Há 38 anos, ocorria a inauguração do Museu Augusto Casagrande
Na restauração do prédio adotou-se o critério de fidelidade à época em que o mesmo fora edificado
A criação de um museu com o fim de documentar, através de suas peças, os usos e costumes dos imigrantes, foi uma ideia há muito acalentada por alguns criciumenses, mas até meados de agosto de 1976, o museu estava restrito apenas à lei que o criara.
Nessa época, professores do departamento de Estudos Sociais da então Fundação Educacional de Criciúma decidiram levar para frente a ideia de dotar Criciúma de um museu, incitando os alunos a recolher objetos antigos, como fotos, ferramentas e instrumentos agrícolas, utensílios domésticos e roupas.
Os primeiros objetos, num total de duzentas e sessenta e quatro peças, foram coletados através de uma gincana realizada pelo Colégio Madre Tereza Michel e constavam de fotos, ferramentas e instrumentos agrícolas, utensílios domésticos e roupas que foram catalogados e depositados na FUCRI. Outros duzentos e cinquenta e dois objetos foram conseguidos pelos estudantes, catalogados e integrariam o acervo histórico.
Em 19 de maio de 1978, a família Joacy Casagrande Paulo, doou um antigo casarão pertencente aos seus antepassados, à prefeitura, sob a condição de restaurá-lo e transformá-lo em museu.
Na restauração do prédio adotou-se o critério de fidelidade à época em que o mesmo fora edificado.
A Comissão Central dos Festejos do Centenário de Criciúma criou uma subcomissão, visando a entrega do museu à comunidade em data pré-fixada. Ficou então encarregada da coordenação da subcomissão, a senhora Octávia Búrigo Gaidzinski.
Com o dinamismo de sua equipe, procurou concretizar o objetivo e assim, a inauguração do museu Augusto Casagrande teve lugar no dia 9 de janeiro de 1980.
Mais notícias de Jornalismo
Parada no abastecimento de água atinge Criciúma e região
Durante a execução dos trabalhos, o abastecimento será temporariamente interrompido nos municípios de Criciúma, Nova Veneza, Siderópolis, Forquilhinha, Maracajá, Içara e Morro da Fumaça.
CasaPronta Tubarão começa em 4 de junho no Farol Shopping
Além da exposição de produtos e serviços, a programação contará com palestras voltadas ao público que busca informações sobre tendências, soluções e inovações para reformas e construção.
Fórum Parlamentar Catarinense reúne prefeitos da Amrec em Brasília
Entre as pautas importantes esteve em divussão a duplicação do trecho do Morro dos Cavalos, na BR-101 Sul, um pleito antigo da região que conta com o apoio de toda a bancada catarinense
Coopera em Comunidade acontecerá no dia 05 de junho, no Morro Estevão
Durante o evento, os associados poderão conhecer mais sobre os projetos em andamento, como o Integra Coopera.
Mampituba celebra 101 anos com show de Paulo Miklos
Colibri- Mampituba 101 anos agitou a noite de sábado (17) e madrugada de domingo(18).