Notícias em destaque

Mulheres produzem bolachas para atingidos pelas enchentes no RS

commentJornalismo access_time17/05/2024 16:20

Voluntárias produziram mais de seis mil bolachas caseiras que serão destinadas ao estado gaúcho.

Caravaggio conquista o Campeonato Catarinense Sub-21 B

commentEsporte access_time13/05/2024 08:38

Azulão da Montanha ficou com o título após derrotar o Juventus por 4 a 1.

Sub-15 e Sub-17 do Criciúma vencem o Hercílio fora de casa

commentCriciúma EC access_time13/05/2024 10:02

Os resultados garantiram as duas categorias do Criciúma na vice-liderança do Campeonato Catarinense.

 
Via Gastronômica encaminha carta pública pedindo socorro ao segmento

Tema foi abordado durante o programa Tudo a Ver desta quinta-feira (11)

comment Jornalismo access_time11/03/2021 - 15:00

Reportagem: Redação Eldorado - Foto: arquivo / divulgação

A Via Gastronômica de Criciúma publicou nesta quinta-feira, dia 11, uma carta aberta ao público desaprovando as medidas de restrição determinadas pelo Governo do Estado. No documento, a associação destaca que está pedindo socorro ao segmento. Durante o programa Tudo a Ver, o presidente da Via Gastronômica, Joster Favero, ressaltou que são 12 meses que o setor está em lockdown.

Leia na íntegra:

“Gastronomia vive lockdow há 12 meses
A Associação Via Gastronômica Criciúma pautada pela defesa dos empregos e da vida, em meio a este momento ímpar de luta para sobrevivermos ao coronavírus, e as falências, sofre mais um ato restritivo.

Diante disso, vimos por meio desta carta pública, externar total desaprovação as medidas injustas e desiguais entre os segmentos econômicos no que tange as restrições de atuação determinadas pelo Governo do Estado.

Desde o início da pandemia estamos em lockdow. São 12 meses de queda livre nas vendas, 12 meses com crescente número de dívidas e baixa de receita e 12 meses de fiscalização rígida.

Ressaltamos a posição favorável à fiscalização, apoiamos e estamos preparados para seguir a lei. Determinação esta que deveria ser para todos os setores econômicos, porém é constante apenas no setor gastronômico. São 12 meses de dois pesos e duas medidas, setores da economia trabalhando livremente, sem respeitar as regras sanitárias, aglomerando sem controle, enquanto nosso segmento continua sendo o mais penalizado.

São 12 meses sem medidas adequadas de socorro financeiro ao setor gastronômico. Linhas de créditos ineficazes e inacessíveis a maioria das micro e pequenas empresas do setor. Impostos continuam a serem cobrados, sem nenhuma sinalização do Poder Público Municipal, Estadual e Federal de socorro financeiro aos nossos negócios.

Não sendo suficiente o que já estamos sofrendo, somos surpreendidos com este novo decreto 1.200, estadual, que limita a venda de bebida alcoólica até as 21 horas. Compreendemos ser uma forma leviana de decretar mais lockdown apenas para um setor.

Exigimos que os governantes atuem de forma igualitária em todos os setores: transporte, bancos, supermercados, comércio em geral, e mais importante; que todos os setores citados, sejam fiscalizados de forma rígida e imediata. Os ambientes da área gastronômica não são os principais vetores de contaminação do novo coronavírus e os mais suscetíveis ao contágio. O local de maior índice de contágio, comprovadamente são as festas clandestinas e particulares.

Com isso, exigimos que as autoridades competentes fiscalizem, de forma veemente, esses ambientes da mesma forma que nosso setor é fiscalizado.
Exigimos, urgentemente, uma linha de crédito específica para os setores de gastronomia e eventos, com um Refis amplo e imediato dos débitos pendentes com o Estado.

Esperamos receber no auxílio financeiro o mesmo tratamento diferenciado que recebemos na fiscalização e nas ações restritivas.

Por fim, não questionamos a gravidade do momento e a necessidade de salvarmos vidas. Mas, não podemos ser sempre os maiores penalizados.

Joster Favero- presidente/ Associação Via Gastronômica Criciúma”

OUÇA a entrevista no podcast abaixo:

micÁudio da notícia





content_copyAssuntos relacionados

Mais notícias de Jornalismo

Mulheres produzem bolachas para atingidos pelas enchentes no RS

commentJornalismo access_time17/05/2024 16:20

Voluntárias produziram mais de seis mil bolachas caseiras que serão destinadas ao estado gaúcho.

Coopercocal envia equipe de eletricistas para ajudar comunidades no RS

commentJornalismo access_time15/05/2024 17:31

A iniciativa representa um esforço conjunto entre as cooperativas de Santa Catarina filiadas a FECOERUSC (Federação Catarinense das Cooperativas de Eletrificação Rural), que se uniram para oferecer suporte na restauração dessas estruturas vitais.

Chegada do frio pode trazer aumento na conta de energia; CasaPronta oferece soluções de economia

commentJornalismo access_time15/05/2024 16:58

Feira acontece de 5 a 9 de junho, no Farol Shopping, em Tubarão.

Baile de Gala abre as festividades de aniversário em Nova Veneza

commentJornalismo access_time13/05/2024 15:00

Evento será realizado no dia 1º de junho, no Palazzo Delle Acque.

Dia da enfermagem: profissionais são sinônimo de cuidado e atenção à saúde

commentJornalismo access_time10/05/2024 15:21

Neste dia 12 de maio, o HSJosé celebra seus enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares e agradece a dedicação que faz a diferença na vida de cada um que passa pela instituição.