Notícias em destaque

Fórum Parlamentar Catarinense reúne prefeitos da Amrec em Brasília

commentJornalismo access_time21/05/2025 16:44

Entre as pautas importantes esteve em divussão a duplicação do trecho do Morro dos Cavalos, na BR-101 Sul, um pleito antigo da região que conta com o apoio de toda a bancada catarinense

Reveza 6 e Festival Novos Talentos de Natação agitam piscinas do Mampituba

commentEsporte access_time22/05/2025 14:07

Competições ocorrem neste sábado (24) no Complexo Aquático do clube.

Resultado negativo em Maceió

commentCriciúma EC access_time19/05/2025 10:14

A delegação inicia a viagem para São Paulo (SP) na manhã de segunda-feira (19/05). A preparação para o confronto contra o RB Bragantino ocorre na capital paulista.

 
Via Gastronômica encaminha carta pública pedindo socorro ao segmento

Tema foi abordado durante o programa Tudo a Ver desta quinta-feira (11)

comment Jornalismo access_time11/03/2021 - 15:00

Reportagem: Redação Eldorado - Foto: arquivo / divulgação

A Via Gastronômica de Criciúma publicou nesta quinta-feira, dia 11, uma carta aberta ao público desaprovando as medidas de restrição determinadas pelo Governo do Estado. No documento, a associação destaca que está pedindo socorro ao segmento. Durante o programa Tudo a Ver, o presidente da Via Gastronômica, Joster Favero, ressaltou que são 12 meses que o setor está em lockdown.

Leia na íntegra:

“Gastronomia vive lockdow há 12 meses
A Associação Via Gastronômica Criciúma pautada pela defesa dos empregos e da vida, em meio a este momento ímpar de luta para sobrevivermos ao coronavírus, e as falências, sofre mais um ato restritivo.

Diante disso, vimos por meio desta carta pública, externar total desaprovação as medidas injustas e desiguais entre os segmentos econômicos no que tange as restrições de atuação determinadas pelo Governo do Estado.

Desde o início da pandemia estamos em lockdow. São 12 meses de queda livre nas vendas, 12 meses com crescente número de dívidas e baixa de receita e 12 meses de fiscalização rígida.

Ressaltamos a posição favorável à fiscalização, apoiamos e estamos preparados para seguir a lei. Determinação esta que deveria ser para todos os setores econômicos, porém é constante apenas no setor gastronômico. São 12 meses de dois pesos e duas medidas, setores da economia trabalhando livremente, sem respeitar as regras sanitárias, aglomerando sem controle, enquanto nosso segmento continua sendo o mais penalizado.

São 12 meses sem medidas adequadas de socorro financeiro ao setor gastronômico. Linhas de créditos ineficazes e inacessíveis a maioria das micro e pequenas empresas do setor. Impostos continuam a serem cobrados, sem nenhuma sinalização do Poder Público Municipal, Estadual e Federal de socorro financeiro aos nossos negócios.

Não sendo suficiente o que já estamos sofrendo, somos surpreendidos com este novo decreto 1.200, estadual, que limita a venda de bebida alcoólica até as 21 horas. Compreendemos ser uma forma leviana de decretar mais lockdown apenas para um setor.

Exigimos que os governantes atuem de forma igualitária em todos os setores: transporte, bancos, supermercados, comércio em geral, e mais importante; que todos os setores citados, sejam fiscalizados de forma rígida e imediata. Os ambientes da área gastronômica não são os principais vetores de contaminação do novo coronavírus e os mais suscetíveis ao contágio. O local de maior índice de contágio, comprovadamente são as festas clandestinas e particulares.

Com isso, exigimos que as autoridades competentes fiscalizem, de forma veemente, esses ambientes da mesma forma que nosso setor é fiscalizado.
Exigimos, urgentemente, uma linha de crédito específica para os setores de gastronomia e eventos, com um Refis amplo e imediato dos débitos pendentes com o Estado.

Esperamos receber no auxílio financeiro o mesmo tratamento diferenciado que recebemos na fiscalização e nas ações restritivas.

Por fim, não questionamos a gravidade do momento e a necessidade de salvarmos vidas. Mas, não podemos ser sempre os maiores penalizados.

Joster Favero- presidente/ Associação Via Gastronômica Criciúma”

OUÇA a entrevista no podcast abaixo:

micÁudio da notícia





content_copyAssuntos relacionados

Mais notícias de Jornalismo

CasaPronta Tubarão começa em 4 de junho no Farol Shopping

commentJornalismo access_time22/05/2025 15:00

Além da exposição de produtos e serviços, a programação contará com palestras voltadas ao público que busca informações sobre tendências, soluções e inovações para reformas e construção.

Fórum Parlamentar Catarinense reúne prefeitos da Amrec em Brasília

commentJornalismo access_time21/05/2025 16:44

Entre as pautas importantes esteve em divussão a duplicação do trecho do Morro dos Cavalos, na BR-101 Sul, um pleito antigo da região que conta com o apoio de toda a bancada catarinense

Coopera em Comunidade acontecerá no dia 05 de junho, no Morro Estevão

commentJornalismo access_time21/05/2025 14:33

Durante o evento, os associados poderão conhecer mais sobre os projetos em andamento, como o Integra Coopera.

Mampituba celebra 101 anos com show de Paulo Miklos

commentJornalismo access_time19/05/2025 10:02

Colibri- Mampituba 101 anos agitou a noite de sábado (17) e madrugada de domingo(18).

PF em Criciúma

commentJornalismo access_time14/05/2025 10:33

Documentos foram buscados também no Hospital Materno Infantil Santa Catarina