados pela candidatura de Gelson Merísio para emprestar apoio no segundo turno das eleições. Já a candidatura do comandante Moisés, fiel ao seu discurso, de chapa pura e de descolar de qualquer liderança antiga da política, não procura ninguém. Isso tem levado líderes com boa base eleitoral a indicar aos seus cabos eleitorais que trabalhem o voto da candidatura de Merísio. E isso acontece por duas razões: uma é forma de reclamar ao fato do PSL considerar-se autossuficiente e a outra porque pedido de apoio não se ignora assim olimpicamente. Aquilo que o PSL considera como ação livre das velhas práticas políticas e considerado demonstração de autossuficiência ou prepotência, por seus adversários.

LENHA NA FOGUEIRA
Semana passada uma cogitação do aproveitamento do ex-deputado Ronaldo Benedet (MDB) no provável governo do Comandante Moises gerou enorme críticas. No fim de semana em todas as regiões do Estado a relação do Comandante Moisés e o MDB foi o assunto. A especulação mais forte é do jornalista Marcos Schettini, que escreve sobre um escritório de lobistas perto do Beiramar Shopping que estaria negociando vagas para um possível governo.

CENTRO DO DEBATE
Colunista nenhum gosta de passar informação errada, mas ao perceber a reação de leitores, quando na semana passada escrevi sobre a possibilidade do sul ter aproveitado um nome político para a Segurança, passei a prestar ainda mais atenção. Percebo que não sou o único a ter esta interpretação. Na sabatina na rádio CBN o Comandante Moisés deu a entender que pretende manter o atual comando-geral da PM.

É DO PROCESSO
Não é novidade que as especulações recaiam, desta vez, sobre a candidatura do PSL, que até então era ignorada inclusive pela imprensa. No primeiro turno os focos e críticas estavam nas relações do candidato Gelson Merísio com problemas do governo de Raimundo Colombo e seu cunhado Antônio Gavazzoni. No instante que o PSL surpreendeu e põem-se na frente nas pesquisas, expõem-se também ao noticiário.

POSIÇÃO FIRME
O PSL tem reafirmado que não há negociação para aproveitar qualquer partidário do MDB ou de oura sigla e que o governo vai prestigiar agentes técnicos e não políticos. Este tem sido, aliás, o maior aborrecimento do partido do candidato Comandante Moisés, ou seja, contrapor especulações e informações do que seria esta possível aliança branca.

NAS POLÍCIAS
Existe a suspeita de que o histórico conflito entre as polícias Civil e Militar esteja acirrado por conta das eleições. Isso porque existe uma divisão de entre os vínculos políticos dos principais líderes das corporações. Especialmente desde os tempos do governo Luiz Henrique da Silveira as forças militares se aproximaram mais do MDB. Por óbvio, as forças civis encontraram melhor amparo na ala peesedista do governo.

FIM DE SEMANA
Um episódio deste fim de semana, em que duas policiais civis relatam terem sido agredidos por policiais militares na oktoberfest em Blumenau, pode potencializa a divisão das corporações. O MDB é tido como partido que valorizou e estruturou melhor a PM e principalmente o Instituto Geral de Perícias. A “civil” reclama isso abertamente.

DO MAGISTÉRIO
Embora tímido por todo o estado, no Sul começou no fim de semana uma espécie de alerta de líderes dos professores ao que consideram o magistério em situação de extrema dificuldade. No áudio distribuído no grupo de professores o discurso é que os professores conhecem Gelson Merísio que é considerado inimigo da educação, mas se mostram preocupados com o discurso agressivo ouvido do que classificam de “desconhecido” comandante Moisés.

CÂMARA
Por nove votos a cinco a Câmara de Vereadores de Içara rejeitou ontem a possibilidade de criar uma lei segundo a qual todo o vereador que assumir um cargo de indicação no Executivo precisa renunciar ao cargo eletivo. A matéria tinha orientação de rejeição pela equipe jurídica do Legislativo. Isso já ocorre em outra época em Criciúma. Assim segue a possibilidade de um vereador eleito assumir cargo no Executivo abrindo vaga para o suplente na Câmara e voltando quando desejar.

PRÓXIMO Deve entrar na pauta da Câmara de Vereadores de Içara projeto que propõe a redução de 15 para 11 vereadores. A proposta é defendida pelo presidente do Legislativo, vereador Alex Miches. Ele quer diminuir o número de vereadores, ou o salário dos 15 e dos seus assessores.

ESTRANHEZA Muito estranha a reação de alguns setores da imprensa à fala do deputado filho de Jair Bolsonaro sobre o fechamento do STF. Ora, quantas vezes essa fala foi feita antes pelos líderes do PT, sem que tivesse a mesma repercussão.

APANHA EM CASA É no mínimo intrigante que nas sessões da Câmara de Vereadores os discursos de cobranças à ausência de ações do Executivo sejam justo da base aliada. Ontem os mais ácidos foram os vereadores Júlio Kaminski, que é do partido do prefeito (PSD) e Salésio Lima, que é do partido do vice-prefeito (PSD).

DERROTA As derrotas do Executivo não estão restritas aos discursos da tribuna livre, mas ontem de novo os vereadores derrubaram o veto do prefeito aa uma lei criada para um projeto que institui o banco municipal de material ortopédico. O governo alega que outros programas contemplam a necessidade. Não é o que os vereadores entendem.

CONTRIBUINTE Depois do programa de recuperação fiscal (Refis), o governo de Criciúma está criando o programa de incentivo Criciúma Legal, que oferece facilidades para pagamentos do Habite-se e do ITBI. O contribuinte que necessita efetuar o pagamento do ITBI, para realizar transferência de imóveis, conta agora com a facilidade de pagamento em até 12 vezes, via boleto bancário.

CONTAS O Tribunal de Contas do Estado aprovou ontem as contas do exercício 2017 da prefeitura de Nova Veneza. Aprovação sem restrições.

BR-101 A audiência pública de ontem em Brasília foi a terceira e última da etapa do debate aberto para o processo de instalação das praças de pedágio no trecho sul da BR-101. Ontem menos de 50 pessoas participaram da reunião. Teoricamente esta etapa está vencida.

COCAL AVALIADA VENDA DA ELIANE

 personJoão Paulo Messer
access_time22/10/2018 - 00:34

A primeira atividade do dia no governo municipal de Cocal do Sul deve ser avaliar a venda da Eliane Revestimentos Cerâmicos, oficializada na última sexta-feira. A empresa tem disparada a maior contribuição na arrecadação do município. Emborra não haja divulgação de dados oficiais da Secretaria da Fazenda do município, estima-se que os índices superam a casa dos 70 por cento da arrecadação total, tendo em vista o efeito cascata provocado pela absorção de vários outros serviços. A expetativa inicial mistura euforia pela entrada de capital novo e preocupação com a incerteza da manutenção aqui no sul do parque fabril e especialmente da central administrativa.

IMPACTO
O anúncio da venda da Eliane Revestimentos Cerâmicos ocorreu apenas no final da tarde de sexta-feira e pegou a todos de surpresa. Entre os funcionários da empresa existem muitas dúvidas. Até o momento não existem comunicados públicos que deem maiores detalhes sobre a negociação. Isso não é comum acontecer, apesar de todo impacto que um negócio desta magnitude provoque.

MATEMÁTICA
Um dos projetos da Associação Empresarial de Criciúma (Acic) com o melhor resultado é o Premio ACIC de Matemática. Agora está em execução uma nova fase. Desta vez é o estímulo aos professores. Ontem os professores passaram por uma avaliação escrita. A premiação tem o objetivo de resgatar a importância do profissional da educação para a formação da atual e das futuras gerações. A premiação também tem o propósito de incentivar o desenvolvimento de propostas inovadoras em sala de aula.

SIDERÓPOLIS
O prefeito de Siderópolis, Helio Cesa Alemão, agilizou com o governo do Estado a garantia de que a ligação entre o seu município e ova Veneza, passando pela localidade de São Martinho, seja pavimentado. O convênio entre o Município e o Governo do Estado foi assinado sexta-feira. Serão investidos R$ 2,3 milhões. O trecho tem 2,5 quilômetros.

MANIFESTAÇÃO
Ontem aconteceram manifestações pró-Bolsonaro em quase todas as principais cidades brasileiras. Em Criciúma a concentração aconteceu no Parque das Nações. Um dos personagens procurados para uma foto foi o deputado Jessé Lopes, neste registo ao lado d vereador Ademir Honorato, ambos comemorando a animação em favor de Bolsonaro em Criciúma.

DE CRICIÚMA
A extraordinária votação obtida pelo presidenciável Jair Bolsonaro, no primeiro turno, já foi comentada diretamente com o futuro presidente do Brasil por criciumenses que o visitaram em casa no Rio de Janeiro. Esta empolgação foi vista ontem na avenida Paulista em São Paulo. Entre os criciumenses que estavam lá o deputado eleito Daniel Freitas foi o mais comemorado com direito a identificação por uma eleitora dele de Balneário Camboriú, no meio da multidão.

AVALANCHE
Afora aquela discussão rechaçada pelo PSL catarinense é inegável o maciço apoio que o MDB leva ao Comandante Moisés. O MDB que fez a maior bancada na Assembleia Legislativa registra a um dos seus votos a favor do candidato do PSL. Naturalmente isso abre caminho para o virtual já eleito governador do Estado governar com alguma tranquilidade. Assim como Bolsonaro ele vai precisar de apoio do legislativo.

ENTRE A CRUZ E A ESPADA
No meio sindical reina enorme preocupação com relação as eleições para o governo do Estado. Na área de Educação a primeira avaliação é que a escolha está entre uma política combatida nos últimos anos e a da incerteza. Líderes professores trocam opiniões pelas redes sociais, portanto sem nenhuma reunião organizada, manifestando-se preocupados. O candidato Gelson Merísio é considerado de difícil relação com o sindicato da categoria, mas a política à área de Educação do Comandante Moisés é absolutamente desconhecida. Em se falando de sindicalistas de Educação o temor é de que não haja diálogo, mas uma condução parecida com o que sugere o novo governo federal, com estilo autoritário. Mesmo assim não deve haver nenhuma manifestação oficial sobre o assunto dado o curto espaço de campanha.

O TÍTULO O título da nota acima remete ao titulo da música de Renato Russo, que leva a uma reflexão sobre as opções, suas escolhas e consequências.

SAÚDE Na última sexta-feira o Secretário de Estado da Saúde, Acélio Casagrande, participou do almoço da CDL. Ele fez uma apresentação da sua trajetória quase toda ela ligada à saúde.

ESPECULAÇÕES Óbvio, no campo da especulação, existem dois caminhos apontados para o atual Secretário de Estado da Saúde. Há quem cogite a possibilidade dele ser convidado para ser Secretário Municipal de Saúde em Criciúma. De outro lado há quem sugere que ele possa ser convidado para um papel de gestor no novo projeto do Hospital São José Nada além de especulações.

EMPOLGAÇÃO Do grupo de amigos do deputado eleito Daniel Freitas, pelas redes sociais, ontem, a certeza de que em pouco tempo o Sul terá de novo alguém na majoritária. A sugestão é de que nas próximas eleições o ex-vereador de Criciúma pode figurar como candidato ao Senado, governador ou vice.

PROPORÇÃO Realizada ontem a prova para o concurso público para contratação de um engenheiro ambiental para a Fundação de Meio Ambiente de Criciúma. Chama atenção no concurso que o salario é considerado muito bom: quase R$ 9 mil. Provavelmente por isso 1.094 pessoas disputam uma vaga. Prova foi considerada muito difícil.

DEBATE De todos os debates realizados até o momento em Santa Catarina o melhor foi o da última sexta-feira na RIc Record em Florianópolis. Os ataques continuaram, mas houve mais discussão sobre projetos indispensáveis ao desenvolvimento do Estado.

A SEMANA Nesta semana existem dois fatos importantes na campanha eleitoral para governador. O debate na NSC TV quinta-feira à noite e a pesquisa Ibope que deve ser divulgada na sexta-feira.

A HOMENAGEM O juiz Sérgio Moro foi homenageado neste fim de semana, em Joinville, por um quartel do Exército Brasileiro que comemorou o seu centenário. Nada de especial na relação do magistrado e a unidade militar, senão fato dele ter sido juiz em Joinville no início da década passada.

REFLEXO DA VENDA DA ELIANE

 personJoão Paulo Messer
access_time19/10/2018 - 23:23

O prefeito Ademir Magagnin, de Cocal do Sul, só recebeu a informação da venda da Eliane Revestimentos Cerâmicos era quase 18h desta sexta-feira, tão logo a empresa distribuiu nota oficial através do seu site oficial. Até então ele tinha ouvido rumores sobre a venda e há cerca de um mês ouviu de um dos diretores a informação de que a empresa estava atravessando bom momento e que por conta disso buscava financiamento para implantar um projeto avaliado em cerca de R$ 100 milhões. A coluna apurou ainda que a esposa de um dos diretores, há menos de uma semana, comentou em família que a venda estava sendo concretizada e que havia três meses de negociações. Oficialmente a empresa divulgou nota. Na sexta-feira pela manhã os rumores do negócio corriam em São Paulo entre jornalistas. Basicamente estas são as versões populares da maior venda já feita na história do Sul do Estado de Santa Catarina, embora os valores não são revelados. Especulações giram no espaçoso limite dos R$ 500 milhões e R$ 1 bilhão.

SEM COMENTÁRIOS
Há quase nenhuma manifestação além da nota oficial sobre a venda da Eliane Revestimentos Cerâmicos ao grupo Mohawk. Como de praxe diretores do grupo local não falam. O prefeito Ademir Magagin, de Cocal do Sul adotou a estratégia da cautela e chamou uma reunião para a primeira hora de segunda-feira quando vai mergulhar a sua equipe nos números do município relacionados à empresa.

NÚMEROS
Estima-se que a Eliane Revestimentos Cerâmicos signifique à arrecadação de Cocal do Sul algo em torno de 70 por cento do faturamento com o setor industrial do município, que aliás gira em torno de 80 por cento no total d economia. Isso traduzido à interpretação superficial e simplista significa que o município depende da Eliane.

DIFERENTE
A venda da Eliane é a quarta do setor nos últimos anos. Cada uma com suas peculiaridades. Pelo que apurei a percepção entre os distribuidores é que os parques como a Cerâmica De Lucca saíu de um processo de falência à estável e bem posicionada Elizabeth. Depois a Cecrisa que ao passar às mãos de um grupo de investimento retirou investimentos no parque local. Já a Ceusa foi para as mãos de um grupo econômico que vem mergulhando fundo no segmento de acabamento. A Eliane pode ser a melhor de todas, pois é vendida para um grupo com know how e mercado internacional no setor.

MOVIMENTOS
Há cerca de dois anos e meio a Eliane buscou um financiamento de R$ 200 milhões no Itaú e por isso havia especulações de que este banco, que é dono das marcas como Deca e Duratex, poderia adquirir a empresa sulcatarinense. A entrada da americana Mohawk gera otimismo pela expectativa de investimentos a serem feitos dado ao peso da disponibilidade de recursos humanos e matéria prima locais.

INEVITÁVEL
Se há expectativa sobre a entrada de um novo dinheiro no investimento é necessário avaliar que toda mudança gera transtornos, pois provoca a ruptura com relações de décadas. A cadeia produtiva muda, especialmente no sentido dos prestadores de serviço e isso tem forte impacto. A Eliane tem fornecedores avaliados e mantidos por seu histórico, o que será substituído pela qualificação técnica comprovada.

SEM OFICIAL
Em Urussanga onde aconteceu o último grande negócio do setor cerâmico há otimismo em relação ao que veio depois. Existe, entretanto, o entendimento de que a área da chamada fábrica antiga, localizada na entrada da cidade, em breve será desativada e tudo transferido para a chamada área da fábrica nova.

TEMOR SEMPRE
O que é evidente é que em Cocal do Sul sempre existiu um consenso e opinião de que no dia em que a Eliane fosse vendida a cidade mergulharia em séria crise. Este passa a ser o desafio do governo municipal, evitar que esta percepção contamine outros investimentos.

SEMNA DE TENSÃO
A sexta-feira terminou com debate na RIC Record e pesquisa do Ibope na corrida para o governo do Estado. Os candidatos Gelson Merísio e Comandante Moisés entram na reta final de uma disputa tensa. Os últimos movimentos tem sido de ataques, seja nos debates, seja pelas redes sociais onde são travadas verdadeiras guerras entre os cabos eleitorais. No cenário nacional a discussão está no campo jurídico eleitoral o que gera uma ameaça à estabilidade do país.

ADIADO O pedido de prescrição da pena do deputado federal João Rodrigues, que deveria ter sido julgado nesta semana na 4ª região da Justiça Federal em Porto Alegre não entrou na pauta. Os juízes entendem que como o assunto já está na alçada do Supremo Tribunal Federal é lá que deve ser tratado.

DE OLHO O julgamento do deputado Joao Rodrigues impacta direto no sul do Estado. Se ele for absolvido ganha elegibilidade e com isso o deputado federal eleito Ricardo Guidi perde a sua vaga. Ambos são do PSD.

FÓRUM A venda da Eliane Revestimentos Cerâmicos não poderia ter acontecido em época mais apropriada à discussão pública. Está acontecendo até este domingo a Feira Casa Pronta, onde estão reunidos os principais lojistas e prestadores de serviço da área de construção civil. Este povo reunido e um assunto deste cria o fórum ideal para o debate.

TAMO JUNTO Quarta-feira à noite, quando na solenidade de abertura da Feira Casa Pronta, o presidente do Sinduscom e empresário Olvacir Bez Fontana encerrou o seu discurso com a famosa frase comum nos tempos do regime militar e reeditada pelo presidenciável Jair Bolsonaro “Brasil acima de tudo, Deus acima de todos”, ele chamou atenção. Nada de estranho, afinal ele já tinha aberto o seu voto muito antes.

DEVOLUÇÃO Sai nesta semana aconteceu a condenação do ex-prefeito de Nova Veneza, Evandro Gava, à devolução de R$ 35 mil reais em processo que a Câmara de Vereadores na época denunciou como carros abastecidos “em cima do toco”, isto é: que não estão rodando.

FRASE DO DIA
“Não é possível que a proposta de pedágios no Sul, que nos conhecemos hoje aqui, proponham que a nossa região que é a mais pobre do trecho compense equívocos cometidos no trecho norte, que é o da região mais rica.”
Murialdo Gastaldon, prefeito de Içara comentado a audiência pública sobre as praças de pedágio no trecho sul da BR-101, realizada ontem. Isso porque o valor das praças do sul será maior também para compensar valores cobrados a menor no trecho norte.

PSL REPELE ESPECULAÇÃO

 personJoão Paulo Messer
access_time19/10/2018 - 00:34

O que pela ótica aqui da coluna de ontem seria um fato a ser comemorado pelo Sul, com uma indicação do deputado Ronaldo Benedet para a Secretaria de Segurança Pública no futuro governo, para alguns repercutiu diferente. Foi olhado, também, por alguns leitores como fato negativo. Creio que por quem ficou restrito à discussão simplista do “anti-partidarismo”. Parece-me que esta discussão está vencida. Até porque ninguém de sã consciência pode imaginar que algum governador governe sem apoio de siglas. Pela nossa legislação ninguém se elege sem partido e não é o partido que define o caráter ou capacidade de qualquer um. Insisto na tese de que o Sul deveria brigar pela vaga tendo alguém com as credenciais que tem. Concordo que isso pode, e deve ficar para depois do segundo turno.

POSIÇÃO
O PSL de Santa Catarina informou através de nota que o candidato Comandante Moisés, enfatiza que se mantém dirigido na proposta de “despolitizar” o Governo e, aliado a isso, se manterá firme em governar Santa Catarina com profissionais de carreira. Desta forma, não existe possibilidade de nomear deputados.

DESCARTADO
Em virtude da nota, cuja pretensão era apenas defender potenciais do Sul para compor governo, o próprio candidato a governador, Comandante Moises, gravou um vídeo rechaçando a possibilidade. Descarta qualquer possibilidade de aliança ou nomeação de personagens tradicionais da política. Assim, coerente, o PSL ratifica fidelidade com o eleitor que lhe proporcionou tão grande votação.

EQUIVOCADO
Parece-me fora da lógica o temor de alguns - que respeito, mas divirjo - de que uma nota de jornal tenha potencial para mudar o resultado de uma eleição. Quero crer que a reação é fruto da inexperiência dos que de fato são novos no processo e que por serem novos e que foram eleitos. Isso é tão óbvio quanto a percepção de que: “melhor já ir se acostumando” com opiniões e especulações divergentes.

CONVENHAMOS
Por experiência - ratificada nestas eleições – digo que notas ou comentários não são capazes de influenciar um eleitorado como este que deu extraordinária votação aos eleitos do PSL. Se nem fatos concretos e noticiados pelos maiores veículos tem esta capacidade, não é uma despretensiosa nota comentada que teria capacidade de mexer no cenário. Eu digo: “Não é uma prancha de esqui cravada na neve que vai segurar uma avalanche”.

ANÁLISE
Analiticamente falando, se há quem possa reclamar da especulação na nota, seria o próprio deputado Ronaldo Benedet, cujas circunstâncias podem tê-lo prejudicado. Nem a um, nem a outro a intenção foi ou é criar embaraços. Pelo contrário, segue minha opinião de que o Sul tem grandes nomes para compor governo.

VIGILÂNCIA
Em relação a nota o deputado eleito Jessé Lopes foi rápido e prático ao se dirigir à coluna. No tom adequado e conteúdo prático do que se imagina de um representante da sociedade, cobrou o que ele considera uma correção e que eu considero uma emenda, não que tenha qualquer dificuldade em fazer correção.

VOU NA RETÓRICA
Dada a polêmica que o fato ganhou e o respeito aos leitores, invoco a credibilidade acumulada para lembrar que a coluna mantém posição de transparência, seja de vínculos, opinião e liberdade de expressão. Não há vento ou qualquer outra força ou interesse, capaz de envergar a opinião que é o ofício.

PEDÁGIO SIM, MAS DEMORA
A audiência pública realizada ontem pela ANTT em Criciúma, para discutir a instalação das praças de pedágio no trecho sul da BR-101 resume-se à uma expressão comum aos criciumense: “vai acontecer mas demora”. Quer dizer: não será tão simples assim. Até que de fato este processo esteja concluído há muito a discutir. Questões como a falta de familiaridade dos técnicos com nossa região provocaram a primeira estranheza. A proposta apresentada parece desconsiderar a realidade, o que pode provocar equívocos como aqueles que obrigou a mudança de praças de pedágio depois de instaladas em várias cidades brasileiras, inclusive Palhoça que é do trecho sul. Situações como essa contribuíram para que os participantes que deram quórum quantitativo e qualificado satisfatório fossem deixando a reunião na certeza de que assim como está proposta não pode ser implantada.

COMPENSAÇÃO Uma das maiores estranhezas manifestadas na audiência pública de ontem é que passados muitos anos se constatou que o valor fixado no valor de pedágio no trecho norte ficou abaixo do que é considerado necessário. Como a concessão é por 30 anos correções não podem ser feitas e o trecho sul sendo da mesma obra haveria compensação.

BEM REPRESENTADA Não se pode negar que a representação na audiência pública de ontem foi boa, tanto em quantidade como em qualidade.

IMPRESSIONA A Feira CasaPronta que está acontecendo até domingo no Pavilhão de Exposições José Ijair Conti em Criciúma é evento digno de visita. A estrutura montada pelos expositores e organização não deixa a desejar a nenhuma outra grande feira do país.

DEVOLUÇÃO Sai nesta semana a condenação do ex-prefeito de Nova Veneza, Evandro Gava, à devolução de R$ 35 mil reais em processo que a Câmara de Vereadores na época denunciou como carros abastecidos “em cima do toco”, isto é: que não estão rodando.

FRASE DO DIA
“Não é possível que a proposta de pedágios no Sul, que nos conhecemos hoje aqui, proponham que a nossa região que é a mais pobre do trecho compense equívocos cometidos no trecho norte, que é o da região mais rica.”
Murialdo Gastaldon, prefeito de Içara comentado a audiência pública sobre as praças de pedágio no trecho sul da BR-101, realizada ontem. Isso porque o valor das praças do sul será maior também para compensar valores cobrados a menor no trecho norte.

OLHANDO O NOVO GOVERNO

 personJoão Paulo Messer
access_time18/10/2018 - 00:00

Embora restem dez dias ate a eleição constrói-se o senso comum de que esta é uma etapa superada. Os que ainda conseguem, sutilmente aderem à onda. Isso é o que se constitui na política de voto útil. Afora as obviedades do processo e suas consequências a eleição do Estado proporciona algumas peculiaridades. No setor empresarial existem dois fatos. O primeiro é a preocupação porque o governador que chega ao cargo sem um programa conhecido sobre o setor e que foi pego de surpresa. Outro é que diante deste cenário da falta de lastro político do novo governo o papel das instituições se tornará muito mais forte. Neste sentido entidades de classe do setor produtivo já se antecipam. A mesma animação e reação há entre os servidores públicos, especialmente da Segurança. Com um dos seus no comando os servidores veem menor ameaça a algumas conquistas.

BOLSONAROU
O empresário Olvacir Bez Fontana, presidente do Sindicato da Construção Civil no Sul do Estado chamou atenção pelo encerramento do seu discurso, ontem à noite na abertura da Feira Casa Pronta em Criciúma. Depois de falar do cenário econômico que volta a gerar expectativa animadora ele despediu-se com a frase dos tempos dos governos militares e que recentemente foi resgatada ao vocabulário brasileiro: “Brasil acima de tudo”, disse.

HORIZONTE
Olvacir Fontana é um dos líderes empresariais do sul com o melhor trânsito no ambiente da política, especialmente no MDB. Foi ele quem procurou o prefeito Clesio Salvaro, em nome do governador Eduardo Moreira, para construir uma candidatura de consenso no sul. O resultado das urnas, antecipado pela pesquisa e o senso comum, animam.

NÃO ENVERGA
Ontem aconteceu o debate dos candidatos a governador, pelo rádio. Nada de novo. Repetiram-se os discursos e os argumentos expostos na propaganda eleitoral a ponto da equipe de Gelson Merísio estar repensando o uso da alfinetada que fala do alto subsídio e a precoce aposentadoria do comandante Moisés.

NOVO AARGUMENTO
O candidato Gelson Merísio adotou nas últimas horas um discurso contundente sobre a privatização de rodovias estaduais, defendido pelo seu adversário Comandante Moisés. Merísio disse que a proposta do adversário é criar pedágios nas estradas estaduais. A declaração do candidato do PSL foi dada em entrevista sobre propostas de governo.

ALERTA DO PEDÁGIO
Hoje às 14h acontece em Criciúma audiência publica promovida pela Agência Nacional dos Transportes Terrestres para discutir a implantação de quatro praças de pedágio do trecho sul da BR-101. Ontem o mesmo procedimento administrativo e protocolar aconteceu na cidade de Florianópolis. A reunião de hoje conclui uma fase do processo que pode estender-se por pelo menos um ano.

PELO WAZE
Autoridades que participaram ontem da audiência pública para discutir pedágios no trecho sul da BR-101 consideram que os técnicos da ANTT parecem orientados pela cegueira do técnico. Quer dizer, é como se conduzissem um carro, orientados por algum aplicativo como o Waze. Tanto é que marcaram a audiência ontem no centro da capital, dificultando ainda mais inclusive o acesso dos interessados. Afora isso o texto da audiência parece muito estranho à realidade.

CAUTELA
Os prefeitos do Sul do Estado que participaram ontem da audiência pública dos pedágios na BR-101, na capital, chegaram e saíram indignados. Alguns deles foram aconselhados a repensar a indignação e evitar que a tensão torne a audiência de hoje inviável, seja pela simples realização ou mesmo pelos resultados oficiais. Não se aconselha criar briga com os agentes do órgão que tem vários despachos para a região, além da BR-101.

SUL: DO NADA PARA O TUDO
Se até então a ausência de representação do Sul do Estado no comando das instituições que direcionam a gestão pública era uma ameaça, agora ela é a certeza de que nenhuma outra região terá melhor representação. Quis o capricho das urnas que o roteiro do futuro fosse corrigido com o processo em andamento em sem nenhuma intervenção, seja pela mão dos agente políticos conhecidos ou de qualquer outra instituição. A vontade individual sopra os ventos do poder para o Sul. Não só o governador é um florianopolitano de nascimento, mas sulistas por adoção, como o provável presidente da Assembleia Legislativa também nasceu em Florianópolis e adotou o sul como sua região e base eleitoral.

TER MAIS Esta é para escrever e guardar: o sul pode ter ainda outro cargo importante no governo do Estado. Trata-se do Secretário de Estado da Segurança Pública. O atual deputado federal – não reeleito – Ronaldo Benedet tem estreita relação com o virtual futuro governador.

NOMEAÇÃO Ronaldo Benedet foi o Secretário de Estado da Segurança Pública que mais tempo ficou no cargo, quase oito anos. Seu primeiro ato foi nomear o comandante Moisés para comandar a unidade dos Bombeiros de Tubarão.

DO CONSENSO Júlio Garcia já era tido como favorito à presidência da Assembleia Legislativa bem antes do processo eleitoral ser deflagrado. O que pareceu ameaçado quando ele entrou em rota de colisão interna com Gelson Merísio transformou-se no mais forte argumento à realidade da política.

RETORNO O deputado estadual Júlio Garcia marcou época na sua passagem pela Assembleia Legislativa por ter construído o consenso e por ele sido eleito duas vezes para o cargo de comandante do Poder Legislativo. A receita do consenso é a única que não perde validade.

INDIGNAÃO Há muito a coluna não registrava reação de tanta indignação dos seus leitores por conta de uma publicação como sobre a frase do dia. Nela reproduzi a fala do defensor público Carlos Teixeira, que sugeriu que 46 por cento da população optou pela tortura policial ao votar em Bolsonaro.

AS ORAÇÕES DE ESMERALDINO

 personJoão Paulo Messer
access_time16/10/2018 - 00:03

O presidente estadual do PSL, Lucas Esmeraldino, admitiu que orou para que Esperidião Amin não se elege-se, por considera-lo agente da “velha política”. A frase foi dita em resposta a uma entrevista que Esperidião Amin concedeu na semana passada, tudo na rádio Eldorado. Amin disse, quinta-feira da semana passada, que setores do MDB nem choraram a derrota de Mauro Mariani porque já estão alinhados com o PSL do comandante Moisés. Esmeraldino retrucou dizendo que isso não passa de “uma grande bobagem” e aproveitou para disparar contra o progressista eleito ao Senado. Completou a entrevista dizendo: “é uma pena que o Amin se elegeu”.

SOLAVANCOS
Não há nenhum fato estranho na declaração do presidente estadual do PSL ou de qualquer outro companheiro de partido, como a troca de farpas registrada nas últimas horas. Entende-se normal este cenário, pois há de se considerar que os líderes do PSL sequer estavam assim tão preparados para um embate verbal com adversários construídos na eleição. O partid saiu de azarão a favorito.

NA REAL
Não se trata de torcida ou qualquer intenção de menosprezar a capacidade de gestão de um possível governo do PSL, como indica uma aparente tendência, mas é óbvio que ao analisar o cenário gera curiosidade sobre a capacidade e preparação dos governantes em assumir o Estado. Diferente de Jair Bolsonaro com 30 anos e vida pública, os bolsonaristas de Santa Catarina assumirão um gigante desconhecido.

TECNOLOGIA
As empresas de tecnologia instaladas no Estado, que ainda alcançam 70 por cento das prefeituras do Brasil, se veem ameaçadas por uma proposta de substituição dos atuais modelos por uma espécie de software livre. A rigor a ideia está sendo lançada sob a ilusão de que este serviço pode ser mais barato. Técnicos contestam e alerta ao risco. Pelo que se apurou, uma empresa do exterior comprou uma empresa do Estado, fez um software para o Estado da Paraíba e este pode ser usado em Santa Catarina.

PELA ECONOMIA
A proposta defendida pelo Tribunal de Contas e a Federação Catarinense de Municípios de substituir os atuais programas de gestão pública oferecidos por diferentes empresas, quase todas catarinenses, está gerando tensão. Sob o argumento de baratear o serviço pode ser adotado um software que não “casa” ou tenha sérios problemas dentro de pouco tempo. Está parecendo barato demais para um serviço tão delicado como o controle das contas públicas.

TRIPOLARIZAÇÃO
O fator “anti-PT” levará milhares de eleitores a votar em Bolsonaro para evitar, um novo governo do PT, porque o partido é visto “com sangue nos olhos”. Bolsonaro não é o candidato de muitos que irão votar nele neste segundo turno. Isso evidencia um cenário tripolariado entre PT, Bolsonaro e o anti-PT. Essa tese justifica a liderança de Bolsonaro que deve ser presidente eleito numa onda, sem ser o candidato da maioria.

OPÇÃO
No Estado esta realidade é ainda mais agressiva. O eleitor pode votar num candidato desconhecido, que não conhece dez por cento das cidades catarinenses e que usou estrutura praticamente zerada para sua campanha. Sequer ele necessitou ou necessitará de discurso ou programa de governo. Tudo isso tem uma causa: a reprovação à política tradicional. Prova de que para o voto não existe meio termo.

REVIRANDO TÚMULOS
Pelo visto a Câmara de Vereadores de Criciúma voltou à vida normal, passada a campanha eleitoral de primeiro turno. Os discursos dos vereadores ontem pareciam fala de primeiro mês de mandato. O Legislativo voltou disposto a sacudir alguns temas polêmicos. Diga-se de passagem, nenhum fato novo, tudo tema antigo retomado com a impressão de que “agora vai”. Um deles é a disposição de exigir do município o rompimento do contrato com a Agesan, agência que regula o serviço de água e esgoto no município. Não é de hoje que os vereadores sabem que o serviço é caro e ineficiente. Outro tema antigo ressuscitado ontem é o caso da Somatem, administradora dos quatro principais cemitérios do município. A rediscussão da lei das funerárias também está no pacote dos discursos feitos ontem na tribuna d Câmara. Quer dizer, a cidade tem pauta de sobra, afora a eleição de segundo turno.


CEMITÉRIO O contrato da Somatem, administradora de cemitérios, com a prefeitura de Criciúma é de 1999 com duração de 25 anos. Não terá sido a primeira vez que o Legislativo mexe e remexe no texto da concessão. Nas vezes anteriores nunca se encontrou nada que pudesse levar à substituição da empresa.

MILITARES Deputados estaduais eleitos pelo PSL estiveram na Assembleia Legislativa para saber do que tem direito e já anunciam que pretendem aproveitar o máximo possível de militares da reserva em cargos de confiança. A onda militar não parece restrita ao comandante nacional.

PESQUISA Uma primeira pesquisa para o governo do Estado só será divulgada sexta-feira pelos veículos da NSC. Pesquisa Ibope.

REFLEXO A atitude de Gelson Merísio que já anunciou quatro nomes de um virtual governo pode pegar bem entre os eleitores, embora isso ainda não tenha ficado comprovado. Mas uma coisa é certa, os anúncios de nomes que não são do ambiente político estão levando muita gente a fazer críticas veladas.

SE ESPERAVA Aliados do delegado de polícia Ulisses Gabriel, que disputou a eleição para deputado estadual, foram surpreendidos com o anúncio de Merísio para os dois principais cargos na Secretaria de Segurança Pública e nenhum deles é delegado de polícia civil. Ulisses é presidente estadual da categoria.

CONVERSA Pode não haver nenhum tipo de acordo ou conversa sobre transição de governo ou qualquer compromisso futuro, mas não faltam testemunhas para relatar encontro ente o governador Eduardo Moreira e o comandante Moisés. Encontro na casa oficial do governador.


FRASE DO DIA
“Eu pessoalmente vejo com extrema preocupação este momento que o Brasil está vivendo. A eleição no primeiro turno mostrou que 46 por cento do eleitorado brasileiro é a favor da prática da tortura policial, que é uma das bandeiras do candidato que ganhou o primeiro turno. Então me parece que um ato que visa justamente apurar e coibir essa prática nefasta que é a tortura estará sim em risco se confirmar a vitória deste candidato”.
Carlos Teixeira, Defensor Público Estadual, em entrevista ao repórter João Zanini da rádio Eldorado, analisando as chamadas audiências de custódia, ferramenta em fase de implementação no Estado.

VÍRUS ADMINISTRATIVO

 personJoão Paulo Messer
access_time15/10/2018 - 00:23

Um dos segmentos tecnológicos com forte presença catarinense é o de programas de gestão municipal. Atualmente as empresas catarinenses têm 70 por cento de participação neste mercado no país. O Tribunal de Contas do Estado e a Federação Catarinense dos Municípios, entretanto, estão propondo a adoção de um sistema único. Isto significa opção por uma única empresa em detrimento às demais. A reação das empresas do setor de sofwaare para gestão das contas públicas reage alegando que a opção prestes a ser adotada em Santa Catarina interfere na livre iniciativa e prejudica um mercado que representa 5,6 por cento da economia catarinense. Atualmente o Estado tem mais de 12 mil empresas que geram 47 mil empregos diretos. Até agora pouco se falou sobre o assunto.

PELO MUNDO
O professor André Abreu, frequentemente ouvido pelos ouvintes da rádio Eldorado, quando o assunto é o noticiário mundial, concluiu curso pós-graduação em relações internacionais. No seu trabalho de conclusão de curso ele fez uma análise do primeiro ano do mandato do presidente norte-americano Donald Trump. O tema leva o titulo: “Papel do Presidente e do Congresso na formulação de Política Externa dos Estados Unidos”.

GRANDE PERDA
Será sepultado hoje às 10h no cemitério municipal de Criciúma o arquiteto urbanista Roberto Cabral. Os leitores, por certo, irão ler muito sobre ele nos jornais e ouvir elogios ao seu trabalho. Tratava-se de um cidadão inquieto com as coisas da sua área. Perdemos um referência na área e um grande cidadão. Começou a chamar atenção para o seu trabalho quando atuou na extinta CricúmaTrans. Atualmente era dono de empresa que elaborava projeto para várias cidades catarinenses.

ECONOMIA
Começa quarta-feira no pavilhão de exposições José Ijair Conti mais um grande evento do turismo de negócios. Desta vez é da área da construção civil e do mobiliário, um dos mais afetados com a crise. A participação no evento pode ser um termômetro para se medir a capacidade de mobilização da área para enfrentar a dura missão de recuperação econômica.

GESTÃO DE CONTINUIDADE
Neste ano mais uma vez a OAB de Criciúma deve ter chapa única para a eleição de novembro. Ela foi inscrita quinta-feira da semana passada na seccional Santa Catarina na capital. O candidato a presidente é o advogado Rafael Búrigo Serafim que terá como vice Alisson Murilo Matos e o apoio do atual presidente Fábio Geremias de Souza, que agora está cotado para ser conselheiro federal da OAB nacional.

OSCAR BALSINI
O empresário do setor de tecnologia Oscar Balsini, de Criciúma, emitiu nota no fim de semana descartando a possibilidade de assumir a Secretara de Inovação e Tecnologia em caso de vitória do candidato Gelson Merísio. A informação correu o Estado, depois que Merísio e Oscar se encontraram e mostraram admiração recíproca.

PSD MIRA JORGINHO
O PSL (17) vai questionar na Justiça a eleição do senador Jorginho Melo (MDB), alegando o que teria sido irregularidade na inscrição do segundo suplente Beto Martins (PSDB). Se Jorginho perder o mandato quem entra é o candidato Lucas Esmeraldino (PSL).

PSL DESMENTE ACORDO COM MDB
Uma nota oficial divulgada no fim de semana procura desfazer comentários de que o comandante Moisés, candidato a governador pela sigla, estaria fazendo acordos com o MDB. Esta possibilidade é rechaçada com veemência pelo presidente estadual da sigla, Lucas Esmeraldino. Estas especulações começaram virtude dos muitos anos em que Moisés ocupou cargos de confiança por indicação do MDB, porque o candidato adversário começou a explorar isso na propaganda eleitoral e pelo histórico habilidoso do MDB em manter-se no poder.

CASO BALSINI Pelo que apurei nos bastidores da politica o “cupido” que tentou fazer o casamento Merísio e Oscar Balsini (especulado pra a Secretaria de Estado da Inovação tecnológica) foi o empresário Guto Fretta, do Grupo Angeloni, que é cunhado de Balsini.

ATACAR NÃO O comandante Moisés, que vem sofrendo ataques do candidato Gelson Merísio na questão salarial e aposentadoria teria sido fortemente armado com dados repassados por emedebistas que tem em Merísio seu maior adversário. Essa munição deve ser usada especialmente nos debates e apenas em “legítima defesa”, ou quer dizer, para se defender.

REFIS A prefeitura de Criciúma tem expectativa de arrecadar até R$ 80 milhões com o programa de refinanciamento de dívidas que está em vigor. O montante é o que a equipe econômica do governo tem como a chamada “dívida boa”, isto é, de devedores com condições e interesse de pagar.

POLUIÇÃO Está na hora do setor de fiscalização da prefeitura de Criciúma se preocupar com o desrespeito ao Código de Posturas do Município quando o assunto é poluição visual. Estão pendurando propaganda em postes, muros, árvores e qualquer estrutura que dê sustentação. Já, já vira casa da mãe joana.

ORLEANS Animado com a votação que obteve para de deputado estadual o delegado de polícia Ulisses Gabriel (PSD) já anunciou nas redes sociais que está se preparando para disputar prefeitura de Orleans dentro de dois anos. No município o atual prefeito Jorge Koch (MDB) também é delegado de polícia, está no primeiro mandato e faz uma bem avaliada gestão.

FRASE DO DIA
“Nossos levantamentos indicam que temos R$ 80 milhões do que chamamos de dívida boa, isto é, aquela que há interesse do devedor em pagar para reestabelecer a sua condição de crédito.”
Ceito Heinze Cardoso, Secretário de Fazenda do Município de Criciúma comentando a expectativa de arrecadação com o novo programa de refinanciamento de dívidas dos contribuintes com o município.

SEGUNDO TURNO PELA PROPAGANDA

 personJoão Paulo Messer
access_time13/10/2018 - 00:03

Bastou o primeiro dia da propaganda eleitoral para identificar o perfil da campanha do candidato Gelson Merísio, que pela onda Bolsonaro passou de líder de votos do primeiro turno a desafiante. O comandante Moisés passou de azarão a favorito, não nas pesquisas, mas das manifestações pelas redes sociais. Isso gera uma sensação de vitória. A mesma percepção que no primeiro turno mostrava tendência de uma disputa entre Mauro Mariani e Gelson Merísio, agora é de que o candidato do PSL virou a bola da vez. Inclusive a propaganda de Merísio sugere isso. O candidato do PSD começou com duas armas: desmitificar o adversário e colá-lo no MDB. Depois de ter adotado o discurso de Bolsonaro, Merísio disputa com Moisés o eleitorado do fenômeno Bolsonaro. E a propaganda tende ir assim até o fim.

ENTENDIDO
Só agora, passado o primeiro turno da eleição é possível entender aquele gesto de Gelson Merísio, quando ele decidiu anunciar seu voto em Bolsonaro. Não tivesse feito aquilo e naquele momento, teria sido ele que ficaria para trás. Ali a equipe de Merísio percebeu que o comandante Moisés vinha num crescimento que o colocaria n segundo turno. A declaração de voto de Merísio decidiu quem disputaria com Moisés. Foi ali que Mariani perdeu a eleição.

PROPAGANDA
Pelo primeiro dia de propaganda ficou a evidência de que a equipe de marketing do candidato comandante Moisés terá bem mais dificuldades que o time de Merísio. Já no primeiro dia a propaganda de Moises ficou em cima do “eu sou o candidato do Bolsonaro”. Seu adversário, além de descontruir isso copiou Bolsonaro e se antecipou anunciando mais do que plano de governo. Anunciou também nomes fortes para um possível governo.

IGUALZINHO
No mesmo instante em que Jair Bolsonaro abriu a corrida pelo segundo turno chamando atenção para a indicação de três nomes, que embora já especulados, são a novidade do momento, Gelson Merísio anuncia dois nomes para a área de Segurança Pública.

MARKETING
Em breve aliados do comandante Moisés podem reclamar da mídia de que seu adversário aparece melhor no noticiário. Desde já fica fácil de explicar, pois Merísio habilidoso copiou Bolsonaro na estratégia de criar fato. Já o candidato Moisés foi pego tão de surpresa, que ao passar para o segundo turno chegou sem um plano de marketing. Este é o desafio do comandante Moises agora, pois os ventos sopram muito forte e a favor dele.

OS NOMES
No primeiro programa eleitoral o candidato Gelson Merisio anunciou que deve nomear dois nomes de peso para a área de Segurança Pública. Um deles é o promotor de Blumenau, Odair Tramontin, que iria para o cargo de Secretário de Segurança Pública. O outro nome é o do delegado da Polícia Federal, Ivan Ziolkowski, que atua em Curitiba na equipe da operação Lava-Jato.

TURMA DA MARMITA
Na reunião do PSDB de Criciúma para decidir sobre o direcionamento do partido no segundo turno, quinta-feira ao meio dia, chamou atenção a presença de marmitas na mesa. Elas chegaram e os discursos não acabavam. Nada de novo e o partido anunciou liberar a todos com relação aos votos para governador. Já para a presidência da república o indicativo é de Jair Bolsonaro. Quando foram almoçar a comida estava fria. Aliás, os tucanos devem ir e acostumando com prato frio.

OLHA A FOTO
Outro detalhe da reunião revelado também pela foto é que a deputada federal reeleita Giovânia de Sá (PSDB) está com moral. Tem discurso, tem voto e por isso cacife para orientar o partido.

ALFINETADA DE AMIN
O mais antigo adversário do MDB e de Eduardo Moreira, o atual deputado federal agora senador eleito e ex-governador Esperidião Amin, está dizendo nas entrevistas que o grupo do atual governador nem chorou a derrota de Mauro Mariani e já anunciou voto no candidato comandante Moisés, neste segundo turno da eleição. Nas entrelinhas deixou a interpretação de que setores do MDB já no primeiro turno votaram no candidato do PSL, pois para estes seria a forma de ganhar duas vezes, uma dentro do MDB e outra evitando a chegada de Gelson Merísio.

ÚLTIMO DIA Termina nestes sábado mais uma edição da Feira do Livro em Criciúma. De novo o evento teve um excelente resultado. Foram quase duas semanas em estrutura montada na Praça Nereu Ramos.

PARALELO Neste último dia da Feira do Livro acontece o lançamento do Prodetur Turismo Criciúma, às 10 horas. Acontece ainda o pré-lançamento do edital Cultura Criciúma.

UNIVERSIDADE A reitora da UNESC, recebeu nesta sexta feira pela manhã, os presidentes de Diretórios Acadêmicos das universidades da ACAFE. Na pauta assuntos do sistema de universidades comunitárias como o fortalecimento das comunitárias, artigo 170, audiências públicas sobre educação, entre outras ações articuladas entre todo o sistema.


FRASE DO DIA
“...Esta é uma relação sobre o qual acho que nem o Bolsonaro, que eu conheço há 27 anos, deve conhecer”.
Esperidião Amin, ao dizer do que ele descreveu como estreitas relações do comandante Moisés e o MDB em Santa Catarina.

EMEDEBISTAS APOIAM O PSL

 personJoão Paulo Messer
access_time11/10/2018 - 00:23

O PSL de Santa Catarina precisa começar a se acostumar com o ônus, já que o bônus o transformou de sigla nanica em gigante. Aquilo que só viam acontecer no terreno do vizinho, agora passa a fazer parte da área do partido. A primeira dificuldade terá que ser administrar a repercussão das manifestações de apoio. Ontem os peemedebistas Eduardo Moreira, Paulo Afonso Vieira e outros declararam apoio ao comandante Moisés. Isso explorado pela oposição, associado ao que antecipei terça-feira aqui na coluna, se transforma em arma contra. Refiro-me aos vínculos do candidato do PSL com o MDB. Logo o time de Merísio dirá que por gratidão Moisés governador pode retribuir o gesto de apoio que teve dos emedebistas. E o MDB é hábil em se manter no poder. Este é o primeiro desafio de gestão a ser enfrentado pelo PSL catarinense.

PRIMEIRA PROVA
Para ser grande e justificar o tamanho que ganhou o PSL catarinense precisa descolar do emedebe sem sequelas. Isso porque eleito governador o comandante Moisés terá que contar com a bancada emedebista na Assembleia Legislativa.

É DO JOGO
No primeiro turno, quando Gelson Merísio declarou apoio a Jair Bosonaro, peesselistas reagiram entendendo que o capitão deveria vir a público para se manifestar. É como se quisessem que ele rejeitasse o apoio. Óbvio, isso não aconteceu. E agora emedebistas declaram apoio e o comandante Moisés não tem como negá-lo.

VIVA VOZ
Ontem o presidenciável Jair Bolsonaro gravou um vídeo de breves 30 segundos em que se dirige aos catarinenses. O PSL catarina esperava que ele fosse mais explícito no seu apoio restrito ao comandante Moisés. Como é óbvio, ele não fez isso. Limitou-se a desejar boa sorte a ele, não sem antes lembrar e agradecer que no primeiro turno teve apoio de Gelson Merísio. Parece-me que o vídeo foi emenda pior que o soneto.

É HOJE
Os eleitos pelo PSL de Santa Catarina, tanto para a Câmara dos Deputados como para a Assembleia Legislativa e o comandante Moisés irão se encontrar com Jair Bolsonaro hoje no Rio de Janeiro. Na reunião deve ser clareada essa situação Merísio e Bolsonaro.

MERÍSIO NO SUL
O candidato Gelson Merísio estará em Criciúma no final da tarde de hoje. Vai se encontrar com aliados políticos em uma reunia no início da noite em um hotel da cidade. Chama atenção que o PSDB da cidade antecipou para o meio dia uma reunião para deliberar sobre a posição em relação a campanha de governador.

CAMINHO ABERTO
O fraco desempenho dos candidatos do MDB em Içara, principalmente do senador Paulo Bauer que tinha como segundo suplente o vice-prefeito Sandro Giassi Serafim, revela que as eleições municipais de 2020 são um jogo aberto no município. Tanto o prefeito Murialdo Gastaldon como o seu vice tiveram resposta muito abaixo do que se imaginava.

FRAQUEJOU
O desempenho baixo dos candidatos emedebistas na região não se restringe à Içara. Todas as demais cidades mostram rejeição à sigla. Isso vale para Criciúma. A exceção é o Balneário Rincão onde o prefeito Jairo Celoy Custódio fez a sua parte com sobras.

FORÇA DO PREFEITO
De todos os prefeitos da região quem demonstrou força política foi Noi Coral (PP) de Morro da Fumaça. Fez 4,3 mil votos para o candidato Gelson Merísio, enquanto o já forte MDB da cidade obteve apenas 1,7 mil votos para Mauro Mariani. Afora isso os deputados do MDB foram mal votados no município, enquanto os apoiados pelo prefeito tiveram votação expressiva.

BOLONARO E SANTA CATARINA
Hoje os lideres do PSL catarinense se reunirão com o presidenciável Jair Bolsonaro no Rio de Janeiro. A intenção é esclarecer sobre as consequências dos movimentos do líder nacional na eleição para o governo do Estado. Ontem, porém, Bolsonaro já recebeu um grupo de catarinenses. Dia sim, dia não, ele tem tido encontros com o dono da rede Havan, Luciano Hang, que parece ter acampado nos arredores da casa de Bolsonaro. Pois é dai que estaria vindo a influência mais forte. Hang é apoiador de Gelson Merísio. Por isso Bolsonaro não deve desconsiderar o apoio de Merísio.

CRICIÚMA No encontro dos catarinenses, ontem, com Jair Bolsonaro, destaque para Criciúma. O criciumense Ricard tatá Farias comentou com o presidenciável sobre os números dele na cidade.

NÃO É ASSIM Em Treviso estas eleições deixaram claro que os eleitores do PP não aceitam votar em candidatos do MDB. Apesar da ação do prefeito Jaimir Comin (PP) os candidatos emedebistas foram mal. Só quem tem voto no município parece ser mesmo o empresário Henrique Salvaro.

NÃO ATRAPALHA Não me parece ser coisa de aliado essa manifestação dos emedebistas que se declaram apoiando o comandante Moisés (PSL). Se quisessem ajudar, ficariam quietos. Afinal, as urnas do primeiro turno já deram o recado que o MDB precisa ouvir.

FUTURO Políticos tradicionais, que ocupam cargos eleitos ou não há anos, mas que agora se elegeram batendo na trave devem ir pensando em mudar de “profissão”. O recado das urnas foi amargo. Quase todos os tradicionais rodaram ou se elegeram pelo mínimo de votos.

COOPERATIVA O resultado da última eleição para a Cooperativa de Morro da Fumaça, Cermoful, associado ao que aconteceu na eleição geral recente remete a uma luz de alerta à atual diretoria da cooperativa. Isso porque na eleição anterior venceu por menos de 100 votos. A cooperativa é basicamente apoiada pelo MDB.

FRASE DO DIA
“Eu quero agradecer o apoio do Merísio por ocasião do primeiro turno. Mas para o segundo turno tivemos o comandante Moises, do meu partido, o PSL. Quero desejar, agora, boa sorte ao comandante Moises, e dizer que ele é um fenômeno em Santa Catarino assim como estamos sendo no Brasil. Moisés, boa sorte, felicidade, estamos torcendo por você”.
Jair Bolsonaro, em vídeo dirigido aos catarinenses, manifestando-se sobre a eleição estadual. Reconhece Moisés como do seu partido deseja sorte, mas não fala em apoio único.

MDB E PSDB LIBERAM GERAL

 personJoão Paulo Messer
access_time10/10/2018 - 00:34

O MDB fez reunião ontem para avaliar o fracasso nas urnas e decidir sobre o segundo turno. A deliberação é pela liberação geral, sem direcionamento no segundo turno. Assim cada peemedebista fica livre para apoiar o comandante Moisés ou Gelson Merísio. Extraoficialmente a leitura é que aliados de Eduardo Moreira se dediquem na campanha pelo comandante Moisés, o que à luz da interpretação de meros cabos eleitorais fica menos constrangedora a transmissão de cargo. Além disso possíveis revelações sobre esqueletos no armário e até atendimento a um outro pedido facilitam pela relação estreita de Moisés com os emedebistas.

ACOMODAÇÃO
No MDB outro grande problema sentido nos andares inferiores é o da acomodação de alguns dos filiados que há quase 16 anos estão em cargos de indicação. Isso é comum nos partidos tradicionais que perdem a relação com o poder. Os filiados do PSD mantém a expectativa com a eleição de Gelson Merísio. Alguns emedebistas mais otimistas apostam que podem ficar com o comandante Moisés que necessitará de gente e ele já foi do governo do MDB.

DECISÃO ADIADA
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral rejeitou a possibilidade de afastar os quatro vereadores do MDB e um do PSB de Sombrio. Eles sofreram processo de afastamento acusados de “fraude de gênero”, isto é, o partido não teria respeitado a obrigatoriedade de 30 por cento de candidatas mulheres. O TRE entendeu que o caso é complexo, que há outros idênticos no país e por isso é necessário aguardar julgamento no Tribunal Superior Eleitoral em Brasília.

NUNCA SAÍRAM
Os vereadores de Sombrio acusados de “fraude de gênero” nunca chegaram a ser afastados. Em primeiro grau eles obtiveram ganho de causa, o que foi revertido no TRE. Ante recurso obtiveram o entendimento que o caso é complexo, por isso ficam no cargo. Se fossem afastado a Câmara ficaria apenas com bancada de oposição.

SOB ANÁLISE
No Tribunal Regional Eleitoral em Florianópolis, hoje, serão ouvidas testemunhas e aas partes interessadas no processo em que o Partido Progressista de Criciúma pede a vaga da vereadora Ângela Mello. Atualmente no MDB, Ângela ganhou a vaga quando Justiça Eleitoral determinou a perda da vaga que era do vereador Daniel Freitas, quando ele trocou o PP pelo PSL.

SEGUE FORA
A Justiça voltou a negar pedido do vereador reeleito Moacir Dajori (PSDB), que foi cassado no início do ano em virtude um processo do mandato anterior. Esta é a terceira tentativa dos advogados do vereador de Criciúma, que foi denunciado por ex-funcionário de gabinete.

AMARAL VOLTOU
Amaral Bitencourt, que na legislatura passada proporcionou uma cena histórica ao prenunciar que iria voltar à Câmara, já que por uma manobra do partido dele na época (PDT) ele foi impedido de assumir na última hora, voltou à cena. Desta vez ele foi preso sob acusação de propaganda de boca de urna. Na primeira audiência parece ter esclarecido que não é verdade.

O FATO
Amaral Bitencourt foi acusado de comprar voto na boca de urna e por isso conduzido pela polícia. Ele tinha consigo matérial de campanha dos candidatos Luiz Fernando Cardoso Vampiro (estadual) e Ricardo Guidi (federal) e R$ 290,00 no bolso. Na audiência preliminar o acusador não conseguiu provar tê-lo visto comprar voto.

PSDB TAMBÉM LIBERA GERAL
Ainda na noite de segunda-feira o PSDB teve reunião na capital para analisar o resultado das urnas e falar sobre o comportamento no segundo turno. Todos os tucanos estão liberados, assim como acontece na direção nacional. A leitura é que pouco adianta o partido indicar um caminho, pois já no primeiro turno o grupos foram por seus líderes. Suspeita-se no ambiente tucano que as traições foram muitas. Campanhas mais intensas no segundo turno para o candidato Gelson Merísio agora podem ser interpretados como pista de como o líder tucano se comportou no primeiro turno.

TIRO NO BICO

Não faltam inconformados no PSDB, pois o partido nunca errou tanto sobrando apenas dois deputados estaduais eleitos com pífios 70 mil votos ambos, menos de um terço do que a soma dos eleitos pela sigla na eleição anterior e metade das cadeiras.

TEM MORAL
A deputada federal Giovânia de Sá é, a rigor, a tucana com moral para reivindicar dentro do PSDB. Ela será a única tucana catarinense na Câmara dos Deputados e foi reeleita com o dobro dos votos.

CRICIÚMA
A executiva municipal do PDB fará reunião quinta-feira ao meio-dia para decidir sobre a orientação em Criciúma.

NO SUL
O candidato a governador pelo PSD, Gelson Merísio, estará em Criciúma amanhã no final da tarde para uma reunião com lideranças do seu partido e partidos aliados no segundo turno. Até lá vários prefeitos que não o apoiaram no primeiro turno devem decidir o caminho do segundo turno.

FUTURO
Já existem olhares lançados sobre as eleições municipais. A tese de que o PSL será a bola da vez é a aposta dos eleitores, mas a ideia tem resistência de políticos tradicionais que preferem entender que para a eleições municipais não haverá mais onda Bolsonaro e a expectativa já terá sido transformada em cobrança.

FRASE DO DIA
“Óbvio que o Bolsonaro não iria perguntar se poderia dizer aquilo, mas deve ter pensado na amizade que tem em Santa Catarina e preocupado em não perder apoio ele disse isso. Mas nos vamos informar ele da importância de se manifestar pelo Moisés, que é sim o único verdadeiramente apoiado pelo Bolsonaro”.
Daniel Freitas, deputado federal eleito pelo PSL, comentando a declaração do seu líder Jair Bolsonaro à rádio Jovem Pan de São Paulo.